Por que deus só não perdoa o nº1?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por salgueiro »

marta escreveu:
salgueiro escreveu:
marta escreveu:
ateu
[Do gr. átheos, pelo lat. atheu.]
Adjetivo.
1.Diz-se daquele que não crê em Deus ou nos deuses; ímpio.
2.Próprio de ateu:
“visão dos tempos de Deus, / Vem, corre, transforma, alimpa / Meus pensamentos ateus.” (Junqueira Freire, Obras Póstumas, II, p. 64).
Substantivo masculino.
3.Indivíduo ateu; ímpio. [Fem.: atéia e (lus.) ateia. Cf. ateia, do v. atear.]

Como se vê, o ateu não crê em nada sobrenatural ou que não possa ser devidamente comprovado.
A existência do espírito pode ser comprovada? Alguém já comprovou a existência do espírito, cientificamente? O espírito é reconhecido pela ciência? Não. Então ateu que é ateu não acredita em espírito.


Como se vê ateu é aquele que não crê em deus ou deuses.

A extensão do conceito para qualquer coisa cientificamente comprovada é sua. :emoticon4: Espíritos desde que não sejam criados pela divindade negada pelo ateísmo tá dentro. :emoticon4:

Ou vc acha que para ser ateu tem que saber o que é ciência?


Então, na SUA OPINIÃO, pessoas que acreditam em ESPÍRITOS podem ser consideradas ATÉIAS, caso assim elas se declarem? É isso mesmo? O ESPÍRITO vem de onde então, senão de um criador sobrenatural?
a) de outro planeta [ ]
b) de outra galáxia [ ]
c) da cabeça do Kardec [ ]
d) da psicografia do Chico Xavier [ ]
e) todas as anteriores [ ]
f) nenhuma das anteriores [ ]

E as pessoas que não acreditam no deus sangrado da blablablíblia e criam outro só para eles? Como vc os classificaria? Ateus-personal god?



Fernando Silva escreveu:A menos que ele ache que espíritos existem, mas Deus não existe.
Que espíritos são um fenômeno da natureza como qualquer outro


Tô tentando agora com a resposta que o Fernando te deu.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por salgueiro »

marta escreveu:
salgueiro escreveu:
joaomichelazzo escreveu:
salgueiro escreveu:A moralidade existente nas religiões

Moralidade pra inglês ver.
Sabemos como funciona a moral de religiosos.
É padre abusando de crianças, pastor extorquindo fiéis, judeus matando muçilmanos e vice-versa.
Dessa moralidade, tô sussa, como diz meu sobrinho.


Não sei se vc percebe mas nunca coloquei o universo religioso num patamar acima do mundano o que defendo são os ensinamentos contidos.

Um simples exemplo é o não faça aos outros o que não quer prá si.

O que vc não está levando em consideração nessa sua filosófica, sábia e de notória grandeza peculiar análise ao colocar o universo religioso num patamar acima do mundano (puta que pariu!) é que valores morais de fato se aprende no berço e não nas igrejas. Sua frase é a mesma daquela "falar em línguas difíceis" do Gentil que leva nada a lugar algum. Não vejo (e cada dia menos) crentes não cometeram aberrações cpo temor a deus, por obediência à blablabla ou por orientação da pastorada e da padraiada.
Sal, ei vejo você dentro do seu universo de quatro paredes, no interior aconchegante da sua sala de visitas, num patamar bem acima do mundano que acontece bem debaixo do seu nariz e da sua janela. Essa personagem pseudo intelectual que vc criou para postar aqui soa falso, não convence. Se manca.



Se vc vai distorcer o que eu disse para poder me enquadrar nessa imagem mental que vc criou, paciência.

Aprendi com esses debates que quando os argumentos acabam sobra elogios para o debatedor.

Bye :emoticon4:
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
pastorgentil
Mensagens: 1012
Registrado em: 11 Abr 2010, 18:58
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por pastorgentil »

marta escreveu:
pastorgentil escreveu:
Fernando Silva escreveu:
pastorgentil escreveu:Fui ateu quando estudei na USP de são paulo mas fiz as pazes com Deus. Acreditem ou não.

Vou repetir:
http://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?f=1&t=18242
pastorgentil escreveu:Uso a minha intuição e fé. Trabalho com a razão em certos esquemas teologicos.

Fé religiosa e razão são incompatíveis, na minha opinião.


É sua opinião. A logica, a razão e fé andam juntas no meu caminhar. Neste esquema me encontrei, e estou em paz comigo...


E essa é a SUA OPINIÃO.

lógica (Michaelis)
ló.gi.ca
sf (gr logiké) 1 Modo de raciocinar tal como de fato se exerce: Lógica natural. 2 Filos Estudo que tem por objeto determinar quais as operações que são válidas e quais as que não o são: Lógica formal, que trata dos conceitos, juízos e raciocínios, independentemente de seu conteúdo. Mais modernamente, análise das formas e leis do pensamento, seja do ponto de vista racionalista e crítico, seja daquele em que se descreve a experiência: Lógica genética, lógica das ciências, lógica simbólica, lógica matemática. Para Aristóteles, "teoria da demonstração"; para os lógicos de Port-Royal, "arte de bem pensar"; para Hegel, ciência da "idéia pura"; para Liard, "ciência das formas do pensamento"; para Goblot, "estudo das condições da atividade puramente intelectual". L. aristotélica: a essencialmente formal, centrada nos processos de dedução, discursiva ou de demonstração. L. dedutiva: a que trata das formas silogísticas do pensamento. L. escolástica: parte essencial de um sistema didático, em que figuravam a Retórica, a Dialética, as artes da eloqüência e da persuasão. L. especial: a que se refere a domínios específicos do conhecimento, caracterizados por seu objeto: Lógica de cada ciência. Lógica das ciências. L. genética: a que descreve no desenvolvimento individual as mudanças do pensamento egocêntrico da infância por assimilação progressiva do pensamento socializado do adulto. L. indutiva: a que se ocupa essencialmente das operações de inferência. L. kantiana: a que estuda as formas puras do pensamento em geral. L. matemática: o mesmo que lógica simbólica. L. simbólica: ciência do desenvolvimento e representação de princípios lógicos mediante símbolos, a de constituir um cânone exato de dedução, baseado em idéias primitivas, postulados e regras de formação e transformação; também chamada lógica matemática.
"razão (Michaelis)
ra.zão
sf (lat ratione) 1 O conjunto das faculdades anímicas que distinguem o homem dos outros animais. 2 O entendimento ou inteligência humana. 3 A faculdade de compreender as relações das coisas e de distinguir o verdadeiro do falso, o bem do mal; raciocínio, pensamento; opinião, julgamento, juízo. 4 A faculdade que refere todos os nossos pensamentos e ações a certas regras consideradas imutáveis. 5 Mat A relação existente entre grandezas da mesma espécie. (A razão aritmética averigua a diferença ou o excesso de uma quantidade sobre outra; a razão geométrica estabelece o número de vezes que uma quantidade contém a outra). 6 Explicação, causa ou justificação de qualquer ato praticado; motivo. 7 Argumento, alegação, prova. 8 Proporção, comparação. 9 Filos a) faculdade de raciocinar discursivamente; b) conhecimento natural que não foi revelado por Deus; c) sistema de princípios cuja verdade não depende da experiência; d) relação constante; e) princípio formal de um ser; f) motivo legítimo. 10 Percentagem, taxa de juros"

Como se pode notar: lógica e razão não andam juntamente com a fé. Aliás, esse é o maior erro do crente. Querer dar um verniz de lógica e razão para a fé. Quando deus for desvendado à luz da lógica e da razão, não será mais preciso fé para se crer nele. A fé só é necessária quando o objeto da fé é impossível de ser comprovado.



Uma certa dose de ceticismo e dúvida é salutar para o avanço do conhecimento diz Jacob balzarian no seu livro "o problema da verdade." Mas o ceticismo sistemático e radical é negativo e improdutivo, pois desiste de toda a possibilidade de conhecer as coisas, a dúvida metodica ou o espírito critico só aceita algo como verdadeiro depois de ser provado.
É obvio que as formas e os conceitos apriorísticos de Kant lembram as ideias de inatas de Descartes ( que segundo ele, teriam sido colocados em nós por Deus) ou as verdades eternas de Leibniz ou ainda as idéias eternas de Platão que existiriam algures, antes e independentes da experiência humana.
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)

Avatar do usuário
pastorgentil
Mensagens: 1012
Registrado em: 11 Abr 2010, 18:58
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por pastorgentil »

marta escreveu:
Como se pode notar: lógica e razão não andam juntamente com a fé. Aliás, esse é o maior erro do crente. Querer dar um verniz de lógica e razão para a fé. Quando deus for desvendado à luz da lógica e da razão, não será mais preciso fé para se crer nele. A fé só é necessária quando o objeto da fé é impossível de ser comprovado.
[/color]


Os princípios logicos e racionais são considerados pela maioria dos filosofos como verdades: INATAS, A PRIORI, EVIDENTES, NECESSÁRIAS e UNIVERSAIS. De qual principio logico e racional vc está fando? Eu falo do EVIDENTE e do NECESSÁRIO.
O Evidentes, isto é, não necessitam de demonstração, pois sua verdade é captada intuitivamente.
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)

Avatar do usuário
joaomichelazzo
Mensagens: 1689
Registrado em: 07 Nov 2008, 12:09
Gênero: Masculino
Localização: Mais perto do inferno que do céu

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por joaomichelazzo »

salgueiro escreveu:
joaomichelazzo escreveu:
salgueiro escreveu:A moralidade existente nas religiões

Moralidade pra inglês ver.
Sabemos como funciona a moral de religiosos.
É padre abusando de crianças, pastor extorquindo fiéis, judeus matando muçilmanos e vice-versa.
Dessa moralidade, tô sussa, como diz meu sobrinho.


Não sei se vc percebe mas nunca coloquei o universo religioso num patamar acima do mundano o que defendo são os ensinamentos contidos.

Um simples exemplo é o não faça aos outros o que não quer prá si.


Sim, eu sigo estes preceitos, e não precisei de igreja alguma pra me ensinar isso.
Não é na igreja que o cara vai se tornar bom. Tem cara que sai do culto, enche a cara de cachaça e esbofeteia a mulher e os filhos em casa.
Esta moral que você diz que aprende na igreja, você aprende também fora dela. Não é privilégio da religião. Se o cara precisa ir a uma igreja pra ser um cidadão correto, lhe digo que ele é um fraco.
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” (Carl Sagan)

"Há males que vem pra fuder com tudo mesmo"

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por Apo »

joaomichelazzo escreveu:
salgueiro escreveu:
joaomichelazzo escreveu:
salgueiro escreveu:A moralidade existente nas religiões

Moralidade pra inglês ver.
Sabemos como funciona a moral de religiosos.
É padre abusando de crianças, pastor extorquindo fiéis, judeus matando muçilmanos e vice-versa.
Dessa moralidade, tô sussa, como diz meu sobrinho.


Não sei se vc percebe mas nunca coloquei o universo religioso num patamar acima do mundano o que defendo são os ensinamentos contidos.

Um simples exemplo é o não faça aos outros o que não quer prá si.


Sim, eu sigo estes preceitos, e não precisei de igreja alguma pra me ensinar isso.
Não é na igreja que o cara vai se tornar bom. Tem cara que sai do culto, enche a cara de cachaça e esbofeteia a mulher e os filhos em casa.
Esta moral que você diz que aprende na igreja, você aprende também fora dela. Não é privilégio da religião. Se o cara precisa ir a uma igreja pra ser um cidadão correto, lhe digo que ele é um fraco.


Perfeito.
Imagem

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por salgueiro »

joaomichelazzo escreveu:
salgueiro escreveu:
joaomichelazzo escreveu:
salgueiro escreveu:A moralidade existente nas religiões

Moralidade pra inglês ver.
Sabemos como funciona a moral de religiosos.
É padre abusando de crianças, pastor extorquindo fiéis, judeus matando muçilmanos e vice-versa.
Dessa moralidade, tô sussa, como diz meu sobrinho.


Não sei se vc percebe mas nunca coloquei o universo religioso num patamar acima do mundano o que defendo são os ensinamentos contidos.

Um simples exemplo é o não faça aos outros o que não quer prá si.


Sim, eu sigo estes preceitos, e não precisei de igreja alguma pra me ensinar isso.
Não é na igreja que o cara vai se tornar bom. Tem cara que sai do culto, enche a cara de cachaça e esbofeteia a mulher e os filhos em casa.
Esta moral que você diz que aprende na igreja, você aprende também fora dela. Não é privilégio da religião. Se o cara precisa ir a uma igreja pra ser um cidadão correto, lhe digo que ele é um fraco.



Quando digo religião não estou falando de ir a igreja, eu mesma sou espírita autodidata e tem sete anos que não entro num centro espírita. Mas tem pessoas que gostam dos rituais de sua religião.

Falo do conhecimento adquirido em livros.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:
joaomichelazzo escreveu:
salgueiro escreveu:
joaomichelazzo escreveu:
salgueiro escreveu:A moralidade existente nas religiões

Moralidade pra inglês ver.
Sabemos como funciona a moral de religiosos.
É padre abusando de crianças, pastor extorquindo fiéis, judeus matando muçilmanos e vice-versa.
Dessa moralidade, tô sussa, como diz meu sobrinho.


Não sei se vc percebe mas nunca coloquei o universo religioso num patamar acima do mundano o que defendo são os ensinamentos contidos.

Um simples exemplo é o não faça aos outros o que não quer prá si.


Sim, eu sigo estes preceitos, e não precisei de igreja alguma pra me ensinar isso.
Não é na igreja que o cara vai se tornar bom. Tem cara que sai do culto, enche a cara de cachaça e esbofeteia a mulher e os filhos em casa.
Esta moral que você diz que aprende na igreja, você aprende também fora dela. Não é privilégio da religião. Se o cara precisa ir a uma igreja pra ser um cidadão correto, lhe digo que ele é um fraco.



Quando digo religião não estou falando de ir a igreja, eu mesma sou espírita autodidata e tem sete anos que não entro num centro espírita. Mas tem pessoas que gostam dos rituais de sua religião.

Falo do conhecimento adquirido em livros.


E quem não lê os tais livros não têm moral e nem ensinamentos ou discernimento próprio sobre o bem e o mal?
Imagem

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por salgueiro »

Apo escreveu:E quem não lê os tais livros não têm moral e nem ensinamentos ou discernimento próprio sobre o bem e o mal?


Óbvio que não, digo inclusive num post prá trás que religião é um dos caminhos não "o" muito menos o único.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:
Apo escreveu:E quem não lê os tais livros não têm moral e nem ensinamentos ou discernimento próprio sobre o bem e o mal?


Óbvio que não, digo inclusive num post prá trás que religião é um dos caminhos não "o" muito menos o único.


Então, qual a relevância e a vantagem diferencial entre ler e não ler? Ainda mais quando nos tais livros há muito mais lixo e distorção de valores do que tais ensinamentos que qualquer ser humano inteligente e bem criado pode conseguir sozinho, sem ser contaminado por ideologias idiotizantes.
Imagem

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por salgueiro »

Apo escreveu:
salgueiro escreveu:
Apo escreveu:E quem não lê os tais livros não têm moral e nem ensinamentos ou discernimento próprio sobre o bem e o mal?


Óbvio que não, digo inclusive num post prá trás que religião é um dos caminhos não "o" muito menos o único.


Então, qual a relevância e a vantagem diferencial entre ler e não ler? Ainda mais quando nos tais livros há muito mais lixo e distorção de valores do que tais ensinamentos que qualquer ser humano inteligente e bem criado pode conseguir sozinho, sem ser contaminado por ideologias idiotizantes.


Apo

Essa discussão começou lá trás e está ligada ao fato de parte dos ateus também se ligarem a alguma religião, sem deus.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:
Apo escreveu:
salgueiro escreveu:
Apo escreveu:E quem não lê os tais livros não têm moral e nem ensinamentos ou discernimento próprio sobre o bem e o mal?


Óbvio que não, digo inclusive num post prá trás que religião é um dos caminhos não "o" muito menos o único.


Então, qual a relevância e a vantagem diferencial entre ler e não ler? Ainda mais quando nos tais livros há muito mais lixo e distorção de valores do que tais ensinamentos que qualquer ser humano inteligente e bem criado pode conseguir sozinho, sem ser contaminado por ideologias idiotizantes.


Apo

Essa discussão começou lá trás e está ligada ao fato de parte dos ateus também se ligarem a alguma religião, sem deus.


Alguma crença metafísica ou coisa assim? Mas estas também podem ter ou não alguns livros pregando ou demonstrando alguma idéia.
O que não entendo é o porque do argumento de que os livros que pregam ( com deus ou sem deus) dão vantagens aos que se norteiam por eles, se podemos ter bons preceitos por outros caminhos não-dogmáticos definidos por gente como a gente.Ou bem pior.
Imagem

Avatar do usuário
pastorgentil
Mensagens: 1012
Registrado em: 11 Abr 2010, 18:58
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por pastorgentil »

Fernando Silva escreveu:
pastorgentil escreveu:Uso a minha intuição e fé. Trabalho com a razão em certos esquemas teologicos.
[...]
A logica, a razão e fé andam juntas no meu caminhar. Neste esquema me encontrei, e estou em paz comigo...

Se a sua lógica se baseia em premissas aceitas pela fé, então sua lógica foi construída sobre bases frágeis.
Sua lógica pode ser perfeita, mas os resultados a que você chega não prestam.

Vou dar um exemplo:

"Todo homem tem 3 pulmões.
Aristóteles é homem.
Portanto, Aristóteles tem 3 pulmões".
Lógica perfeita, conclusão falsa. Por que? Porque você partiu de uma falsidade.


Você está falando da Dedução Analítica ou Silogística
Utilizada na Lógica Formal. É um raciocínio puramente formal onde a conclusão não dá um conhecimento novo, pois ele está implicita nos princípios. sua forma mais importante é o silogismo, raciocínio composto de três juízos ou proposições: Duas premissas ( maior e menor )e uma conclusão.

Você está fazendo uso da analogia

Quando uma das premissas não é verdadeira, a conclusão também não é verdadeira. Exemplo meu:

Todos os homens são honestos.
Ora, os assaltantes são homens.
logo, os assaltantes são honestos

No exemplo dado a premissa maior é falsa, pois nem todos os homens são honestos.

"A TESE é a proposição de uma teoria tida como verdadeira e que se apresenta para ser provada."

A intuição desempenha um papel muito importante no conhecimento da verdade, mas ela não funciona sem dados mpíricos e racionais.


Fernando Silva escreveu:Lógica perfeita, conclusão falsa. Por que? Porque você partiu de uma falsidade.


"Como a razão humana não pode conhecer e demonstrar a existência de Deus, pois tal idéia é transcedental , não há razão nenhuma para rejeitar a possibilidade de que existe no mundo dos nomanos,COMO OBJETO DE FÉ.
(DOGMATISMO moral e FIDEÍSMO)
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por salgueiro »

Apo escreveu:Alguma crença metafísica ou coisa assim? Mas estas também podem ter ou não alguns livros pregando ou demonstrando alguma idéia.
O que não entendo é o porque do argumento de que os livros que pregam ( com deus ou sem deus) dão vantagens aos que se norteiam por eles, se podemos ter bons preceitos por outros caminhos não-dogmáticos definidos por gente como a gente.Ou bem pior.


Budismo por exemplo.

Conhecimento no meu caso. No dos outros só perguntando.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
pastorgentil
Mensagens: 1012
Registrado em: 11 Abr 2010, 18:58
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por pastorgentil »

Fernando Silva escreveu:Se a verdade dói, você fica com a mentira que conforta?


O que é a verdade? Ela é deusa idolatrada por todos os homens simples da terra.
Só o conhecimento verdadeiro pode servir ás necessidades práticas e existenciais dos seres humanos. Quanto mais verdades sabemos mais livres somos " Se conhecerdes a verdade, verdadeiramente sereis livres (Evangelho de São João 8: 320

Mas muitos filosofos céticos e idealistas-subjetivas afirmam que a verdade não tem carater objetivo, pois a verdade é relativa , múltipla e, portanto subjetiva, isto é, cada sujeito tem a sua verdade.

Pelo pouco que conheço sei que existe a
Verdade material,a verdade formal,ou logica, a verdade axiomática ou convencional, a verdade axiologica,a verdade moral, a pragmática, a politica-estatal,a VERDADE DOGMÁTICA ou RELIGIOSA, e outros tipos de verdades como a fictícias, verdades irreais, verdades ilusórias, verdades justificações e etc, que não são verdades propriamente ditas. É uma confusão de uma espécie de verdade com outra e sobretudo entre a científica que nada sei e a verdade axiológica e convencional é que vem toda a dificuldade para compreender e solucionar o problema da verdade.
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)

Avatar do usuário
pastorgentil
Mensagens: 1012
Registrado em: 11 Abr 2010, 18:58
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por pastorgentil »

marta escreveu:
salgueiro escreveu:
joaomichelazzo escreveu:
salgueiro escreveu:A moralidade existente nas religiões

Moralidade pra inglês ver.
Sabemos como funciona a moral de religiosos.
É padre abusando de crianças, pastor extorquindo fiéis, judeus matando muçilmanos e vice-versa.
Dessa moralidade, tô sussa, como diz meu sobrinho.


Não sei se vc percebe mas nunca coloquei o universo religioso num patamar acima do mundano o que defendo são os ensinamentos contidos.

Um simples exemplo é o não faça aos outros o que não quer prá si.

O que vc não está levando em consideração nessa sua filosófica, sábia e de notória grandeza peculiar análise ao colocar o universo religioso num patamar acima do mundano (puta que pariu!) é que valores morais de fato se aprende no berço e não nas igrejas. Sua frase é a mesma daquela "falar em línguas difíceis" do Gentil que leva nada a lugar algum. Não vejo (e cada dia menos) crentes não cometeram aberrações cpo temor a deus, por obediência à blablabla ou por orientação da pastorada e da padraiada.
Sal, ei vejo você dentro do seu universo de quatro paredes, no interior aconchegante da sua sala de visitas, num patamar bem acima do mundano que acontece bem debaixo do seu nariz e da sua janela. Essa personagem pseudo intelectual que vc criou para postar aqui soa falso, não convence. Se manca.


É dessa maneira que vc faz o seu ateísmo??Na sua alto-defesa, ataca as pessoas??
DEsculpe. Mas ateísmo não é isso. Até onde eu sei ele é feito com muita inteligência e respeito.


Repensando o cristianismo:
Ateus, amigos ou inimigos?
http://gentilpereira.blogspot.com/2010/ ... migos.html
Editado pela última vez por pastorgentil em 08 Mai 2010, 09:48, em um total de 2 vezes.
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)

Avatar do usuário
pastorgentil
Mensagens: 1012
Registrado em: 11 Abr 2010, 18:58
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por pastorgentil »

pastorgentil escreveu: " A função positiva e negativa da Religião"

Hoje passarei a possitiva tá?

" A função Religiosa tem uma função positiva muito pratica e útil: clocar um freio moral ás aspirações das massas populares, que não tendo ainda o discernimento suficiente para distinguir , por sí mesmas, o bem do mal, são obrigadas a praticar o bem e evitar o mal por força de sanção religiosa. em vez de obriga-las pela força física, se obriga pela força espiritual a manter-se na submissão e moralidade"

Por outro lado, a religião serve de consolo para as camadas pobres da população, que , não podendo realizar seus desejos neste mundo terreno, embalam-se com sonhos de realiza-los no mundo celestial.

Por essas e outras razões , a educação moral e religiosa do povo é absolutamente necessária para garantir a ordem social.

Nas sociedades atéias como a URSS e a China, onde foi banido a religião como cosmovisão, e com isso desapareceu a sanção religiosa, utilizando outros tipos de sanções como satirica, moral, critica , política, jurídica e policial. E até quando os meios legais se mostram insuficientes, recorre-se a meios mais drástico e desumano, tais como as prisões,,internamento nos campos de concentração e nos hospitais psiquiátrico. Esse é o aspecto positivo da religião.



a FUNÇÃO NEGATIVA DA RELIGIÃO COM CERTEZA VC ateus VÃO GOSTAR.

Alguem pode me passar uma lista??

Primeiro: A religião adormece o indivíduo e ele começa a esperar unicamente por Deus que é um grande erro, já que Deus, no meu pensar, está nas dificuldades também. Mas é nesse sentido que MARX disse que a religião é ópio do povo. eu ensino o povo com uma musica "levanta sacode a poeira e dá a volta por cima" , sem esperar que Deus venha nos blindar. ele está conosco todos os dias das nossas vidas. Isso é pra mim vcs não precisam acreditar. Bem , em outros termos a religião desempenha um papel conservador e reacioário.
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por Fernando Silva »

salgueiro escreveu:A moralidade existente nas religiões

A religião relativiza a ética.

Moral e ética não podem depender de entidades incompreensíveis. Têm que ser criação nossa, por motivos que possamos compreender.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por Fernando Silva »

pastorgentil escreveu:A intuição desempenha um papel muito importante no conhecimento da verdade, mas ela não funciona sem dados mpíricos e racionais.

Exato. E você não tem esses dados quando se trata dos deuses.
pastorgentil escreveu:
Fernando Silva escreveu:Lógica perfeita, conclusão falsa. Por que? Porque você partiu de uma falsidade.

"Como a razão humana não pode conhecer e demonstrar a existência de Deus, pois tal idéia é transcedental , não há razão nenhuma para rejeitar a possibilidade de que existe no mundo dos nomanos,COMO OBJETO DE FÉ.
(DOGMATISMO moral e FIDEÍSMO)

Ninguém aqui rejeita a possibilidade de que algum deus exista. O que nós fazemos é tentar ignorar o assunto até que surjam evidências objetivas (mas os crentes não deixam...).

Sim, deuses só existem, até agora, como objeto de fé. Algumas pessoas sentem-se melhor se agarrando a uma fantasia, a um amigo imaginário.

Entretanto, esta fantasia não pode ser usada como premissa, como ponto de partida para um raciocínio lógico.
Não podemos dizer "Sabemos que Deus existe, portanto podemos afirmar que ...".
Não, não podemos afirmar.

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por marta »

Essa discussão começou lá trás e está ligada ao fato de parte dos ateus também se ligarem a alguma religião, sem deus.


:emoticon27: :emoticon22: :emoticon27: :emoticon22: :emoticon27: :emoticon22: :emoticon27: :emoticon22:
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por Fernando Silva »

pastorgentil escreveu:
Fernando Silva escreveu:Se a verdade dói, você fica com a mentira que conforta?


O que é a verdade? Ela é deusa idolatrada por todos os homens simples da terra.
[blá-blá-blá]
É uma confusão de uma espécie de verdade com outra e sobretudo entre a científica que nada sei e a verdade axiológica e convencional é que vem toda a dificuldade para compreender e solucionar o problema da verdade.


Por que você não responde às perguntas em vez de copiar e colar textos dos outros?
Fiquei sem resposta.

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por marta »

É dessa maneira que vc faz o seu ateísmo??Na sua alto-defesa, ataca as pessoas??
DEsculpe. Mas ateísmo não é isso. Até onde eu sei ele é feito com muita inteligência e respeito.


Não estou defendendo o ateísmo. Estou defendendo a lógica.
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por Fernando Silva »

pastorgentil escreveu:" A função Religiosa tem uma função positiva muito pratica e útil: clocar um freio moral ás aspirações das massas populares, que não tendo ainda o discernimento suficiente para distinguir , por sí mesmas, o bem do mal, são obrigadas a praticar o bem e evitar o mal por força de sanção religiosa. em vez de obriga-las pela força física, se obriga pela força espiritual a manter-se na submissão e moralidade"

Em vez de se bater no povinho, usa-se o entorpecente das religiões.
pastorgentil escreveu:Por outro lado, a religião serve de consolo para as camadas pobres da população, que , não podendo realizar seus desejos neste mundo terreno, embalam-se com sonhos de realiza-los no mundo celestial.

A felicidade pode ser conseguida com ilusão ou com substâncias químicas.
O problema é que algumas pessoas não conseguem acreditar em Papai Noel, por mais que tentem.

A diferença entre o consolo das religiões e o consolo da bebida é que a religião não faz mal ao fígado.
pastorgentil escreveu:Por essas e outras razões , a educação moral e religiosa do povo é absolutamente necessária para garantir a ordem social.

Já que o povinho é burro demais para entender as coisas, a gente o assusta com a ameaça do inferno e o engana com a promessa do paraíso.
pastorgentil escreveu:Nas sociedades atéias como a URSS e a China, onde foi banido a religião como cosmovisão, e com isso desapareceu a sanção religiosa, utilizando outros tipos de sanções como satirica, moral, critica , política, jurídica e policial.

Uma religião foi substituída por outra, com outros deuses, dogmas e livros sagrados.

Além disto, esses "outros tipos de sanção" são usados em todas as sociedades. A religião sempre fracassou como meio de controle e repressão. As prisões estão cheias de religiosos e não de ateus.
pastorgentil escreveu: E até quando os meios legais se mostram insuficientes, recorre-se a meios mais drástico e desumano, tais como as prisões,,internamento nos campos de concentração e nos hospitais psiquiátrico. Esse é o aspecto positivo da religião.

Inquisição no passado, discriminação social hoje em dia. Este é o aspecto negativo das religiões no ocidente.
No oriente, pessoas continuam sendo presas, torturadas e mortas por causa de religião.
pastorgentil escreveu: Mas é nesse sentido que MARX disse que a religião é ópio do povo.

Pois é isto que você faz: entorpece o povo para que aguente calado. Ótimo. Isto evita muitas confusões.
pastorgentil escreveu:eu ensino o povo com uma musica "levanta sacode a poeira e dá a volta por cima" , sem esperar que Deus venha nos blindar. ele está conosco todos os dias das nossas vidas.

Deus é um inútil. Não devemos contar com ele para nada.

Você pularia com um para-quedas que quase nunca funciona?
Você viajaria com um carro que quase sempre enguiça no meio do caminho?
Ou você procuraria outras soluções?

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por marta »

Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:A moralidade existente nas religiões


A religião relativiza a ética.

Moral e ética não podem depender de entidades incompreensíveis. Têm que ser criação nossa, por motivos que possamos compreender.


Comprovadamente, a religião extermina a ética, uma vez que se pode cometer qualquer tipo de atrocidade em nome do gezuiz mas, se amar a deus, tudo é perdoado.
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por salgueiro »

Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:A moralidade existente nas religiões

A religião relativiza a ética.

Moral e ética não podem depender de entidades incompreensíveis. Têm que ser criação nossa, por motivos que possamos compreender.


Mesmo dentro da religião acho que é conhecimento nosso e não de entidades.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Trancado