A farsa das estradas européias de SP

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Johnny
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A farsa das estradas européias de SP

Mensagem por Johnny »

Correio percorre 4 mil km de estradas paulistas
Durante uma semana foram percorridos cerca de 4 mil quilômetros nos quatro cantos do Estado de São Paulo

04/04/2010 - 17h03 . Atualizada em 05/04/2010 - 11h23


As rodovias de São Paulo, se por um lado comportam investimentos bilionários como o da obra do Rodoanel Mário Covas e estrutura de primeiro mundo, como na Bandeirantes, por outro há locais onde trafegar na contramão para desviar de crateras de até dois metros de diâmetro é a única forma de continuar a viagem. Asfalto aos pedaços, velhas placas de sinalização engolidas pelo mato alto ou crivadas de balas, além de acostamentos que só existem no papel fazem parte de uma realidade não mostrada nas propagandas oficiais do Estado. São problemas que o Correio - conjuntamente com a Gazeta de Ribeirão e a Gazeta de Piracicaba -, mostra a partir deste domingo (04/04) até quarta-feira, em uma série de quatro reportagens especiais que faz uma radiografia das estradas paulistas (municipais, estaduais, federais e concessionadas). Durante uma semana foram percorridos cerca de 4 mil quilômetros nos quatro cantos do Estado partindo de Campinas, Piracicaba e Ribeirão.

A constatação é de que fora da mancha de entorno da Capital — que inclui as regiões metropolitanas de Campinas e Santos, São José dos Campos e Sorocaba — e de outros centros regionais como Piracicaba e Ribeirão Preto, o cenário é outro. Há rodovias em péssimas condições em direção às regiões Sul e Oeste, locais que têm a produção agrícola — cana-de-açúcar e café, principalmente — como motores da economia, e no Litoral Norte e parte do Vale do Paraíba.

Para o professor Ulysses Semeghini, do Núcleo de Economia Social, Urbana e Regional do Instituto de Economia, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a concetração de investimentos em infraestrutura rodoviária nessas regiões é explicado pela alta concentração populacional e de renda. Segundo ele, a região concentra atualmente 80% do Produto Interno Bruto (PIB) paulista. “Há uma relação entre estrutura rodoviária e a concentração de pessoas e produção.” Já no Sul e Oeste paulista, segundo o professor, o que se vê são cidades-referência pontuais, o que explica a falta de uma malha rodoviária em melhores condições.

“Tenho absoluta certeza de que a falta de uma melhor infraestrutura influencia no menor desenvolvimento da economia”, aponta Flávio Benatti, presidente da seção de Transporte de Cargas da Confederação Nacional de Transporte (CNT).

Sul e Oeste: precariedade

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A carência de investimentos nas estradas do Sul do Estado pode ser constatada na Rodovia Salvador Rufino de Oliveira Neto (SP-267), na altura de Itararé. Ali, as crateras, capazes de engolir uma moto por inteiro, estão espalhadas pelo asfalto. Como as costumeiras operações de recuperação não parecem mais aliviar o problema de mais de duas décadas, funcionários do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e moradores das áreas rurais jogam terra vermelha nos buracos. Quando chove, a lama deixa a pista escorregadia e ainda mais perigosa.

A SP-250, na região de Pilar do Sul, com pista simples, também é só buraco. Caminhões invadem, em alta velocidade, as faixas contrárias para escapar das crateras. As placas também não estão em bom estado de conservação, assim como a sinalização horizontal e o acostamento.

No Km 166, a reportagem flagrou um ônibus escolar cheio de crianças circulando na contramão para desviar das falhas. “Isso sempre acontece. É um perigo”, diz a dona de casa Neusa Machado. Na Raposo Tavares (SP-270), uma obra de responsabilidade do governo federal no trevo de Ourinhos em direção a Presidente Prudente está paralisada há mais de um ano, segundo moradores locais. “Tem muito acidente aqui”, diz o agricultor Rodinei Souza.

Já a SP-425 (Assis Chateaubriand), estadual, que passa entre algumas fazendas de café, apresenta boas condições de asfalto e sinalização. Mas, a partir do Km 416, justamente quando acabam as propriedades rurais, a situação da pista piora e muito.

Litoral

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Outra região problemática é a do Litoral, que conta com boas rodovias como as do Complexo Anchieta-Imigrantes, mas exemplos de precariedade que fazem a área ser considerada oficialmente como a pior do Estado. A Rodovia dos Tamoios (SP-99), que tem 82 quilômetros de extensão que ligam as cidades de São José dos Campos e Caraguatatuba e está prestes a ser privatizada, é um exemplo. O asfalto é ruim em muitos trechos, falta pista duplicada, a sinalização precária, há trechos sem acostamento e o mato alto encobre algumas placas. (Colaboraram Raissa Scheffer, de Ribeirão Preto, e Felipe Rodrigues, de Piracicaba).

Trecho Norte e central do Estado: situação regular

Nas regiões Norte e Central do Estado, a reportagem percorreu 1 mil quilômetros de rodovias, a maior parte sob concessão. No primeiro trajeto de 500 quilômetros, partindo de Ribeirão em direção a São José do Rio Preto, foram encontras rodovias de grande fluxo de veículos e em condições precárias. N caminho de Rio Preto a Icém, a Rodovia Transbrasiliana (BR-153) tem pista simples, poucas placas e um pedágio de R$ 2,80. “Já fiquei parado na pista quase um dia inteiro e não chegou nenhum guincho para me socorrer”, conta o caminhoneiro Rogério Ferreira. Entre Rio Preto e Votuporanga a Rodovia Euclides da Cunha (SP-320), administrada pelo DER, tem condições precárias de asfalto e pista simples em boa parte. O governo do Estado abriu licitação para obras de restauração e duplicação.

Partindo de Piracicaba, a reportagem percorreu 613 quilômetros em 11 vias, em sua maioria concessionadas. “Há pistas que dá gosto dirigir, enquanto outras você sente medo”, diz o motorista Renato Rodrigues. Nas pistas geridas pelo DER na região são comuns as ondulações, buracos e remendos no asfalto. A vicinal Alto da Serra do Itaqueri (Itirapina/São Pedro) tem crateras ao longo do trajeto.

Condições de pistas colocam em risco vida de usuários


As cruzes fincadas ao longo do acostamento da SP-250, na região de São Miguel Arcanjo, ao Sul do Estado, servem de lembrete aos motoristas. Além dos estragos para o carro, a má condição das vias coloca em risco a vida dos motoristas. O funcionário público Jorge Rodrigues, de 51 anos, perdeu o filho Carlos Alberto, com 28, em um acidente nessa pista no dia 9 de abril de 2000. Hoje, o caso é lembrado por um pequeno santuário às margens do asfalto. “Meu filho saiu de uma vicinal e, quando entrava na rodovia, seu carro apagou. Ele foi atingido em cheio por um caminhão.” Rodrigues dirige a ambulância da Prefeitura local há 20 anos. “Tinha acabado de guardar a viatura quando a notícia de um acidente chegou. Era para eu ter socorrido o meu filho. Ele morreu no mesmo dia do seu aniversário.”

Na altura de Itaberá, na Rodovia Eduardo Saigh (SP-255), o balconista Danilo Proença e a sua mulher, Joseni Dias, ambos com 24 anos, escaparam por pouco. O Santana 1.8 CL do casal ficou irreconhecível após uma colisão frontal com outro veículo. “Nascemos de novo”, agradece Proença.

Na SP-249, em Itapeva, a estudante Francieli Aparecida, 15, foi atropelada no acostamento e vive hoje em uma cadeira de rodas. O motorista teria desviado de um buraco. A mãe da menina, Alice Furtoso, já perdeu um sobrinho, morto na mesma rodovia.(FG/AAN)

Leia matéria completa na edição de domingo (04/05) e acompanhe a série no Correio Popular
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Acauan
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Re: A farsa das estradas européias de SP

Mensagem por Acauan »

Johnny escreveu:Litoral

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Outra região problemática é a do Litoral, que conta com boas rodovias como as do Complexo Anchieta-Imigrantes, mas exemplos de precariedade que fazem a área ser considerada oficialmente como a pior do Estado. A Rodovia dos Tamoios (SP-99), ...


Esta foto não é da Tamoios mas nem que a vaca tussa...

E no geral as principais estradas do estado são excelentes, pode-se reclamar do pedágio caro, mas nunca da qualidade das rodovias. E estradas ruins unindo Quase Nada a Lugar Nenhum na Europa também tem.
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Re: A farsa das estradas européias de SP

Mensagem por Acauan »

Prá quem duvida, Rodovia dos Tamoios:

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Lembrando que Tamoios não é pedagiada e tem infra-estrutura muito inferior a das estradas sob concessão, mas ainda assim dá um couro na maioria do que há por este Brasilzão afora...
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Apo
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Re: A farsa das estradas européias de SP

Mensagem por Apo »

Eu acho que, mais uma vez, o Johnny enfiou os pés pelas mãos. Quem disse, originalmente, que nossas estradas BRASILEIRAS eram coisa de Primeiro Mundo foi o Ministro dos Transportes Alfredo Nascimento, à época de meados do primeiro mandato do bêbado mör. Ele se referia às BRs, que todo mundo sabe como são tratadas.

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Mesmo com trechos como os abaixo mostrados ( que também são vistos em todo o país) e um trânsito perigoso e infernal , as estradas paulistas costumam ser bem interessantes.

SP 333
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Estrada em Pardinho-SP ( 200 km da capital)

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BUT:

Pesquisa Rodoviária CNT confirma rodovias paulistas no topo da malha viária brasileira

Segundo levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), estado de São Paulo concentra 15 das 16 rodovias classificadas como “ótimas”. Todos os trechos estão no plano de concessões rodoviárias do Estado.

06/11/2009

De acordo com a Confederação Nacional dos Transportes (CNT), as dez melhores estradas brasileiras estão em São Paulo. Todas fazem parte do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo, que investirá R$ 20,4 bilhões após as duas etapas do projeto. O levantamento da CNT também diz que, das 16 rodovias classificadas como ‘ótimas’, 15 são paulistas. Tal desempenho é resultado das concessões rodoviárias.

Na primeira etapa do Programa, que teve início em 1998, já foram investidos R$ 10,4 bilhões na ampliação, manutenção e operação dos 3,5 mil quilômetros de estradas. A segunda etapa, iniciada em 2009, já recebeu investimento de R$ 700 milhões, dos R$ 7,5 bilhões previstos. Ao todo, serão aplicados R$ 20,4 bilhões.

Levantamento da CNT

No topo do ranking da CNT está o Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, concedido em junho deste ano, seguido da ligação São Paulo - Limeira (Rodovias dos Bandeirantes e Washington Luis) e do Sistema Anchieta - Imigrantes. O Estado de São Paulo tem um total de 35 mil quilômetros de estradas pavimentadas - 22 mil estaduais, 1.050 federais e quase 12 mil de estradas vicinais. Do total de vias sob a responsabilidade do Estado (34 mil km), 5,6 mil quilômetros (16%) estão sob a responsabilidade das concessionárias.

Para efeito de comparação, o trecho São Paulo - Belo Horizonte é feito pela BR 381 - rodovia não concedida. A estrada aparece em 22º lugar no ranking da CNT, avaliada como “Boa”. Já o trecho entre São Paulo e Campinas - feito pela Rodovia dos Bandeirantes (SP 348) - está na 2ª posição do ranking, avaliado como “ótimo”.

Por: Bruno Martins - Redação Portal Transporta Brasil

http://www.transportabrasil.com.br/2009 ... brasileira
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Johnny
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Re: A farsa das estradas européias de SP

Mensagem por Johnny »

A reportagem é do jornal Correi Popular. Basta entrar na página e ver a ordem correta das fotos. Tinha postado sem as fotos e depois mudei de idéia. Como estava com pressa, não me atentei aos parágrafos exatos.

link: http://cosmo.uol.com.br/noticia/50269/2 ... istas.html

O resto é FATO.
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Re: A farsa das estradas européias de SP

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:Eu acho que, mais uma vez, o Johnny enfiou os pés pelas mãos. Quem disse, originalmente, que nossas estradas BRASILEIRAS eram coisa de Primeiro Mundo foi o Ministro dos Transportes Alfredo Nascimento, à época de meados do primeiro mandato do bêbado mör.


Você não assiste a Globews e nem as propagandas politicas de Serra. Leia um jornal de uma grande cidade como Campinas aqui http://cosmo.uol.com.br/noticia/50269/2 ... istas.html
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Re: A farsa das estradas européias de SP

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Acauan escreveu:
Johnny escreveu:Litoral

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Outra região problemática é a do Litoral, que conta com boas rodovias como as do Complexo Anchieta-Imigrantes, mas exemplos de precariedade que fazem a área ser considerada oficialmente como a pior do Estado. A Rodovia dos Tamoios (SP-99), ...


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E no geral as principais estradas do estado são excelentes, pode-se reclamar do pedágio caro, mas nunca da qualidade das rodovias. E estradas ruins unindo Quase Nada a Lugar Nenhum na Europa também tem.

Bem, temos um problema aqui.

http://cosmo.uol.com.br/noticia/50269/2 ... istas.html.
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Re: A farsa das estradas européias de SP

Mensagem por joaomichelazzo »

Pedágio tem que ser cobrado. Isso é fato.
É a maneira mais eficiente e justa de manter as estradas funcionando em boas condições.
Mas no meu ponto de vista, as empresas que recebem as concessões das grandes estradas (Anhanguera, Castelo Branco, Raposo Tavares, Regis Bittencourt), deveria ser obrigadas a manter as vicinais e praticar um valor justo nos pedágios.
Realmente as condições nas grandes estradas (em quase todas) na região de Ribeirão Preto são muito boas, algumas beirando a excelência. Já nas vicinais é lamentável. Quase diariamente ocorrem acidentes gravíssimos nestas estradas.
Quem quiser conferir basta trafegar pela vicinal que liga Pitangueiras a Morro Agudo. Esta estrada é única ligação de várias cidades com Ribeirão Preto.
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Fernando Silva
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Re: A farsa das estradas européias de SP

Mensagem por Fernando Silva »

A Dutra também era assim:

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Eu tinha medo de passar por ela à noite, ofuscado pelos faróis em sentido contrário e sem saber se estava saindo da estrada em direção ao barranco. E o carro ia caindo nos buracos que eu não via ou simplesmente não tinha como evitar.

Foi só privatizar e ficou ótima.

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Re: A farsa das estradas européias de SP

Mensagem por Apo »

Por que tanta polêmica? Alguma dúvida de que TODO o país têm estradas que são mais buraco e lama do que qualquer outra coisa?
Ou falamos de rodovias, ou falamos de estradas. Temos também as chamadas "picadas" e "acessos". Temos de tudo.
Também podemos falar de falta de controle de pesagem, de balanças que não funcionam, de corrupção, de "operações tapa-buracos-pré-eleição", de pontes e outros bichos mal construídos e mal conservados, de licitações excusas...

E nem venham com esta bobajada de Serra, porque o Brasil TODO é assim, nas rodovias federais, estaduais e municipais. Em todos os governos. Mas que o Lulla mente pra caramba, mente!
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Acauan
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Re: A farsa das estradas européias de SP

Mensagem por Acauan »

Johnny escreveu:
Acauan escreveu:
Johnny escreveu:Litoral

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Outra região problemática é a do Litoral, que conta com boas rodovias como as do Complexo Anchieta-Imigrantes, mas exemplos de precariedade que fazem a área ser considerada oficialmente como a pior do Estado. A Rodovia dos Tamoios (SP-99), ...


Esta foto não é da Tamoios mas nem que a vaca tussa...

E no geral as principais estradas do estado são excelentes, pode-se reclamar do pedágio caro, mas nunca da qualidade das rodovias. E estradas ruins unindo Quase Nada a Lugar Nenhum na Europa também tem.

Bem, temos um problema aqui.

http://cosmo.uol.com.br/noticia/50269/2 ... istas.html.


Não temos problema nenhum. A excelência da malha rodoviária paulista é consenso entre quem mais entende disto, seus usuários, inclusive profissionais como motoristas de caminhões e ônibus, que só tem a reclamar do pedágio e de resto só fazem elogiar as estradas de São Paulo.
O viés político da reportagem é óbvio, já que quem procura acha e quem rodar pelo estado procurando estradas ruins é claro que encontrará várias em algum fim de mundo, mas se fosse honesto registraria que bem próximo daquelas vicinais obsoletas existe uma rodovia nova e bem cuidada.

E qualquer um pode mostrar um trecho de estrada após um afundamento de pista, como fez a Apo, mas a foto não conta em quanto tempo as estradas são reparadas aqui, o que no geral é bem rápido.
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Re: A farsa das estradas européias de SP

Mensagem por Apo »

Eu só quis ser justa. O que fica nesta situação, foi mal feito. Onde as estradas foram bem feitas e são bem administradas, não há este panorama viário "europeu".
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Johnny
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Re: A farsa das estradas européias de SP

Mensagem por Johnny »

Acauan escreveu:
Johnny escreveu:
Acauan escreveu:
Johnny escreveu:Litoral

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Outra região problemática é a do Litoral, que conta com boas rodovias como as do Complexo Anchieta-Imigrantes, mas exemplos de precariedade que fazem a área ser considerada oficialmente como a pior do Estado. A Rodovia dos Tamoios (SP-99), ...


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E no geral as principais estradas do estado são excelentes, pode-se reclamar do pedágio caro, mas nunca da qualidade das rodovias. E estradas ruins unindo Quase Nada a Lugar Nenhum na Europa também tem.

Bem, temos um problema aqui.

http://cosmo.uol.com.br/noticia/50269/2 ... istas.html.


Não temos problema nenhum. A excelência da malha rodoviária paulista é consenso entre quem mais entende disto, seus usuários, inclusive profissionais como motoristas de caminhões e ônibus, que só tem a reclamar do pedágio e de resto só fazem elogiar as estradas de São Paulo.
O viés político da reportagem é óbvio, já que quem procura acha e quem rodar pelo estado procurando estradas ruins é claro que encontrará várias em algum fim de mundo, mas se fosse honesto registraria que bem próximo daquelas vicinais obsoletas existe uma rodovia nova e bem cuidada.

E qualquer um pode mostrar um trecho de estrada após um afundamento de pista, como fez a Apo, mas a foto não conta em quanto tempo as estradas são reparadas aqui, o que no geral é bem rápido.


Bem, trafego todos os dias pela estrada que liga Limeira a Campinas e os buracos velhos custam a serem reparados e surgem novos a cada mes. Colegas meus vão e vem de outras cidades e a história é a mesma. Não sei de quando é esta foto Acauan e não duvido de sua sinceridade.

Mas o SERRA faz o que sabe melhor. Doa o que mais lucra e fica com o podre. Agora temos as estradas mais movimentadas cobrando pedágios dos mais caros do mundo (o que para alguns aqui é preferível afinal, todos aqui tem dinheiro de sobra para jogar fora) e estradas que não interessam à iniciativa privada sendo descartadas e o resto que se lixe.
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Re: A farsa das estradas européias de SP

Mensagem por Acauan »

Apo escreveu:E nem venham com esta bobajada de Serra, porque o Brasil TODO é assim, nas rodovias federais, estaduais e municipais. Em todos os governos. Mas que o Lulla mente pra caramba, mente!


Na verdade a malha rodoviária paulista atual foi realização de Orestes Quércia, de triste memória em quase tudo, mas que construiu uma rede de estradas de interligação pelo interior paulista que integrou todo o estado.

Depois vieram as concessões privadas das rodovias, nos governos do PSDB que revitalizaram as estradas já construídas cuja engenharia era impecável, mas davam sinais de desgaste por manutenção insuficiente.

Serra surfou nas inaugurações do Rodoanel, a maior e mais importante obra rodoviária de sua gestão, mas o histórico de excelência da malha paulista vem de muito antes dele.
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Re: A farsa das estradas européias de SP

Mensagem por Acauan »

Johnny escreveu:Bem, trafego todos os dias pela estrada que liga Limeira a Campinas e os buracos velhos custam a serem reparados e surgem novos a cada mes. Colegas meus vão e vem de outras cidades e a história é a mesma. Não sei de quando é esta foto Acauan e não duvido de sua sinceridade.


A malha paulista é excelente, não perfeita. Claro que sempre haverá estradas ruins, mas a maioria das vicinais de razoável tráfego são bem conservadas.

E basta o google para se ter as fotos atuais das estradas que quiser ou então o sistema de câmeras do DER para acessá-las em tempo real.
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Re: A farsa das estradas européias de SP

Mensagem por marta »

Acauan escreveu:
Johnny escreveu:Litoral

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Outra região problemática é a do Litoral, que conta com boas rodovias como as do Complexo Anchieta-Imigrantes, mas exemplos de precariedade que fazem a área ser considerada oficialmente como a pior do Estado. A Rodovia dos Tamoios (SP-99), ...


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Se é uma coisa que eu pago com gosto é pedágio. Estradas pedagiadas tem uma estrutura muito melhor e mais segura. Eu, que sempre morei fora da Capital de sempre trabalhei na capital, sei disso. Usei a Via Anchieta por quase 40 anos e hoje, uso a Dutra quase todos os dias.
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Re: A farsa das estradas européias de SP

Mensagem por marta »

Johnny escreveu:
Bem, trafego todos os dias pela estrada que liga Limeira a Campinas e os buracos velhos custam a serem reparados e surgem novos a cada mes. Colegas meus vão e vem de outras cidades e a história é a mesma. Não sei de quando é esta foto Acauan e não duvido de sua sinceridade.

Mas o SERRA faz o que sabe melhor. Doa o que mais lucra e fica com o podre. Agora temos as estradas mais movimentadas cobrando pedágios dos mais caros do mundo (o que para alguns aqui é preferível afinal, todos aqui tem dinheiro de sobra para jogar fora) e estradas que não interessam à iniciativa privada sendo descartadas e o resto que se lixe.


Johnny, sabe qual é o seu problema? TUDO o que o Serra faz é merda é TUDO o que o Lullorota faz é uma maravilha. Cara! Para com isso. Todos os governos tem coisas boas e ruins. Todos os governos tem prioridades diferentes. O grande valor da democracia é a alternância de poder e cada sucessor dar continuidade no que foi bom no anterior e criar coisas novas. Isso é uma análise isenta de um cidadão que utiliza os serviços públicos.
Em matéria de estrada, vc não pode dar um pio sobre São Paulo. Dê uma olhada nas estradas federais como estão. Cara, cai na real. Para com esse fanatismo lunático e boçal. Você é um cara inteligente. Não venha aqui deixar registrado seu atestado de imbecil. Tenha vergonha.
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Re: A farsa das estradas européias de SP

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As piores estradas da Região Nordestepor Na estrada em 11/11/2008 às 18:11 Acredite: elas já foram ainda piores. A situação melhorou em muitos estados, inclusive no Piauí (que, apesar disso, contribui com a primeira colocada do ranking). A Bahia mantém o título de campeã de estradas precárias e entra na lista com três rodovias federais.

1ª) PI-140 – Floriano-divisa PI/BA (PI) – O sul do Piauí está praticamente sem ligação terrestre. São 325 quilômetros de buraqueira, isolando o Parque Nacional da Serra da Capivara, uma das principais atrações turísticas e culturais do país.

2ª) BR-235 – Trevo de Pau-a-Pique-Remanso-divisa BA/PI (BA) – Fica do outro lado do Rio São Francisco, onde parece que a estrada foi esquecida junto com os lugares por onde passa.

3ª) BR-349 – Bom Jesus da Lapa- (BA) – Antes de pegar essa estrada, passe na Gruta do Santuário em Bom Jesus e reze bastante pra São Cristóvão protegê-lo.

4ª) BA-052 (Rodovia do Feijão) – Xique-Xique-trevo de Tapiramutá (BA) – Deve ser por isso que o preço do feijão está salgado, os caminhões se arrebentam nos 250 quilômetros de buracos, encarecendo o frete.

5ª) BR-304 – Aracati-entroncamento com BR-116 (CE) – são 45 quilômetros de um trecho historicamente ruim, onde os recapeamentos e tapa-buracos duram muito pouco. Para quem se dirige a Fortaleza, pelo menos há a alternativa de desviar pela CE-040.
- Tauá-divisa CE/PI (CE) – Outro trecho precaríssimo histórico, com 90 quilômetros esburacados há décadas. E pior: posto de combustível ou borracheiro só ser for miragem. Em uma das crateras, nosso repórter entortou a roda e perdeu a calota.
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Re: A farsa das estradas européias de SP

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ImagemBrasil tem 69% da malha rodoviária entre péssimo e regular estado de conservação
http://images.google.com.br/imgres?imgu ... s%3Disch:1

Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (27) pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) sobre o estado de conservação das estradas do país transforma em números uma realidade bastante conhecida dos motoristas brasileiros. A avaliação mostra que 69% da malha rodoviária do Brasil está em péssimo, ruim ou regular estado de manutenção.

Dos 89.552 quilômetros avaliados, apenas 27.713 quilômetros foram considerados em bom ou ótimo estado. “Esses resultados denotam a situação deficiente de uma larga extensão da malha rodoviária e, ao mesmo tempo, representam os grandes desafios que devem ser enfrentados com o objetivo de capacitar a principal infraestrutura de transporte utilizada no país”, registra a CNT na conclusão da pesquisa.


Pesquisa comparou situação de rodovias com gestão pública e privada.
CNT avaliou 89.552 quilômetros de estradas federais e estaduais no país

Com 9.092 quilômetros – a menor rede de estradas do país –, a região Norte apresenta 93,4% da malha rodoviária entre péssimo, ruim e regular estado. Já o Sudeste, com 25.819 quilômetros avaliados, é a região que possui o maior índice de trechos em bom ou ótimo estado: 45,7%.

Entre os estados, Amazonas e Acre têm os piores índices, com praticamente toda a malha avaliada em péssimo, ruim ou regular. O estudo mostra que São Paulo tem o melhor resultado, com 75,4% de bom e ótimo. Em segundo aparece o Rio de Janeiro (63,4%) e em terceiro Paraná (49,2%).

Lançada em 1995, a pesquisa rodoviária da CNT amplia a quilometragem avaliada em cada edição, o que impossibilita a comparação dos dados divulgados nesta quarta-feira com os números do último levantamento, realizado em 2007, quando 87.592 quilômetros foram estudados – 1.960 quilômetros a menos que o trecho analisado neste ano.
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Re: A farsa das estradas européias de SP

Mensagem por marta »

É CRÍTICA A SITUAÇÃO DAS ESTRADAS FEDERAIS QUE CORTAM O RIOMotoristas que viajam pelas rodovias brasileiras consideram crítica a situação das rodovias federais no país e especialmente, no que interessa aos fluminenses, as que cortam o Estado do Rio, como a BR-101, onde na semana passada caiu uma ponte sobre o Canal São João, na altura do Km 228, e na semana do feriado anterior, do Finados, houve deslizamento de barreira em Mangaratiba, e culpam o governo federal pelo descaso, por não cumprir o organograma que determinava obras de duplicação no trecho que liga Santa Cruz, ainda no Rio de Janeiro, a entrada de Itacuruçá,(a licitação foi cancelada) e também de outros trechos, do eixo Norte, da rodovia BR-101, a Rio-Santos.

A opinião e a crítica dos motoristas é fruto de pesquisas feitas antes do Feriadão da Proclamação da República. o governo Lula abandonou as estradas federais mesmo contando com aCide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), taxa paga pelos motoristas justamente para a manutenção das estradas.


Toda vez que a pessoa abastece o carro uma parte do valor arrecadado vai para os cofres do governo para ser destinada às estradas e o que o governo federal faz? Nada. Tanto é verdade, que o número de acidentes registrados no período aumentou em relação aos números do ano passado.


Hoje em dia viajar por essas rodovias gera uma apreensão grande, pois nessa época ocorrem muitos acidentes, alguns, é verdade, causados pela imprudência de motoristas, mas outros pelo péssimo estado de conservação das estradas federais. A governadora, por causa disso, enviou ofício ao governo Lula logo que soube do problema na BR-101pedindo providências urgentes.





Ele alegou também no ofício que o estado terá prejuízos econômicos até a recuperação plena da rodovia por onde trafegam diariamente 10 mil veículos.


A BR- 101 é a principal via de acesso ao turismo da Região dos Lagos e à indústria do petróleo da Bacia de Campos, responsável por 82% da produção nacional, além de outros setores da economia, como o da cerâmica vermelha. – Este setor reúne cerca de 110 empresas no norte do estado e emprega cinco mil pessoas direta e indiretamente - especificou Rosinha. No ofício, conta à governadora, ela aproveitou para mostrar novamente ao governo federal a situação da BR-101 que apresenta 144 pontos críticos somente entre Rio Bonito e Campos.



Alertou ainda que, a 300 metros do desabamento da ponte sobre o Canal São João, outra ponte pode cair, pois apresenta rachaduras. Infelizmente, foi preciso acontecer estes graves problemas para que o Dnit (Departamento Nacional de Infra-Estrutura Terrestre) anunciasse que vai vistoriar os 320 quilômetros da estrada no Estado. Todos consideram a situação da BR-101 dramática, pois, além de não ter manutenção, não suporta o fluxo de carros.



E lembram ainda que a estrada é importante para o próprio Brasil, pois é a principal ligação do Sul e Sudeste ao Nordeste e Norte do país. Apesar da reclamação ser geral e de todos se meterem, ninguém, na prática, faz nada para melhorar as condições de tráfego na BR-101.




Ainda não foi feito um quilômetro de manutenção de rodovia federal que passa pelo Estado do Rio. A situação é caótica pelo abandono. É preciso que aconteça uma tragédia para chamar a atenção do governo, lembrando que outras ainda podem acontecer.

http://www.jornalimpacto.inf.br/modules ... le&sid=164
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Re: A farsa das estradas européias de SP

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FINALIZANDO A EXPOSIÇÃO:
MILITONTOS DO REV NÃO PODEM CHAMAR SERRA DE ZÉ PEDÁGIO


Governo Lula desiste de PPPs e vai privatizar rodovias

Folhapress/BRASÍLIA - Depois de quase três anos tentando tirar as parcerias público-privadas (PPPs) do papel, o governo anunciou ontem que desistiu de fazer as parcerias para recuperação das BR-324 e BR-116, na Bahia.

Apesar de o edital das PPPs ter sido colocado em consulta pública em setembro do ano passado, o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, disse que os estudos técnicos mostraram que as rodovias são viáveis economicamente e podem ser repassadas à iniciativa privada por concessão sem necessidade de investir dinheiro público. Ou seja, haverá a privatização propriamente dita.

A licitação das rodovias baianas deverá ocorrer em dezembro. A previsão é de que o pedágio custe R$3,5 por cada 100km, abaixo dos R$4,5 previstos para os outros sete trechos concedidos.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/166745/
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Re: A farsa das estradas européias de SP

Mensagem por marta »

Johnny escreveu:A reportagem é do jornal Correi Popular. Basta entrar na página e ver a ordem correta das fotos. Tinha postado sem as fotos e depois mudei de idéia. Como estava com pressa, não me atentei aos parágrafos exatos.

link: http://cosmo.uol.com.br/noticia/50269/2 ... istas.html

O resto é FATO.

E ainda vai desqualificar o veículo? Para Joynny. Babaquice tem limite
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Re: A farsa das estradas européias de SP

Mensagem por Johnny »

marta escreveu:Johnny, sabe qual é o seu problema? TUDO o que o Serra faz é merda é TUDO o que o Lullorota faz é uma maravilha. Cara! Para com isso. Todos os governos tem coisas boas e ruins. Todos os governos tem prioridades diferentes. O grande valor da democracia é a alternância de poder e cada sucessor dar continuidade no que foi bom no anterior e criar coisas novas. Isso é uma análise isenta de um cidadão que utiliza os serviços públicos.
Em matéria de estrada, vc não pode dar um pio sobre São Paulo. Dê uma olhada nas estradas federais como estão. Cara, cai na real. Para com esse fanatismo lunático e boçal. Você é um cara inteligente. Não venha aqui deixar registrado seu atestado de imbecil. Tenha vergonha.


Não querida. O problema aqui é que o Serra faz muita merda e todo mundo acha graça e, como você mesma disse no post anterior, FAZ QUESTÃO DE PAGAR. Eu posso sim falar das estradas de SP por que fui para muitos estados nordestinos e vi que governos competentes não precisam esfolar o usuário para manter uma estrada em bom estado e com melhorias. Alagoas tem ótimas estradas estaduais, Sergipe, Bahia, PAraiba, Pernambuco e Maranhão idem. E bastaria fazer algumas poucas, muito poucas parcerias com empresas privadas para ter resultados até melhores que as concessões em estradas estaduais e federais. Nisso posso concordar que o Lula não explorou, talvez por que tenha dado preferência pela ralé, que não tem carro e portanto não faz tanta questão assim de pagar pelo segundo ou terceiro pedágio mais caro do mundo.
Bem, quem tem dinheiro sobrando, que jogue fora como bem entender.

Mas até agora estou esperando as justificativas para a educação do estado mais rico do país estar na situação que está, sem a desculpa de que tem estados em piores situações, que o estado mais rico do país não possui um plano decente de escoamento nas super safras sem a desculpa de que tem estados em piores situações, que o estado mais rico do país não investe em saneamento e saúde sem a desculpa de que tem estados em piores situações. Se o Serra não fez merda nenhuma com o dinheiro que o estado mais rico do país arrecada, por que raios eu vou querer um pústula destes como presidente? O Lula não fez nada, não sabe falar, é isso e aquilo? Ótimo pois pelo menos ele fez nos estados mais pobres do país coisas que o Serra não teve capacidade nem de fazer e pior ainda, não tem capacidade de administrar.

Vou argumentar o quê com vocês? O Zé Alagão Pedágio Sanguessuga acabou com a educação elevando os níveis do analfabetismo funcional à niveis estratosféricos, mas para vocês está tudo bem pois não usam escolas públicas estaduais. Não tem o que argumentar com quem concorda com isso.

Não investiu em saneamento e ainda por cima conseguiu piorar a situação das enchentes de SP por causa de uma política porca de limpeza. Mas para vocês está tudo bem pois duvido que morem em regiões afetadas por falta de saneamento ou de infraestrutura.. Não tem o que argumentar com quem concorda com isso.

Pedagiou pontes e retornos enquanto algumas das estradas pedagiadas estão esburacadas e sem acostamento. Só as boas aparecem na TV. Nem competência para só fiscalizar o que ele deu como concessão tem. Mas para vocês está tudo bem pois tem sobrando para gastar. Não tem o que argumentar com quem concorda com isso.

Tem seu nome envolvido em desvios e apropriação indébita, favorecimento em licitações de construções de escolas, de merendas e ainda acham isso uma coisa boa, natural e que vale a pena pois acreditam que de alguma forma isso seja uma coisa boa.

Realmente, não tenho mais nada a argumentar.
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Re: A farsa das estradas européias de SP

Mensagem por Johnny »

marta escreveu:
FINALIZANDO A EXPOSIÇÃO:
MILITONTOS DO REV NÃO PODEM CHAMAR SERRA DE ZÉ PEDÁGIO


Governo Lula desiste de PPPs e vai privatizar rodovias

Folhapress/BRASÍLIA - Depois de quase três anos tentando tirar as parcerias público-privadas (PPPs) do papel, o governo anunciou ontem que desistiu de fazer as parcerias para recuperação das BR-324 e BR-116, na Bahia.

Apesar de o edital das PPPs ter sido colocado em consulta pública em setembro do ano passado, o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, disse que os estudos técnicos mostraram que as rodovias são viáveis economicamente e podem ser repassadas à iniciativa privada por concessão sem necessidade de investir dinheiro público. Ou seja, haverá a privatização propriamente dita.

A licitação das rodovias baianas deverá ocorrer em dezembro. A previsão é de que o pedágio custe R$3,5 por cada 100km, abaixo dos R$4,5 previstos para os outros sete trechos concedidos.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/166745/


Que ótimo. O que eu quero ver é como serão estes contratos. Se forem iguais aos do Zé Pedágio, realmente só tenho que lamentar. Acho que 5 reais por 100km é muito, mas é melhor que 2x(5,20 + 5,20 ) para ir de Cosmópolis a Campinas (entre 25 e 35 km). O Zé Pedágio assinou um contrato e não leu. Agora terá de amargar as perdas pois não conseguirá justificar este custo aos comerciantes e trabalhadores da grande região metropolitana de Campinas que evolvem desde abastecimento de combustiveis (gas, gasolina, etc), a maior distribuidpra de flores do estado, os maiores distribuidores de horifruti, a maior quantidade de estudantes de universidades pagas e publicas que moram neste trecho e etc e etc.

E este pessoal não joga dinheiro fora.
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Re: A farsa das estradas européias de SP

Mensagem por Fernando Silva »

Johnny escreveu:Mas até agora estou esperando as justificativas para a educação do estado mais rico do país estar na situação que está, sem a desculpa de que tem estados em piores situações, que o estado mais rico do país não possui um plano decente de escoamento nas super safras sem a desculpa de que tem estados em piores situações, que o estado mais rico do país não investe em saneamento e saúde sem a desculpa de que tem estados em piores situações.

Quem é responsável pelas rodovias e ferrovias federais?

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