Igreja cogita expulsão de padres acusados de pedofilia em Al

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Igreja cogita expulsão de padres acusados de pedofilia em Al

Mensagem por Johnny »

Plantão | Publicada em 20/04/2010 às 11h16m
Gazeta Web

Monsenhor preso em Alagoas na CPI da Pedofilia?Reprodução TV Globo

MACEIÓ - Os padres Luiz Marques, Raimundo Gomes e Edilson Duarte poderão sofrer a pena máxima da Santa Sé dada a religiosos, caso seja comprovado que eles cometeram crime de abuso sexual contra menores. Conforme o instrutor investigador do caso na Diocese de Penedo, padre Daniel do Nascimento, eles poderão receber demissão do estado clerical. Os acusados foram afastados das funções clericais, e por isso, Luiz Marques e Raimundo Gomes perderam também o título de monsenhor.

- Existe a possibilidade de eles perderem, de forma permanente, todas as ordens, e assim não poderem mais ministrar eucaristia, celebrar missas e fazer confissões, casos os crimes relacionados à pedofilia sejam comprovados. Nesse caso, a punição vem da Santa Sé, no Vaticano, não é uma decisão da diocese - disse padre Daniel.

O padre Luiz Marques Barbosa, 83 anos, continua preso em Arapiraca. Ele recebeu voz de prisão no último domingo, logo após prestar depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia do Senado Federal, naquele cidade. Acusado de crime de pedofilia, ele teve contra si, além de imagens divulgadas que flagram o religioso praticando sexo com um ex-coroinha, mais provas do delito encontradas pela Polícia Civil em sua residência, como passagem de avião, bebidas alcoólicas e cremes corporais íntimos.

Foram presos, ainda, o motorista José Reinaldo Bezerra e a assistente pessoal do monsenhor Maria Isabel Santos, acusados de terem cometido falso testemunho, ao mentirem durante o depoimento.

A advogada de Luiz Marques tentou contestar a decisão e solicitar uma prisão domiciliar, alegando que o acusado é idoso e não representa perigo à sociedade. No entanto, por determinação judicial, o monsenhor está na sede do 3º Batalhão da Polícia Militar, em Arapiraca.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Trancado