CHICO FEZ FORTUNA COM ESPIRITISMO.

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: CHICO FEZ FORTUNA COM ESPIRITISMO.

Mensagem por salgueiro »

Acauan escreveu:
salgueiro escreveu:Acauan

Deixando claro que não vejo no Chico qualquer tipo de "perfeição", angelitude ou similares, acho que ele foi plenamente humano e teve como outra pessoa qualquer sua cota de dificuldades e defeitos naturais, só que fica fácil entender um ser humano pouco egoísta que possuía o altruísmo em alto grau e baseou, por afinidade, sua vida no espiritismo, que dá margem a que vc desenvolva esse atributo.

Vejo o Chico como um caso "extremo" no que poderíamos chamar de Bem. Ele é somente um caso visível mas não único.


Sal,

Sobre os atos de Chico Xavier restam poucas dúvidas, tanto quanto sobre o resultado positivo deles, mas estes atos por si só não provam que o altruísmo fosse sua motivação exclusiva ou mesmo predominante, uma vez que por conta daqueles atos Chico Xavier conquistou fama, prestígio e veneração de muitos, o que para muita gente seria uma boa paga.


Eu concordaria com vc se focasse no resultado final e não olhasse a trajetória. No Brasil do século XXI, e olha que é nesse Brasil religioso, sincrético, ainda hoje um médium é tido como doido por muitos vá dizer o que foi ser o Chico naqueles tempos. O resultado esperado visto do início da trajetória tenho certeza seria no mínimo, um manicômio.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: CHICO FEZ FORTUNA COM ESPIRITISMO.

Mensagem por Acauan »

salgueiro escreveu:
Acauan escreveu:Xavier restam poucas dúvidas, tanto quanto sobre o resultado positivo deles, mas estes atos por si só não provam que o altruísmo fosse sua motivação exclusiva ou mesmo predominante, uma vez que por conta daqueles atos Chico Xavier conquistou fama, prestígio e veneração de muitos, o que para muita gente seria uma boa paga.


Eu concordaria com vc se focasse no resultado final e não olhasse a trajetória. No Brasil do século XXI, e olha que é nesse Brasil religioso, sincrético, ainda hoje um médium é tido como doido por muitos vá dizer o que foi ser o Chico naqueles tempos. O resultado esperado visto do início da trajetória tenho certeza seria no mínimo, um manicômio.


Não é bem assim Sal...,
O Espiritismo Kardecista sempre teve muito prestígio na classe média brasileira, era uma doutrina de origem européia, modernista no sentido estrito do termo e que trazia um modo socialmente aceito de se livrar do autoritarismo espiritual dos padres católicos - algo parecido com o New Age e a Auto-Ajuda hoje.
Desconheço em absoluto relatos de que Chico Xavier tenha sido sistematicamente perseguido, seus centros fechados ou que alguma organização tivesse seriamente se empenhado em detê-lo no início da carreira.
Pelo contrário, nas fotos de época o vemos sempre cercado de jornalistas e de gente bem vestida, com cara de estudados, nada dos mulambentos tão desagradavelmente visíveis nos terreiros de Umbanda, por sinal outra religião sincrética criada pela classe média brasileira (nunca foi religião tribal coisa nenhuma), mas que se tornou popular demais para os gostos dos bem nascidos.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: CHICO FEZ FORTUNA COM ESPIRITISMO.

Mensagem por salgueiro »

Acauan escreveu:
salgueiro escreveu:
Acauan escreveu:Xavier restam poucas dúvidas, tanto quanto sobre o resultado positivo deles, mas estes atos por si só não provam que o altruísmo fosse sua motivação exclusiva ou mesmo predominante, uma vez que por conta daqueles atos Chico Xavier conquistou fama, prestígio e veneração de muitos, o que para muita gente seria uma boa paga.


Eu concordaria com vc se focasse no resultado final e não olhasse a trajetória. No Brasil do século XXI, e olha que é nesse Brasil religioso, sincrético, ainda hoje um médium é tido como doido por muitos vá dizer o que foi ser o Chico naqueles tempos. O resultado esperado visto do início da trajetória tenho certeza seria no mínimo, um manicômio.


Não é bem assim Sal...,
O Espiritismo Kardecista sempre teve muito prestígio na classe média brasileira, era uma doutrina de origem européia, modernista no sentido estrito do termo e que trazia um modo socialmente aceito de se livrar do autoritarismo espiritual dos padres católicos - algo parecido com o New Age e a Auto-Ajuda hoje.
Desconheço em absoluto relatos de que Chico Xavier tenha sido sistematicamente perseguido, seus centros fechados ou que alguma organização tivesse seriamente se empenhado em detê-lo no início da carreira.
Pelo contrário, nas fotos de época o vemos sempre cercado de jornalistas e de gente bem vestida, com cara de estudados, nada dos mulambentos tão desagradavelmente visíveis nos terreiros de Umbanda, por sinal outra religião sincrética criada pela classe média brasileira (nunca foi religião tribal coisa nenhuma), mas que se tornou popular demais para os gostos dos bem nascidos.


O que também não significa que sua trajetória tena sido suave como uma brisa :emoticon4:

O que sempre me deixa intrigada é porque ele não tem nunca nem mesmo o benefício da dúvida na sua motivação interior.

O gene altruísta? :emoticon4:
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: CHICO FEZ FORTUNA COM ESPIRITISMO.

Mensagem por Acauan »

salgueiro escreveu: O que também não significa que sua trajetória tena sido suave como uma brisa :emoticon4:


E a trajetória de quem é assim?

salgueiro escreveu: O que sempre me deixa intrigada é porque ele não tem nunca nem mesmo o benefício da dúvida na sua motivação interior.


Uma coisa na qual este Índio Velho é muito generoso é na concessão do benefício da dúvida, note que não fiz nenhuma afirmação taxativa contrária ao tal.

salgueiro escreveu: O gene altruísta? :emoticon4:


Para isto o altruísmo teria que ser a motivação exclusiva ou predominante, o que não se sabe se foi...
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: CHICO FEZ FORTUNA COM ESPIRITISMO.

Mensagem por salgueiro »

Acauan escreveu:Uma coisa na qual este Índio Velho é muito generoso é na concessão do benefício da dúvida, note que não fiz nenhuma afirmação taxativa contrária ao tal.


Desculpe Acauan mas dei uma escorregada na generalização.

Acauan escreveu:Para isto o altruísmo teria que ser a motivação exclusiva ou predominante, o que não se sabe se foi...


Saber sabido não, é uma possibilidade.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: CHICO FEZ FORTUNA COM ESPIRITISMO.

Mensagem por Johnny »

Acauan escreveu:
Marcelo Sobral escreveu:Bom, cara ganha 10 mínimos, não é isso? Vamos ver um salário mínimo seria +ou- R$ 450,00= R$ 4.500,00 p/mês, correto?). Se for esta renda na cidade de Uberaba/MG, o custo de vida lá é menor que São Paulo e o cara não pagava/paga aluguel porque mora na casa do falecido pai desde sempre então, não seria difícil adquirir um ou dois carros "luxuosos" desses, supondo que esse Eurípedes seja um "cincoentão" e trabalha desde a adolescência, esse patrimônio não é lá grande coisa.


A reportagem diz que Eurípedes afirma ganhar dez salários mínimos de aposentadoria e não que este era o rendimento dele enquanto estava em atividade na profissão. Como todo mundo sabe, qualquer dentista ganha muito mais que isto, que dirá alguém que mesmo por motivos indiretos era famoso.

E prá quem tem família é só fazer as contas.
Calcule o que se gasta SÓ em anuidades de BOAS escolas particulares para dois filhos, da pré-escola até formá-los na faculdade, e teremos um valor muito maior que o preço de duas mercedes.
Se o cara não tinha filhos e não comprou imóvel próprio, o patrimônio dele seria apenas os automóveis, nada impressionante para os padrões da classe média brasileira, a menos que o sujeito gastasse tudo que ganhava em cachaça ou coisa parecida.

Como disse, não estou defendendo a honestidade do cara, para quem não ligo a mínima, só achei a reportagem leviana.



Muito obrigado Acauan. Finalmente poderei responder para minha esposa o motivo pelo qual nós ainda não temos uma casa e um carro zero.

Valeu mesmo, você é o cara...quer dizer...índio.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: CHICO FEZ FORTUNA COM ESPIRITISMO.

Mensagem por Fernando Silva »

salgueiro escreveu:Eu concordaria com vc se focasse no resultado final e não olhasse a trajetória. No Brasil do século XXI, e olha que é nesse Brasil religioso, sincrético, ainda hoje um médium é tido como doido por muitos vá dizer o que foi ser o Chico naqueles tempos. O resultado esperado visto do início da trajetória tenho certeza seria no mínimo, um manicômio.

Não no Brasil, onde uma série de doidos ou pilantras que se diziam "cavalos" de um suposto Dr.Fritz fizeram muito sucesso, com gente de todas as classes sociais fazendo fila para que ele lhes aplicasse injeções de água sanitária ou operasse suas cataratas com giletes enferrujadas.

Por muito tempo, o espiritualismo teve fama e prestígio na Europa, nos EUA e no Brasil, e não apenas entre os mais pobres e ignorantes. O kardecismo é apenas uma das manifestações desse espiritualismo. Outras correntes, como a teosofia, ainda são respeitadas e deram origem a besteiras como a Nova Era.

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: CHICO FEZ FORTUNA COM ESPIRITISMO.

Mensagem por salgueiro »

Oplniões daquela época,

http://www.montfort.org.br/action.php?s ... tion=print

Evito ao máximo entrar no site da Montfort mas foi o único lugar que achei uma coletânea de opiniões da época.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: CHICO FEZ FORTUNA COM ESPIRITISMO.

Mensagem por Fernando Silva »

salgueiro escreveu:Oplniões daquela época,

http://www.montfort.org.br/action.php?s ... tion=print

Evito ao máximo entrar no site da Montfort mas foi o único lugar que achei uma coletânea de opiniões da época.


Eles parecem gostar do espiritismo...

1) Existe impressionante unanimidade entre psiquiatrias, professores de psiquiatria, diretores de hospícios etc., em denunciar a prática da devoção dos espíritos como nociva, prejudicial, desaconselhável, perigosa, perniciosissima etc.
2) Há também unanimidade moral em ver na prática do espiritismo um poderoso fator de loucuras. Neste sentido os depoimentos são realmente notáveis:
- é o maior fator produtor de insanos (F.Franco);
- é um grande fator de perturbações mentais e nervosas (H. de Melo);
- é uma das causas predisponentes mais comuns da loucura (A. Austregésilo);
- é uma verdadeira fabrica de loucos (H. Roxo, J. Moreira, M. º de Almeida);
- é um agente provocador de delírios perigosíssimos (H. Roxo)
- as práticas espíritas avolumam proeminentemente a população dos manicômios (J. Dutra);
- é grande o numero de doentes, procedentes dos centros espíritas, que vão bater a porta do Hospício Nacional de Alienados (J. Moreira);
- entre os dementes que diariamente dão entrada no hospício, a maioria vem dos centros espíritas (H. Roxo, M. O de Almeida);
- os hospitais de psicopatas estão repletos desses casos (Porto Carrero).


Entretanto, essas opiniões são um dos modos de ver a coisa. É a opinião de católicos, que condenam o contacto com os mortos. Foram selecionadas.

Será que havia unanimidade na sociedade em geral? Minha vizinha, por exemplo, era uma senhora de posses e de bom nível. Ela tanto organizava novenas na vizinhança quanto chamava pais-de-santo para fazer com que o falecido fosse embora.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: CHICO FEZ FORTUNA COM ESPIRITISMO.

Mensagem por Apo »

Sei não. E os católicos que migram para o espiritismo e enlouquecem? Conheço vários. Eu diria muitos. Porque a maioria já morreu.

Hospitais Espíritas me apavoram. Ainda usam choques para tratamentos variados. Deve ser aquele senso de caridade e humanismo...Eu, ein...
Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: CHICO FEZ FORTUNA COM ESPIRITISMO.

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:Sei não. E os católicos que migram para o espiritismo e enlouquecem? Conheço vários. Eu diria muitos. Porque a maioria já morreu.

Hospitais Espíritas me apavoram. Ainda usam choques para tratamentos variados. Deve ser aquele senso de caridade e humanismo...Eu, ein...

Eu arrsico dizer que mais de 70% dos espíritas eram católicos, visto que, como mesmo disse Acauan uma vez, o catolicismo é uma religião self service, com outras palavras, claro.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Q

Mensagem por Botanico »

Acauan escreveu:
salgueiro escreveu:
Acauan escreveu:Xavier restam poucas dúvidas, tanto quanto sobre o resultado positivo deles, mas estes atos por si só não provam que o altruísmo fosse sua motivação exclusiva ou mesmo predominante, uma vez que por conta daqueles atos Chico Xavier conquistou fama, prestígio e veneração de muitos, o que para muita gente seria uma boa paga.


Eu concordaria com vc se focasse no resultado final e não olhasse a trajetória. No Brasil do século XXI, e olha que é nesse Brasil religioso, sincrético, ainda hoje um médium é tido como doido por muitos vá dizer o que foi ser o Chico naqueles tempos. O resultado esperado visto do início da trajetória tenho certeza seria no mínimo, um manicômio.


Não é bem assim Sal...,
O Espiritismo Kardecista sempre teve muito prestígio na classe média brasileira, era uma doutrina de origem européia, modernista no sentido estrito do termo e que trazia um modo socialmente aceito de se livrar do autoritarismo espiritual dos padres católicos - algo parecido com o New Age e a Auto-Ajuda hoje.
Desconheço em absoluto relatos de que Chico Xavier tenha sido sistematicamente perseguido, seus centros fechados ou que alguma organização tivesse seriamente se empenhado em detê-lo no início da carreira.
Pelo contrário, nas fotos de época o vemos sempre cercado de jornalistas e de gente bem vestida, com cara de estudados, nada dos mulambentos tão desagradavelmente visíveis nos terreiros de Umbanda, por sinal outra religião sincrética criada pela classe média brasileira (nunca foi religião tribal coisa nenhuma), mas que se tornou popular demais para os gostos dos bem nascidos.


Bem, Acauan... SISTEMATICAMENTE perseguido talvez não. Sacomé: as mesma notícia todos os dias vira notícia velha...
Havia um periódico muito divulgado e lido no Brasil chamado O Cruzeiro. Não passava de um semanário alicerçado em sensacionalismo barato. Mais de uma vez fez reportagens desabonadoras a Chico, pois, refletindo o pensamento da elite culta, entendia que o Brasil só se tornaria um país grande e respeitado quando eliminasse daqui as tolices e superstições.
Em 1964 houve o caso da Josefa. Waldo Vieira disse que ele e o Chico foram "engrupidos", ou seja, não compactuaram com a fraude da Otília (e nem sei se houve mesmo fraude naquela ocasião, pois os repórteres nada provaram no momento da coisa). Feita a sessão, Waldo foi comunicado pela própria revista de que ele e Chico seriam os alvos dos ataques. A ser verdadeiro esse aviso, para mim fica claro que os repórteres DESDE O INÍCIO queriam eram atacar o Chico e o Waldo. Quanto venderia uma reportagem denegrindo uma simples "anarfa" e um bando de médicos "zé-manés"? Se Chico e Waldo nem estivessem lá, provalvelmente os repórteres até largassem tudo e fossem embora.

Mas cá nós espíritas não temos mágoas dos repórteres: livros espíritas venderam adoidado depois que aquelas reportagens foram lançadas.

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Q

Mensagem por Acauan »

Botanico escreveu:
Acauan escreveu: ...Desconheço em absoluto relatos de que Chico Xavier tenha sido sistematicamente perseguido, seus centros fechados ou que alguma organização tivesse seriamente se empenhado em detê-lo no início da carreira.


Bem, Acauan... SISTEMATICAMENTE perseguido talvez não. Sacomé: as mesma notícia todos os dias vira notícia velha...
Havia um periódico muito divulgado e lido no Brasil chamado O Cruzeiro. Não passava de um semanário alicerçado em sensacionalismo barato. Mais de uma vez fez reportagens desabonadoras a Chico, pois, refletindo o pensamento da elite culta, entendia que o Brasil só se tornaria um país grande e respeitado quando eliminasse daqui as tolices e superstições.
Em 1964 houve o caso da Josefa. Waldo Vieira disse que ele e o Chico foram "engrupidos", ou seja, não compactuaram com a fraude da Otília (e nem sei se houve mesmo fraude naquela ocasião, pois os repórteres nada provaram no momento da coisa). Feita a sessão, Waldo foi comunicado pela própria revista de que ele e Chico seriam os alvos dos ataques. A ser verdadeiro esse aviso, para mim fica claro que os repórteres DESDE O INÍCIO queriam eram atacar o Chico e o Waldo. Quanto venderia uma reportagem denegrindo uma simples "anarfa" e um bando de médicos "zé-manés"? Se Chico e Waldo nem estivessem lá, provalvelmente os repórteres até largassem tudo e fossem embora.

Mas cá nós espíritas não temos mágoas dos repórteres: livros espíritas venderam adoidado depois que aquelas reportagens foram lançadas.


Bem, Botanico, então concordamos que Chico Xavier não sofreu perseguição sistemática no início de sua carreira como líder espírita,
Uma determinada revista apresentar uma posição contrária a determinada organização, evento, doutrina ou mesmo religião não caracteriza perseguição. Se assim fosse, a Organização Universal de Edir Macedo poderia se dizer perseguida com razão.

Se o que há prá se lembrar de oposição a Chico Xavier são as civilizadas reportagens contrárias de O Cruzeiro, então podemos todos nos dar por felizes por neste caso - como quase sempre ocorre no Brasil - ter prevalecido a tolerância e os espíritas terem podido montar seus centros, realizar suas reuniões, difundir suas crenças, lançar suas publicações sem repressão do Estado e muito menos, oposição violenta da maioria católica dominante.

Pior, mesmo assim não muito, era a situação da Umbanda e ritos afros, tolerados oficialmente pelo Estado, mas perseguidos em algum grau de violência pela polícia em várias épocas, mesmo sendo sabido que, em todas as épocas, muitos policiais de todas as patentes buscavam a proteção dos orixás.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Flavio Checker
Mensagens: 225
Registrado em: 05 Mai 2007, 14:59

Re: CHICO FEZ FORTUNA COM ESPIRITISMO.

Mensagem por Flavio Checker »

.

salgueiro escreveu:Oplniões daquela época,

http://www.montfort.org.br/action.php?s ... tion=print

Evito ao máximo entrar no site da Montfort mas foi o único lugar que achei uma coletânea de opiniões da época.


Opiniões de pessoas altamente suspeitas por serem católicas ou terem fúria contra os espíritas. E pelo que já li de algumas dessas "imparciais" opiniões, algumas remontam à década de 20, como foi o caso de Juliano Moreira, ou seja, em plena época de dominação católica no Brasil que perdurou durante décadas após.

Se querem algo atualizado sobre espiritismo e loucura, por que o ilustríssimo sr. Orlando Fedido do Montfort não procura pesquisas mais recentes em Universidades respeitadas? Ora, ele não procura porque não é do interesse dele TER QUE ADMITIR que essa coletânea de IMBECIS não passa de PRECONCEITO GROSSEIRO contra a religião dos outros.

Apenas para esfregar na cara dele algo que realmente o incomodará e que certamente ele já tem conhecimento, mas finge que não sabe de nada, vai aí uma recente TESE DE DOUTORADO da USP ( 2005 ), que JOGA POR TERRA essa tentativa monfortiana estúpida de associar Espiritismo e loucura. O que segue é um resumo. O link da USP para o dowload da tese inteira está em seguida :

Objetivo : Definir o perfil sociodemográfico e a saúde mental em médiuns espíritas, bem como a fenomenologia e o histórico de suas experiências mediúnicas.

Métodos : 115 Médiuns em atividade foram selecionados aleatoriamente de centros espíritas de São Paulo. Numa primeira etapa foram aplicados os questionários: sociodemográfico e de atividade mediúnica...

Conclusões : Os Médiuns estudados evidenciaram alto nível socioeducacional, baixa prevalência de transtornos psiquiátricos menores e razoável adequação social. A Mediunidade provavelmente se constitui numa vivência diferente do transtorno de identidade dissociativa. A maioria teve o início de suas manifestações mediúnicas na infância, e estas, atualmente, se caracterizam por vivências de influência ou alucinatórias, que não necessariamente implicam num diagnóstico de esquizofrenia.


http://www.teses.usp.br/teses/disponive ... 005-160501

.
Editado pela última vez por Flavio Checker em 25 Abr 2010, 14:50, em um total de 1 vez.

Flavio Checker
Mensagens: 225
Registrado em: 05 Mai 2007, 14:59

Re: CHICO FEZ FORTUNA COM ESPIRITISMO.

Mensagem por Flavio Checker »

.

ADILSON SILVEIRA escreveu:Os Espiritas defendem o Chico dizendo que ele morreu pobre, e esta seria a maior prova de sua elevada moral, sendo que ele teria direitos autorais mas doava e não ficava com nenhum centavo.

Vou provar que isso é uma MENTIRA. :emoticon21:
Chico e seu filho adotivo Eurípedes são sócios da empresa Shulz e Reis. que é responsável pela distribuição dos seus livros, ou seja, se uma livraria quiser comprar livros tem que recorrer obrigatoriamente a essa empresa.


Putz! Eu cheguei a ler "donos". Mas não! Eles eram simples sócios.

Claro. Isso quer dizer que NECESSARIAMENTE para ser sócios de uma empresa editorial, Chico e seu filho adotivo TINHAM QUE SER BILHARDÁRIOS, claro, claro.



ADILSON SILVEIRA escreveu:Quando Chico morreu (2002), seu filho Euripedes herdou os imoveis e o dinheiro e prontamente comprou um automóvel MERCEDES e um TELEVISOR 64 polegadas.

Sim, O filho adotivo de Chico herdou. E você queria o que? Que Chico Xavier fizesse um testamento deixando o pouco que tinha para o padre quevedo? ( imóveis para desenvolver seus trabalhos mediunicos e de apoio aos mais carentes ).

Ah, o Eurípedes herdou imóveis e comprou carros ( 3 imóveis, uma merceds 99 e um corsa 2003. Grande coisa. ).

Hi, mas ainda tem a história de uma Televisão. E tem 64 polegadas. Incrível !! Chega a ser assustador. :emoticon23:

Meus Deus!! Que patrimônio incalculável !! :emoticon11:

Prendam esse Euripedes, pois ele abocanhou toda a fortuna do Chico !!!!!!! :emoticon21:

Vamos lá : Segundo o site que festeja o 3° Congresso Espirita ( http://www.100anoschicoxavier.com.br/pa ... rafia.html ), realizado em Brasília, os Livros de Chico chegam a 30 milhões de exemplares vendidos. Se imaginarmos que cada livro custa em média uns R$ 20,00, então a venda chegaria a R$ 600.000.000,00 ( Seiscentos milhões de reais ).

3 imóveis ( em Ubaraba ), uma merceds 99 e um corsa 2003 (putz!) talvez não alcancem R$ 400.000. Logo o que está em jogo não passa de 0,06% do patrimônio que Chico teria amealhado. Digo "teria" porque ele não juntou nada, pois doou tudo o que pôde e continuam doando por ele.

Com isso, quando alguém quer denegrir alguma coisa que incomoda, passa a olhar SÓ aquilo que interessa, desprezando tudo em volta. :emoticon28:

Realmente, 99,94% do patrimonio teorico de Chico ( R$ 599.640.000,00 - mais de quinhentos e noventa e nove milhões de reais - isso baseados em números de hoje ) doados para a caridade não representam nada. ( :emoticon26: ) O que vale mesmo são os 0,06% do mesmo patrimonio desviados para as contas do Eurípedes... :emoticon38:

.

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Q

Mensagem por Botanico »

Acauan escreveu:Bem, Botanico, então concordamos que Chico Xavier não sofreu perseguição sistemática no início de sua carreira como líder espírita,
Uma determinada revista apresentar uma posição contrária a determinada organização, evento, doutrina ou mesmo religião não caracteriza perseguição. Se assim fosse, a Organização Universal de Edir Macedo poderia se dizer perseguida com razão.

Se o que há prá se lembrar de oposição a Chico Xavier são as civilizadas reportagens contrárias de O Cruzeiro, então podemos todos nos dar por felizes por neste caso - como quase sempre ocorre no Brasil - ter prevalecido a tolerância e os espíritas terem podido montar seus centros, realizar suas reuniões, difundir suas crenças, lançar suas publicações sem repressão do Estado e muito menos, oposição violenta da maioria católica dominante.

Pior, mesmo assim não muito, era a situação da Umbanda e ritos afros, tolerados oficialmente pelo Estado, mas perseguidos em algum grau de violência pela polícia em várias épocas, mesmo sendo sabido que, em todas as épocas, muitos policiais de todas as patentes buscavam a proteção dos orixás.

Bem, Acauan... Acho que não estamos muito de acordo com o significado do termo "civilizadas reportagens". É um direito do meio de comunicação emitir seus juízos de valores com relação a certos temas. Tudo bem, o corpo editorial e os repórteres do Cruzeiro não tinham obrigação nenhuma de concordar com o Espiritismo, nem com nenhum espírita. Mas na medida que faz uma reportagem contrária, deve conceder ao atacado o direito de resposta. Tal coisa foi NEGADA ao Chico e ao grupo de médiuns no caso da Otília Diogo. E além disso, os tais médicos foram chamados de inconsequentes, canalhas, escroques, malandros, safados, vigaristas, etc e tal... Muito civilizadamente, é claro!

Pedro Reis
Mensagens: 407
Registrado em: 05 Mar 2009, 06:16
Gênero: Masculino

Re: CHICO FEZ FORTUNA COM ESPIRITISMO.

Mensagem por Pedro Reis »

salgueiro escreveu:
O que sempre me deixa intrigada é porque ele não tem nunca nem mesmo o benefício da dúvida na sua motivação interior.



Eu não dou o benefício da dúvida ao Chico.

Não posso dar, sou ateu. Ateu convicto, na exata medida em que um ser humano limitado pode ter convicção de alguma coisa. Ou, melhor dizendo, na exata medida em que esta convicção pode significar alguma coisa.

Tenho tanta certeza quanto é possível ter que Deus e a vida além da morte são fantasias criadas pelo Homem.

O que implica também em estar tão convicto quanto possível de que o Chico Xavier foi uma fraude. Seria simplesmente uma contradição se eu considerasse a existência dos espíritos mais improvável que a mediunidade de Chico Xavier.

Mas então, se não era médium, o que era? Um embusteiro, a única opção que resta.

Há um episódio, que você deve conhecer, em que o CX surpreendeu os passageiros de um avião em pane, gritando feito louco, histérico, apavorado, pensando que iria morrer. Mas como um homem que conversa com os fantasmas pode achar que vai morrer?

Repito a você o que já disse ao Botânico: os que querem acreditar em um Chico Xavier santo, com a vida norteada apenas pelo altruísmo e o sentimento de amor ao próximo, partem do injustificado princípio que o dinheiro é a única motivação de qualquer pessoa, para o bem ou para o mal. Mas esquecem que para alguns a vaidade vem antes da ganância, e o Chico, inteligente como de fato era, sabia que tinha que escolher entre uma e outra. Poderia ter feito fortuna sim, mas ao preço de muitos deixarem de vê-lo como um santo. Não é a escolha que alguém como o Edir Macedo faria, mas cada um é cada um.

Chico Xavier renunciou às coisas materiais pela mesma razão que renunciou ao sexo: por vaidade.

É a minha convicção.

Pedro Reis
Mensagens: 407
Registrado em: 05 Mar 2009, 06:16
Gênero: Masculino

Re: CHICO FEZ FORTUNA COM ESPIRITISMO.

Mensagem por Pedro Reis »

Flavio Checker escreveu:.

ADILSON SILVEIRA escreveu:Os Espiritas defendem o Chico dizendo que ele morreu pobre, e esta seria a maior prova de sua elevada moral, sendo que ele teria direitos autorais mas doava e não ficava com nenhum centavo.

Vou provar que isso é uma MENTIRA. :emoticon21:
Chico e seu filho adotivo Eurípedes são sócios da empresa Shulz e Reis. que é responsável pela distribuição dos seus livros, ou seja, se uma livraria quiser comprar livros tem que recorrer obrigatoriamente a essa empresa.


Putz! Eu cheguei a ler "donos". Mas não! Eles eram simples sócios.

Claro. Isso quer dizer que NECESSARIAMENTE para ser sócios de uma empresa editorial, Chico e seu filho adotivo TINHAM QUE SER BILHARDÁRIOS, claro, claro.



ADILSON SILVEIRA escreveu:Quando Chico morreu (2002), seu filho Euripedes herdou os imoveis e o dinheiro e prontamente comprou um automóvel MERCEDES e um TELEVISOR 64 polegadas.

Sim, O filho adotivo de Chico herdou. E você queria o que? Que Chico Xavier fizesse um testamento deixando o pouco que tinha para o padre quevedo? ( imóveis para desenvolver seus trabalhos mediunicos e de apoio aos mais carentes ).

Ah, o Eurípedes herdou imóveis e comprou carros ( 3 imóveis, uma merceds 99 e um corsa 2003. Grande coisa. ).

Hi, mas ainda tem a história de uma Televisão. E tem 64 polegadas. Incrível !! Chega a ser assustador. :emoticon23:

Meus Deus!! Que patrimônio incalculável !! :emoticon11:

Prendam esse Euripedes, pois ele abocanhou toda a fortuna do Chico !!!!!!! :emoticon21:

Vamos lá : Segundo o site que festeja o 3° Congresso Espirita ( http://www.100anoschicoxavier.com.br/pa ... rafia.html ), realizado em Brasília, os Livros de Chico chegam a 30 milhões de exemplares vendidos. Se imaginarmos que cada livro custa em média uns R$ 20,00, então a venda chegaria a R$ 600.000.000,00 ( Seiscentos milhões de reais ).

3 imóveis ( em Ubaraba ), uma merceds 99 e um corsa 2003 (putz!) talvez não alcancem R$ 400.000. Logo o que está em jogo não passa de 0,06% do patrimônio que Chico teria amealhado. Digo "teria" porque ele não juntou nada, pois doou tudo o que pôde e continuam doando por ele.

Com isso, quando alguém quer denegrir alguma coisa que incomoda, passa a olhar SÓ aquilo que interessa, desprezando tudo em volta. :emoticon28:

Realmente, 99,94% do patrimonio teorico de Chico ( R$ 599.640.000,00 - mais de quinhentos e noventa e nove milhões de reais - isso baseados em números de hoje ) doados para a caridade não representam nada. ( :emoticon26: ) O que vale mesmo são os 0,06% do mesmo patrimonio desviados para as contas do Eurípedes... :emoticon38:

.


Não é isso e já foi explicado aqui. Se Chico Xavier doou seus direitos autorais então obviamente não recebeu um centavo por eles, muito embora estas contas que você está fazendo estejam completamente equivocadas, porque você está calculando o suposto preço de venda do livro ( na livraria ) como o valor que o autor recebe pela propriedade intelectual da obra, e chegando assim a estas cifras bilionárias.

Porém isso não vem ao caso, porque o caso é que o CX poderia ter de fato ganho muito dinheiro com seus livros, no entanto nada ganhou, pois, como foi dito, preferiu doar seus direitos para obras de caridade. Ora, se nada ganhou Eurípedes nada herdou. Óbvio!

Como também é óbvio que se tivesse feito fortuna e Eurípedes herdado esta fortuna, o seu argumento até se justificaria. Dois automóveis importados e alguns eletrodomésticos de última geração representariam até um certo despreendimento dos bens materiais por alguém que teria herdado tanto dinheiro mas preferiu usa-lo, em sua maior parte, na ajuda aos mais necessitados.

Mas não é isso, a matéria acusa Eurípedes de usar a memória e a história do seu pai adotivo para fazer dinheiro, o acusa inclusive de se aproveitar da senilidade dos últimos anos de vida de Chico Xavier e até mesmo de espanca-lo.

Se algo disso tudo é verdade a perplexidade que fica é a de como alguém que teve durante toda a vida um suposto exemplo como o CX, e que teria durante toda a vida testemunhado as manifestações do mundo espiritual, na verdade se comporta como se não acreditasse em nada disso.

Pedro Reis
Mensagens: 407
Registrado em: 05 Mar 2009, 06:16
Gênero: Masculino

Re: Q

Mensagem por Pedro Reis »

Botanico escreveu:Bem, Acauan... Acho que não estamos muito de acordo com o significado do termo "civilizadas reportagens". É um direito do meio de comunicação emitir seus juízos de valores com relação a certos temas. Tudo bem, o corpo editorial e os repórteres do Cruzeiro não tinham obrigação nenhuma de concordar com o Espiritismo, nem com nenhum espírita. Mas na medida que faz uma reportagem contrária, deve conceder ao atacado o direito de resposta. Tal coisa foi NEGADA ao Chico e ao grupo de médiuns no caso da Otília Diogo. E além disso, os tais médicos foram chamados de inconsequentes, canalhas, escroques, malandros, safados, vigaristas, etc e tal... Muito civilizadamente, é claro!


Botânico,

Você não percebe que o que você chama de "campanha de difamação" que teria sido movida por esta revista e os realmente difamatórios muitos ataques que o Chico Xavier sofreu por parte da Igreja Católica, dão a exata medida do seu prestígio e do quanto a sua figura incomodava à uma religião que era quase absoluta no Brasil daquela época? Para a vaidade desse homem esse tipo de veneração não haveria dinheiro que comprasse.

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Q

Mensagem por Acauan »

Botanico escreveu:Bem, Acauan... Acho que não estamos muito de acordo com o significado do termo "civilizadas reportagens".


Note que O Cruzeiro manteve sua oposição ao campo das idéias, não incitou os aldeões a acenderem tochas e correrem com seus forcados para os centros espíritas, forçando Chico Xavier a fugir colina acima em noite de tempestade.

Botanico escreveu:É um direito do meio de comunicação emitir seus juízos de valores com relação a certos temas. Tudo bem, o corpo editorial e os repórteres do Cruzeiro não tinham obrigação nenhuma de concordar com o Espiritismo, nem com nenhum espírita. Mas na medida que faz uma reportagem contrária, deve conceder ao atacado o direito de resposta. Tal coisa foi NEGADA ao Chico e ao grupo de médiuns no caso da Otília Diogo.


Um veículo de imprensa não conceder direito de resposta é no mínimo anti-ético, mas não chega a ser incivilizado, dado que - como dito - não houve incitação à violência ou discriminação agressiva aos espíritas, apenas opiniões discordantes, as quais os espíritas podiam refutar nos veículos de comunicação que lhes eram simpáticos ou mesmo próprios, os quais eram muitos.

E sinceramente, quando morreu Zé Arigó a Rede Globo de TV fez uma retrospectiva hagiográfica do falecido, isto há quarenta anos. Não dá prá concordar que os espíritas sofriam perseguição sistemática da mídia.


Botanico escreveu:E além disso, os tais médicos foram chamados de inconsequentes, canalhas, escroques, malandros, safados, vigaristas, etc e tal... Muito civilizadamente, é claro!


No RéV também muita gente diz isto e somos a mais fina flor da civilização. Opiniões em contrário tem direito de resposta.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Flavio Checker
Mensagens: 225
Registrado em: 05 Mai 2007, 14:59

Re: CHICO FEZ FORTUNA COM ESPIRITISMO.

Mensagem por Flavio Checker »

Pedro Reis escreveu:
Flavio Checker escreveu:.
.


ADILSON SILVEIRA escreveu:Os Espiritas defendem o Chico dizendo que ele morreu pobre, e esta seria a maior prova de sua elevada moral, sendo que ele teria direitos autorais mas doava e não ficava com nenhum centavo.

Vou provar que isso é uma MENTIRA. :emoticon21:
Chico e seu filho adotivo Eurípedes são sócios da empresa Shulz e Reis. que é responsável pela distribuição dos seus livros, ou seja, se uma livraria quiser comprar livros tem que recorrer obrigatoriamente a essa empresa.


Putz! Eu cheguei a ler "donos". Mas não! Eles eram simples sócios.

Claro. Isso quer dizer que NECESSARIAMENTE para ser sócios de uma empresa editorial, Chico e seu filho adotivo TINHAM QUE SER BILHARDÁRIOS, claro, claro.



ADILSON SILVEIRA escreveu:Quando Chico morreu (2002), seu filho Euripedes herdou os imoveis e o dinheiro e prontamente comprou um automóvel MERCEDES e um TELEVISOR 64 polegadas.

Sim, O filho adotivo de Chico herdou. E você queria o que? Que Chico Xavier fizesse um testamento deixando o pouco que tinha para o padre quevedo? ( imóveis para desenvolver seus trabalhos mediunicos e de apoio aos mais carentes ).

Ah, o Eurípedes herdou imóveis e comprou carros ( 3 imóveis, uma merceds 99 e um corsa 2003. Grande coisa. ).

Hi, mas ainda tem a história de uma Televisão. E tem 64 polegadas. Incrível !! Chega a ser assustador. :emoticon23:

Meus Deus!! Que patrimônio incalculável !! :emoticon11:

Prendam esse Euripedes, pois ele abocanhou toda a fortuna do Chico !!!!!!! :emoticon21:

Vamos lá : Segundo o site que festeja o 3° Congresso Espirita ( http://www.100anoschicoxavier.com.br/pa ... rafia.html ), realizado em Brasília, os Livros de Chico chegam a 30 milhões de exemplares vendidos. Se imaginarmos que cada livro custa em média uns R$ 20,00, então a venda chegaria a R$ 600.000.000,00 ( Seiscentos milhões de reais ).

3 imóveis ( em Ubaraba ), uma merceds 99 e um corsa 2003 (putz!) talvez não alcancem R$ 400.000. Logo o que está em jogo não passa de 0,06% do patrimônio que Chico teria amealhado. Digo "teria" porque ele não juntou nada, pois doou tudo o que pôde e continuam doando por ele.

Com isso, quando alguém quer denegrir alguma coisa que incomoda, passa a olhar SÓ aquilo que interessa, desprezando tudo em volta. :emoticon28:

Realmente, 99,94% do patrimonio teorico de Chico ( R$ 599.640.000,00 - mais de quinhentos e noventa e nove milhões de reais - isso baseados em números de hoje ) doados para a caridade não representam nada. ( :emoticon26: ) O que vale mesmo são os 0,06% do mesmo patrimonio desviados para as contas do Eurípedes... :emoticon38:

.


Não é isso e já foi explicado aqui. Se Chico Xavier doou seus direitos autorais então obviamente não recebeu um centavo por eles, muito embora estas contas que você está fazendo estejam completamente equivocadas, porque você está calculando o suposto preço de venda do livro ( na livraria ) como o valor que o autor recebe pela propriedade intelectual da obra, e chegando assim a estas cifras bilionárias.

Não, não há equívoco. Chico e seu filho eram sócios de uma empresa editorial, logo o que Chico teria direito era bem diferente do que um autor independente teria ao lançar seu livro sob o patrocínio integral de uma Editora. Evidentemente nem todo o valor ia para ele, mas os cálculos não diferem muito do que foi exposto.




Pedro Reis escreveu:Se algo disso tudo é verdade a perplexidade que fica é a de como alguém que teve durante toda a vida um suposto exemplo como o CX, e que teria durante toda a vida testemunhado as manifestações do mundo espiritual, na verdade se comporta como se não acreditasse em nada disso.

Não sei se deu para perceber mas eu cotei a mensagem inicial, a qual tem o título absurdo : “Chico fez fortuna com o Espiritismo”. E que ele ia provar que Chico e Euripedes não doavam nada. Tá aí uma mentira descarada. Só o título dá a entender que ele fez fortuna para si, o que induz ao erro para quem lê. O autor do tópico, na ânsia de desmoralizar Chico já partiu de um título equivocado e tendencioso. É isso que eu me refiro, se é que eu não me fiz entender direito.


.
Editado pela última vez por Flavio Checker em 28 Abr 2010, 23:57, em um total de 2 vezes.

Avatar do usuário
Alcioneijr
Mensagens: 230
Registrado em: 02 Jan 2009, 12:06
Gênero: Masculino
Localização: Santa Catarina

Re: CHICO FEZ FORTUNA COM ESPIRITISMO.

Mensagem por Alcioneijr »

Pedro Reis escreveu:
salgueiro escreveu:
O que sempre me deixa intrigada é porque ele não tem nunca nem mesmo o benefício da dúvida na sua motivação interior.



Eu não dou o benefício da dúvida ao Chico.

Não posso dar, sou ateu. Ateu convicto, na exata medida em que um ser humano limitado pode ter convicção de alguma coisa. Ou, melhor dizendo, na exata medida em que esta convicção pode significar alguma coisa.

Tenho tanta certeza quanto é possível ter que Deus e a vida além da morte são fantasias criadas pelo Homem.

O que implica também em estar tão convicto quanto possível de que o Chico Xavier foi uma fraude. Seria simplesmente uma contradição se eu considerasse a existência dos espíritos mais improvável que a mediunidade de Chico Xavier.

Mas então, se não era médium, o que era? Um embusteiro, a única opção que resta.

Há um episódio, que você deve conhecer, em que o CX surpreendeu os passageiros de um avião em pane, gritando feito louco, histérico, apavorado, pensando que iria morrer. Mas como um homem que conversa com os fantasmas pode achar que vai morrer?

Repito a você o que já disse ao Botânico: os que querem acreditar em um Chico Xavier santo, com a vida norteada apenas pelo altruísmo e o sentimento de amor ao próximo, partem do injustificado princípio que o dinheiro é a única motivação de qualquer pessoa, para o bem ou para o mal. Mas esquecem que para alguns a vaidade vem antes da ganância, e o Chico, inteligente como de fato era, sabia que tinha que escolher entre uma e outra. Poderia ter feito fortuna sim, mas ao preço de muitos deixarem de vê-lo como um santo. Não é a escolha que alguém como o Edir Macedo faria, mas cada um é cada um.

Chico Xavier renunciou às coisas materiais pela mesma razão que renunciou ao sexo: por vaidade.

É a minha convicção.


Pedro,

Esse episódio do avião o Chico já explicou 30 anos atraz. Veja você mesmo a explicação da boca dele.
http://www.youtube.com/watch?v=qGReFt-AODk

E quem disse a você que espírita não deve ter medo de morrer?
Morrer é tão facil não é? Abondone seu carro em um rio dando a entender que você estava dentro do carro, e todos pensem que você morreu, vá para um outro país, nunca mais fale com nenhum familiar, ou seja recomece sua vida e apague seu passado. Quero ver se tens coragem? Pra que temer? Abandonar a tudo e todos é tão simples não é?
Ateísmo como pura vaidade é mais um dogma de certeza que não existe.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: CHICO FEZ FORTUNA COM ESPIRITISMO.

Mensagem por Johnny »

O único lugar em que não se tem medo de morrer, é no camo de batalha, no auge e com o "sangue quente".
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Trancado