Página 1 de 1

Coreia do Norte proíbe mulheres de dirigir

Enviado: 25 Abr 2010, 22:41
por DIG
Coreia do Norte alega "barbeiragem" e proíbe mulheres de dirigir
.
As mulheres trabalham pesado na sociedade norte-coreana, mas não têm os mesmos direitos que os homens. Elas não dirigem carros nem bicicleta na capital norte-coreana. Também não podem fumar no país. A alegação oficial para a proibição das mulheres no trânsito é que elas já provocaram muitos acidentes em Pyongyang
.
A proibição foi determinada há cerca de dez anos pelo "querido líder" Kim Jong-Il, filho e sucessor do "pai da nação'', o "presidente eterno" Kim Il-Sung, morto em 1994.
.
Ao mesmo tempo são elas que tentam organizar o trânsito local, que tem ruas pouco movimentadas --a Coreia do Norte tem uma das menores frotas de carro do mundo.
.
Mulheres-semáforos
.
As ruas da capital norte-coreana não têm sinais de trânsito, provavelmente por causa da carência de energia elétrica no país. Com movimentos ininterruptos, mulheres uniformizadas sinalizam para onde os carros devem seguir. Em quase todos os cruzamentos de Pyongyang, há mulheres-semáforos. Elas chamam a atenção pela beleza, pelas roupas bem cortadas e pela frenética coreografia, repetida mecanicamente mesmo quando as ruas estão vazias.
.
As guardas levantam e abaixam os braços, rodopiam e giram a cabeça sem parar, numa coreografia mecânica. De noite, elas são substituídas por homens, que mantêm o balé de braços e pernas com um bastão luminoso para serem visto em meio à escuridão da cidade.
A Folha não conseguiu entrevistar nenhuma das mulheres-semáforos nos sete dias em que permaneceu na capital norte-coreana. Elas só deixam os seus postos em dias de fortes chuvas ou de calor intenso. Nessas épocas, os poucos semáforos são ligados na capital norte-coreana.
.
Quatro rodas

O .país começa agora a produzir os seus primeiros carros. Quase todos os que circulam são importados e estão nas mãos de estrangeiros ou da elite política da capital. Com a carência enorme de carros, qualquer coisa que tenha motor e ande em cima de quatro rodas está liberada para circular pelas ruas e estrada do país. Carros com a direção na direita andam livremente. A bicicleta é o principal meio de transporte do país. Já no interior, as mulheres podem subir nas bicicletas.
.
Os ônibus também não são conduzidos pelas mulheres. Quase todos herdados da antiga Alemanha Oriental, os ônibus só andam superlotados pela capital. As filas são imensas durante todo o dia.
.
Como encontrar carro é raro numa estrada, eles são capazes de começar a buzinar quando avistam o outro, mesmo que ele esteja distante mais de 500 metros. Os motoristas também sempre buzinam ao ver uma pessoa andando pelo acostamento, o que é comum no país que praticamente se locomove com os pés.
.
Fonte: Folha de São Paulo

Re: Coreia do Norte proíbe mulheres de dirigir

Enviado: 25 Abr 2010, 22:45
por Apo
Outro tópico sobre o inferno vermelho na Terra, só hoje.
Como eu já disse no outro tópico, tem gente que adoraria viver em lugar tão cheio de direitos humanos e igualdade para todos.

Re: Coreia do Norte proíbe mulheres de dirigir

Enviado: 25 Abr 2010, 22:48
por Lúcifer
Bom, tem uma boa razão pra não se colocar mulheres dirigindo.
Se algum cara bate no carro da frente, pode ter certeza que, no carro da frente, tem uma mulher dirigindo. :emoticon12: :emoticon12:

Re: Coreia do Norte proíbe mulheres de dirigir

Enviado: 25 Abr 2010, 22:56
por marta
Apo escreveu:Outro tópico sobre o inferno vermelho na Terra, só hoje.
Como eu já disse no outro tópico, tem gente que adoraria viver em lugar tão cheio de direitos humanos e igualdade para todos.


Não são muitos. Só os comunistas comodistas :emoticon12:

Re: Coreia do Norte proíbe mulheres de dirigir

Enviado: 25 Abr 2010, 23:22
por marta
deve ser por causa disso...


Re: Coreia do Norte proíbe mulheres de dirigir

Enviado: 26 Abr 2010, 06:51
por Johnny
Mulher no volante, perigo constante.

Re: Coreia do Norte proíbe mulheres de dirigir

Enviado: 26 Abr 2010, 13:20
por Tranca
Fogão tem roda?

Não.

Tanque tem roda?

Não.

Máquina de costura tem roda?

Não.

E por quê?

Por motivo de segurança, é claro.

Taí uma iniciativa do baixinho de cabelo arrepiado que eu gostaria que o Governo Lula adotasse...















:emoticon12: