JESUS...UM ESPIRITA?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

JESUS...UM ESPIRITA?

Mensagem por Lúcifer »

O CHAMADO APÓCRIFO DE JOAO APRESENTA-SE COMO UM TEXTO GNÓSTICO DECONHECIMENTOS SECRETOS QUE JOAO RECEBEU DE CRISTO QUANDO ELE REAPARECEU APOS SUA ASCENÇÃO

João é considerado um dos mais importantes apostolos de Jesus e se firmou como um importante lider do Cristianismo. Joao foi chamado de Boanerges por Jesus Cristo, significando "filho do trovão" (mc3,17). Filho de Zebedeu e Salomé, era irmão de Tiago Maior.

Depois da morte de Jesus, ele cuidou de Maria a pedido do Mestre, e embora tenha saído para pregação, retornou para presenciar sua morte. Diferente dos outros apostolos, Joao morreu sem ser martirizado. Ele envelheceu em Éfeso, numa pequena casinha junto a amigos. Quando estava com 97 anos, recebeu a visita de Jesus que o avisou que, em cinco dias, estariam juntos. Joao pediu que seu tumulo fosse cavado e, antes de ser enterrado, declarou seu amor, devoção e dedicação a Jesus. Quando ordenou que o cobrissem com terra, entregou o espirito. De seu sepulcro nasceu uma arvore de maná.

A apocrifo de Joao faz parte da Biblioteca de Nag Hammadi e é considerado uma importante obra gnostica, pois descreve a criação, a gueda e a salvação da humanidade. Na obra, a divindade mais elevada é definida em um conceito abstrato grego da perfeição de onde emana uma serie de seres iluminados, como Jesus e Sophia.

Segundo o apócrifo, a queda ocorre quando Sophia cria um ser sem a aprovação do grande Espírito, Yaldabaoth, o monstruoso criador-deus. Ele então cria os anjos para governar o mundo e auxiliar na criação do homem. O homem é criado pela imagem perfeita do Pai e ganha vida quando Yaldabaoth sopra o poder de luz sobre ele.

A partir daí, já o inicio de uma luta constante entre os poderes da luz e da escuridão. Segundo o apocrifo, os poderes do mal colocam o homem num corpo fisico, mantendo-o assim aprissionado. Esses mesmos poderes criam a mulher e o desejo sexual, para dificultar a fuga.

Cristo entao é enviado para fazer com que as pessoas se recordem de sua origem celestial e, dessa forma, salvar a humanidade. Segundo a obra, somente aqueles que conseguem viver de forma ascetica e que possuel o conhecimento poderao retornar ao reino de luz. Os outros deverão reencarnar até que conquistem o conhecimento.

A apocrifo de Joao fornece respostas para as duas grandes duvidas: Qual é a origem do mal? Como podemos escapar de um mundo malevolopara a nossa casa celestial?

O testo de Joao tem inicio narrando que, quando subiu ao templo, um fariseu chamado Arimanes se aproximou dele e perguntou: "Onde está seu mestre a quem voce seguia?". E ele respondeu: "Ele retornou para o lugar de onde veio". O fariseu disse a ele: "Este Nazareno os enganou com ilusão, ele encheu suas orelhas com mentiras, fechou seus corações e desviou voces das tradições dos seus pais."

Quando Joao ouviu as palavras do fariseu, abandonou o templo e foi para um lugar deserto, com o coração repleto de duvidas. Os céus se abriram e Joao teve uma visão repleta de luz que se apresentava ora como uma criança, ora como um velho, e outras vezes como um jovem. E foi dessa visão de tres formas que ele conseguiu respostas para suas duvidas.

Fonte: Revista Arquivos Secretos Especial - HISTÓRIA OCULTA, nº 04 - Maio / 2010
Imagem

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: JESUS...UM ESPIRITA?

Mensagem por salgueiro »

Por que não? :emoticon4:
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: JESUS...UM ESPIRITA?

Mensagem por Lúcifer »

salgueiro escreveu:Por que não? :emoticon4:


Aí vem uma pergunta interessante...
Será que Kardec não teve acesso a esse evangelho, ou parte dele, para construir a sua doutrina??
Imagem

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: JESUS...UM ESPIRITA?

Mensagem por salgueiro »

Lúcifer escreveu:
salgueiro escreveu:Por que não? :emoticon4:


Aí vem uma pergunta interessante...
Será que Kardec não teve acesso a esse evangelho, ou parte dele, para construir a sua doutrina??


Essa hipótese só existiria se vc achar que foi Kardec e não os espíritos que a ditaram. Prá mim, ela não tem peso porque o espírito é fato e se comunicam.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Gigaview
Mensagens: 35
Registrado em: 27 Jan 2009, 00:33
Gênero: Masculino

Re: JESUS...UM ESPIRITA?

Mensagem por Gigaview »

Como pode alguém que não temos certeza que existiu estar associado a alguma coisa que alguns desejam que exista?

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: JESUS...UM ESPIRITA?

Mensagem por Johnny »

Gigaview escreveu:Como pode alguém que não temos certeza que existiu estar associado a alguma coisa que alguns desejam que exista?

Não tem gente que acredita que um mesmo politico que não fez nada no passado possa fazer no futuro? :emoticon12:

Mas voltando ao assunto e tentando responder ao Lucifer e à você:

Lúcifer:
Na teoria os espiritos sabem mais (ou deveriam saber) sobre tudo o que aconteceu na época do cristo. Sendo assim, deveriam possuir toda a verdade. A questão que fica é: Caso fosse dito isso na época do nascimento do espiritismo, isso teria qual impacto? DIga para um espírita que pouco estuda sobre os evangelhos apócrifos e tente obter uma resposta.

Gilga:
No espiritismo você não pode achar que existiu, mas tem o direito de filtrar as informações que lhe são passadas e usar o bom senso da codificação para discenir o certo do errado, o "real" do fantasioso.

Para que determinados acontecimentos tenham um tom de veracidade, teriam que sê-lo em várias partes do mundo como o foi quando surgiram os primeiros relatos de fenômenos espirituais e citações dos espíritos codificados por Kardec.


O Botânico, a Deise e a Sal que me corrijam se eu estiver enganado.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: JESUS...UM ESPIRITA?

Mensagem por Fernando Silva »

Por que é "secreto" se todo mundo tem acesso?
Qual a diferença entre inspiração divina ou espiritual e viagem na maionese?

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: JESUS...UM ESPIRITA?

Mensagem por Botanico »

Três coisas:
1) Relatos discrepantes e escritos de autorias duvidosas não faltam em tempo algum desde quando o homem aprendeu a escrever. Até os reis são mentirosos. Ramsés proclamou uma vitória que nunca obteve numa batalha.

2) Os escritos bíblicos do Novo Testamento provavelmente nunca tenham sido feitos por quem lhes é atribuída a autoria. O caso de João é bem evidente. O Evangelho de João é erudito, dando pistas de ter sido escrito por uma pessoa culta. Já o Apocalipse, também atribuído a João, é mais grosseiro, dando pistas de que foi escrito por outra pessoa, menos culta, que o passou adiante.

3) O Espiritismo é produto do ensinamento dos espíritos e, portanto, buscar nos textos bíblicos passagens que dão a entender que "naqueles tempos já se falava disso", não passa de forçar a barra. Certo, há vários textos que podem ajudar aos espíritas e confundir os cristãos, mas o que fazemos com os textos que nos são contrários? A Bíblia é contraditória e incoerente, tanto que uma das frases mais felizes que já vi sobre ela é: "A Bíblia é como uma velha rabeca que toca qualquer toada". É perda de tempo um espírita querer usá-la em apoio ao Espiritismo.

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: JESUS...UM ESPIRITA?

Mensagem por salgueiro »

Gigaview escreveu:Como pode alguém que não temos certeza que existiu estar associado a alguma coisa que alguns desejam que exista?


Aqui no fórum tem explicações dadas pelo Acauan sobre a existência de Jesus, o porque historiadores acham que existiu.

Fica fácil se imputar a idéia de "desejo" como motivação para alguém quando na verdade existe uma montanha de evidências espalhadas pelo mundo sobre o assunto desde os primórdios da existência humana. Caso eu quisesse também poderia usar o mesmo argumento em direção contrária e dizer que se morre de medo de não morrer por isso o assunto ainda é tratado como tabu.

Pessoalmente não procuro usar a Bíblia como prova de nada (apesar dela possuir poucas passagens que dão peso a reencarnação) e os apócrifos vão na mesma linha.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: JESUS...UM ESPIRITA?

Mensagem por Johnny »

Botanico escreveu:É perda de tempo um espírita querer usá-la em apoio ao Espiritismo.

Mas aqui Botânico, como você explica a própria doutrina buscar justificar os ensinamentos morais de Jesus, ora dando como verossímel sua fala, ora discordando ser de sua autoria?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: JESUS...UM ESPIRITA?

Mensagem por Fernando Silva »

salgueiro escreveu:
Gigaview escreveu:Como pode alguém que não temos certeza que existiu estar associado a alguma coisa que alguns desejam que exista?


Aqui no fórum tem explicações dadas pelo Acauan sobre a existência de Jesus, o porque historiadores acham que existiu.

O Jesus que os historiadores acham que existiu não tem nada a ver com o Jesus das religiões.
Até prova em contrário, o Jesus das religiões não existiu.

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: JESUS...UM ESPIRITA?

Mensagem por salgueiro »

“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: JESUS...UM ESPIRITA?

Mensagem por salgueiro »

Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:
Gigaview escreveu:Como pode alguém que não temos certeza que existiu estar associado a alguma coisa que alguns desejam que exista?


Aqui no fórum tem explicações dadas pelo Acauan sobre a existência de Jesus, o porque historiadores acham que existiu.

O Jesus que os historiadores acham que existiu não tem nada a ver com o Jesus das religiões.
Até prova em contrário, o Jesus das religiões não existiu.


Eu estava me referindo ao Jesus histórico ( ao homem não a figura do Messias )
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: JESUS...UM ESPIRITA?

Mensagem por Fernando Silva »

salgueiro escreveu:
Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:
Gigaview escreveu:Como pode alguém que não temos certeza que existiu estar associado a alguma coisa que alguns desejam que exista?


Aqui no fórum tem explicações dadas pelo Acauan sobre a existência de Jesus, o porque historiadores acham que existiu.

O Jesus que os historiadores acham que existiu não tem nada a ver com o Jesus das religiões.
Até prova em contrário, o Jesus das religiões não existiu.


Eu estava me referindo ao Jesus histórico ( ao homem não a figura do Messias )

Que nós não sabemos o que disse. O quanto veio de Paulo? O quanto veio da filosofia grega ou de adaptações do AT e de outras religiões?
Será que os espíritas da vertente cristã têm algum fundamento para achar que Jesus foi um espírito evoluído?

A nascente do Amazonas é apenas um corregozinho à toa. Podemos dizer que toda aquela água que chega ao mar vem dela?

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: JESUS...UM ESPIRITA?

Mensagem por salgueiro »

Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:
Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:
Gigaview escreveu:Como pode alguém que não temos certeza que existiu estar associado a alguma coisa que alguns desejam que exista?


Aqui no fórum tem explicações dadas pelo Acauan sobre a existência de Jesus, o porque historiadores acham que existiu.

O Jesus que os historiadores acham que existiu não tem nada a ver com o Jesus das religiões.
Até prova em contrário, o Jesus das religiões não existiu.


Eu estava me referindo ao Jesus histórico ( ao homem não a figura do Messias )

Que nós não sabemos o que disse. O quanto veio de Paulo? O quanto veio da filosofia grega ou de adaptações do AT e de outras religiões?
Será que os espíritas da vertente cristã têm algum fundamento para achar que Jesus foi um espírito evoluído?


Só perguntando prá eles.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: JESUS...UM ESPIRITA?

Mensagem por salgueiro »

Eu nunca me preocupei se os ensinamentos possuem griffe ou pedigree, ou tem valor por si ou não.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
pastorgentil
Mensagens: 1012
Registrado em: 11 Abr 2010, 18:58
Gênero: Masculino
Contato:

Re: JESUS...UM ESPIRITA?

Mensagem por pastorgentil »

salgueiro escreveu:Eu nunca me preocupei se os ensinamentos possuem griffe ou pedigree, ou tem valor por si ou não.


Então minha amiga. Você Não acha que tá na hora de se preocupar e se questionar do valor, da griffe e pedigree? É só uma pergunta tá querida. :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:
Eu tô meio S R D até então. :emoticon13:

Beijos. :emoticon45:
Editado pela última vez por pastorgentil em 20 Mai 2010, 16:42, em um total de 1 vez.
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)

Avatar do usuário
pastorgentil
Mensagens: 1012
Registrado em: 11 Abr 2010, 18:58
Gênero: Masculino
Contato:

Re: JESUS...UM ESPIRITA?

Mensagem por pastorgentil »

Lúcifer escreveu: Os céus se abriram e Joao teve uma visão repleta de luz que se apresentava ora como uma criança, ora como um velho, e outras vezes como um jovem.


Esse João Apocrifo eu acho que ele fumava.
Sunta só
Um dia na minha juventude fumei UM e ví nuvens como um grande homem, que descia e subia, andava pra esquerda e pra direita ao mesmo tempo.

Foi aí que eu parei de Fuma :emoticon12:
Nunca mais juro :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: JESUS...UM ESPIRITA?

Mensagem por salgueiro »

pastorgentil escreveu:
salgueiro escreveu:Eu nunca me preocupei se os ensinamentos possuem griffe ou pedigree, ou tem valor por si ou não.


Então minha amiga. Você Não acha que tá na hora de se preocupar e se questionar do valor, da griffe e pedigree? É só uma pergunta tá querida. :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:
Eu tô meio S R D até então. :emoticon13:

Beijos. :emoticon45:


S R D, o que significa ? Sem rumo e direção?
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: JESUS...UM ESPIRITA?

Mensagem por Botanico »

Johnny escreveu:
Botanico escreveu:É perda de tempo um espírita querer usá-la em apoio ao Espiritismo.

Mas aqui Botânico, como você explica a própria doutrina buscar justificar os ensinamentos morais de Jesus, ora dando como verossímel sua fala, ora discordando ser de sua autoria?


O que acontece, Johnny, é que já pegamos um bonde andando. Os ensinamentos do tal Cristo estão há 1970 e poucos anos. A parte moral deles é válida, tanto que Kardec a usou para compor o Evangelho Segundo o Espiritismo. É como ele disse: essa parte não suscita dúvidas. Já o resto...

Quanto à autoria, veja bem que Jesus NADA nos deixou escrito de seu próprio punho. O que temos são relatos que não passam de vislumbres do que ocorreu, pois talvez nem os próprios apóstolos diretos tenham escrito qualquer coisa. Daí surgiram textos diversos, alguns dos quais foram aceitos como válidos, outros foram descartados, mas do que chegou a nós são cópias de cópias e traduções de traduções. Uma simples leitura já nos faz perceber um desesperado jogo de vincular Jesus ao Messias predito, citando textos que nem dizem respeito ao ocorrido.

Veja só um exemplo. É dito no episódio da crucificação que foram quebradas as pernas dos dois ladrões para que morressem logo e assim "não se profanasse o sábado". Mas quanto a Jesus, viram que já estava morto e por isso não quebraram suas pernas e assim cumpriu-se a profecia que dizia que nenhum de seus ossos seria quebrado. Tudo isso é balela. Se houvesse algum problema com o sábado (no dia de sábado nenhum judeu morria?), os romanos adiariam a punição para que fosse cumprida na forma romana: a vida do crucificado dependeria apenas de sua resistência física. E NÃO EXISTE essa profecia de que "nenhum de seus ossos seria quebrado". O que existe é um salmo onde diz que "Deus protege os seus eleitos e nenhum de seus ossos será quebrado". Nada portanto que se refira a Jesus. Além disso, não ajudou muito: nenhum osso foi quebrado, mas mesmo assim...

Avatar do usuário
pastorgentil
Mensagens: 1012
Registrado em: 11 Abr 2010, 18:58
Gênero: Masculino
Contato:

Re: JESUS...UM ESPIRITA?

Mensagem por pastorgentil »

salgueiro escreveu:
pastorgentil escreveu:
salgueiro escreveu:Eu nunca me preocupei se os ensinamentos possuem griffe ou pedigree, ou tem valor por si ou não.


Então minha amiga. Você Não acha que tá na hora de se preocupar e se questionar do valor, da griffe e pedigree? É só uma pergunta tá querida. :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:
Eu tô meio S R D até então. :emoticon13:

Beijos. :emoticon45:


S R D, o que significa ? Sem rumo e direção?

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
não. é a raça do meu cachorro o Bob
Sem Raça Definida.

O evangelho virou uma salada e eu estou retratando aqui só a realidade. O Evangelho não tem Raça Definida.Se perdeu em um emaranhado de idéias e confusões.
Mas não toco mais no assunto :emoticon4:
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: JESUS...UM ESPIRITA?

Mensagem por salgueiro »

pastorgentil escreveu:
salgueiro escreveu:
pastorgentil escreveu:
salgueiro escreveu:Eu nunca me preocupei se os ensinamentos possuem griffe ou pedigree, ou tem valor por si ou não.


Então minha amiga. Você Não acha que tá na hora de se preocupar e se questionar do valor, da griffe e pedigree? É só uma pergunta tá querida. :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:
Eu tô meio S R D até então. :emoticon13:

Beijos. :emoticon45:


S R D, o que significa ? Sem rumo e direção?

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
não. é a raça do meu cachorro o Bob
Sem Raça Definida.

O evangelho virou uma salada e eu estou retratando aqui só a realidade. O Evangelho não tem Raça Definida.Se perdeu em um emaranhado de idéias e confusões.
Mas não toco mais no assunto :emoticon4:


Isso está de acordo com a variedade humana não tem nada demais.

Se vc crê em justiça divina, livro religioso nenhum contém toda a verdade ela vai estar fragmentada por todo o planeta.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: JESUS...UM ESPIRITA?

Mensagem por Johnny »

Botanico escreveu:
Johnny escreveu:
Botanico escreveu:É perda de tempo um espírita querer usá-la em apoio ao Espiritismo.

Mas aqui Botânico, como você explica a própria doutrina buscar justificar os ensinamentos morais de Jesus, ora dando como verossímel sua fala, ora discordando ser de sua autoria?


O que acontece, Johnny, é que já pegamos um bonde andando. Os ensinamentos do tal Cristo estão há 1970 e poucos anos. A parte moral deles é válida, tanto que Kardec a usou para compor o Evangelho Segundo o Espiritismo. É como ele disse: essa parte não suscita dúvidas. Já o resto...

Quanto à autoria, veja bem que Jesus NADA nos deixou escrito de seu próprio punho. O que temos são relatos que não passam de vislumbres do que ocorreu, pois talvez nem os próprios apóstolos diretos tenham escrito qualquer coisa. Daí surgiram textos diversos, alguns dos quais foram aceitos como válidos, outros foram descartados, mas do que chegou a nós são cópias de cópias e traduções de traduções. Uma simples leitura já nos faz perceber um desesperado jogo de vincular Jesus ao Messias predito, citando textos que nem dizem respeito ao ocorrido.

Veja só um exemplo. É dito no episódio da crucificação que foram quebradas as pernas dos dois ladrões para que morressem logo e assim "não se profanasse o sábado". Mas quanto a Jesus, viram que já estava morto e por isso não quebraram suas pernas e assim cumpriu-se a profecia que dizia que nenhum de seus ossos seria quebrado. Tudo isso é balela. Se houvesse algum problema com o sábado (no dia de sábado nenhum judeu morria?), os romanos adiariam a punição para que fosse cumprida na forma romana: a vida do crucificado dependeria apenas de sua resistência física. E NÃO EXISTE essa profecia de que "nenhum de seus ossos seria quebrado". O que existe é um salmo onde diz que "Deus protege os seus eleitos e nenhum de seus ossos será quebrado". Nada portanto que se refira a Jesus. Além disso, não ajudou muito: nenhum osso foi quebrado, mas mesmo assim...


Isso eu entendo e entendo que Kardec tinha que se basear em algo palpável dada sua crença anterior. Mas a partir daí tínhamos os espíritos ditando também. QUal seria então o própósito destes espíritos, que sabemos serem tão imperfeitos quanto os encarnados, de dar um aval sobre determinados "fatos" do novo testamento.

Explico: Segundo consta no próprio Livro dos Espíritos "A maneira por que o livro fora escrito era também inteiramente nova, O prof. Denizard Hippolyte Léon Rivail fizera as perguntas que eram respondidas pelos Espíritos, sob a direção do Espírito da Verdade...
...Este livro é, portanto, o resultado de um trabalho coletivo e conjugado entre o Céu e a Terra "

Daí temos na pergunta 625:"Qual o tipo mais perfeito que Deus ofereceu ao homem, para lhe servir de guia e modelo? "

"R: – Vede Jesus.
Jesus é para o homem o tipo de perfeição moral a que pode aspirar a Humanidade na Terra. Deus no-lo oferece como o mais perfeito modelo e a doutrina que ele ensinou é a mais pura expressão de sua lei, porque ele estava animado do Espírito divino e foi o ser mais puro que já apareceu na Terra. Se alguns dos que pretenderam instruir os homens na lei de Deus algumas vezes
os desviavam para falsos princípios, foi por se deixarem dominar por sentimentos demasiado terrenos e por terem confundido as leis que regem as condições da vida da alma com as que regem a vida do corpo. Muitos deles apresentaram como leis
divinas o que era apenas leis humanas, instituídas para servir às paixões e dominar os homens. "
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: JESUS...UM ESPIRITA?

Mensagem por Fernando Silva »

Botanico escreveu:E NÃO EXISTE essa profecia de que "nenhum de seus ossos seria quebrado". O que existe é um salmo onde diz que "Deus protege os seus eleitos e nenhum de seus ossos será quebrado". Nada portanto que se refira a Jesus. Além disso, não ajudou muito: nenhum osso foi quebrado, mas mesmo assim...

Os Salmos 22:02-19, 34(33):21 e 69:22 foram usado na crucificação, embora nele David
falasse de seus inimigos e da perseguição que sofria do rei Saul e Abimelec:
"Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste? [...] Todos os que me vêem
zombam de mim, abrem a boca e balançam a cabeça: "Ele recorreu a Javé ... pois
que Javé o salve! Que o liberte, se é que o ama de fato!" [...] Cães numerosos
me rodeiam, e um bando de malfeitores me envolve, furando minhas mãos e meus pés.
Posso contar todos os meus ossos. As pessoas me observam e me encaram, entre
si repartem minhas vestes, e sorteiam a minha túnica".
"Como alimento me deram fel, e na minha sede me deram vinagre"
"Javé protege os ossos do justo: nenhum deles será quebrado".

Trancado