Pichação é arte e ideologia...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Herf
Mensagens: 1178
Registrado em: 03 Mar 2007, 15:38

Pichação é arte e ideologia...

Mensagem por Herf »

... para alguns intelectuais brasileiros.

Imagem

“A pixação (sic) não tem obrigação de respeitar qualquer tipo de expressão que não seja feita na rua de forma ilegal. No movimento, um respeita o pixo do outro, porque todos correm o mesmo risco [...] mas a disputa vem se tornando covarde por uma pequena parte dos grafiteiros [...] esses acabaram se aliando ao dono do muro, ao empresário e ao prefeito.”

É assim que, em seu Fotolog, Djan, conhecido por Cripta, inicia seu argumento. Em março, ele e outros pichadores atacaram o painel de grafite do Viaduto Jaceguai (na avenida 23 de Maio, em São Paulo), que contém, dentre outras, ilustrações da dupla Osgêmeos. Com maior frequência nos últimos tempos, a pichação nas ruas da capital paulista começa a ganhar a atenção da mídia, tendo como outros exemplos os ataques ao Centro Universitário Belas Artes, à 28ª Bienal Internacional de São Paulo e aos grafites do túnel da avenida Paulista e do Beco da Vila Madalena. Tanto ruído rendeu um convite para a Bienal em setembro deste ano. “Houve contato desde a nossa intervenção em 2008 [...] e foi do interesse de ambas as partes (pichadores convidados e Ministério da Cultura). É a sensação de ‘uma batalha vencida’, entendeu? Quebramos mais um preconceito”, disse Djan.

O aerossol se popularizou na década de 1960 e a escrita na parede, herança que vem desde que os homens moravam em cavernas, ganhou agilidade. O spray transformou a pichação em arma de protesto na revolta estudantil de 1968, em Paris, e do lado ocidental do Muro de Berlim. Virou marcação de territórios entre gangues, em Los Angeles, grafite em Nova York na década de 1970 e ganhou estética única em São Paulo a partir da década de 1980. “Essa pixação com ‘x’ é exclusiva da cidade de São Paulo e é referência pra street art do mundo todo”, explica o próprio Djan. “A pichação de São Paulo é uma comunicação fechada. É da pichação pra pichação. Então, na verdade, ela não se comunica com a sociedade. Ela é uma agressão”, explica o fotógrafo Adriano Choque no documentário Pixo. Partindo desse princípio, a população foi inserida como mera espectadora da disputa entre duas formas urbanas de expressão com amadurecimentos diferentes. O grafite brasileiro, cultuado em diversas galerias de arte do mundo, tem origem tão marginal e excluída quanto a pichação. Quem sabe, daqui pra frente, dois propósitos tão iguais apontem um meio-termo e dividam espaço não só nas ruas, mas nas galerias mundo afora. ©

Imagem

http://www2.livrariacultura.com.br/cult ... culturando

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Pichação é arte e ideologia...

Mensagem por Fernando Silva »

Eu acho que eu vi um tucano. Vi sim, juro que vi!

Avatar do usuário
joaomichelazzo
Mensagens: 1689
Registrado em: 07 Nov 2008, 12:09
Gênero: Masculino
Localização: Mais perto do inferno que do céu

Re: Pichação é arte e ideologia...

Mensagem por joaomichelazzo »

Pixação é horrível, porca e malfeita.
Coisa de gente pobre intelectualmente.
Bom exemplo deu a justiça do Rio ao fazer o pixador do cristo (se bem que eu acho que aquela estátua horrorosa, deveria ser durrubada e a paisagem devolvida à humanidade) limpar as pixações de outros "artistas".
Meter o cara na cadeia não adiante.
Pegou pixando vai limpar. A dele e as dos outros.
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” (Carl Sagan)

"Há males que vem pra fuder com tudo mesmo"

Avatar do usuário
leonardo_schunk
Mensagens: 106
Registrado em: 11 Jan 2010, 09:32
Gênero: Masculino

Re: Pichação é arte e ideologia...

Mensagem por leonardo_schunk »

O grafitti é bonito, colorido e realmente uma forma de arte.

Pixação é vandlismo e horrendo.

Contra os pixadores eu adotaria a fórmula que meu pai costuma dizer que daria certo : é só pintar um muro de branco e colocar um atirador de elite longe para apagar os caras que forem pixar, depois de uns 10 pixadores mortos, ninguém mais faz isso de novo.... :emoticon12:

Avatar do usuário
Sorrelfa
Mensagens: 2441
Registrado em: 27 Mar 2007, 10:21
Gênero: Masculino
Localização: Rua Sem entrada e Sem saida, Nº Infinito
Contato:

Re: Pichação é arte e ideologia...

Mensagem por Sorrelfa »

Pixação é coisa de filho da puta sem noção.

Aqui em casa até uns 2 anos atrás era direto neguinho pixando nosso muro.
Porém não deixamos os safados sair na melhor.
Os caras escreviam a noite nos apagavamos na parte da manhã.
Certa vez os lazarentos escreveram assim: "Se apagar eu volto!"
E eu sem perder tempo escrevi: "Se voltar eu apago!"
Foi uns 3 meses assim, dai os fdp desistiram. Hehehehe

Já com meu tio o negocio foi diferente, pegou um safado no ato...
Juro que nunca vi alguem antes toma tanto tapa na cara, pegou a caro do pia e esfrego u no muro sem dó, e ainda chamou a policia.
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

Avatar do usuário
joaomichelazzo
Mensagens: 1689
Registrado em: 07 Nov 2008, 12:09
Gênero: Masculino
Localização: Mais perto do inferno que do céu

Re: Pichação é arte e ideologia...

Mensagem por joaomichelazzo »

Sorrelfa escreveu:Pixação é coisa de filho da puta sem noção.


No muro de casa o "artista" pixou: "WILBOR O INUTÉL...
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” (Carl Sagan)

"Há males que vem pra fuder com tudo mesmo"

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Pichação é arte e ideologia...

Mensagem por Johnny »

Pixação só é arte no muro dos outros. Quero ver se um lazarento destes que convidaram para a bienal tem muro pixado.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Pichação é arte e ideologia...

Mensagem por Apo »

Claro que tem. Eles acham lindo. Mas e daí? Pinte a cara e a bunda dele, se ele gosta!
Querem impor uma coisa que polui e destrói uma obra construida por outros ( seja pública ou privada!)?
Mas neste país da inclusão vermelha a qualquer custo, pixação é liberdade de expressão, arte, ludismo, liberdade de protestar, reutilização do espaço público para fins coletivos e a puta que o pariu!

Daí fecha todas com estas tais Bienais que juntam lixo de todo lado pra parecer que nossa intelectualidade é "ventilada", "multiplural" e estas bobajadas todas.
Imagem

Avatar do usuário
joaomichelazzo
Mensagens: 1689
Registrado em: 07 Nov 2008, 12:09
Gênero: Masculino
Localização: Mais perto do inferno que do céu

Re: Pichação é arte e ideologia...

Mensagem por joaomichelazzo »

Apo escreveu:Daí fecha todas com estas tais Bienais


Se tem uma coisa que eu não suporto é instalação.
O cara que vai na bienal e monta uma instalação merece ser açoitado...

Instalação:

Imagem
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” (Carl Sagan)

"Há males que vem pra fuder com tudo mesmo"

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Pichação é arte e ideologia...

Mensagem por Apo »

joaomichelazzo escreveu:
Apo escreveu:Daí fecha todas com estas tais Bienais


Se tem uma coisa que eu não suporto é instalação.
O cara que vai na bienal e monta uma instalação merece ser açoitado...

Instalação:

Imagem


:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:

Puta que me pariu.

Quer ver instalação vai no MAM RJ. Fiquei possessa. Quase pedi o meu dinheiro de volta.
Imagem

Avatar do usuário
joaomichelazzo
Mensagens: 1689
Registrado em: 07 Nov 2008, 12:09
Gênero: Masculino
Localização: Mais perto do inferno que do céu

Re: Pichação é arte e ideologia...

Mensagem por joaomichelazzo »

Apo escreveu:
joaomichelazzo escreveu:
Apo escreveu:Daí fecha todas com estas tais Bienais


Se tem uma coisa que eu não suporto é instalação.
O cara que vai na bienal e monta uma instalação merece ser açoitado...

Instalação:

Imagem


:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:

Puta que me pariu.

Quer ver instalação vai no MAM RJ. Fiquei possessa. Quase pedi o meu dinheiro de volta.


Não valeu Apo. Não quero.
Certa vez eu tava visitando a Bienal em São Paulo com meu pai e numa sala tinha uma lata de tinta.
Meu pai deu um bico na lata e falou: "Quem foi o porco que largou essa coisa aqui no meio da sala".
Veio o segurança e o velho quase foi em cana porque chutou a "instalação" do grande artista.
Foi um trabalhão convencer o segurança e o artista que o velho tinha achado que a "instalação" é só lixo.
E o pior que o "artista" ficou histérico e começou a bradar ofensas contra o velho. Quase saio na mão com ele. Mas mantive a compostura e resolvemos diplomaticamente com um pedido de desculpas a contra gosto do velho.
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” (Carl Sagan)

"Há males que vem pra fuder com tudo mesmo"

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Pichação é arte e ideologia...

Mensagem por Apo »

HUAHUAHUAHAUHAUHA! Dava tudo pra ver a cena!

Mas geralmente estas instalações estão sinalizadas, dentro de faixas amarelas ou coisa que o valha.
Vi boas instalações ( realmente coisas muito interessantes) no Museu Reina Sophia, em Madrid. Coisa de qualidade, bem feita, que causa efeito sensitivo e subjetivo muito interessantes, o que também é papel da Arte.
Imagem

Trancado