Respostas que eu gostaria de obter no espiritismo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Respostas que eu gostaria de obter no espiritismo

Mensagem por Johnny »

1- Por que não se tem noticias da existência de "Nosso Lar" em literatura espírita estrangeira? Eles (espiritos estrangeiros) desconhecem o Nosso Lar situado sobre a cidade do RJ?
2- Segundo o LE, o mundo espiritual é formado de matéria etérea. Esta matéria é detectável?
3- Ainda sobre esta matéria, ela é composta de átomos normais ou etéreos?
4- Estes átomos tem reação com nosso mundo? Reagem com outros átomos?
5- Em citações de André Luiz, ele narra sua travessia pelo umbral. Nesta travessia ele cita um filete de água onde ele matava sua sede. Esta água é H2O ou uma água etérea?
6- Esta água evapora no mundo espiritual? Se sim, então lá também chove? Tem nuvens "etéreas"?
7- No livro Violetas na Janela e outros, são reportados fenômenos de plasmar objetos e até plantas. Por que no LE nada diz a respeito?
8- Por que não há um senso comum entre obras espirituais produzidas aquie as estrangeiras?
9- Em alguns livros també são relatados a existência de cidades e nestas existem veículos diversos. Quam o combustível destes veículos?
10- Se no mundo espiritual, um soldado romano munido de sua espada plasmada, fizer uso desta deferindo um golpe no pescoço de algum outro espírito, este terá sua cabeça degolada ou não terá efeito.

Abraços
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Tranca
Mensagens: 11193
Registrado em: 24 Out 2005, 13:57
Gênero: Masculino
Localização: Aqui, ó.

Re: Respostas que eu gostaria de obter no espiritismo

Mensagem por Tranca »

Resposta que eu gostaria de obter do Johnny: você anda fazendo uso de alguma substância etérea estupefaciente? É algum efeito do ectoplasma materializado nas sessões das quais você participa? Você não tinha nada melhor para perguntar?
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Respostas que eu gostaria de obter no espiritismo

Mensagem por Apo »

Tranca escreveu:Resposta que eu gostaria de obter do Johnny: você anda fazendo uso de alguma substância etérea estupefaciente? É algum efeito do ectoplasma materializado nas sessões das quais você participa? Você não tinha nada melhor para perguntar?


Quando um mais-ou-menos-espírita começa com com este nível "estupefaciente" de perguntas, é porque quer apenas uma resposta do interlocutor espírita, não nossa. Uma resposta que sempre os recarrega em sua missão:

- Estude mais para entender o Espiritismo, Johnny. :emoticon45:
Imagem

Avatar do usuário
Tranca
Mensagens: 11193
Registrado em: 24 Out 2005, 13:57
Gênero: Masculino
Localização: Aqui, ó.

Re: Respostas que eu gostaria de obter no espiritismo

Mensagem por Tranca »

Eu já acho que é porque tá meio chapado e viajando na ectoplasmaionese mesmo.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Respostas que eu gostaria de obter no espiritismo

Mensagem por Apo »

Tranca escreveu:Eu já acho que é porque tá meio chapado e viajando na ectoplasmaionese mesmo.


:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:

Ai, Tranca...tu não existe. :emoticon22:
Imagem

Avatar do usuário
Márcio
Mensagens: 1733
Registrado em: 12 Nov 2005, 01:14
Gênero: Masculino
Localização: São José do Rio Pardo-SP
Contato:

Re: Respostas que eu gostaria de obter no espiritismo

Mensagem por Márcio »

1- Por que não se tem noticias da existência de "Nosso Lar" em literatura espírita estrangeira? Eles (espiritos estrangeiros) desconhecem o Nosso Lar situado sobre a cidade do RJ?
Assim como a maioria dos estrangeiros carnais, os espirituais pouco conhecem acerca do RJ.
2- Segundo o LE, o mundo espiritual é formado de matéria etérea. Esta matéria é detectável?
Por enquanto não, curiosamente nossos intrumentos atuais não detectam coisas do mundo espiritual. Somente as velhas máquinas de fotografia pareciam capazes disso.
3- Ainda sobre esta matéria, ela é composta de átomos normais ou etéreos?
Parece que não são normais.
4- Estes átomos tem reação com nosso mundo? Reagem com outros átomos?
Geralmente não, somente em raríssimos casos em que se tornam meio etéreos, meio normais, isso é, metade normal e metade etérea. Análogo às moléculas de sabão que de um lado se liga à água e do outro ao óleo.
5- Em citações de André Luiz, ele narra sua travessia pelo umbral. Nesta travessia ele cita um filete de água onde ele matava sua sede. Esta água é H2O ou uma água etérea?
Certamente é H2O etéreo.
6- Esta água evapora no mundo espiritual? Se sim, então lá também chove? Tem nuvens "etéreas"?
Sim, sim e sim.
7- No livro Violetas na Janela e outros, são reportados fenômenos de plasmar objetos e até plantas. Por que no LE nada diz a respeito?
Esqueceram de mencionar isso, por ser meio irrelevante.
8- Por que não há um senso comum entre obras espirituais produzidas aquie as estrangeiras?
Tanto como no mundo material, no mundo espiritual as pessoas não se entendem direito.
9- Em alguns livros també são relatados a existência de cidades e nestas existem veículos diversos. Quam o combustível destes veículos?
Era gasolina etérea, devido à poluição estão estudando fontes etéreas alternativas.
10- Se no mundo espiritual, um soldado romano munido de sua espada plasmada, fizer uso desta deferindo um golpe no pescoço de algum outro espírito, este terá sua cabeça degolada ou não terá efeito.
A cabeça é degolada, mas pode ser ''colada'' no lugar de novo sem prejuízo para o espírito.

Espero ter ajudado.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Respostas que eu gostaria de obter no espiritismo

Mensagem por Johnny »

Márcio escreveu:9- Em alguns livros també são relatados a existência de cidades e nestas existem veículos diversos. Quam o combustível destes veícu.los?
Era gasolina etérea, devido à poluição estão estudando fontes etéreas alternativas

Espero ter ajudado.

:emoticon22:
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Márcio
Mensagens: 1733
Registrado em: 12 Nov 2005, 01:14
Gênero: Masculino
Localização: São José do Rio Pardo-SP
Contato:

Re: Respostas que eu gostaria de obter no espiritismo

Mensagem por Márcio »

Pergunta minha:
Porque as incorporações do Dr Fritz nunca falam alemão fluente?
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Respostas que eu gostaria de obter no espiritismo

Mensagem por Apo »

Márcio escreveu:Pergunta minha:
Porque as incorporações do Dr Fritz nunca falam alemão fluente?


Ué, Márcio! O espírito se esforça para se fazer entender! Lá no mundo espiritual há mias facilidade de se desapegar da língua materna e se comunicar em outras línguas. Claro, um pouco do sotaque permanece por alguns séculos ainda ( isto é muito pouco tempo no tempo espiritual, capice?).


espero ter ajudado!
Imagem

Pedro Reis
Mensagens: 407
Registrado em: 05 Mar 2009, 06:16
Gênero: Masculino

Re: Respostas que eu gostaria de obter no espiritismo

Mensagem por Pedro Reis »

Jonnhy, certas coisas é melhor não saber, porque atrapalham o conhecimento.

Continue fazendo perguntas assim e vais virar um ateu mal resolvido.

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Respostas que eu gostaria de obter no espiritismo

Mensagem por Reid »

Por que não ah relato de visões de espíritos de insetos, virus, bacterias, e outros animais? de minerais tbm ou nao?
:emoticon12:

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Respostas que eu gostaria de obter no espiritismo

Mensagem por Johnny »

Reid escreveu:Por que não ah relato de visões de espíritos de insetos, virus, bacterias, e outros animais? de minerais tbm ou nao?
:emoticon12:

Aí você escorregou. Há relatos sim. :emoticon16:
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Respostas que eu gostaria de obter no espiritismo

Mensagem por Reid »

Johnny escreveu:
Reid escreveu:Por que não ah relato de visões de espíritos de insetos, virus, bacterias, e outros animais? de minerais tbm ou nao?
:emoticon12:

Aí você escorregou. Há relatos sim. :emoticon16:


ja ouvi sobre cães, tem de outros animais tbm? :emoticon41:

:emoticon16:

Avatar do usuário
pastorgentil
Mensagens: 1012
Registrado em: 11 Abr 2010, 18:58
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Respostas que eu gostaria de obter no espiritismo

Mensagem por pastorgentil »

Reid escreveu:
Johnny escreveu:
Reid escreveu:Por que não ah relato de visões de espíritos de insetos, virus, bacterias, e outros animais? de minerais tbm ou nao?
:emoticon12:

Aí você escorregou. Há relatos sim. :emoticon16:


ja ouvi sobre cães, tem de outros animais tbm? :emoticon41:

:emoticon16:


Vou chutar tá?!

Espirito de porco , que tal? :emoticon22: :emoticon22:
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Respostas que eu gostaria de obter no espiritismo

Mensagem por Reid »

pastorgentil escreveu:
Reid escreveu:
Johnny escreveu:
Reid escreveu:Por que não ah relato de visões de espíritos de insetos, virus, bacterias, e outros animais? de minerais tbm ou nao?
:emoticon12:

Aí você escorregou. Há relatos sim. :emoticon16:


ja ouvi sobre cães, tem de outros animais tbm? :emoticon41:

:emoticon16:


Vou chutar tá?!

Espirito de porco , que tal? :emoticon22: :emoticon22:


tinha esqcido dessa :emoticon12:

sabe aqueles casos em casas de madeira no eua em outros paises q ficam ouvindo barulho e tal
qdo vao ver n eh nda.. acho q sao cupins fantasmas jantando!! :emoticon12:

Avatar do usuário
pastorgentil
Mensagens: 1012
Registrado em: 11 Abr 2010, 18:58
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Respostas que eu gostaria de obter no espiritismo

Mensagem por pastorgentil »

Reid escreveu:
pastorgentil escreveu:
Reid escreveu:
Johnny escreveu:
Reid escreveu:Por que não ah relato de visões de espíritos de insetos, virus, bacterias, e outros animais? de minerais tbm ou nao?
:emoticon12:

Aí você escorregou. Há relatos sim. :emoticon16:


ja ouvi sobre cães, tem de outros animais tbm? :emoticon41:

:emoticon16:


Vou chutar tá?!

Espirito de porco , que tal? :emoticon22: :emoticon22:


tinha esqcido dessa :emoticon12:

sabe aqueles casos em casas de madeira no eua em outros paises q ficam ouvindo barulho e tal
qdo vao ver n eh nda.. acho q sao cupins fantasmas jantando!! :emoticon12:


Engraçado. Minha casa é de madeira. Colonial tipo americana. Vc precisa ver a noite. Os irmãos que dormem aqui vês ou outra; passam a noite toda expulsando demônios. É muito engraçado. Eu falo pra eles que é a quentura do tempo e o frio, mas não adianta. :emoticon12:
da proxima vez vou falar que são os fantasmas dos cupins comendo a madeira. :emoticon12:
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)

Avatar do usuário
Deise Garcia
Mensagens: 5362
Registrado em: 30 Out 2005, 13:35
Gênero: Feminino

Re: Respostas que eu gostaria de obter no espiritismo

Mensagem por Deise Garcia »

Johnny escreveu:1- Por que não se tem noticias da existência de "Nosso Lar" em literatura espírita estrangeira? Eles (espiritos estrangeiros) desconhecem o Nosso Lar situado sobre a cidade do RJ?


Como não? Foram vendidos mais de 50 milhões de exemplares psicografados por Chico Xavier em português, com traduções em inglês, espanhol, japonês, esperanto, italiano, russo, romeno, mandarim, sueco e braile. Se estes espíritos desconhecem “Nosso Lar” não ficarei surpresa se desconhecerem a DE porquanto qualquer espírita encarnado destes paises sabem que ele existe.

2- Segundo o LE, o mundo espiritual é formado de matéria etérea. Esta matéria é detectável?
3- Ainda sobre esta matéria, ela é composta de átomos normais ou etéreos?
4- Estes átomos tem reação com nosso mundo? Reagem com outros átomos?
5- Em citações de André Luiz, ele narra sua travessia pelo umbral. Nesta travessia ele cita um filete de água onde ele matava sua sede. Esta água é H2O ou uma água etérea?
6- Esta água evapora no mundo espiritual? Se sim, então lá também chove? Tem nuvens "etéreas"?
7- No livro Violetas na Janela e outros, são reportados fenômenos de plasmar objetos e até plantas. Por que no LE nada diz a respeito?


Allan Kardec [LE-qst 27] afirma que todas as coisas que existem no universo podem ser sintetizadas em três elementos fundamentais, que ele denomina de Trindade Universal: Deus, espírito e matéria.
O espírito, na definição da DE, é o princípio inteligente do universo, individualizado, com moralidade própria. O espírito é distinto de Deus, seu criador, e da matéria, que se une para que possa se manifestar.
A matéria é definida como tudo o que tem massa e que ocupa lugar no espaço. De forma clássica denomina-se o som, a luz, o calor como energia que é a capacidade dos corpos para produzir um trabalho ou desenvolver uma força. A energia não pode ser "criada" e nem "destruída", mas sim transformada. Toda forma de energia que existe no Universo é transformação de uma outra anterior. Na realidade, matéria e energia são as duas faces de uma mesma moeda. A matéria é energia condensada e a energia uma forma de apresentação da matéria.
Na definição espírita matéria é "tudo sobre o qual o espírito exerce a sua ação". André Luiz no livro Mecanismos da Mediunidade diz:
"A matéria é energia tornada visível e toda energia, originariamente, é força divina de que nos apropriamos para interpor os nossos propósitos aos propósitos da criação."
É reconhecido três tipos de matéria:
Ponderável
Matéria física, que preenche o mundo dos encarnados e dá origem aos corpos e elementos.
Imponderável
Também denominada matéria psi (Hernani Guimarães Andrade), matéria mental (André Luiz) ou matéria quintessenciada (Allan Kardec), é a matéria do mundo espiritual, num tônus vibratório mais elevado.
Fluido Cósmico Universal (FCU)
Também chamado fluido universal, exerce o papel de intermediário entre o espírito e a matéria propriamente dita. Entendemos o FCU como sendo a matéria-energia elementar primitiva, dispersa por todos os cantos do Universo. Uma matéria extremamente sutil onde modificações e transformações constituem inumeráveis variedades dos corpos da natureza.


8- Por que não há um senso comum entre obras espirituais produzidas aquie as estrangeiras?


A DE é única. Quando não houver senso comum também não haverá a pureza doutrinária e por isto deixará de ser a DE.

9- Em alguns livros també são relatados a existência de cidades e nestas existem veículos diversos. Quam o combustível destes veículos?
10- Se no mundo espiritual, um soldado romano munido de sua espada plasmada, fizer uso desta deferindo um golpe no pescoço de algum outro espírito, este terá sua cabeça degolada ou não terá efeito.


Vide resposta aos itens 2 a 7.
Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Respostas que eu gostaria de obter no espiritismo

Mensagem por Johnny »

Grande ( e estudiosa) Deise. Havia esquecido do fluido cósmico, que em física chamam de outra coisa que não me lembro e que também teria dado origem à materia como conhecemos. Vou ter que reler várias obras básicas para formar uma base mais sólida a respeito.
Mas (sempre o mas) ainda fica a pergunta: Um indivíduo desencarnado pode ter parte de seu corpo perispiritual decepado ou ferido? (ignore a opção de estado mental)

Abraços
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Respostas que eu gostaria de obter no espiritismo

Mensagem por Apo »

Eu não entendo porque a deise e a sal podem responder às perguntas do Johnny e às minhas, não? São um monte de bobagens, mesmo. Deve ser corporativismo. Ou aliciamento espiritual de mal resolvidos, o que comigo não cola. HAHAHAHAHA! Que fome.
Imagem

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Respostas que eu gostaria de obter no espiritismo

Mensagem por salgueiro »

Apo escreveu:Eu não entendo porque a deise e a sal podem responder às perguntas do Johnny e às minhas, não? São um monte de bobagens, mesmo. Deve ser corporativismo. Ou aliciamento espiritual de mal resolvidos, o que comigo não cola. HAHAHAHAHA! Que fome.


Já respondi um monte mas desde que vc afirma que sabe, conhece e coisa e tal ......
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Respostas que eu gostaria de obter no espiritismo

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:Eu não entendo porque a deise e a sal podem responder às perguntas do Johnny e às minhas, não? São um monte de bobagens, mesmo. Deve ser corporativismo. Ou aliciamento espiritual de mal resolvidos, o que comigo não cola. HAHAHAHAHA! Que fome.

Ah, qual é APO! Até os céticos sabem que você não pergunta por conhecimento. À mim respondem por minha ignorância e teimosia "preguiciosa" em ler.

Mas já que você quer fazer uma pergunta séria, comece por esta: Se Deus existe desde a eternidade (um de seus atributos) e cria desde a eternidade (outro atributo) então tanto ele como o universo (supondo este ter sido criado por ele) foram criados no mesmo instante ou melhor, existem desde a eternidade, caso contrário Deus teria sido ocioso em determinado espaço de tempo.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Respostas que eu gostaria de obter no espiritismo

Mensagem por Lúcifer »

Johnny escreveu:
Apo escreveu:Eu não entendo porque a deise e a sal podem responder às perguntas do Johnny e às minhas, não? São um monte de bobagens, mesmo. Deve ser corporativismo. Ou aliciamento espiritual de mal resolvidos, o que comigo não cola. HAHAHAHAHA! Que fome.

Ah, qual é APO! Até os céticos sabem que você não pergunta por conhecimento. À mim respondem por minha ignorância e teimosia "preguiciosa" em ler.

Mas já que você quer fazer uma pergunta séria, comece por esta: Se Deus existe desde a eternidade (um de seus atributos) e cria desde a eternidade (outro atributo) então tanto ele como o universo (supondo este ter sido criado por ele) foram criados no mesmo instante ou melhor, existem desde a eternidade, caso contrário Deus teria sido ocioso em determinado espaço de tempo.


Isso é uma pergunta ou afirmação??
Imagem

Avatar do usuário
pastorgentil
Mensagens: 1012
Registrado em: 11 Abr 2010, 18:58
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Respostas que eu gostaria de obter no espiritismo

Mensagem por pastorgentil »

Johnny escreveu:Mas já que você quer fazer uma pergunta séria, comece por esta: bla, bla,bla,bla



Lú escreveu:Isso é uma pergunta ou afirmação??


Pergunta pra Apo. Mas ela está pensando o que vai responder pro Jhonny e o que foi que ele perguntou pra ela...

Entendeu? :emoticon22:
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Respostas que eu gostaria de obter no espiritismo

Mensagem por Johnny »

pastorgentil escreveu:
Johnny escreveu:Mas já que você quer fazer uma pergunta séria, comece por esta: bla, bla,bla,bla



Lú escreveu:Isso é uma pergunta ou afirmação??


Pergunta pra Apo. Mas ela está pensando o que vai responder pro Jhonny e o que foi que ele perguntou pra ela...

Entendeu? :emoticon22:

Ué, e por que você não responde Pastor Belga?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Deise Garcia
Mensagens: 5362
Registrado em: 30 Out 2005, 13:35
Gênero: Feminino

Re: Respostas que eu gostaria de obter no espiritismo

Mensagem por Deise Garcia »

[quote="Johnny"]Grande ( e estudiosa) Deise. Havia esquecido do fluido cósmico, que em física chamam de outra coisa que não me lembro e que também teria dado origem à materia como conhecemos. Vou ter que reler várias obras básicas para formar uma base mais sólida a respeito.

Eu também não sei exatamente o que você quer dizer, mas comparando com os conceitos da física, podemos associar o FCU ao éter, ao campo, ao espaço e à energia. Esses conceitos da ciência são limitados porque só são válidos no contexto particular ou teoria em que são mencionados. Mas temos que considerar também que os conceitos da física têm variado com o passar do tempo.
A palavra fluido também variou muito desde a época de Kardec quando o éter era pensado como um fluido em repouso. Hoje, em física, a palavra fluido é um nome associado apenas a substâncias materiais como os gases e os líquidos, indicando a possibilidade de movimento relativo interno.
Mesmo o conceito de espaço mudou com a teoria da relatividade especial, passando a ser um contínuo quadridimensional onde tempo e espaço passaram a ser equivalentes, e depois mudou com a teoria da relatividade geral pois foi dotado de curvatura, que depende da quantidade de matéria presente. Na atualidade já foi detectado o arrastamento da estrutura do espaço próximo de buracos negros, deixando o espaço assim de ser considerado como tendo existência independente, ou de ser apenas uma entidade matemática, para ter uma existência objetiva, solidária com a matéria. Mas, diferentemente dos físicos relativistas, os físicos de partículas vêm o espaço-tempo como um cenário de fundo fixo no qual os grávitons (partículas do campo gravitacional) e outros quanta (como os fótons do campo eletromagnético) podem interagir e se propagar. Para os físicos que estudam a teoria das cordas supersimétricas (hoje denominado "Teoria M") o espaço-tempo deve ter pelo menos onze dimensões, sendo essas dimensões extras "invisíveis" porque elas se enrolam em círculos muito pequenos, do tamanho do comprimento de Planck (10-35 m!).
E assim foram mudando os conceitos da física, ao sabor das descobertas, dos avanços tecnológicos que permitiam novos modelos de análise e experimentações. São "teorias" justamente por não terem uma comprovação definitiva e irefutável, que as torne "lei".


Mas (sempre o mas) ainda fica a pergunta: Um indivíduo desencarnado pode ter parte de seu corpo perispiritual decepado ou ferido? (ignore a opção de estado mental)

A resposta é não! O perispírito faz parte do espírito e não possui a matéria compacta do corpo. Por esta razão ele se amolda a vontade do espírito. Desculpe mas não pude fugir daquilo que você quer que eu ignore. Um deficiente mental, por exemplo, tem problemas que lhe causam limitações de convívio em sociedade no corpo físico, porém o espírito não tem qualquer problema, apenas tem limitado suas expressões naquele corpo.
Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Trancado