Uma filosofia a ser estudada-Teismo Aberto

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Uma filosofia a ser estudada-Teismo Aberto

Mensagem por marta »

Atendendo a manifestação da ensurdecedora vuvuzela vinda da arquibancada para que analisemos com a devida atenção o testículo minuciosamente elaborado pela junta de pastores que não tem nada mais gostoso ou edificante a fazer, que objetiva dar a deus uma nova e moderna embalagem para atingir o público cético e prestes a entrar nos hipermercados da fé. Trata-se do Teísmo Aberto 24h, inclusive aos sábados, domingos, feriados e feriadões, até durante os jogos do Brasil na Copa. Oremos...

:emoticon26:
Teísmo Aberto é a teologia que nega a onipresença, a onipotência e a onisciência de Deus.
Seus defensores apresentam outra definição onde afirmam pretender uma reavaliação do conceito da onisciência de Deus, na qual se afirma que Deus não conhece o futuro completamente, e pode mudar de idéia conforme as circunstâncias.
Devagar com o andor que deus não é isso tudo, como dizem. Ele tem suas limitações e seus desejos e pode mudar a cada estação.

:emoticon28:
Afirmam também, alguns defensores, que o termo “Todo-phoderoso” não pode ser extraído do contexto bíblico pois, segundo eles, a tradução original da palavra do qual é traduzida tal expressão havia se perdido ao longo dos séculos.
Aqui entraremos naquela que pode-se interpretar a blablablíblia, visto que a tradução blablabla, ao longo dos séculos blablabla. Então, sabemos agora, que deus criou tudo em 7 dias, num piscar de olhos, mas não consegue controlar tudo e todos porque ficou um pouco puxado pro onitudo que, agora sabemos, que não é tão onitudo assim. Tá.

:emoticon26:
O Teísmo Aberto defende que Deus se relaciona intimamente com o homem, em detrimento de sua onisciência que seria prejudicada com a dádiva do livre arbítrio; Deus saberia o futuro, mas não todo o futuro, pois esse futuro ainda não teria existência na presença de Deus, dado o livre arbítrio do homem concedido por Deus.
Isso responde a contento, a dúvida dos céticos quanto ao livre arbítrio.

:emoticon27:
Defende o Teísmo Aberto que Deus é Todo-poderoso exatamente por causa desse despojamento, visto que mesmo tendo ausência de controle sobre as escolhas humanas, Deus é capaz de governar o futuro vaticinado. Ou seja, exatamente porque Deus não se preocupa em estar no controle de suas criaturas é que ele demonstra estar realmente no controle.
Fica bantante claro para os consumidores em geral que menos é mais. Quanto menos deus tem o poder de controlar tudo, mais ele pode controlar. Só não entende quem é burro.

:emoticon175:
“Deus precisa deixar de ser Deus, tornando-se menos onipotente e onisciente para que não seja responsabilizado pelo sofrimento do mundo” .
Para completar a análise, o renomado e bem intencionato Luiz Sayão, resume a ópera em socorro àquelas perguntas, no geral, incômodas e que costumam encoxar a pastorada: "por que tanta desgraça?"; "por que crianças inocentes são violentadas, abusadas?"; "por que tanta miséria?"; "por que deus não faz nada contra os estupradores; ladrões, corruptos, que acabam levando sempre a melhor?", enfim, com a nova e moderna embalagem, deus passa a ser um espectador como qualquer outro; com isso, deus passa de autor para um mero ator da peça, abdicando assim do cargo de diretor.

:emoticon23:
"Deus antecipa o futuro de uma maneira analógica a nossa própria experiência" e apresenta a inovadora formulação teológica ao evangelicalismo da seguinte forma:
Deus é onisciente no sentido de que conhece tudo o que pode ser conhecido, assim como Deus é onipotente no sentido de que pode fazer tudo que é possível ser feito. Contudo, ações existem para serem conhecidas. Deus pode conjecturar o que você vai fazer na próxima sexta-feira, mas não pode saber com certeza, porque você ainda não fez.
Aqui, o famoso quem?! Clark Pinnock não se furta a dar sua preciosa contribuição para o tema. Segundo ele, deus funciona como um pai comum que põe os filhos no mundo, os cria e nunca sabe o que eles vão aprontar nas ruas depois de tirarem a CNH. Em caso de cagadas, os pais estão sempre prontos para livrarem seus filhos da cadeia, subornando policiais, dando carteiradas e tudo o que for preciso e sempre que possível, mas só dentro do possível. Aquele predicado do produto anterior que garantia que "para deus nada é impossível", já não consta mais da nova embalagem. Se é que eu entendi o Clark, deus fabricou o mundo, mas não dá a garantia. Simples assim.

:emoticon11:
O teísmo Aberto não rendeu muitos adeptos e minguou sua divulgação, ou se restringia o debate em “salas” de teologia.
Os defensores procuram caminhar em direção ao “Teísmo Aberto” sem, contudo defender tal corrente teológica abertamente. Outros sugerem que Ricardo Gondim teria cunhado o termo “Teologia Relacional”, para defender parcialmente o Teísmo Aberto, contudo é sabido que a expressão fôra usada anteriormente por Clark Pinnock.

Depois do lançamento do produto, feito com mais estardalhaço do que a cerveja Devassa, a pastorada chegou à conclusão que não seria fácil enfiar goela abaixo aos céticos esse duesinho água norma, sem super phoderes como até então era conhecido e aceito. Embora o tal Ricardo Chinfrim tenha tentado se apossar de um título já utilizado pelo famoso quem?! Clark, (procedimento muito utilizado por meia dúzia de um ou dois aqui neste fórum)a pastorada concluiu que muito provavelmente, ninguém daria um centavo por esse deusinho fracote e impotente, quanto mais dízimos. Segundo a análise da agência de publicidade, a nova fórmula além de não convencer os céticos, acabaria espantando os crentes. Assim, decidiu a junta de pastores, engavetar o projeto até o surgimento de uma teoria melhor.

Resumindo: Se não engolir essa patacoada é ser ATEUZONA, então eu sou ATEUZONA, sem problema algum. :emoticon45: :emoticon4:
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Uma filosofia a ser estudada-Teismo Aberto

Mensagem por Fernando Silva »

Reação previsível: novos textos aleatórios serão copiados e colados, possivelmente sem indicação das fontes, evitando-se cuidadosamente responder aos questionamentos levantados pelos incréus.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Uma filosofia a ser estudada-Teismo Aberto

Mensagem por Apo »

marta escreveu:
Apo escreveu:Well, a respeito da tal Filosofia a ser estudada...eu penso que, para quem é chegado num deus com tanto poder e influência, onde tudo deve ser a ele reportado ou devido, a tal teoria dá um jeito de o sujeito, quem sabe, ter um pouco mais privacidade e livre arbítrio.
Mas para quem não se importa com deuses ou coisas que se vendem no atacado metafísico e paranormal, não é vantagem alguma. Muito pelo contrário, haveria que se dar um passo em direção a algo irrelevante, e depois se despir daquilo que nunca se vestiu. Non sense e antiprodutivo.


Resumindo: o negócio é simples, mas os crentes gostam de complicar.
O coitado vive dizendo que eu dou patada. Eu sou direta. Se isso é patata, então eu as dou.
Sendo direta como sempre fui, o negócio é o seguinte: crentes PRECISAM ACREDITAR. então quando eles se deparam com aquele dêuspota da blablablíblia, impossível de engolir sem uma caixinha de Engov (antes, durante e depois) ficam tentando dar um perfil mais palatável para aquele monstro. O que de fato aquele dêuspota da blablablablíblia é um MONSTRO, sanguinário, assassino e tudo mais que a gente já falou.
Pra mim a coisa é simples: aquele monstro, tal como se apresenta, serve ou não serve para ser o meu deus? Merece ou não merece que eu o ame sobre todas as coisas. Para mim, a resposta é NÃO. Ele não serve como meu deus e me recuso a amá-lo sobre todas as coisas. Que vá a puta que pariu ele. Simples assim.
Agora, os Mentis da vida precisam acreditar para manter a quitanda funcionando, então ficam inventando que o cara pode ser isso, pode ser chamado daquilo, pode ser bonzinho de vez em quando, enfim. Não pode porra nenhuma! Ou o cara aceita ou não aceita o tal sujeito. Pra que toda essa ginástica mental? Pra chegar aonde?


Para se sentir LIBÉERRTÚÚÚ!!!! Pra ser SALVÚÚÚ!!!. AMÉÉÉÉM?!?!?!?!!
Imagem

Avatar do usuário
pastorgentil
Mensagens: 1012
Registrado em: 11 Abr 2010, 18:58
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re:

Mensagem por pastorgentil »

marta escreveu:
pastorgentil escreveu:
marta escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Deus não joga dados e

Quem usa de filosofia gosta de boa leitura e desafios:

Continuo não sabendo por que você citou essa frase de Einstein e nem o que, na sua cabeça, ela significa.



pastorMentiu escreveu:Primeiro:

Deus joga dados foi postado por causa do acaso que podemos chamar de Deus só mudando as nomenclaturas.

Não, NÃO PODEMOS CHAMAR DE DEUS. Deus, como nós conhecemos não aceita mudanças de nomenclaturas. Está vendo como vc é contraditório. Deus é deus. Ponto final. Quem acha que deus pode ser isso, aquilo ou aquilo outro, já o está negando por princípio. Quem crêm em deus deve aceitar aquele descrito na blablablíblia, logo não se pode MUDAR A NOMENCLATURA de porra nenhuma! Ou vc crê naquele deus ou não crê em nada.

Porque não? Na verdade por causa disso há alguns pastores sendo chamados de apostatas e herejes que dá no mesmo levando em conta que são espursos da congregação. Mas isso não tira o merito deles de fazerem alguns poucos pensarem e questionarem. Filosofarem de boa mente.

Obs: foi isso mesmo que eu quis dizer. ESPURSOS. :emoticon12:

e já postei um trilhão de vezes que para debatermos o assunto do qual é o teismo aberto vcs podem chama deus do que quiser. a mãe natureza o acaso, a sorte, o azar o grande arquiteto do universo e o que o leonardo boff chama de...

Se o leonardo beoff chama de... então ele não aceita deus e não crê em deus. A regra é clara: deus é aquele que se deve amar sobre todas as coisas. É isso. Quer vc queira, quer não. Se vc não quer, não aceita, então mude de religião, vá ser budista, umbandista, muçulmano, qualquer coisa, menos cirstão.


Leonardo boff chama de GAIA. Eu sei que vc vai fazer piadinha. Já tô morrendo de rir :emoticon12:

Mas nunca ví deus como um ser intolerante, Isso é intolerância. Eu não sou intolerante. e não acredito que deus seja. Que Deus guarde um bom lugar pro josé Saramargo.

Mas se vcs quizerem esqueçam. Está aí para apreciação a nível de conhecimento.


grande conhecimento.

Não gosto de muita coisa, no entanto fecho os zoios ergo a cabeça, e sigo em frente. :emoticon33: todo conhecimento é bem vindo

um abraço.

feliz natal pro cê tb

Bjs.

PS:. Há algumas coisas que eu desconheço mas que de alguma maneira vcs poderiam me ajudar mas pelo visto estou enganado pous vcs estão mais perdidos que eu.

Ninguém aqui está perdido. Quem está perdido é vc nos vários caminho que já tentou mostrar para nos convencer. Ademais, nós ateus JAMAIS vamos auxiliá-lo na corroboração de que deus existe de alguma forma ou com alguma outra denominação ou nomenclatura. Vc está no fórum errado. Se o seu objetivo é esse, montou num porco. Aqui vc não vai encontrar ombro pra isso.

Não marta. Não é isso. Não quero convencer ninguem de nada. Isso nada mais é do que exposição de idéias, minha e suas sem fanatismo. Não demonstre fanatismo naquilo que vc crê ou deixa de crer. Será que existe um post sobre o que é FANATISMO ? A idéia é boa.

Mas pelo menos me dou o trabalho de pesquizar a todos sem distinção de credo.

Esse é o problema: enquanto vc estiver pesquisando com "Z", vc só vao encontrar essas merdas mesmo.


Se com isso te chamo a atenção marta. fiz meu papel.

bjs


Vc deveria ter RESPONDIDO ao post. Depois vc reclama que a gente se estressa com vc. É por causa disso. E vou avisando, de mim vc vai continuar a levar coice até aprender a postar direito e responder as questões que vc mesmo coloca.


Sim mestre querida. Você é doce marta, os outros q não vêem isso.

Um abraço.

Obs:. Sem obs.
Editado pela última vez por pastorgentil em 18 Jun 2010, 21:55, em um total de 2 vezes.
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Re:

Mensagem por Apo »

pastorgentil escreveu: Você é doce marta, os outros q não vêem isso.

.


"Os outros", quem? Cínico.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Uma filosofia a ser estudada-Teismo Aberto

Mensagem por Apo »

Teísmo fechado:

Imagem

Teísmo aberto:

Imagem


Dá na mesma.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Uma filosofia a ser estudada-Teismo Aberto

Mensagem por Apo »

Teismo muito aberto:

Imagem

:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:


Este assunto é tão ridículo, que a gente precisa arranjar um jeito de rir. Do contrário, se deprime.
Imagem

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Uma filosofia a ser estudada-Teismo Aberto

Mensagem por marta »

Apo escreveu:Teísmo fechado:

Imagem

Teísmo aberto:

Imagem


Dá na mesma.


Considerando que uma imagem falam mais do que mil palavras, seu resumo foi perfeito, Apo. :emoticon45: :emoticon45:
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Uma filosofia a ser estudada-Teismo Aberto

Mensagem por marta »

Apo escreveu:Teismo muito aberto:

Imagem

:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:


Este assunto é tão ridículo, que a gente precisa arranjar um jeito de rir. Do contrário, se deprime.


Hum!!! Bonitão o de blusa cor-de-rosa
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Re:

Mensagem por marta »

Apo escreveu:
pastorgentil escreveu: Você é doce marta, os outros q não vêem isso.

.


"Os outros", quem? Cínico.


Não perco mais meu precioso tempo respondendo a esse otário.
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Uma filosofia a ser estudada-Teismo Aberto

Mensagem por marta »

Fernando Silva escreveu:Reação previsível: novos textos aleatórios serão copiados e colados, possivelmente sem indicação das fontes, evitando-se cuidadosamente responder aos questionamentos levantados pelos incréus.


É isso aí, Fernando. Por isso não perderei mais tempo respondendo a esse otário. Antes até estava me divertindo, mas agora já encheu o saco. Virei torcedora.

Imagem
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Uma filosofia a ser estudada-Teismo Aberto

Mensagem por Reid »

marta escreveu:
Apo escreveu:Teismo muito aberto:

Imagem

:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:


Este assunto é tão ridículo, que a gente precisa arranjar um jeito de rir. Do contrário, se deprime.


Hum!!! Bonitão o de blusa cor-de-rosa


jesus e martelo... ja ouvi essa historia :emoticon12:

Avatar do usuário
pastorgentil
Mensagens: 1012
Registrado em: 11 Abr 2010, 18:58
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Uma filosofia a ser estudada-Teismo Aberto

Mensagem por pastorgentil »

Apo escreveu:
Fernando Silva escreveu:
pastorgentil escreveu:Cogitemos a inexistência de Deus. O que nos sobra é o vácuo, que não tem carência de ser preenchido. se isso lhes basta é viável. AMÉM. Mas para alguns a angústia da inexistência de Deus é terrível. e cabe a mim dar-lhes guarita debaixo da potente mão de Deus.

Então você admite que tenta consolar os seus fiéis com mentiras? Ou com coisas que você não sabe se são verdade?
Se a realidade é dura demais, a gente deve tentar se iludir?


Pelo menos este pastor é mais honesto ( conosco) do que os demais religiosos que costumam aportar por aqui. Eles falam que o vácuo existe e PRECISA SER PREENCHIDO.

Mas isto colcoca este pastor honesto noutra sinuca, esta mesma que que você expôs.


Para comemtar sobre isso copicolo

Alice Germain - É necessário ser feliz.


VIVER não é suficiente, pois o necessário é viver feliz. A existência só tem sentido e sabor se ela se transforma no tempo e no lugar da felicidade. O que esperamos da vida é a felicidade e, por vezes, passamos a vida toda esperando por ela. Nossa existência se assemelharia a uma caixa vazia, uma página em branco a ser preenchida de felicidade. Estamos condenados à tentativa de obter esse Graal que, supostamente, poderá nos garantir uma alegria duradoura.

De que se trata isso? De fato, o que é a felicidade? Um objeto (o dinheiro?), um lugar (o paraíso?), um tempo (os dias vindouros?), uma pessoa (Deus, os outros, nós mesmos?). O sucesso, o amor, a saúde, os prazeres, a beleza? ... Nesses desencantado mundo de hoje, o que aconteceu com a crença no paraíso pleno de felicidade? Para aqueles que crêem no Céu, assim como para os que não crêem nele, subsiste um desejo de felicidade feito de reencontros com os seres que um dia amamos e que nos amaram. O inferno não são os outros, muito pelo contrário: o paraíso é o reencontro de uns com outros.

Alice Germain no prólogo de "A mais bela história da felicidade - a recuperação da existência humana diante da desordem do mundo"; um diálogo com André Comte-Sponville, Jean Delumeau e Arlette Farge - Difel.

Bjs.
Editado pela última vez por pastorgentil em 19 Jun 2010, 10:20, em um total de 1 vez.
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)

Avatar do usuário
pastorgentil
Mensagens: 1012
Registrado em: 11 Abr 2010, 18:58
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Uma filosofia a ser estudada-Teismo Aberto

Mensagem por pastorgentil »

Espero que gostem.

Bjs.
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Uma filosofia a ser estudada-Teismo Aberto

Mensagem por Fernando Silva »

pastorgentil escreveu:Alice Germain - É necessário ser feliz.

VIVER não é suficiente, pois o necessário é viver feliz. A existência só tem sentido e sabor se ela se transforma no tempo e no lugar da felicidade. O que esperamos da vida é a felicidade e, por vezes, passamos a vida toda esperando por ela. Nossa existência se assemelharia a uma caixa vazia, uma página em branco a ser preenchida de felicidade. Estamos condenados à tentativa de obter esse Graal que, supostamente, poderá nos garantir uma alegria duradoura.

Do ponto de vista do cristianismo, ser feliz neste mundo não é necessário, já que estamos aqui apenas de passagem e a felicidade verdadeira só será conseguida no outro mundo.

Na verdade, é até melhor ser infeliz aqui porque aumenta a chance de merecermos o céu.

Esta frase é totalmente anti-cristã:

A existência só tem sentido e sabor se ela se transforma no tempo e no lugar da felicidade.


Minha opinião pessoal:

Felicidade só existe durante breves momentos, durante os quais algo de bom faz com que consigamos esquecer os nossos eternos problemas e as desgraças dos outros. Um pouco depois, esse "algo de bom" perde o efeito e, mesmo que continue existindo, já não consegue nos deixar felizes. Na maior parte do tempo, o que temos é um estado de estupor em que não estamos nem felizes nem infelizes: estamos apenas anestesiados por nossas ocupações.

Avatar do usuário
Márcio
Mensagens: 1733
Registrado em: 12 Nov 2005, 01:14
Gênero: Masculino
Localização: São José do Rio Pardo-SP
Contato:

Re: Uma filosofia a ser estudada-Teismo Aberto

Mensagem por Márcio »

Apo escreveu:Teismo muito aberto:

Imagem

:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:


Este assunto é tão ridículo, que a gente precisa arranjar um jeito de rir. Do contrário, se deprime.

Credo! Deus me livre desse Jesus sacana. :emoticon5:
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Avatar do usuário
Márcio
Mensagens: 1733
Registrado em: 12 Nov 2005, 01:14
Gênero: Masculino
Localização: São José do Rio Pardo-SP
Contato:

Re: Uma filosofia a ser estudada-Teismo Aberto

Mensagem por Márcio »

Fernando Silva escreveu:
pastorgentil escreveu:Alice Germain - É necessário ser feliz.

VIVER não é suficiente, pois o necessário é viver feliz. A existência só tem sentido e sabor se ela se transforma no tempo e no lugar da felicidade. O que esperamos da vida é a felicidade e, por vezes, passamos a vida toda esperando por ela. Nossa existência se assemelharia a uma caixa vazia, uma página em branco a ser preenchida de felicidade. Estamos condenados à tentativa de obter esse Graal que, supostamente, poderá nos garantir uma alegria duradoura.

Do ponto de vista do cristianismo, ser feliz neste mundo não é necessário, já que estamos aqui apenas de passagem e a felicidade verdadeira só será conseguida no outro mundo.

Na verdade, é até melhor ser infeliz aqui porque aumenta a chance de merecermos o céu.

Esta frase é totalmente anti-cristã:

A existência só tem sentido e sabor se ela se transforma no tempo e no lugar da felicidade.


Minha opinião pessoal:

Felicidade só existe durante breves momentos, durante os quais algo de bom faz com que consigamos esquecer os nossos eternos problemas e as desgraças dos outros. Um pouco depois, esse "algo de bom" perde o efeito e, mesmo que continue existindo, já não consegue nos deixar felizes. Na maior parte do tempo, o que temos é um estado de estupor em que não estamos nem felizes nem infelizes: estamos apenas anestesiados por nossas ocupações.

Uns e outros procuram a felicidade fácil e rápida através de drogas do tipo IURD e similares.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Avatar do usuário
Márcio
Mensagens: 1733
Registrado em: 12 Nov 2005, 01:14
Gênero: Masculino
Localização: São José do Rio Pardo-SP
Contato:

Re: Uma filosofia a ser estudada-Teismo Aberto

Mensagem por Márcio »

pastorgentil escreveu:Espero que gostem.

Bjs.


E o que é felicidade prá ti, Gentil?
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Uma filosofia a ser estudada-Teismo Aberto

Mensagem por salgueiro »

Fernando escreveu:Minha opinião pessoal:

Felicidade só existe durante breves momentos, durante os quais algo de bom faz com que consigamos esquecer os nossos eternos problemas e as desgraças dos outros. Um pouco depois, esse "algo de bom" perde o efeito e, mesmo que continue existindo, já não consegue nos deixar felizes. Na maior parte do tempo, o que temos é um estado de estupor em que não estamos nem felizes nem infelizes: estamos apenas anestesiados por nossas ocupações.


Já a minha opinião pessoal é que felicidade é questão de escolha, é uma forma de sentir diário baseado em valores próprios.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Márcio
Mensagens: 1733
Registrado em: 12 Nov 2005, 01:14
Gênero: Masculino
Localização: São José do Rio Pardo-SP
Contato:

Re: Uma filosofia a ser estudada-Teismo Aberto

Mensagem por Márcio »

''Cogitemos a inexistência de Deus. O que nos sobra é o vácuo, que não tem carência de ser preenchido. se isso lhes basta é viável. AMÉM. Mas para alguns a angústia da inexistência de Deus é terrível. e cabe a mim dar-lhes guarita debaixo da potente mão de Deus.''

Há tantas outras possibilidades que podem ser estudadas, entendo que a mais fácil de ''engolir'' pela maioria, é o deus.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Uma filosofia a ser estudada-Teismo Aberto

Mensagem por Fernando Silva »

salgueiro escreveu:
Fernando escreveu:Minha opinião pessoal:

Felicidade só existe durante breves momentos, durante os quais algo de bom faz com que consigamos esquecer os nossos eternos problemas e as desgraças dos outros. Um pouco depois, esse "algo de bom" perde o efeito e, mesmo que continue existindo, já não consegue nos deixar felizes. Na maior parte do tempo, o que temos é um estado de estupor em que não estamos nem felizes nem infelizes: estamos apenas anestesiados por nossas ocupações.


Já a minha opinião pessoal é que felicidade é questão de escolha, é uma forma de sentir diário baseado em valores próprios.

Você está redefinindo "felicidade".
No meu entender, felicidade não depende de escolha. Acontece ou não.

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Uma filosofia a ser estudada-Teismo Aberto

Mensagem por salgueiro »

Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:
Fernando escreveu:Minha opinião pessoal:

Felicidade só existe durante breves momentos, durante os quais algo de bom faz com que consigamos esquecer os nossos eternos problemas e as desgraças dos outros. Um pouco depois, esse "algo de bom" perde o efeito e, mesmo que continue existindo, já não consegue nos deixar felizes. Na maior parte do tempo, o que temos é um estado de estupor em que não estamos nem felizes nem infelizes: estamos apenas anestesiados por nossas ocupações.


Já a minha opinião pessoal é que felicidade é questão de escolha, é uma forma de sentir diário baseado em valores próprios.

Você está redefinindo "felicidade".
No meu entender, felicidade não depende de escolha. Acontece ou não.


Tô nada

felicidade
fe.li.ci.da.de
sf (lat felicitate) 1 Estado de quem é feliz. 2 Ventura. 3 Bem-estar, contentamento. 4 Bom resultado, bom êxito. F. eterna: bem-aventurança.

É algo que se escolhe, que se constrói desde que se queira e se tenha os valores necessários.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Márcio
Mensagens: 1733
Registrado em: 12 Nov 2005, 01:14
Gênero: Masculino
Localização: São José do Rio Pardo-SP
Contato:

Re: Uma filosofia a ser estudada-Teismo Aberto

Mensagem por Márcio »

salgueiro escreveu:
Fernando escreveu:Minha opinião pessoal:

Felicidade só existe durante breves momentos, durante os quais algo de bom faz com que consigamos esquecer os nossos eternos problemas e as desgraças dos outros. Um pouco depois, esse "algo de bom" perde o efeito e, mesmo que continue existindo, já não consegue nos deixar felizes. Na maior parte do tempo, o que temos é um estado de estupor em que não estamos nem felizes nem infelizes: estamos apenas anestesiados por nossas ocupações.


Já a minha opinião pessoal é que felicidade é questão de escolha, é uma forma de sentir diário baseado em valores próprios.


Mas, quase todos escolhem ser feliz, poucos conseguem com eficiência.
E nem dá pra ser feliz o tempo todo, acho que felicidade é pura consequência do viver.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Uma filosofia a ser estudada-Teismo Aberto

Mensagem por salgueiro »

Márcio escreveu:
salgueiro escreveu:
Fernando escreveu:Minha opinião pessoal:

Felicidade só existe durante breves momentos, durante os quais algo de bom faz com que consigamos esquecer os nossos eternos problemas e as desgraças dos outros. Um pouco depois, esse "algo de bom" perde o efeito e, mesmo que continue existindo, já não consegue nos deixar felizes. Na maior parte do tempo, o que temos é um estado de estupor em que não estamos nem felizes nem infelizes: estamos apenas anestesiados por nossas ocupações.


Já a minha opinião pessoal é que felicidade é questão de escolha, é uma forma de sentir diário baseado em valores próprios.


Mas, quase todos escolhem ser feliz, poucos conseguem com eficiência.
E nem dá pra ser feliz o tempo todo, acho que felicidade é pura consequência do viver.


hahaha .... minha mãe já dizia que sou irritantemente eficiente (brincadeirinha)

Eu acho de verdade que é um aprendizado baseado no querer mas que só chega quando o sujeito cansa de sofrer, de alimentar o próprio sofrimento que é o que as pessoas mais fazem na verdade.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Uma filosofia a ser estudada-Teismo Aberto

Mensagem por Fernando Silva »

salgueiro escreveu:
Márcio escreveu:Mas, quase todos escolhem ser feliz, poucos conseguem com eficiência.
E nem dá pra ser feliz o tempo todo, acho que felicidade é pura consequência do viver.


hahaha .... minha mãe já dizia que sou irritantemente eficiente (brincadeirinha)

Eu acho de verdade que é um aprendizado baseado no querer mas que só chega quando o sujeito cansa de sofrer, de alimentar o próprio sofrimento que é o que as pessoas mais fazem na verdade.

"Tipo assim", o cara é tetraplégico, mas decide que será feliz assim mesmo?
O cara está esquelético num campo de concentração, vendo todos ao redor morrer de fome, doença ou tortura, mas é feliz porque resolve "não alimentar o próprio sofrimento"?

É, pode ser. Se você consegue ignorar os próprios problemas, se torna insensível ao sofrimento alheio e se convence de que está feliz, quem sabe...

Trancado