Mais que uma religião

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Mais que uma religião

Mensagem por marta »

De Joinvile

Bem mais do que uma religião

Religião é uma palavra que causa um certo incômodo aos pastores Neemias Cecílio, Sebastião André e José Matias de Oliveira. Para eles, o conceito de religiosidade enquadra os fiéis em doutrinas e regimentos que muitas vezes prejudicam o desenvolvimento espiritual deles. Por isso, dizem que o que é pregado na Igreja Resgatte são ensinamentos oferecidos pela palavra de Deus na Bíblia.

“Somos uma igreja cristocêntrica :emoticon28: e não uma religião. Jesus Cristo é a referência de todas as nossas ações. Aqui, não vale o que eu penso ou o que meu colega pensa. Vale o que está nas escrituras sagradas”, ressalta o pastor José Matias, vice-presidente da Resgatte. Ele diz ter recebido um chamado divino para iniciar a mobilização de amigos e conhecidos para a formação da igreja. Mais um que recebeu o tal chamado. :emoticon16:

Em 20 de maio de 2007, um grupo de 88 pessoas iniciou o primeiro culto no templo-sede da igreja, na rua João Colin. Seguindo a mensagem do próprio nome da instituição, os pastores focalizaram na missão de resgatar as pessoas que buscavam conforto e força para solucionar problemas familiares, emocionais, recuperar a autoestima e valorizar o fortalecimento espiritual pela Bíblia.

“Somos uma igreja pentecostal porque cremos na força do Espírito Santo. Não pregamos nenhuma promessa de sucesso. Ajudamos as pessoas a se valorizarem pela comunhão com Deus. Recebemos membros de outras religiões que buscam a gente para encontrar um conforto para o espírito. Cerca de 80 passaram por aqui, se sentiram melhor e voltaram a seguir o caminho de fé nas igrejas que faziam parte”, diz o presidente da Resgatte, pastor Sebastião André.

A igreja sobrevive com a contribuição dos 700 integrantes. Nos cultos realizados nas quartas-feiras e domingos, chegam a reunir mais de mil pessoas na grandiosa área do bairro América. A Resgatte tem seis pastores-pregadores. Eles são remunerados com parte da receita das doações dos fiéis. “Cada um tem a sua profissão, mas abrimos mão disso para atender as pessoas. Estamos sempre à disposição”, explica o pastor auxiliar Neemias.

O presidente da Resgatte usa a própria Bíblia para justificar a contribuição espontânea dos membros. “Está em 2 Coríntios, capítulo 9, versículos 6 a 15: ‘Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra’”, prega o pastor Sebastião.
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
Johnny Cash
Mensagens: 18
Registrado em: 18 Jun 2010, 04:11
Gênero: Masculino
Localização: Minas Gerália!

Re: Mais que uma religião

Mensagem por Johnny Cash »

marta escreveu:[...]
A Resgatte tem seis pastores-pregadores. Eles são remunerados com parte da receita das doações dos fiéis. “Cada um tem a sua profissão, mas abrimos mão disso para atender as pessoas. Estamos sempre à disposição”, explica o pastor auxiliar Neemias.
[...]


Mas são mesmo boas almas.
Eu fico totalmente absurdado.

Dependendo de quanto for a remuneração, eu também largo minha profissão para ir lá atender as pessoas...
Viram só? Também sou a demonstração pura e clara do "bom".

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Mais que uma religião

Mensagem por Fernando Silva »

“Somos uma igreja cristocêntrica :emoticon28: e não uma religião. Jesus Cristo é a referência de todas as nossas ações. Aqui, não vale o que eu penso ou o que meu colega pensa. Vale o que está nas escrituras sagradas”, ressalta o pastor José Matias, vice-presidente da Resgatte.

Isto é ridículo. Os "sem religião" seguem um livro escrito, editado e definido por gente como eles e acham que estão seguindo a Jesus, como se ele não fosse apenas um personagem do tal livro.

Na melhor das hipóteses, é apenas a opinião dos autores sobre alguém que eles talvez nem tenham conhecido em pessoa e, ainda assim, depois de muitas modificações ao longo dos séculos.

Mesmo que Cristo tenha existido, o Cristo a quem eles dizem seguir (sim, porque cada um interpreta a "briba" como lhe convém e o que está escrito acaba não importando muito), o verdadeiro Cristo pode ter sido bem diferente.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Mais que uma religião

Mensagem por Johnny »

Falsos profetas. Cristo já preveu isto.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Mais que uma religião

Mensagem por marta »

Johnny Cash escreveu:
marta escreveu:[...]
A Resgatte tem seis pastores-pregadores. Eles são remunerados com parte da receita das doações dos fiéis. “Cada um tem a sua profissão, mas abrimos mão disso para atender as pessoas. Estamos sempre à disposição”, explica o pastor auxiliar Neemias.
[...]


Mas são mesmo boas almas.
Eu fico totalmente absurdado.

Dependendo de quanto for a remuneração, eu também largo minha profissão para ir lá atender as pessoas...
Viram só? Também sou a demonstração pura e clara do "bom".


Essa "disposição" é a desculpa para cobrar as "contribuições voluntárias", uma vez que os pastores "prescisam" deixar seu trabalho para ficarem "disponíveis". :emoticon12: :emoticon12:
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
pastorgentil
Mensagens: 1012
Registrado em: 11 Abr 2010, 18:58
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Mais que uma religião

Mensagem por pastorgentil »

marta escreveu: Aqui, não vale o que eu penso ou o que meu colega pensa. Vale o que está nas escrituras sagradas”,


Eu não me filiaria a essa igreja. Pelo pouco que eu penso já daria trabalho a eles. No mais que, o que EU penso não valeria para eles. As escrituras sagradas tem sido interpretada e re-interpretada tanto e tanto que a interpretação deles só pode estar errada já que eu eles não aceitaria pensando. Eu sou um ser pensante oras. Como tolher o ser humano na sua primazia maior que é pensar? Tô fora. Vai lá Cash, eu sou muito mau pra isso.
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)

Avatar do usuário
Márcio
Mensagens: 1733
Registrado em: 12 Nov 2005, 01:14
Gênero: Masculino
Localização: São José do Rio Pardo-SP
Contato:

Re: Mais que uma religião

Mensagem por Márcio »

pastorgentil escreveu:
marta escreveu: Aqui, não vale o que eu penso ou o que meu colega pensa. Vale o que está nas escrituras sagradas”,


Eu não me filiaria a essa igreja. Pelo pouco que eu penso já daria trabalho a eles. No mais que, o que EU penso não valeria para eles. As escrituras sagradas tem sido interpretada e re-interpretada tanto e tanto que a interpretação deles só pode estar errada já que eu eles não aceitaria pensando. Eu sou um ser pensante oras. Como tolher o ser humano na sua primazia maior que é pensar? Tô fora. Vai lá Cash, eu sou muito mau pra isso.


Qual das milhões de interpretações é a correta, a sua, a deles, dos outros? Na impossibilidade de se saber isso, deve-se seguir uma visão literal? Nesse caso, como viver com tantas contradições e besteiras ilógicas?
Como? Como? Como?

Obs: é sério agora, não coloquei emoticons.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Mais que uma religião

Mensagem por Fernando Silva »

pastorgentil escreveu:Eu não me filiaria a essa igreja. Pelo pouco que eu penso já daria trabalho a eles. No mais que, o que EU penso não valeria para eles. As escrituras sagradas tem sido interpretada e re-interpretada tanto e tanto que a interpretação deles só pode estar errada já que eu eles não aceitaria pensando. Eu sou um ser pensante oras. Como tolher o ser humano na sua primazia maior que é pensar? Tô fora. Vai lá Cash, eu sou muito mau pra isso.

Por que você não joga a Bíblia fora e faz do jeito que você acha certo?
De que vale a Bíblia se no fim nunca é do jeito que está escrito, mas do jeito que o crente acha que aquilo significa?

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Mais que uma religião

Mensagem por marta »

Fernando Silva escreveu:
pastorgentil escreveu:Eu não me filiaria a essa igreja. Pelo pouco que eu penso já daria trabalho a eles. No mais que, o que EU penso não valeria para eles. As escrituras sagradas tem sido interpretada e re-interpretada tanto e tanto que a interpretação deles só pode estar errada já que eu eles não aceitaria pensando. Eu sou um ser pensante oras. Como tolher o ser humano na sua primazia maior que é pensar? Tô fora. Vai lá Cash, eu sou muito mau pra isso.

Por que você não joga a Bíblia fora e faz do jeito que você acha certo?
De que vale a Bíblia se no fim nunca é do jeito que está escrito, mas do jeito que o crente acha que aquilo significa?


A única passagem que TODOS OS CRENTES interpretam da mesma forma é aquela que institui a cobrança dos dízimos. O resto, cada qual interpreta do jeito que lhe proporcione maior lucratividade.
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Mais que uma religião

Mensagem por salgueiro »

Fernando escreveu:De que vale a Bíblia se no fim nunca é do jeito que está escrito, mas do jeito que o crente acha que aquilo significa?


Por que jogar fora? Não pode ser usada como base, ponto de partida? Tem que ser literalista?

Eu acho ótimo esse somatório e acredito que é a tendência futura.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
pastorgentil
Mensagens: 1012
Registrado em: 11 Abr 2010, 18:58
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Mais que uma religião

Mensagem por pastorgentil »

Márcio escreveu:Qual das milhões de interpretações é a correta, a sua, a deles, dos outros?


Não sei Márcio. Eu sou sincero. Não fico como alguns em São Paulo que me dão a direção errada quando peço informação só pra não ficar com cara de quem não sabe. se sei falo que sei. se não sei falo que não sei. A interpretação correta não existe pois que para ela existir uma está certa e eu não tenho a certa afirmativamente. Tenho intuições, mas nessa minha intuição, posso estar errado mas busco aquilo que é o certo. Entendeu?


Márcio escreveu: Na impossibilidade de se saber isso, deve-se seguir uma visão literal?

Sim. Caminho em uma direção. Tenho uma visão. A minha visão é estar a busca da verdade. Não que eu a tenho, ou sou dono dela. No entanto o que me chamou a atenção na afirmação desta nova religião foi fazer uma afirmação totalmente descabida por parte do lider. Não se aceita o livre pensamento. Ou seja, eles são incontestáveis e isso é um absurdo.

Márcio escreveu:Nesse caso, como viver com tantas contradições e besteiras ilógicas?
Sei que eu sou ilógico para vcs. Reconheço isso. O Teísmo é ilógico e irracional porque sua base é a fé. No entanto usamos de raciocinio quando filosofamos. Pautamos nosso teísmo em um cristianismo filosofico raciocinado com a lógica. É difícil para vcs acreditarem nisso da mesma forma que para nós é difícil acreditar na ciência espirita. No entanto caro amigo, nos damos a leitura de tudo, examinando tudo e retemos o bem. Quando leio o Saramanco que é ateu, leio a nível de conhecimento e respeito para com a leitura. E aprendo viu? Com os Ateus aprendo muitas coisas. Mas os ateus , não os daqui porque aqui não tem isso... parecem que não se abrem para ver que de alguma forma temos coisas boas.

Márcio escreveu:Como? Como? Como?


Como? Como? como?


Márcio escreveu:Obs: é sério agora, não coloquei emoticons.


Percebí márcio. Você é uma gracinha. Só o como, como, como, que eu não entendi,

Bjs
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Mais que uma religião

Mensagem por Fernando Silva »

salgueiro escreveu:
Fernando escreveu:De que vale a Bíblia se no fim nunca é do jeito que está escrito, mas do jeito que o crente acha que aquilo significa?


Por que jogar fora? Não pode ser usada como base, ponto de partida? Tem que ser literalista?

Eu acho ótimo esse somatório e acredito que é a tendência futura.

Se é a palavra de Deus, tem que ser seguida ao pé da letra, toda ela. Não nos cabe questionar ou selecionar.
Se não é a palavra de Deus, não passa de um livro de auto-ajuda com uma desatualização de milhares de anos em seus conceitos.
Podemos encontrar pérolas na lama, sim, mas há pérolas em outros lugares que podemos conseguir sem nos sujarmos todos.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Mais que uma religião

Mensagem por Apo »

Base? Ponto de partida? Relativizando ainda por cima?

Somatório de bobagens serve pra quê, exatamente? Substituir o bom senso e a capacidade de pensar?

Tá doido...
Imagem

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Mais que uma religião

Mensagem por salgueiro »

Apo escreveu:Base? Ponto de partida? Relativizando ainda por cima?

Somatório de bobagens serve pra quê, exatamente? Substituir o bom senso e a capacidade de pensar?

Tá doido...


No dia que vc conseguir suplantar esse esteriótipo de teísta burro, ignorante, anarfa, vaquinha-de-presépio, etc e mais etc vai entender o que estou dizendo.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Mais que uma religião

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:
Apo escreveu:Base? Ponto de partida? Relativizando ainda por cima?

Somatório de bobagens serve pra quê, exatamente? Substituir o bom senso e a capacidade de pensar?

Tá doido...


No dia que vc conseguir suplantar esse esteriótipo de teísta burro, ignorante, anarfa, vaquinha-de-presépio, etc e mais etc vai entender o que estou dizendo.


Querida, eu já disse e vou dizer de novo. Não há nada a ser suplantado. Está tudo absolutamente claro e entendido.
Acontece que, por mais inteligente, coerente e racional que possa ser um ser humano. quando o cérebro abre as comportas para a metafísica, o chip está instalado e eles simplesmente emburrecem, esquecem o resto, não fazem as ligações, não conseguem seguir a lógica! Sabe-se lá por quê! Deve ser a tal área 51 cerebral ( algo acontece lá, é negado e ninguém sabe direito com que propósitos).
Imagem

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Mais que uma religião

Mensagem por salgueiro »

Apo escreveu:
salgueiro escreveu:
Apo escreveu:Base? Ponto de partida? Relativizando ainda por cima?

Somatório de bobagens serve pra quê, exatamente? Substituir o bom senso e a capacidade de pensar?

Tá doido...


No dia que vc conseguir suplantar esse esteriótipo de teísta burro, ignorante, anarfa, vaquinha-de-presépio, etc e mais etc vai entender o que estou dizendo.


Querida, eu já disse e vou dizer de novo. Não há nada a ser suplantado. Está tudo absolutamente claro e entendido.
Acontece que, por mais inteligente, coerente e racional que possa ser um ser humano. quando o cérebro abre as comportas para a metafísica, o chip está instalado e eles simplesmente emburrecem, esquecem o resto, não fazem as ligações, não conseguem seguir a lógica! Sabe-se lá por quê! Deve ser a tal área 51 cerebral ( algo acontece lá, é negado e ninguém sabe direito com que propósitos).


E eu poderia apontar a incapacidade de alguns de navegar nessas águas principalmente aqueles que não conseguem deslindar a complexidade humana.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Mais que uma religião

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:
Apo escreveu:
salgueiro escreveu:
Apo escreveu:Base? Ponto de partida? Relativizando ainda por cima?

Somatório de bobagens serve pra quê, exatamente? Substituir o bom senso e a capacidade de pensar?

Tá doido...


No dia que vc conseguir suplantar esse esteriótipo de teísta burro, ignorante, anarfa, vaquinha-de-presépio, etc e mais etc vai entender o que estou dizendo.


Querida, eu já disse e vou dizer de novo. Não há nada a ser suplantado. Está tudo absolutamente claro e entendido.
Acontece que, por mais inteligente, coerente e racional que possa ser um ser humano. quando o cérebro abre as comportas para a metafísica, o chip está instalado e eles simplesmente emburrecem, esquecem o resto, não fazem as ligações, não conseguem seguir a lógica! Sabe-se lá por quê! Deve ser a tal área 51 cerebral ( algo acontece lá, é negado e ninguém sabe direito com que propósitos).


E eu poderia apontar a incapacidade de alguns de navegar nessas águas principalmente aqueles que não conseguem deslindar a complexidade humana.


Já vivi esta "complexidade". É tão desnecessária e emburrecedora que depois senti até vergonha e dó por ter perdido tanto tempo.
Eu diria que é incapacitante, ao contrário do que alegam os que acham que estudar e conhecer é absorver todo tipo de porcaria.
Imagem

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Mais que uma religião

Mensagem por salgueiro »

Apo escreveu:
salgueiro escreveu:
Apo escreveu:
salgueiro escreveu:
Apo escreveu:Base? Ponto de partida? Relativizando ainda por cima?

Somatório de bobagens serve pra quê, exatamente? Substituir o bom senso e a capacidade de pensar?

Tá doido...


No dia que vc conseguir suplantar esse esteriótipo de teísta burro, ignorante, anarfa, vaquinha-de-presépio, etc e mais etc vai entender o que estou dizendo.


Querida, eu já disse e vou dizer de novo. Não há nada a ser suplantado. Está tudo absolutamente claro e entendido.
Acontece que, por mais inteligente, coerente e racional que possa ser um ser humano. quando o cérebro abre as comportas para a metafísica, o chip está instalado e eles simplesmente emburrecem, esquecem o resto, não fazem as ligações, não conseguem seguir a lógica! Sabe-se lá por quê! Deve ser a tal área 51 cerebral ( algo acontece lá, é negado e ninguém sabe direito com que propósitos).


E eu poderia apontar a incapacidade de alguns de navegar nessas águas principalmente aqueles que não conseguem deslindar a complexidade humana.


Já vivi esta "complexidade". É tão desnecessária e emburrecedora que depois senti até vergonha e dó por ter perdido tanto tempo.
Eu diria que é incapacitante, ao contrário do que alegam os que acham que estudar e conhecer é absorver todo tipo de porcaria.


:emoticon4:
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Trancado