Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Gigaview
Mensagens: 35
Registrado em: 27 Jan 2009, 00:33
Gênero: Masculino

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por Gigaview »

salgueiro escreveu:
Gigaview escreveu:
salgueiro escreveu:
Márcio escreveu:Justo por isso que inferí que as manifestações deveriam ser mais universais e numerosas, acontecendo em todos os nichos sociais humanos, gerando assim muito material incontestável.
Só que não é isso o que acontece


Não é bem assim, se vc for pesquisar vai encontrar material sim e perceber que esses fenômenos acontecem desde sempre em todos os lugares.

É que até a pesquisa vai mexer com algo que não se tem vontade de saber nem de cogitar a possibilidade, e não estou falando dos "outros", essa fui eu por muito tempo.


Você vai encontrar muitas fraudes e evidências anedóticas que não passam de estórinhas que chegam até ser bem elaboradas para servir a propósitos proselitistas. Fenômenos mesmo, comprovados, até agora, nada...


Sei perfeitamente da dificuldade que permeia a "prova" desses fenômenos e sei também que num determinado nível não terá "prova" que chegue vide os que até hoje acreditam que o pouso na lua foi feito em Hollywood. :emoticon4:


Agora só falta você dizer que a "prova" depende da colaboração dos espíritos e que eles não se interessam em provar nada aos céticos, mas apenas aos crentes espiritóides. De qualquer forma, o ônus da prova continua com os espíritas....e até agora nada...

Avatar do usuário
Gigaview
Mensagens: 35
Registrado em: 27 Jan 2009, 00:33
Gênero: Masculino

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por Gigaview »

Apo escreveu:Não sei se alguém já perguntou isto mas....quais seriam as provas cabais de que o homem pisou na Lua naquele ano de 1969? Fotos? Filme? Gravações? Material colhido na superfície? E nas outras vezes?
[img]
http://www.geschichteinchronologie.ch/a ... laeche.jpg[/img]

Esses espelhos foram levados pelos astronautas e continuam refletindo feixes de laser emitidos da Terra desde a data da alunissagem em 1969.

E o que seriam provas de os satélites que foram para fora da atmosfera continuam viajando rumo ao infinito e mandando informações e imagens?


Os sinais não são captados apenas pela NASA e para facilitar a análise da telemetria por outras instituições foi adotado um padrão internacional (XML Telemetric and Command Exchange). A European Space Agency, o SETI, a Força Aérea Americana, a Boing, a Lockheed Martin dentre outras organizações acompanham de perto esses sinais e esteja certa que eles vêm da localização exata do objeto no espaço.

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por Botanico »

Gigaview escreveu:Agora só falta você dizer que a "prova" depende da colaboração dos espíritos e que eles não se interessam em provar nada aos céticos, mas apenas aos crentes espiritóides. De qualquer forma, o ônus da prova continua com os espíritas....e até agora nada...


A colaboração está em outro lugar, Giga, ou melhor NÃO ESTÁ. Quando William Crookes fez as suas pesquisas e, para a ira de seus colegas mais próximos, divulgou os resultados favoráveis à existência de fenômenos regidos por leis ainda desconhecidas, as críticas não se fizeram esperar. Uma delas, a qual o Vitor Moura, que esteve por aqui endossou, é que Crookes estava EXTREMAMENTE MÍOPE e por isso não conseguia perceber que a fantasma Kate King nada mais era do que a própria médium, Florence Cook fantasiada.

Quem saiu com essa de que ele estava extremamente míope? O colega dele, Douglas Ramsay, descobridor do argônio. E a dita comunidade cética da época e atual ACREDITA NISSO.

Pedi ao Vitor que me apresentasse as receitas do oculista do Crookes para eu poder avaliar o grau de miopia dele. Ah! Eu também tenho deficiência visual (vista cansada), mas um par de óculos resolve muito bem o meu problema. Uma vez que Crookes continuou bem ativo mesmo quando deixou as pesquisas mediúnicas de lado, acho que a situação dele era a mesma...

E Giga, tem mais uma coisa: nem Ramsay, nem os outros críticos de Crookes, Lord Kelvin, Carpenter, Edouard von Hartman, etc, JAMAIS foram ver a coisa por si mesmos. Ou seja, vocês céticos querem a boa vontade dos espíritos, mas como me explica a má-vontade da comunidade cética em investigar a coisa por ela mesma? Por que os céticos querem sempre se manter à distância e fazerem suas críticas na base do "acho que é isso o que aconteceu"?

Assim é fácil...

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por Johnny »

Gigaview escreveu:
Apo escreveu:Não sei se alguém já perguntou isto mas....quais seriam as provas cabais de que o homem pisou na Lua naquele ano de 1969? Fotos? Filme? Gravações? Material colhido na superfície? E nas outras vezes?
[img]
http://www.geschichteinchronologie.ch/a ... laeche.jpg[/img]

Esses espelhos foram levados pelos astronautas e continuam refletindo feixes de laser emitidos da Terra desde a data da alunissagem em 1969.

E o que seriam provas de os satélites que foram para fora da atmosfera continuam viajando rumo ao infinito e mandando informações e imagens?


Os sinais não são captados apenas pela NASA e para facilitar a análise da telemetria por outras instituições foi adotado um padrão internacional (XML Telemetric and Command Exchange). A European Space Agency, o SETI, a Força Aérea Americana, a Boing, a Lockheed Martin dentre outras organizações acompanham de perto esses sinais e esteja certa que eles vêm da localização exata do objeto no espaço.

Isso bem depois de 69. Poderiam ter jogado algo lá bem depois. Isso não é prova de que pisaram na lua em 69.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por salgueiro »

Gigaview escreveu:
salgueiro escreveu:
Gigaview escreveu:
salgueiro escreveu:
Márcio escreveu:Justo por isso que inferí que as manifestações deveriam ser mais universais e numerosas, acontecendo em todos os nichos sociais humanos, gerando assim muito material incontestável.
Só que não é isso o que acontece


Não é bem assim, se vc for pesquisar vai encontrar material sim e perceber que esses fenômenos acontecem desde sempre em todos os lugares.

É que até a pesquisa vai mexer com algo que não se tem vontade de saber nem de cogitar a possibilidade, e não estou falando dos "outros", essa fui eu por muito tempo.


Você vai encontrar muitas fraudes e evidências anedóticas que não passam de estórinhas que chegam até ser bem elaboradas para servir a propósitos proselitistas. Fenômenos mesmo, comprovados, até agora, nada...


Sei perfeitamente da dificuldade que permeia a "prova" desses fenômenos e sei também que num determinado nível não terá "prova" que chegue vide os que até hoje acreditam que o pouso na lua foi feito em Hollywood. :emoticon4:


Agora só falta você dizer que a "prova" depende da colaboração dos espíritos e que eles não se interessam em provar nada aos céticos, mas apenas aos crentes espiritóides. De qualquer forma, o ônus da prova continua com os espíritas....e até agora nada...


Se vc tivesse se dado ao trabalho de ler o que escrevi não conseguiria de forma alguma concluir o que concluiu.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

JoaoMuller
Mensagens: 134
Registrado em: 13 Mai 2010, 09:15
Gênero: Masculino

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por JoaoMuller »

O que não entendo é porque os espíritos são tão seletivos?

Acho que o Márcio quiz colocar alguma coisa assim.

Isto também me entriga,porque somente(normalmente)espiritas serem os "contemplados" com as visões,vozes e tudo mais vindos de espíritos.

Como ja comentei,outros religiosos,adventistas,evangélicos não relatam visões de espíritos,normalmente é alguem do meio espirita ou simpatizante. :emoticon13:

Um céticos então ai que não vê espíritos nem escuta vozes.

Isto só me leva a pensar que tudo que acontece é alguma manifestação do nosso própio cérebro.
"Conhecereis a verdade e ela vos fará livres!" Obrigado "bíbria"!

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por salgueiro »

JoaoMuller escreveu:O que não entendo é porque os espíritos são tão seletivos?

Acho que o Márcio quiz colocar alguma coisa assim.

Isto também me entriga,porque somente(normalmente)espiritas serem os "contemplados" com as visões,vozes e tudo mais vindos de espíritos.

Como ja comentei,outros religiosos,adventistas,evangélicos não relatam visões de espíritos,normalmente é alguem do meio espirita ou simpatizante. :emoticon13:

Um céticos então ai que não vê espíritos nem escuta vozes.

Isto só me leva a pensar que tudo que acontece é alguma manifestação do nosso própio cérebro.



Sim, acontece também com céticos.

viewtopic.php?f=1&t=18104
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

JoaoMuller
Mensagens: 134
Registrado em: 13 Mai 2010, 09:15
Gênero: Masculino

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por JoaoMuller »

salgueiro escreveu:
JoaoMuller escreveu:O que não entendo é porque os espíritos são tão seletivos?

Acho que o Márcio quiz colocar alguma coisa assim.

Isto também me entriga,porque somente(normalmente)espiritas serem os "contemplados" com as visões,vozes e tudo mais vindos de espíritos.

Como ja comentei,outros religiosos,adventistas,evangélicos não relatam visões de espíritos,normalmente é alguem do meio espirita ou simpatizante. :emoticon13:

Um céticos então ai que não vê espíritos nem escuta vozes.

Isto só me leva a pensar que tudo que acontece é alguma manifestação do nosso própio cérebro.



Sim, acontece também com céticos.

viewtopic.php?f=1&t=18104


Suyndara escreveu:Nos meus idos tempos de religiosa fervorosa eu tinha um amigo idoso que sofria de mal de parkinson....


Apo escreveu:Eu sofria de uma ulcera há uns 2 anos ( e tinha apenas 17 na época)...minha família era católica fervorosa ( avós e tios mais velhos).... Mas teve um tempo que uma orda de espíritas se converteu na família da minha mãe...]

Acho que a Apo era bem impressionada nesta época,mais que agora.. :emoticon19:

Lúcifer escreveu:Bom, como eu já havia comentado antes, eu também fui kardecista entre outras coisas....


Lúcifer escreveu:Quando estava no meio de minha aborrecência....No dia, eu estava péssimo. Febrão mesmo. Fraqueza e outras coisas...
Ótimo estado para atestar a visão de um espírito não?

Tranca escreveu:...comumente se denomina de "presságio" ou "pressentimento"..
Não sei se isto é considerado fenômeno espirita..

Sal....grifei as partes com idades,porque sabemos que quando jovens(e ainda sou diga-se kkkk)somos muito mais influenciáveis e impressionados.

Só fui até a página 2 pois agora não tenho tempo de ler tudo, depois eu lei e tento comentar..
"Conhecereis a verdade e ela vos fará livres!" Obrigado "bíbria"!

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por Johnny »

JoaoMuller escreveu:grifei as partes com idades,porque sabemos que quando jovens(e ainda sou diga-se kkkk)somos muito mais influenciáveis e impressionados.

Com base em que você afirma isso Muller?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por Botanico »

JoaoMuller escreveu:O que não entendo é porque os espíritos são tão seletivos?

Acho que o Márcio quiz colocar alguma coisa assim.

Isto também me entriga,porque somente(normalmente)espiritas serem os "contemplados" com as visões,vozes e tudo mais vindos de espíritos.

Não se trata de contemplação: é que nós espíritas entendemos o fenômeno. Já os de fora usualmente recorrem a rezas, descarregos, desencapetamentos e outras coisas que usualmente não funcionam... Isso quando não partem para as agressões físicas para forçar a expulsão do Demo...

JoaoMuller escreveu:Como ja comentei,outros religiosos,adventistas,evangélicos não relatam visões de espíritos,normalmente é alguem do meio espirita ou simpatizante. :emoticon13:

Bem, já ouvi o lance de um pastor evangélico que fazia suas pregações normalmente na sua igreja e um dia aconteceu de ele ver um índio entre os seus fiéis... não estava totalmente nu, mas não usava os trajes indicados para quem vai a uma igreja moralista e puritana...
E aí vinha um problema: SÓ ELE VIA O ÍNDIO. Nas semanas seguinte, o índio ia chegando cada vez mais perto do púlpito e aí, uma vez ao lado do pastor, disse-lhe:
_ Esta igreja não é o seu lugar: sua missão está em outro (adivinhe onde...).

Carlos Imbassahy também relata o caso de uma jovem criada em convento, que também via e ouvia espíritos. Instruída por uma madre com um resto de bom-senso na cabeça, a moça manteve segredo sobre o que lhe acontecia. Atingida a maioridade, ela foi trabalhar como empregada em casa de uma velha senhora muito devota. Esquecida do conselho, falou à bondosa senhora sobre os seus dons. Pra que! A velha berrou apavorada e correu pela casa toda desesperada berrando que o Demo entrara em seu lar. A ÚNICA solução oferecida pela Fé Católica para casos assim, foi o que a velha adotou: catou um sarrafão e o desceu furiosamente na cabeça da energúmena. A pobre moça só pôde fugir espavorida. Em outros lares muito cristãos, seus problemas foram os mesmos. Até que acabou lá na Federação Espírita Brasileira, o único lugar onde sua mediunidade era muito bem vinda.

Mediunidade não é "privilégio" de espírita. A única diferença é que entendemos o fenômeno.


JoaoMuller escreveu:Um céticos então ai que não vê espíritos nem escuta vozes.

Sugiro levar isso ao conhecimento dos conselhos de psiquiatria e assim sugerir o ceticismo/ateísmo como remédio alternativo para esquizofrenia...

JoaoMuller escreveu:Isto só me leva a pensar que tudo que acontece é alguma manifestação do nosso própio cérebro.

Eu também pensaria isso... O problema é quando os médiuns dizem coisas que não estariam nos cérebros deles e, pior ainda, em nenhum dos presentes.

JoaoMuller
Mensagens: 134
Registrado em: 13 Mai 2010, 09:15
Gênero: Masculino

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por JoaoMuller »

Johnny escreveu:
JoaoMuller escreveu:grifei as partes com idades,porque sabemos que quando jovens(e ainda sou diga-se kkkk)somos muito mais influenciáveis e impressionados.

Com base em que você afirma isso Muller?


Ora Johnny,quando mais novos,ainda mais os que são de famílias religiosas ja vem com os conceitos de céu ,inferno,vida após a morte,fantasmas,demônios entre outras coisas definidas na sua cabeça,assim como os nossos medos.

É óbvio que com o passar do tempo a medida que vai se tornando adulto e mais esclarecido muito disto é deixado pra trás,principalmente os medos.Um adolescente em um quarto escuro não tem as mesmas sensações que um adulto.

Ninguem relata que viu uma mocinha bonitinha fantasma brincando de bicicleta.
Editado pela última vez por JoaoMuller em 07 Jul 2010, 13:12, em um total de 1 vez.
"Conhecereis a verdade e ela vos fará livres!" Obrigado "bíbria"!

JoaoMuller
Mensagens: 134
Registrado em: 13 Mai 2010, 09:15
Gênero: Masculino

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por JoaoMuller »

Botanico escreveu:Não se trata de contemplação: é que nós espíritas entendemos o fenômeno. Já os de fora usualmente recorrem a rezas, descarregos, desencapetamentos e outras coisas que usualmente não funcionam... Isso quando não partem para as agressões físicas para forçar a expulsão do Demo...


Vc esta partindo do princípio que o espiritismo é a verdade absoluta...e que as vozes ou visões que os outros de outras religiões possam ter realmente são espiritos e não manifestações da sua própia mente,e se assim for,realmente,rezas,descarregos e desencapetamentos não funcionaram.

Botanico escreveu:Bem, já ouvi o lance de um pastor evangélico que fazia suas pregações normalmente na sua igreja e um dia aconteceu de ele ver um índio entre os seus fiéis... não estava totalmente nu, mas não usava os trajes indicados para quem vai a uma igreja moralista e puritana...
E aí vinha um problema: SÓ ELE VIA O ÍNDIO. Nas semanas seguinte, o índio ia chegando cada vez mais perto do púlpito e aí, uma vez ao lado do pastor, disse-lhe:
_ Esta igreja não é o seu lugar: sua missão está em outro (adivinhe onde...).


Acho que ele frequentava um centro de umbanda ou sei la o que paralelamente..rsrsrs

Botanico escreveu:Carlos Imbassahy também relata o caso de uma jovem criada em convento, que também via e ouvia espíritos. Instruída por uma madre com um resto de bom-senso na cabeça, a moça manteve segredo sobre o que lhe acontecia. Atingida a maioridade, ela foi trabalhar como empregada em casa de uma velha senhora muito devota. Esquecida do conselho, falou à bondosa senhora sobre os seus dons. Pra que! A velha berrou apavorada e correu pela casa toda desesperada berrando que o Demo entrara em seu lar. A ÚNICA solução oferecida pela Fé Católica para casos assim, foi o que a velha adotou: catou um sarrafão e o desceu furiosamente na cabeça da energúmena. A pobre moça só pôde fugir espavorida. Em outros lares muito cristãos, seus problemas foram os mesmos. Até que acabou lá na Federação Espírita Brasileira, o único lugar onde sua mediunidade era muito bem vinda.


Se ela contasse isto a mim por exemplo,eu mandaria ela a um médico,é óbvio que um religioso fervoroso vai agir como a religião dele "determina".

Botanico escreveu:Mediunidade não é "privilégio" de espírita. A única diferença é que entendemos o fenômeno.


Não é o que parece..pois acontece com muiiiiito mais frequência com espiritas ou simpatizantes.

Botanico escreveu:Sugiro levar isso ao conhecimento dos conselhos de psiquiatria e assim sugerir o ceticismo/ateísmo como remédio alternativo para esquizofrenia..


Legal...então ver espiritos e escutar vozes é coisa de esquizofrênico? :emoticon12:

Botanico escreveu:Eu também pensaria isso... O problema é quando os médiuns dizem coisas que não estariam nos cérebros deles e, pior ainda, em nenhum dos presentes.


E que realmente seja coeso com algum fato ou pessoa(falar coisas que ninguem sabe se é ou não verdade é,se aconteceu ou não)desculpe não entendi ,que tipo de coisas falariam que ninguem saberia,nem mesmo os presentes?
"Conhecereis a verdade e ela vos fará livres!" Obrigado "bíbria"!

Avatar do usuário
Gigaview
Mensagens: 35
Registrado em: 27 Jan 2009, 00:33
Gênero: Masculino

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por Gigaview »

A colaboração está em outro lugar, Giga, ou melhor NÃO ESTÁ. Quando William Crookes fez as suas pesquisas e, para a ira de seus colegas mais próximos, divulgou os resultados favoráveis à existência de fenômenos regidos por leis ainda desconhecidas, as críticas não se fizeram esperar. Uma delas, a qual o Vitor Moura, que esteve por aqui endossou, é que Crookes estava EXTREMAMENTE MÍOPE e por isso não conseguia perceber que a fantasma Kate King nada mais era do que a própria médium, Florence Cook fantasiada.

Quem saiu com essa de que ele estava extremamente míope? O colega dele, Douglas Ramsay, descobridor do argônio. E a dita comunidade cética da época e atual ACREDITA NISSO.

Pedi ao Vitor que me apresentasse as receitas do oculista do Crookes para eu poder avaliar o grau de miopia dele. Ah! Eu também tenho deficiência visual (vista cansada), mas um par de óculos resolve muito bem o meu problema. Uma vez que Crookes continuou bem ativo mesmo quando deixou as pesquisas mediúnicas de lado, acho que a situação dele era a mesma...

E Giga, tem mais uma coisa: nem Ramsay, nem os outros críticos de Crookes, Lord Kelvin, Carpenter, Edouard von Hartman, etc, JAMAIS foram ver a coisa por si mesmos. Ou seja, vocês céticos querem a boa vontade dos espíritos, mas como me explica a má-vontade da comunidade cética em investigar a coisa por ela mesma? Por que os céticos querem sempre se manter à distância e fazerem suas críticas na base do "acho que é isso o que aconteceu"?

Assim é fácil...


Não é bem assim. O fato de Crookes ser míope ou não é absolutamente irrelevante. Crookes via o que queria ver e os “espíritos” pareciam colaborar assíduamente com ele. Ele era obsecado com a “possibilidade” de comunicação com seu irmão mais moço, morto durante um assentamento de um cabo telegráfico no Mar do Norte. Desde então Crookes passou a ser um frequentador assíduo de sessões espíritas que ajudaram no seu forte wishfull thinking em relação ao mundo espiritual. Veja esta anotação de seu diário, datada de 31 de dezembro de 1870, cerca de 3 anos após esse acidente fatal, feita durante uma viagem à Espanha:

“I cannot help reverting in thought to this time last year. Nelly (his wife) and I were then sitting together in communion with dear departed friends, and as twelve o’clock struck they wished us many happy New Years. I feel that they are looking on now, and as space is no obstacle to them, they are, I believe, looking over my dear Nelly at the same time. Over us both I know there is one whom we all-spirits as well as mortals-bow down to as Father and Master, and it is my humble prayer to Him-the Great Good as the mandarin calls Him-that He will continue His merciful protection to Nelly and me and our dear little family. May He also allow us to continue to receive spiritual communications from my brother who passed over the boundary when in a ship at sea more than three years ago.” (http://www.worldspirituality.org/william-crookes.html)

O próprio Crookes fotografou Kate King e Florence Cook e fez comparações para concluir que se tratavam de pessoas diferentes, mas veja o que Crookes disse sobre a “medium” Karte Fox:
“With a full knowledge of the numerous theories which have been started, chiefly in America, to explain these sounds, I have tested them in every way that I could devise, until there has been no escape from the conviction that they were true objective occurrences not produced by trickery or mechanical means.” William Crookes (http://www.worldspirituality.org/william-crookes.html)

Anos mais tarde, Margaret Fox Kane faz a seguinte declaração:

“I think that it is about time that the truth of this miserable subject "Spiritualism" should be brought out. It is now widespread all over the world, and unless it is put down soon it will do great evil. I was the first in the field and have the right to expose it.

My sister Kate and myself were very young children when this horrible deception began. I was eight, and just a year and half older than she. We were very mischievous children and we wanted to terrify our dear mother, who was a very good woman and very easily frightened. At night, when we went to bed, we used to tie an apple to a string and move the string up and down, causing the apple to bump on the floor, or we would drop the apple on the floor, making a strange noise every time it would rebound. My mother listened to this for a time. She could not understand it and did not suspect us of being capable of a trick because we were so young.” (http://psychicinvestigator.com/demo/Foxtxt.htm)


Nem é preciso dizer mais nada....Crookes via apenas o que queria ver, sendo míope ou não.

As pesquisas de Crookes sobre a espiritualidade era uma jornada pessoal restrita ao círculo espiritualista. As pesquisas com Forence Cook aconteceram na casa de Crookes, onde Florence residiu por vários meses, insinuando seu famoso possível caso amoroso com a jovem médium. Crookes estava desacreditado tanto que a qualidade de sua produção acadêmica despencou e muitos artigos foram recusados para publicação. No final da vida teve que "dar um tempo" a essas bobagens para recuperar seu prestígio.

Essa falta de colaboração dos espíritos no sentido de gerar evidências inquestionáveis é constrangedora para os espíritas. Os experimentos existem, faltam espíritos interessados em não deixar os espíritas passar vergonha, ou como se diz...deixar de pagar mico. Enquanto isso, vivem da ilusão das evidências anedóticas.

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por Botanico »

Botanico escreveu:Não se trata de contemplação: é que nós espíritas entendemos o fenômeno. Já os de fora usualmente recorrem a rezas, descarregos, desencapetamentos e outras coisas que usualmente não funcionam... Isso quando não partem para as agressões físicas para forçar a expulsão do Demo...


JoaoMuller escreveu:Vc esta partindo do princípio que o espiritismo é a verdade absoluta...e que as vozes ou visões que os outros de outras religiões possam ter realmente são espiritos e não manifestações da sua própia mente,e se assim for,realmente,rezas,descarregos e desencapetamentos não funcionaram.

O Espiritismo é uma das poucas religiões, senão a única, que se declara NÃO POSSUIDORA DA VERDADE ABSOLUTA. Diz claramente que essa verdade é atributo EXCLUSIVO de Deus e dos espíritos superiores. Se, como você parece sugerir, as visões e vozes são produtos de problemas psiquiátricos, por que rezas e desencapetamentos não funcionam? Ou às vezes funcionam? E por que é que pessoas assim, depois de educadas mediunicamente, ficam estáveis? Só costumam ver e ouvir fantasmas quando estão em trabalho nos centros?

Botanico escreveu:Bem, já ouvi o lance de um pastor evangélico que fazia suas pregações normalmente na sua igreja e um dia aconteceu de ele ver um índio entre os seus fiéis... não estava totalmente nu, mas não usava os trajes indicados para quem vai a uma igreja moralista e puritana...
E aí vinha um problema: SÓ ELE VIA O ÍNDIO. Nas semanas seguinte, o índio ia chegando cada vez mais perto do púlpito e aí, uma vez ao lado do pastor, disse-lhe:
_ Esta igreja não é o seu lugar: sua missão está em outro (adivinhe onde...).


JoaoMuller escreveu:Acho que ele frequentava um centro de umbanda ou sei la o que paralelamente..rsrsrs

Não frequentava. Seu único lugar de culto era a igreja.

Botanico escreveu:Carlos Imbassahy também relata o caso de uma jovem criada em convento, que também via e ouvia espíritos. Instruída por uma madre com um resto de bom-senso na cabeça, a moça manteve segredo sobre o que lhe acontecia. Atingida a maioridade, ela foi trabalhar como empregada em casa de uma velha senhora muito devota. Esquecida do conselho, falou à bondosa senhora sobre os seus dons. Pra que! A velha berrou apavorada e correu pela casa toda desesperada berrando que o Demo entrara em seu lar. A ÚNICA solução oferecida pela Fé Católica para casos assim, foi o que a velha adotou: catou um sarrafão e o desceu furiosamente na cabeça da energúmena. A pobre moça só pôde fugir espavorida. Em outros lares muito cristãos, seus problemas foram os mesmos. Até que acabou lá na Federação Espírita Brasileira, o único lugar onde sua mediunidade era muito bem vinda.


JoaoMuller escreveu:Se ela contasse isto a mim por exemplo,eu mandaria ela a um médico,é óbvio que um religioso fervoroso vai agir como a religião dele "determina".

Isso se fosse produto da mente, mas NÃO ERA O CASO DESSA MOÇA. Sim, pois várias pessoas que conversavam com ela e eram informadas sobre parentes falecidos por intermédio dela, obtinham provas evidentes de que eram realmente esses falecidos que falavam, pois ela revelava coisas das quais ela NÃO SABIA. Carlos Imbassahy ficou uns tempos "de molho" observando as situações, vendo as provas sendo produzidas para os outros e nada lhe tocava de perto. Até que um dia sua avó paterna se manifestou, passando-lhe durante a conversa relatos de coisas que ele sabia e outras que até ele desconhecia e só pôde confirmar posteriormente. Em seu livro ele conclui essa passagem mais ou menos assim:
Os homens da ciência e os homens da fé tentam me convencer. Os primeiros dizem que tais fatos são produtos da subconsciência e os segundos, de Satã. E eu pergunto: por quais meios a subconsciência da moça obteria informes desconhecidos dela, de mim e de toda a gente? E no segundo caso, por que Deus permite ao Demônio corromper o que temos de mais caro e sagrado? Por que ao Diabo foi dado o monopólio de nos trazer as provas de nossa continuidade espiritual, quando as igrejas cristãs, que deveriam elas nos trazer essas provas, são neste ponto da mais lamentável indigência?
Bem se vê que nem os homens da ciência e da fé podem nos responder. Seus argumentos vazios e brumosos só têm por finalidade tirar-nos a certeza de nossa vida futura.


Botanico escreveu:Mediunidade não é "privilégio" de espírita. A única diferença é que entendemos o fenômeno.


JoaoMuller escreveu:Não é o que parece..pois acontece com muiiiiito mais frequência com espiritas ou simpatizantes.

Favor apresentar-me os trabalhos estatísticos que comprovam isso.

Botanico escreveu:Sugiro levar isso ao conhecimento dos conselhos de psiquiatria e assim sugerir o ceticismo/ateísmo como remédio alternativo para esquizofrenia..


JoaoMuller escreveu:Legal...então ver espiritos e escutar vozes é coisa de esquizofrênico? :emoticon12:

Segundo os psiquiatras e céticos sábios, cultos, racionais e inteligentes, sim.

Botanico escreveu:Eu também pensaria isso... O problema é quando os médiuns dizem coisas que não estariam nos cérebros deles e, pior ainda, em nenhum dos presentes.


JoaoMuller escreveu:E que realmente seja coeso com algum fato ou pessoa(falar coisas que ninguem sabe se é ou não verdade é,se aconteceu ou não)desculpe não entendi ,que tipo de coisas falariam que ninguem saberia,nem mesmo os presentes?

Um exemplo é o que aconteceu com a filha e esposa do comandante Darget. Cerca de um ano após o falecimento da sogra deste, as duas foram a uma médium, Sra Bononi, e solicitaram uma sessão. A médium então repassou uma série de coisas relatadas pelo espírito da falecida, que eram do conhecimento das consulentes. Então a moça decidiu:
_ Prova-me que é realmente a avozinha, revelando um evento que seja só do meu conhecimento e que só a mim e à senhora diga respeito.
A última vez que a moça estivera junto com a avó foi nas termas de Biarritz e pensava nas coisas que aconteceram naquele episódio. Achava que o espírito da avó poderia falar de eventos daquela ocasião. Mas a médium disse então:
_ Sua avó me faz ver um ramalhete de flores brancas e disse ter ficado muito contente quando foram depositadas em seu túmulo.
As duas consulentes saíram desconcertadas e desiludidas: elas havia feito uma visita recente ao jazigo, mas NADA DEPOSITARAM LÁ. Pouco depois, a moça foi sabendo que uma prima, com quem tinha a avó em comum, havia feito também uma visita ao jazigo. Escreveu a ela perguntando se essa visita aconteceu e se havia posto alguma flor na lápide. A prima lhe respondeu que sim, sua família ao passar por Poiters, visitara o túmulo e lá depositaram um ramalhete de flores todas brancas.
E o comandante Darget pergunta: _ Onde a médium foi obter esse pormenor?
O espírito ofereceu como prova de sua identidade a revelação de um incidente que sabia ser desconhecido das consulentes, o que elimina a fantasia de captação de pensamento e as famosas leituras frias, mornas e quentes, tão caras aos céticos sábios, cultos, racionais e inteligentes.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por Johnny »

JoaoMuller escreveu:
Johnny escreveu:
JoaoMuller escreveu:grifei as partes com idades,porque sabemos que quando jovens(e ainda sou diga-se kkkk)somos muito mais influenciáveis e impressionados.

Com base em que você afirma isso Muller?


Ora Johnny,quando mais novos,ainda mais os que são de famílias religiosas ja vem com os conceitos de céu ,inferno,vida após a morte,fantasmas,demônios entre outras coisas definidas na sua cabeça,assim como os nossos medos.

Opiniosamente falando Muller, até levaria em conta o que você coloca. Mas ficaria na opinião, certo? O que eu perguntei foi se você tinha alguma base de estudos à respeito. Senão, ficamos no achismo e opiniões/observações pessoais.

JoaoMuller escreveu:É óbvio que com o passar do tempo a medida que vai se tornando adulto e mais esclarecido muito disto é deixado pra trás,principalmente os medos.Um adolescente em um quarto escuro não tem as mesmas sensações que um adulto.

Novamente acho que é uma opinião. Veja o caso de minha mãe que, depois que meu pai morreu, virou evangélica. Por isso novamente eu pergunto: De onde vocÊ buscou a informação de que jovens são mais acessíveis à influenciação?

JoaoMuller escreveu:Ninguem relata que viu uma mocinha bonitinha fantasma brincando de bicicleta.

Isso porque você não é do meio. Conheci gente que já viu criança com bicicleta, com óculos, pretoriano, cangaceiro, em cima de ônibus, etc.Eu por exemplo sei o que vimos. Faça uma busca mais abrangente e você verá que a toca do coelho tem várias entradas.
Editado pela última vez por Johnny em 08 Jul 2010, 07:11, em um total de 1 vez.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por Botanico »

A colaboração está em outro lugar, Giga, ou melhor NÃO ESTÁ. Quando William Crookes fez as suas pesquisas e, para a ira de seus colegas mais próximos, divulgou os resultados favoráveis à existência de fenômenos regidos por leis ainda desconhecidas, as críticas não se fizeram esperar. Uma delas, a qual o Vitor Moura, que esteve por aqui endossou, é que Crookes estava EXTREMAMENTE MÍOPE e por isso não conseguia perceber que a fantasma Kate King nada mais era do que a própria médium, Florence Cook fantasiada.

Quem saiu com essa de que ele estava extremamente míope? O colega dele, Douglas Ramsay, descobridor do argônio. E a dita comunidade cética da época e atual ACREDITA NISSO.

Pedi ao Vitor que me apresentasse as receitas do oculista do Crookes para eu poder avaliar o grau de miopia dele. Ah! Eu também tenho deficiência visual (vista cansada), mas um par de óculos resolve muito bem o meu problema. Uma vez que Crookes continuou bem ativo mesmo quando deixou as pesquisas mediúnicas de lado, acho que a situação dele era a mesma...

E Giga, tem mais uma coisa: nem Ramsay, nem os outros críticos de Crookes, Lord Kelvin, Carpenter, Edouard von Hartman, etc, JAMAIS foram ver a coisa por si mesmos. Ou seja, vocês céticos querem a boa vontade dos espíritos, mas como me explica a má-vontade da comunidade cética em investigar a coisa por ela mesma? Por que os céticos querem sempre se manter à distância e fazerem suas críticas na base do "acho que é isso o que aconteceu"?

Assim é fácil...


Gigaview escreveu:Não é bem assim. O fato de Crookes ser míope ou não é absolutamente irrelevante. Crookes via o que queria ver e os “espíritos” pareciam colaborar assíduamente com ele. Ele era obsecado com a “possibilidade” de comunicação com seu irmão mais moço, morto durante um assentamento de um cabo telegráfico no Mar do Norte. Desde então Crookes passou a ser um frequentador assíduo de sessões espíritas que ajudaram no seu forte wishfull thinking em relação ao mundo espiritual. Veja esta anotação de seu diário, datada de 31 de dezembro de 1870, cerca de 3 anos após esse acidente fatal, feita durante uma viagem à Espanha:

“I cannot help reverting in thought to this time last year. Nelly (his wife) and I were then sitting together in communion with dear departed friends, and as twelve o’clock struck they wished us many happy New Years. I feel that they are looking on now, and as space is no obstacle to them, they are, I believe, looking over my dear Nelly at the same time. Over us both I know there is one whom we all-spirits as well as mortals-bow down to as Father and Master, and it is my humble prayer to Him-the Great Good as the mandarin calls Him-that He will continue His merciful protection to Nelly and me and our dear little family. May He also allow us to continue to receive spiritual communications from my brother who passed over the boundary when in a ship at sea more than three years ago.” (http://www.worldspirituality.org/william-crookes.html)

Sabe, Giga, essa é uma estratégia muito comum do pessoal cético: emprestar a um texto MUITO MAIS DO QUE LHE PERTENCE. Como assim Crookes viu O QUE QUERIA VER? Justamente o que ele mais queria, ver e ouvir o espírito de seu falecido irmão, ISSO ELE NUNCA VIU. O que não deixou de ser muito importante, pois elimina a acusação acima de que ele estaria deslumbrado ou iludido por um evento assim. Veja só que lance interessante: Crookes JAMAIS ACEITOU A HIPÓTESE ESPÍRITA. Seus experimentos foram feitos dentro dos controles experimentais possíveis. São dele essas palavras: "Não me darão meus opositores o crédito para a posse de um mínimo de bom-senso? Por que acham eles que as objeções que me fazem jamais me teriam ocorrido?" e "Não basta que me digam que fui enganado; quero saber COMO fui enganado". E isso até hoje ninguém me disse.

Gigaview escreveu:O próprio Crookes fotografou Kate King e Florence Cook e fez comparações para concluir que se tratavam de pessoas diferentes, mas veja o que Crookes disse sobre a “medium” Karte Fox:
“With a full knowledge of the numerous theories which have been started, chiefly in America, to explain these sounds, I have tested them in every way that I could devise, until there has been no escape from the conviction that they were true objective occurrences not produced by trickery or mechanical means.” William Crookes (http://www.worldspirituality.org/william-crookes.html)

Anos mais tarde, Margaret Fox Kane faz a seguinte declaração:

“I think that it is about time that the truth of this miserable subject "Spiritualism" should be brought out. It is now widespread all over the world, and unless it is put down soon it will do great evil. I was the first in the field and have the right to expose it.

My sister Kate and myself were very young children when this horrible deception began. I was eight, and just a year and half older than she. We were very mischievous children and we wanted to terrify our dear mother, who was a very good woman and very easily frightened. At night, when we went to bed, we used to tie an apple to a string and move the string up and down, causing the apple to bump on the floor, or we would drop the apple on the floor, making a strange noise every time it would rebound. My mother listened to this for a time. She could not understand it and did not suspect us of being capable of a trick because we were so young.” (http://psychicinvestigator.com/demo/Foxtxt.htm)


Nem é preciso dizer mais nada....Crookes via apenas o que queria ver, sendo míope ou não.

Oba! Mais um cético sábio, culto, racional e inteligente para me divertir neste fórum...
Sabia que você está dando uma do sujo reclamando do mal lavado? Em se tratando das Foxs aí, meu caro, já logo no início um grupo de médicos da Universidade de Buffalo sugeriram que elas produziam os sons por meio estalos de articulações, mais provavelmente do osso da rótula. Elas simplesmente anunciaram que não queriam se passar por impostoras e que estavam interessadas em saber a real origem daqueles sons e aí propuseram um desafio: seriam examinadas por uma comissão que confirmaria ou não se os sons eram produtos daquilo ou não. Deu em nada.

Por 40 anos, as Fox atuaram como médiuns pagas, até que uma desavença familiar levou Margarida a fazer uma "confissão" de fraude. Foi inclusive anunciado que num teatro (acho que era o Corinthian Hall) ela faria uma demonstração de como fazia a fraude. Dizem certos livros cristãos que o teatro estava lotado de espíritas chorosos que imploravam a Margarida para não fizesse aquela denúncia e exposição. Mas ela se manteve firme e produziu a prova: descalçou os sapatos, subiu num tamborete e... estalou os artelhos. Fim de papo, certo?

Errado! O repórter do Herald Journal, antes disso, foi ao seu quarto tomar as notas para fazer a reportagem onde ela confessava a total fraudulência dos fenômenos. Em dado momento, sons de pancadas começaram a acontecer em locais distintos: porta, janela, chão, teto, móveis. Assustado ele perguntou:
_ É tudo fraude?
E ela respondeu:
_ Inteiramente! Não é tão fácil enganar?

Pois bem, Giga, bem vindo ao clube dos céticos sábios, cultos, racionais e inteligentes, pois tal como esses céticos presentes ao teatro, NINGUÉM ousou perguntar como é que ela fazia isso acontecer. Ela só estalou os artelhos no tamborete e ficou nisso apenas. Estalos de articulações são sons FACILMENTE RECONHECÍVEIS. São muito característicos. Mas as testemunhas informam que no caso das Fox os sons eram MUITO VARIADOS. Iam desde sons fracos, como o tique-taque de um relógio, até fortes pancadas. E como o próprio repórter que tomava seu depoimento notou, eles eram provenientes de locais DISTANTES da médium. Ela NUNCA demonstrou como fazia isso e a inteligência cética PROÍBE que se pergunte a respeito. Vai entornar o caldo se isso acontecer.

No meu debate lá na Sociedade Távola Redonda eu propus que se fizesse um experimento recorrendo aos estalos de articulações e APENAS COM ELES, se reproduzisse tudo aquilo que as testemunhas disseram ter observado. Fiquei sem resposta.

Entendeu qual foi o problema de Crookes com ela e de porque ele não conseguiu saber o mecanismo de como os sons eram produzidos?


Gigaview escreveu:As pesquisas de Crookes sobre a espiritualidade era uma jornada pessoal restrita ao círculo espiritualista. As pesquisas com Forence Cook aconteceram na casa de Crookes, onde Florence residiu por vários meses, insinuando seu famoso possível caso amoroso com a jovem médium. Crookes estava desacreditado tanto que a qualidade de sua produção acadêmica despencou e muitos artigos foram recusados para publicação. No final da vida teve que "dar um tempo" a essas bobagens para recuperar seu prestígio.

Está fantasiando muito, meu caro. Crookes CHAMOU seus colegas para ir ver o que ele via, mas ELES SE RECUSARAM (é o modo cético de se fazer ciência: proclama-se que algo não existe porque contraria os dogmas científicos e não se faz experimentos nenhuns a respeito). Quando lhes apresentou os experimentos, não ficaram convencidos, MAS NENHUM DELES SOUBE DIZER ONDE ELE ESTAVA ERRADO (e até hoje não achei ninguém que soubesse me dizer). Se ele tinha alguma esperança de contatar o espírito do irmão, isso não vem a caso, pois ficou bem claro que ele não se deixou influenciar por isso. Ah! E Florence ficou de fato hospedada na casa dele POR POUCOS meses (acho que não passou de 6) exatamente para eliminar qualquer possibilidade de ela ter alguma ajuda de cúmplices ou dos familiares. E a esposa de Crookes falava da fantasma com muita boa impressão e encanto. Estaria ela também apaixonada pela fantasma e/ou pela médium?


Gigaview escreveu:Essa falta de colaboração dos espíritos no sentido de gerar evidências inquestionáveis é constrangedora para os espíritas. Os experimentos existem, faltam espíritos interessados em não deixar os espíritas passar vergonha, ou como se diz...deixar de pagar mico. Enquanto isso, vivem da ilusão das evidências anedóticas.

Meu caro Giga, entre 1850 e 1930 mais de 200 cientistas fizeram pesquisas com diversos médiuns, em países diferentes, em anos diversos, publicaram seus experimentos e resultados, que inclusive eram concordantes. Médiuns farsantes foram desmascarados POR ESSES CIENTISTAS (nenhum sábio cético da época jamais desmascarou algum tanto quanto eu saiba). Tal pesquisa feita ao longo de 80 anos e com resultados semelhantes deveria ter convencido a comunidade científica ao menos da realidade do fenômeno, ainda que discordasse da causa. Mas tal não aconteceu. Os que NUNCA fizeram experimento algum proclamavam as mesmas coisas que você e outros por aqui e por lá já disseram e... PREVALECEM.

Chegou uma hora que se resolveu jogar a toalha. Se a fé (é, o pessoal cético que tenho lido e papeado tem demonstrado uma fé muito mais inabalável que a dos evangélicos & Cia Bela) tem o poder de mover montanhas, como lutar contra ela? Então façamos o seguinte: nós, espíritos e espíritas, vamos lidar com quem nos considera e que se dane os outros.

É isso.
Editado pela última vez por Botanico em 09 Jul 2010, 04:21, em um total de 1 vez.

JoaoMuller
Mensagens: 134
Registrado em: 13 Mai 2010, 09:15
Gênero: Masculino

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por JoaoMuller »

Johnny escreveu:Opiniosamente falando Muller, até levaria em conta o que você coloca. Mas ficaria na opinião, certo? O que eu perguntei foi se você tinha alguma base de estudos à respeito. Senão, ficamos no achismo e opiniões/observações pessoais.


Vc precisa de estudo pra constatar isto?.

Deixa eu mudar ao invés de colocar "sabemos que quando jovens",mudo para "acredito que quando jovens"..pronto,é baseado em constatações através de obersavções e até experiências pessoais.

Johnny escreveu:Novamente acho que é uma opinião. Veja o caso de minha mãe que, depois que meu pai morreu, virou evangélica. Por isso novamente eu pergunto: De onde vocÊ buscou a informação de que jovens são mais acessíveis à influenciação?


Como eu coloquei...muito disto é deixado para atrás,principalmente os medos.Vc ou qualquer outro forista aqui pode responder,alguem aqui ainda tem medo de escuro?

Vc não concorda que uma criança ou um adolescente seja mais influenciável ou mais impressionado que um adulto esclarecido?

Johnny escreveu:Isso porque você não é do meio. Conheci gente que já viu criança com bicicleta, com óculos, pretoriano, cangaceiro, em cima de ônibus, etc.Eu por exemplo sei o que vimos. Faça uma busca mais abrangente e você verá que a toca do coelho tem várias entradas.


Interessante...normalmente são vultos,barulhos,assombrações grotescas e outras mais,sinceramente não me lembro de ter lido até então alguem dizer que viu um garotinho fantasma sorridente jogando futebol ou uma gratorinha linda andando de bike.

O que vcs viram? todos viram a mesma coisa?

Tenho uma dúvida..Um espirito pode aparecer só pra quem ele quiser ou isto acontece por causa daquela questão de mediunidade?Normalmente é uma pessoa especifica que vê e os outros ficam "a ver navios".
"Conhecereis a verdade e ela vos fará livres!" Obrigado "bíbria"!

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por Johnny »

"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por Apo »

Crianças são mais vulneráveis pelos motivos inerentes à infância. Acreditam em quem costumam confiar ou de quem dependem emocionalmente. Adolescentes são mais céticos. Mas podem ter alguns tipos de fantasias conflitantes entre infância e a briga pelo amadurecimento. Adultos vulneráveis à determinados apelos não-lógicos provavelmente o são por ignorância, falta de informação, limitação cognitiva pelo ambiente em que vivem, fobias ou falhas de percepção.

Desconfiar das aparências é sempre mais saudável do que acreditar pura e simplesmente. Adultos sabem que nosso cérebro nos prega peças que envolvem os sentidos, iludindo-nos de forma muito sutil, mas contundente. Basta não se convencer da primeira explicação, para ver como existem várias.
Grupos de pessoas de quaisquer idades podem crer que estão presenciando algo.

Tive uma experiência alucinante em que eu e outra pessoa não queríamos sequer admitir uma para a outra o que estávamos vendo. E era a mesma coisa. Mas não era o que pensávamos.
Os minutos de pânico solitários só foram quebrados quando um disse: está vendo o que eu estou vendo? O outro respondeu que sim e pensamos que estavamos prestes a morrer ( ou que já estávamos mortos, vivendo um tipo de "passagem"). De repente, a sensação visual foi se desfazendo e, a muito custo e aliviados, voltamos ao "normal".
Imagem

JoaoMuller
Mensagens: 134
Registrado em: 13 Mai 2010, 09:15
Gênero: Masculino

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por JoaoMuller »




Johnny escreveu:havia uma coisa parada em frente ao berço, em pé, com fisionomia horrenda, um misto de homem e animal, causava pavor mesmo


Vixxi Johnny que treco é isto? parece um ser mitológico,ou o própio "demo"..o que vc acredita que seja isto?

Vc procurou alguma explicação no espiritismo pra isto?o que achou de resposta?
"Conhecereis a verdade e ela vos fará livres!" Obrigado "bíbria"!

JoaoMuller
Mensagens: 134
Registrado em: 13 Mai 2010, 09:15
Gênero: Masculino

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por JoaoMuller »

Apo escreveu:Crianças são mais vulneráveis pelos motivos inerentes à infância. Acreditam em quem costumam confiar ou de quem dependem emocionalmente. Adolescentes são mais céticos. Mas podem ter alguns tipos de fantasias conflitantes entre infância e a briga pelo amadurecimento. Adultos vulneráveis à determinados apelos não-lógicos provavelmente o são por ignorância, falta de informação, limitação cognitiva pelo ambiente em que vivem, fobias ou falhas de percepção.

Desconfiar das aparências é sempre mais saudável do que acreditar pura e simplesmente. Adultos sabem que nosso cérebro nos prega peças que envolvem os sentidos, iludindo-nos de forma muito sutil, mas contundente. Basta não se convencer da primeira explicação, para ver como existem várias.
Grupos de pessoas de quaisquer idades podem crer que estão presenciando algo.

Tive uma experiência alucinante em que eu e outra pessoa não queríamos sequer admitir uma para a outra o que estávamos vendo. E era a mesma coisa. Mas não era o que pensávamos.
Os minutos de pânico solitários só foram quebrados quando um disse: está vendo o que eu estou vendo? O outro respondeu que sim e pensamos que estavamos prestes a morrer ( ou que já estávamos mortos, vivendo um tipo de "passagem"). De repente, a sensação visual foi se desfazendo e, a muito custo e aliviados, voltamos ao "normal".


Apo.....O que realmente era e o que pensaram que fosse?

Que tipo de alucinógeno vcs duas usaram neste dia hem... :emoticon12:

Sou super curioso..
"Conhecereis a verdade e ela vos fará livres!" Obrigado "bíbria"!

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por Apo »

JoaoMuller escreveu:
Apo escreveu:Crianças são mais vulneráveis pelos motivos inerentes à infância. Acreditam em quem costumam confiar ou de quem dependem emocionalmente. Adolescentes são mais céticos. Mas podem ter alguns tipos de fantasias conflitantes entre infância e a briga pelo amadurecimento. Adultos vulneráveis à determinados apelos não-lógicos provavelmente o são por ignorância, falta de informação, limitação cognitiva pelo ambiente em que vivem, fobias ou falhas de percepção.

Desconfiar das aparências é sempre mais saudável do que acreditar pura e simplesmente. Adultos sabem que nosso cérebro nos prega peças que envolvem os sentidos, iludindo-nos de forma muito sutil, mas contundente. Basta não se convencer da primeira explicação, para ver como existem várias.
Grupos de pessoas de quaisquer idades podem crer que estão presenciando algo.

Tive uma experiência alucinante em que eu e outra pessoa não queríamos sequer admitir uma para a outra o que estávamos vendo. E era a mesma coisa. Mas não era o que pensávamos.
Os minutos de pânico solitários só foram quebrados quando um disse: está vendo o que eu estou vendo? O outro respondeu que sim e pensamos que estavamos prestes a morrer ( ou que já estávamos mortos, vivendo um tipo de "passagem"). De repente, a sensação visual foi se desfazendo e, a muito custo e aliviados, voltamos ao "normal".


Apo.....O que realmente era e o que pensaram que fosse?


Estávamos de carro na Anhanguera no sentido interior/capital. Naquela hora do "lusco-fusco", anoitecendo. Naquele mar de carros com faróis ligados e andando a 150 por hora. De repente, num ponto da estrada em que há um aclive e uma quase curva, existe uma ferrovia que passa acima da estrada. Com o movimento do carro indo em direçãò aquilo, um trem começou a passar lá em cima provocando uma estranhíssima sensação de que estávamos num movimento conjunto indo para algum lugar que não era mais a estrada. E como se tratava de uma curva, não víamos a frente próxima, nem sabíamos o que existia abaixo da ferrovia. De forma que parecia que estavam todos indo para algum lugar onde todos sumiam de repente. Era mesmo assustador e estava acontecendo segundo a segundo. Pensei que era maluquice minha, mas resolvi falar. Não era apenas eu que estava sentindo um medão daquilo.

Que tipo de alucinógeno vcs duas usaram neste dia hem... :emoticon12:


Nóis DOIS :emoticon4: estávamos limpinhos. :emoticon13:

Sou super curioso..


Adoro mistérios e coisas assustadoras, mas só quando não é comigo. :emoticon16:
Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por Johnny »

JoaoMuller escreveu:



Johnny escreveu:havia uma coisa parada em frente ao berço, em pé, com fisionomia horrenda, um misto de homem e animal, causava pavor mesmo


Vixxi Johnny que treco é isto? parece um ser mitológico,ou o própio "demo"..o que vc acredita que seja isto?

Vc procurou alguma explicação no espiritismo pra isto?o que achou de resposta?

Respostas sempre hão. Só não entendi do porquê eu e minha esposa vimos também. Seria alguém comum aos três à quem fizemos mal no passado, uma motivação para buscarmos a doutrina, ambos, sei lá. O fato é que aconteceu, ficou marcado de forma indelével em nossas mentes e nos levou a pensar e repensar diversas coisas. Não achei respostas na parapsicologia que me convencesse pois ela diz que a mente tem a capacidade de projetar imagens (?) mesmo à terceiros (fico imaginando se isso é tão simples, deveria ser explorado belicamente :emoticon5: ). Mas não, nenhum relato similar.

Quanto à forma, quando em espírito, se pode transfigurar sua aparência. Isso até entendo, já que o perispírito não tem obrigatoriedade de ficar preso à aparência da encarnação mais recente.

COmplicado não?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por Reid »

Johnny escreveu:. Não achei respostas na parapsicologia que me convencesse pois ela diz que a mente tem a capacidade de projetar imagens (?) mesmo à terceiros (fico imaginando se isso é tão simples, deveria ser explorado belicamente :emoticon5: ).
COmplicado não?


terror noturno (como citado algumas vezes nos posts ai q andei lendo) ao q me parece sim projeta imagens, qdo eu era muito novo, tive esse problema, vc fica consciente e ve tudo a sua volta "normalmente" so q "distorcido" (como vc fica muito assustado não da para prestar atenção direito) e com "imagens assustadoras" (coisas de pesadelos), eh oq posso dizer do q me lembro, acredito q visões deve ter algum tipo de correlação com isso... agora qdo mais de uma pessoa ve uma mesma coisa, ai ja n sei... mas acredito q possa ter alguma coisa haver, apesar de nao ter a minima ideia do q seja.. ou talvez sejam espiritos mesmo :emoticon12:

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por Johnny »

Reid escreveu:
Johnny escreveu:. Não achei respostas na parapsicologia que me convencesse pois ela diz que a mente tem a capacidade de projetar imagens (?) mesmo à terceiros (fico imaginando se isso é tão simples, deveria ser explorado belicamente :emoticon5: ).
COmplicado não?


terror noturno (como citado algumas vezes nos posts ai q andei lendo) ao q me parece sim projeta imagens, qdo eu era muito novo, tive esse problema, vc fica consciente e ve tudo a sua volta "normalmente" so q "distorcido" (como vc fica muito assustado não da para prestar atenção direito) e com "imagens assustadoras" (coisas de pesadelos), eh oq posso dizer do q me lembro, acredito q visões deve ter algum tipo de correlação com isso... agora qdo mais de uma pessoa ve uma mesma coisa, ai ja n sei... mas acredito q possa ter alguma coisa haver, apesar de nao ter a minima ideia do q seja.. ou talvez sejam espiritos mesmo :emoticon12:

Foi isso que ocorreu Reid. As respostas mais imples foram encontradas, no nosso caso, no espiritismo. E isso acabou ocasionando uma melhora em nossas vidas. Acho que as coincidências acabam por aqui.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Trancado