Enchente em Alagoas - Castigo Divino?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Zato-one
Mensagens: 835
Registrado em: 25 Mai 2009, 16:10
Gênero: Masculino
Localização: Entre o Poty e o Parnaiba

Enchente em Alagoas - Castigo Divino?

Mensagem por Zato-one »

Muito bem, passou-se o terremoto do Haiti, a África continua desolada, mas até agora, ninguém levantou a voz pra dizer que o que aconteceu lá é castigo divino? Logo aquele povo temente a Deus(cristão)?


Muito estranho... :emoticon38:
"As religiões proliferam com o sofrimento de nosso povo."

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Enchente em Alagoas - Castigo Divino?

Mensagem por Reid »

Zato-one escreveu:Muito bem, passou-se o terremoto do Haiti, a África continua desolada, mas até agora, ninguém levantou a voz pra dizer que o que aconteceu lá é castigo divino? Logo aquele povo temente a Deus(cristão)?


Muito estranho... :emoticon38:


pior q qdo falam q Deus castigou o povo la os crentes q tem parentes la ficam bravos, mas qdo falam q deus inundou o mundo a n sei qtos mil anos atras, ta tudo bem... :emoticon26:

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Enchente em Alagoas - Castigo Divino?

Mensagem por Lúcifer »

Reid escreveu:
Zato-one escreveu:Muito bem, passou-se o terremoto do Haiti, a África continua desolada, mas até agora, ninguém levantou a voz pra dizer que o que aconteceu lá é castigo divino? Logo aquele povo temente a Deus(cristão)?


Muito estranho... :emoticon38:


pior q qdo falam q Deus castigou o povo la os crentes q tem parentes la ficam bravos, mas qdo falam q deus inundou o mundo a n sei qtos mil anos atras, ta tudo bem... :emoticon26:


Corrigindo....
Quando deus castiga um lugar onde tem crentes, os parentes destes ficam bravos. Mas quando é uma inundaçao em um lugar onde, supostamente, os moradores são adoradores do capeta (como os crentes gostam de falar) aí está tudo bem.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Enchente em Alagoas - Castigo Divino?

Mensagem por Apo »

Todo ato de deus tem um propósito.
E aquela gente toda deve ter aprontado noutra vida. Finito.
Imagem

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Enchente em Alagoas - Castigo Divino?

Mensagem por Botanico »

Na revista Eclésia (acho que deste ou do mês passado) veio um artigo falando de como terminaram tragicamente aqueles que mofaram de Deus. Lá veio o tal Titanic (o navio que nem Deus poderia afundar...), a Marylin Monroe (que disse a Billy Grahan: _ Não preciso do seu Deus), e outros e mais uma foto do Ringo Starr, que desdenhava do perdão do Papa quanto àquela frase de que os Beatles eram mais conhecidos no Mundo do que o Cristo (ou que não sabiam quem acabaria primeiro, o Rock ou o Cristianismo). Engraçado que páginas mais adiante falam de uma missionária na China, temente e a serviço de Deus, que acabou decapitada junto com o marido... Teria ela mofado de Deus também? E tem muito cristão tido por dos bons que se ferrou na mão dos maus ou de alguma tragédia natural.

Que explicação darão os cristãos a isso?
Que

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Enchente em Alagoas - Castigo Divino?

Mensagem por Johnny »

Castigo ou não, tragédia não é motivo de desdém por qualquer parte, mesmo que para comparação. Sinto muito pelas pessoas de lá. Não imagino o que deva ser mais de 12 pessoas ficarem doze horas penduradas numa jaqueira, sem água e comida e ainda depois saberem que toda a sua cidade foi destruída e está ilhada.

Muito triste. No Sul foi uma cidade. No nordeste, várias.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Moninha
Mensagens: 341
Registrado em: 07 Nov 2005, 01:04
Localização: Recife
Contato:

Re: Enchente em Alagoas - Castigo Divino?

Mensagem por Moninha »

Johnny escreveu:Castigo ou não, tragédia não é motivo de desdém por qualquer parte, mesmo que para comparação. Sinto muito pelas pessoas de lá. Não imagino o que deva ser mais de 12 pessoas ficarem doze horas penduradas numa jaqueira, sem água e comida e ainda depois saberem que toda a sua cidade foi destruída e está ilhada.

Muito triste. No Sul foi uma cidade. No nordeste, várias.


Bom dia Johnny,

Deixei donativos no quartel aqui em Recife, tentei entrar na cidade mas carros pequenos não estavam passando, como temos um conhecido que está ajudando na limpeza da cidade entramos em contato com ele para que viesse pegar algumas coisas que levamos para minha tia e sua família. Iremos voltar mês que vem, cremos que carros pequenos já estarão passando. A única coisa que sobrou da casa dela foi uma parede com um buraco. Mas enfim, ela e sua família estão bem, assim como meu tio, onde ele mora não chegou água. Realmente Johnny sabemos que a tragédia foi grande mas chegando lá é que se tem a real dimensão, e digo isto só pelo que me disse o marido de minha prima, pois não cheguei a entrar na cidade. A esta altura mina tia já deve estar no engenho, onde também temos parentes.

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Enchente em Alagoas - Castigo Divino?

Mensagem por salgueiro »

Moninha escreveu:
Johnny escreveu:Castigo ou não, tragédia não é motivo de desdém por qualquer parte, mesmo que para comparação. Sinto muito pelas pessoas de lá. Não imagino o que deva ser mais de 12 pessoas ficarem doze horas penduradas numa jaqueira, sem água e comida e ainda depois saberem que toda a sua cidade foi destruída e está ilhada.

Muito triste. No Sul foi uma cidade. No nordeste, várias.


Bom dia Johnny,

Deixei donativos no quartel aqui em Recife, tentei entrar na cidade mas carros pequenos não estavam passando, como temos um conhecido que está ajudando na limpeza da cidade entramos em contato com ele para que viesse pegar algumas coisas que levamos para minha tia e sua família. Iremos voltar mês que vem, cremos que carros pequenos já estarão passando. A única coisa que sobrou da casa dela foi uma parede com um buraco. Mas enfim, ela e sua família estão bem, assim como meu tio, onde ele mora não chegou água. Realmente Johnny sabemos que a tragédia foi grande mas chegando lá é que se tem a real dimensão, e digo isto só pelo que me disse o marido de minha prima, pois não cheguei a entrar na cidade. A esta altura mina tia já deve estar no engenho, onde também temos parentes.


Que bom Moninha que eles sobreviveram a calamidade. :emoticon4:
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Enchente em Alagoas - Castigo Divino?

Mensagem por Johnny »

Bem, não serve de consolo, mas há mobilização por todo o país para as vítimas, como sempre há nestes casos.

Não querendo ser pessimista, mas do jeito que o tempo anda se revoltando, creio que coisas piores podem acontecer. Se é aquecimento, El niño, sei lá. O fato é que estão acontecendo em locais que antes não ocorriam.

Minhas considerações Moninha.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Enchente em Alagoas - Castigo Divino?

Mensagem por Fernando Silva »

Johnny escreveu:Não querendo ser pessimista, mas do jeito que o tempo anda se revoltando, creio que coisas piores podem acontecer. Se é aquecimento, El niño, sei lá. O fato é que estão acontecendo em locais que antes não ocorriam.

No nordeste, ou é seca ou é enchente. Isto é tradicional.
O fato de não haver florestas permanentes dificulta a absorção da água da chuva.
Santa Catarina é um exemplo: quanto mais desmatam, mais enchentes acontecem.

Moninha
Mensagens: 341
Registrado em: 07 Nov 2005, 01:04
Localização: Recife
Contato:

Re: Enchente em Alagoas - Castigo Divino?

Mensagem por Moninha »

salgueiro escreveu:
Moninha escreveu:
Johnny escreveu:Castigo ou não, tragédia não é motivo de desdém por qualquer parte, mesmo que para comparação. Sinto muito pelas pessoas de lá. Não imagino o que deva ser mais de 12 pessoas ficarem doze horas penduradas numa jaqueira, sem água e comida e ainda depois saberem que toda a sua cidade foi destruída e está ilhada.

Muito triste. No Sul foi uma cidade. No nordeste, várias.


Bom dia Johnny,

Deixei donativos no quartel aqui em Recife, tentei entrar na cidade mas carros pequenos não estavam passando, como temos um conhecido que está ajudando na limpeza da cidade entramos em contato com ele para que viesse pegar algumas coisas que levamos para minha tia e sua família. Iremos voltar mês que vem, cremos que carros pequenos já estarão passando. A única coisa que sobrou da casa dela foi uma parede com um buraco. Mas enfim, ela e sua família estão bem, assim como meu tio, onde ele mora não chegou água. Realmente Johnny sabemos que a tragédia foi grande mas chegando lá é que se tem a real dimensão, e digo isto só pelo que me disse o marido de minha prima, pois não cheguei a entrar na cidade. A esta altura mina tia já deve estar no engenho, onde também temos parentes.


Que bom Moninha que eles sobreviveram a calamidade. :emoticon4:


Salgueiro tudo bem?

Realmente é um alívio termos notícias deles.

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Enchente em Alagoas - Castigo Divino?

Mensagem por salgueiro »

Tudo bem Moninha.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Enchente em Alagoas - Castigo Divino?

Mensagem por Lúcifer »

Força Moninha. :emoticon45: :emoticon45:
Imagem

Moninha
Mensagens: 341
Registrado em: 07 Nov 2005, 01:04
Localização: Recife
Contato:

Re: Enchente em Alagoas - Castigo Divino?

Mensagem por Moninha »

Lúcifer escreveu:Força Moninha. :emoticon45: :emoticon45:


Lúcifer meu querido tudo bem contigo?
Obrigada por sua consideração. Se tudo der certo por aqui mês que vem tô indo com minha mãe para Barreiros.O importante é que meu familiares estão bem.

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Enchente em Alagoas - Castigo Divino?

Mensagem por Lúcifer »

Moninha escreveu:
Lúcifer escreveu:Força Moninha. :emoticon45: :emoticon45:


Lúcifer meu querido tudo bem contigo?
Obrigada por sua consideração. Se tudo der certo por aqui mês que vem tô indo com minha mãe para Barreiros.O importante é que meu familiares estão bem.


Tudo minha linda flor de laranjeira. Fica tranquila que acredito que vai dar tudo certo para voces.
O importante é seus familiares estarem bem. Os bens materiais dá pra recuperar, mas a vida não.
Beijos
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Enchente em Alagoas - Castigo Divino?

Mensagem por Apo »

No outro tópico não podia desvirtuar do assunto sério, mas neste o assunto do tópico é castigo divino nas enchentes e outras calamidades.
Afinal, com que propósito deus ( o fodão bonzinho e justo ) manda estas bênçãos para seus filhos amados? Todos eles merecem? Até os que vivem orando, rezando, pedindo e agradecendo?
Deve haver uma lógica que não entendemos, não nos cabe saber nhénhénhé. Se não nos cabe, deve haver alguma parte deste deus ( alegadamente fodão, bonzinho e justo ) que desconhecemos? Por que teistas só puxam o saco dele e vendem uma imagem positiva do cara lá de cima ( ou de baixo sei lá, já que ele está em tudo que é lugar ao mesmo tempo dá até uma zonzeira ficar virando a cabeça pra se fazer ouvir)?
Depois que acontece uma desgraça destas, metade esquece de deus, a outra faz de conta que o Diabo deu as cartas enquanto deus estava em momento de não-oni. Outros agradecem porque estão vivos - embora os parentes do vizinho ao lado esteja todos mortos ou estraçalhados.

Afinal. qualé deste deus?

Aguardo respostas depois dos pêsames e agradecimentos.
Imagem

Avatar do usuário
joaomichelazzo
Mensagens: 1689
Registrado em: 07 Nov 2008, 12:09
Gênero: Masculino
Localização: Mais perto do inferno que do céu

Re: Enchente em Alagoas - Castigo Divino?

Mensagem por joaomichelazzo »

O pior foi a entrevista com um cara que ficou pendurado numa jaqueira:

"Foi deus que colcou essa jaqueira no meu caminho."

Pergunta:
Onde estava seu deus quando o rio começou a encher?
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” (Carl Sagan)

"Há males que vem pra fuder com tudo mesmo"

JoaoMuller
Mensagens: 134
Registrado em: 13 Mai 2010, 09:15
Gênero: Masculino

Re: Enchente em Alagoas - Castigo Divino?

Mensagem por JoaoMuller »

joaomichelazzo escreveu:O pior foi a entrevista com um cara que ficou pendurado numa jaqueira:

"Foi deus que colcou essa jaqueira no meu caminho."

Pergunta:
Onde estava seu deus quando o rio começou a encher?


Joao,é sempre assim,normalmente o seguidor não questiona:

Onde esta deus que deixou isto acontecer?
Porque ele colocou esta árvore pra me salvar e outros tantos nem tiveram chance?
Porque ele deixa as pessoas morrerem de fome?
Porque deixa as doenças incuráveis se proliferarem?
Etc etc etc..

Isto me lembrou uma coisa que aconteceu comigo na semana passada,peguei um machado pra cortar umas lenhas que eu tinha pra fazer um foguinho,estava frio e queria me esquentar,fui para a rua com o machado e uns 4 ou 5 lenhas pra rachar,eu dei a primeira machadada e a lenha ficou presa no machado(normal),neste mesmo momento eu estava escutando os berros de um pastor de uma igreja que fica a uns 150 metros da minha casa,no mesmo instante que pensei "para que este pastor grita?será que ele acha que o Deus dele só vai escutar se ele berrar?",neste mesmo momento eu sentei a machadada e a lenha que partiu vuou na minha canela.

Isto seria um prato cheio pra alguem pensar que foi um chamado de Deus,ou ainda,foi Deus que atirou esta lenha na minha canela para mostrar que ele existe. :emoticon38:
"Conhecereis a verdade e ela vos fará livres!" Obrigado "bíbria"!

Avatar do usuário
joaomichelazzo
Mensagens: 1689
Registrado em: 07 Nov 2008, 12:09
Gênero: Masculino
Localização: Mais perto do inferno que do céu

Re: Enchente em Alagoas - Castigo Divino?

Mensagem por joaomichelazzo »

JoaoMuller escreveu:
joaomichelazzo escreveu:O pior foi a entrevista com um cara que ficou pendurado numa jaqueira:

"Foi deus que colcou essa jaqueira no meu caminho."

Pergunta:
Onde estava seu deus quando o rio começou a encher?


Joao,é sempre assim,normalmente o seguidor não questiona:

Onde esta deus que deixou isto acontecer?
Porque ele colocou esta árvore pra me salvar e outros tantos nem tiveram chance?
Porque ele deixa as pessoas morrerem de fome?
Porque deixa as doenças incuráveis se proliferarem?
Etc etc etc..

Isto me lembrou uma coisa que aconteceu comigo na semana passada,peguei um machado pra cortar umas lenhas que eu tinha pra fazer um foguinho,estava frio e queria me esquentar,fui para a rua com o machado e uns 4 ou 5 lenhas pra rachar,eu dei a primeira machadada e a lenha ficou presa no machado(normal),neste mesmo momento eu estava escutando os berros de um pastor de uma igreja que fica a uns 150 metros da minha casa,no mesmo instante que pensei "para que este pastor grita?será que ele acha que o Deus dele só vai escutar se ele berrar?",neste mesmo momento eu sentei a machadada e a lenha que partiu vuou na minha canela.

Isto seria um prato cheio pra alguem pensar que foi um chamado de Deus,ou ainda,foi Deus que atirou esta lenha na minha canela para mostrar que ele existe. :emoticon38:


Ufa...
Me veio a cena do crime e castigo quando o Raskholnikov mata a velhinha com o machado.
Achei que você ia falar que entrou na igreja e deu cabo do pastor nos mesmos moldes...kkkkkk

Mas é serio, tem gente que explica todas as mazelas de deus.
Porque sacrificar 200 pobre almas e colocar uma jaqueira no caminho daquele bom filho?
O que ele fez demais que os outros para merecer aquela dádiva?
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” (Carl Sagan)

"Há males que vem pra fuder com tudo mesmo"

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Enchente em Alagoas - Castigo Divino?

Mensagem por marta »

Lúcifer escreveu:
Reid escreveu:
Zato-one escreveu:Muito bem, passou-se o terremoto do Haiti, a África continua desolada, mas até agora, ninguém levantou a voz pra dizer que o que aconteceu lá é castigo divino? Logo aquele povo temente a Deus(cristão)?


Muito estranho... :emoticon38:


pior q qdo falam q Deus castigou o povo la os crentes q tem parentes la ficam bravos, mas qdo falam q deus inundou o mundo a n sei qtos mil anos atras, ta tudo bem... :emoticon26:


Corrigindo....
Quando deus castiga um lugar onde tem crentes, os parentes destes ficam bravos. Mas quando é uma inundaçao em um lugar onde, supostamente, os moradores são adoradores do capeta (como os crentes gostam de falar) aí está tudo bem.


Verdade, a exemplo do próprio cônsul do Haiti que disse que lá eles fazem macumba demais :emoticon16:
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
pastorgentil
Mensagens: 1012
Registrado em: 11 Abr 2010, 18:58
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Enchente em Alagoas - Castigo Divino?

Mensagem por pastorgentil »

Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)

Avatar do usuário
pastorgentil
Mensagens: 1012
Registrado em: 11 Abr 2010, 18:58
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Enchente em Alagoas - Castigo Divino?

Mensagem por pastorgentil »

Zato-one escreveu:Muito bem, passou-se o terremoto do Haiti, a África continua desolada, mas até agora, ninguém levantou a voz pra dizer que o que aconteceu lá é castigo divino? Logo aquele povo temente a Deus(cristão)?


Muito estranho... :emoticon38:



Mais uma catástrofe


Por qualquer critério de justiça, os haitianos deveriam constar entre os últimos a receberem os ataques da fúria divina. Não é necessário repassar os índices da miséria que os assola; miséria crônica, injusta, maligna. No Haiti, a mortalidade infantil é campeã e a anarquia política contribui para que a pouca riqueza seja pessimamente distribuída. Tenho amigos que trabalham na Visão Mundial e já sabia dessas estatísticas. Como poderia vir sobre este povo tão sofrido um terremoto de proporções épicas? Qual o sentido de matar indiscriminadamente feiticeiros anônimos, a preciosa Zilda Arns, bebês, empregados da ONU que lutavam pela paz, turistas e soldados brasileiros?

Quando recebi a notícia do cataclismo, fiquei sem ação. O Haiti fica longe. Impotente, procurei expressar meu pesar. Chorei diversas vezes diante da televisão. Era véspera do meu aniversário. Atropelado por cenas horrorosas, tentei, mais de uma vez, coordenar minhas convicções, ligar os pontos de minha espiritualidade, descer do pedestal de minha verdade. Naquele momento frágil, vi que era necessário, pelo menos, esvaziar afirmações simplistas que formaram o chão de minha fé por muitas décadas. Diante de cenas grotescas, continuar com as mesmas declarações não só me distanciaria do sofrimento humano, como deformaria ainda mais a minha relação com Deus.

Mas parece que cada texto que escrevo, no dia seguinte a uma tragédia, provoco inquietação em fundamentalistas, liberais, ortodoxos, pensadores narrativos (sem pretensão de minha parte). Dos ortodoxos vêm os golpes mais mordazes: “Incoerente, irresponsável com o texto bíblico, propagador de um Deus pequeno e desnecessário”. Os demais criticam por que “busco respostas onde não existe”. Muitos estão contentes com o mistério. E repetem que não se deve querer especular. “A hora é de estender a mão ao que sofre”. Embora goste mais da crítica do liberal, confesso que despejei no papel minha inquietação só porque precisava quebrar possíveis paredes que me afastavam dos que sofriam. Mas, de novo, dei-me muito mal.

Sei que não adianta explicar nada. As trincheiras estão formadas. Entendo que não converterei ninguém – e nem estou interessado nisso. Entretanto, como a internet é veículo de comunicação rápido, também é suscetível a deturpações. Devo tentar debulhar melhor alguns pensamentos – talvez acirre ainda mais os ódios e as incompreensões, mas acho que vale a pena.

Procurarei esboçar ponto por ponto.

1. Os mistérios insondáveis. Sempre que em uma sinuca de bico com as convicções, parece fãcil escapar com afirmações: “isso é mistério e não convém perder tempo especulando sobre o que a gente não sabe”. Embora eu concorde em parte com esse tipo de raciocínio, acredito que muitas vezes essa postura reflete preguiça ou indisposição de demolir antigos conceitos. Não acredito que seja pecado perguntar (Em Isaías, Deus manda que o povo o questione). Alguém me provocou no twitter se eu queria “repensar tudo”. Outra pessoa respondeu por mim, e eu concordei: “E por que não?”. Sinceramente, não acredito que a fé se perde diante de perguntas difíceis. Pelo contrário, se alguma convicção não se sustentar diante do inquiridor mais feroz, talvez não mereça continuar. Perguntas podem levar a novas perguntas e a outra e outras. Mesmo que fiquemos sem resposta, o aprofundamento das questões e a busca por mais respostas é por si só, fascinante.

2. Dissimular o argumento com frases piedosas. Geralmente o debate se esvazia antes que se consiga pensar nos conteúdos porque vem precedido de frases piedosas. “Então, você está querendo acabar com a soberania de Deus?”. Essa afirmação já coloca o debate sob suspeita. Ora, se no pensamento do movimento evangélico Deus planejou, governa, gerencia, administra, todas as coisas então só um herege doido pode duvidar. Não adianta querer argumentar, a pessoa deixará de ouvir o que será dito dali em diante. Os religiosos são assim, qualquer um: espírita, muçulmano, católico, protestante. As verdades são aceitas sem racionalidade e qualquer tentativa de chamar ao bom-senso esbarra na questão da fé. “Eu creio assim e não admito que você tente me dissuadir do contrário”. Ponto final. Acontece que o Evangelho afirma que a verdade liberta. Se a verdade não pode ser confinada aos parâmetros anteriormente riscados, é preciso coragem para confrontar, duvidar. Colocar em xeque todos os alicerces das convicções é salutar. Por que não testá-las diante de tragédias? Degustá-las no silêncio? Ferí-las com os estiletes que até os ateus usam?

3. Deus tem tudo sob seu controle? Sim e não! A ambigüidade não é minha, mas do texto bíblico. A Bíblia, ao contário do que preconizam os fundamentalistas, não é homogênea. Existem sim textos, principalmente no Antigo Testamento, em que Deus é apresentado em total controle de cada mínimo detalhe de vidas e de acontecimentos históricos. Contudo, outras passagens mostram claramente que sua vontade não é sempre cumprida.

Está escrito em Lucas 7.30 que os indivíduos possuem liberdade de dar as costas ao conselho ou propósito (grego, boulê) de Deus: “Mas os fariseus e os peritos da lei rejeitaram o propósito (boulê) de Deus para eles, não sendo batizados por João”.

Também está escrito em Lucas 13.34 que a vontade (grego, thelô) de Deus pode ser frustrada. O lamento de Jesus sobre Jerusalém é emblemático: “Jerusalém, Jerusalém, você, que mata os profetas e apedreja os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram!”.

Se a sua vontade pode ser frustrada por um fariseu, também pode por um estuprador. Portanto, o estupro seguido de morte da mocinha pobre não era da vontade de Deus! A favela não é da vontade de Deus. A criança que morre de diarréia no alto da Amazônia não é da vontade de Deus. O dinheiro da corrupção depositado na Suíça não é da vontade de Deus. E se nada disso é da sua vontade, o malvado não cumpre qualque propósito, mas expressa rebelião contra o Senhor. Deus não está no controle da chacina, do genocídio, do campo de concentração, porque se estivesse viveríamos no céu, no Paraíso, menos na terra.

Pensar em soberania como um preceito teológico desconectado da vida, mas em sintonia com textos pinçados criteriosamente para fazer valer a doutrina, parece ortodoxo, mas transforma Deus em parceiro de facínoras. Os calnivistas dormem bem com esse tipo de lógica. Eu não.

Esses pontos são suficientes para que os inimigos que ganhei com o Tsunami da Ásia se enfurecessem com o Terremoto do Haiti. Não, não ofereço todas as respostas para a morte estúpida e desnecessária de mais de cem mil almas. Contudo, assim como o pensamento do judaísmo mudou com Auschwitz, espero que a minha ortodoxia cristã seja outra depois de Porto Príncipe. Continuo disposto a provocar novas inquietações e a suscitar novas perguntas. Se não conseguir esclarecer coisa alguma, pelo menos vou me despedindo das respostas simplistas de outrora. Para mim, isso será suficiente.

Ricardo Gondim
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)

Avatar do usuário
Trinity Reloaded
Mensagens: 183
Registrado em: 12 Jun 2010, 21:18
Gênero: Feminino

Re: Enchente em Alagoas - Castigo Divino?

Mensagem por Trinity Reloaded »

Não acredito que seja pecado perguntar (Em Isaías, Deus manda que o povo o questione).


Deus tem tudo sob seu controle? Sim e não! A ambigüidade não é minha, mas do texto bíblico.




Putzgrila, meu, não faça isso comigo. Não, não, não. A merda de argumentação que esse teólogo Ricardo Gondim diz é repulsiva de arrancar pentelho. Sério, eu li mesmo isso? :emoticon28:

O cara tem dúvidas sobre se é pecado perguntar. Aí recorre ao texto de Isaías pra atestar algo que, pra qualquer ser humano que goze plenamente de suas funções mentais e cognitivas, é simplesmente... ÓBVIO. Mas ele precisa obter essa permissão via o-livro-que-contém-a-palavra-de-deus, claro. Quer dizer então que se estivesse na Bíblia que não se deve questionar, ele não questionaria. Mesmo sabendo que esse é o nosso principal apanágio.

E... se nada houvesse para dirimir a dúvida dele? Seria permitido ou seria negado ao ser humano o questionamento? Seria pecado, né? Pecado de quê? De confrontar o deus? Poxa, mas não foi esse deus que nos deu essa capacidade?

Uau.

É foda raciocinar em cima de textos que são tidos como a palavra oficial de um deus, sejá lá qual for. Os caras acham que aquilo ali é a verdade absoluta e que toda interpretação a respeito de QUALQUER COISA parte dali. Nego escreve as coisas com a cara cheia de cachaça, loló, vapores alucinógenos ou, simplesmente, com muuuuuuuuuuuuuuita imaginação, e as pessoas se apropriam disso e a tornam uma doutrina BISONHAMENTE ilógica a ser seguida.

Aí fica realmente difícil, bicho.


Portanto, o estupro seguido de morte da mocinha pobre não era da vontade de Deus! A favela não é da vontade de Deus.


Ahn, bão. Então os condomínios de luxo, moradias bem localizadas e planejadas são da vontade dele. E o estupro sem morte, seria da vontade dele?

Just curious.


...mas em sintonia com textos pinçados criteriosamente para fazer valer a doutrina,
parece ortodoxo, mas transforma Deus em parceiro de facínoras.


Justamente. Esse deus não é o paradoxo em pessoa? Bem como a palavra deixada pelos seus tão intocados profetas?

Ele se arroga o direito divino de ser contraditório e arbitrário. Ele pode querer destruir a humanidade com um dilúvio porque o povo não o louvava e "pecava". Mas, por outro lado, pode mandar seu filho unigênito para se estropiar por essa mesma humanidade, num ato de puro amor.

Na boa?

O deus da cristandade, enquanto pessoa (que é como os religiosos o consideram), é o epítome da loucura, do narcisismo e da tirania.

Mas os crentes gostam disso. E, já que vão se alicerçar o resto de suas vidas na tal Bíblia, que lidem com as consequencias de sua fé num calhamaço tão medíocre, cerceador e desparatado.

Por isso eles se utilizam tanto da auto-sugestão, de maneira obsessiva. Só com auto lavagem-cerebral constante e intensiva alguém se submeteria a tamanha monstruosidade.



:emoticon160:

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Enchente em Alagoas - Castigo Divino?

Mensagem por marta »

MP de Alagoas investiga desvio para uso eleitoral de cestas básicas doadas a vítimas das cheias

O Ministério Público de Alagoas está investigando um possível desvio, com interesses políticos, dos donativos destinados às vítimas das enchentes no Estado.

Uma das denúncias aponta que cestas básicas doadas estariam sendo guardadas para serem distribuídas apenas durante o período de campanha eleitoral.

Segundo o procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares, a denúncia é de "extrema gravidade", embora ainda não passe de suspeita. “Alguns promotores nos passaram essas informações, que ainda não foram comprovadas. Há alguns indícios apenas, mas já expedimos uma recomendação para que, à mínima comprovação desse ato, aconteça a prisão dessa pessoa. Não podemos aceitar que alguém tire proveito de uma situação como essa”, afirmou.

Vítimas da enchente de 1988 vivem em presídio abandonado e esperam por casa

Maria do Carmo, 57, vai abrigar a irmã que perdeu a casa com a enchente da semana passada; ela vive no presídio que serve de abrigo para cerca de 100 famílias que ficaram desabrigadas pela enchente do rio Mundaú desde 1988 na zona rural

Veja mais fotos do "presídio-moradia"
Em meio aos destroços, população de Rio Largo (AL) tenta recomeçar a vida após enchentes
Enchentes aprofundam pobreza e minam desenvolvimento em Alagoas e Pernambuco
Família constrói casa com resto de escombros para fugir de abrigos lotados em Branquinha (AL)
Destruída em 1969, São José da Laje (AL) ignora proibição de construir à beira do rio e revive tragédia
Outra informação que chamou a atenção do MP foi a existência de listas paralelas à da Defesa Civil para a entrega de donativos. Para Tavares, essas listas poderiam favorecer a grupos políticos. “Sabemos como é política partidária, e por isso nos reunimos hoje [terça-feira, 29] com a Defesa Civil e expedimos recomendação, que será publicada no Diário Oficial, para que exista um cadastro único de vítimas, assim como um comando único de operações”, defendeu.

O MP ainda ameaça ingressar com ações de improbidade administrativa contra autoridades que venham a descumprir as regras de gestão pública dos repasses emergenciais.

Uma comissão foi criada também para acompanhar o Fundo da Defesa Civil, para onde estão sendo destinados os recursos federais e doações da população em geral.

Para o procurador-geral, é necessário também estabelecer horários para distribuição de “quentinhas” aos desabrigados, já que estariam sendo registradas confusões nas cidades em calamidade pública.


É por isso que EU não ajudo. Esse povo precisa aprender a votar.
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Enchente em Alagoas - Castigo Divino?

Mensagem por Apo »

pastorgentil escreveu:Sinceramente, não acredito que a fé se perde diante de perguntas difíceis. Pelo contrário, se alguma convicção não se sustentar diante do inquiridor mais feroz, talvez não mereça continuar. Perguntas podem levar a novas perguntas e a outra e outras. Mesmo que fiquemos sem resposta, o aprofundamento das questões e a busca por mais respostas é por si só, fascinante.


No comments.
Imagem

Trancado