Não há pedagogia além de o professor ser um modelo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Herf
Mensagens: 1178
Registrado em: 03 Mar 2007, 15:38

Não há pedagogia além de o professor ser um modelo

Mensagem por Herf »

sexta-feira, 26 de março de 2010
Não há pedagogia além de o professor ser um modelo

Toda vez que o assunto "educação" chega até mim é difícil não reparar que um ponto crucial jamais é discutido: quase tudo de que um professor precisa para obter a anuência dos alunos é ter prestígio diante deles. Simples assim. Não há método pedagógico nem tecnologia que supere o prestígio, o respeito que o professor deve inspirar naturalmente, combinando uma aparência de autoconfiança (preferencialmente excessiva) com a devoção maravilhada por aquilo de que está falando, seja literatura ou geometria. O professor deve comunicar ao aluno: “Eu sei do que estou falando, adoro falar disso, isso é mais importante do que você, você deveria agradecer aos céus pela graça de ter aula comigo, e não terei o menor problema para reprovar você.” Uma vez que os alunos pensem assim, o professor terá prestígio o suficiente para mandá-los ler a Ilíada toda em versos ou estudar física quântica. Os aprovados vão cogitar seguir uma carreira na área daquela matéria. Os reprovados sentirão o orgulho daqueles que foram aleijados na batalha, e falarão das notas baixas como de cicatrizes adquiridas com honra.

T. S. Eliot disse (não consigo mais achar a referência, mas li isso num livro) que “as pessoas querem inventar um sistema tão perfeito que ninguém mais vai precisar ser bom.” Podemos adaptar isso para a esfera da educação. Não há pedagogia tão perfeita que dispense o professor de resolver seus próprios problemas pessoais e conquistar o respeito do aluno. Conquistar, sim. Porque vivemos num sistema de educação obrigatória, em que meu corpo tem de estar presente numa sala de aula, mas minha alma quase nunca está, e já desenvolvi a perfeita arte de estudar o mínimo necessário para obter a nota mínima e passar. Nada mais ridículo do que um professor que diz logo no primeiro dia de aula que os alunos terão de demonstrar interesse. Dá vontade de dizer: “Por quê? Isso é só uma burocracia, eu só quero uma nota, não queria saber dessa matéria e agora que você veio com essa estratégia de um coitado que ganhou um poderzinho é que eu passei a odiá-la mais ainda. Deus me livre de ficar parecido com você.”

Se o aluno não tem interesse prévio pelo assunto, a única maneira de fazer ele ao menos ter respeito é agregar prestígio àquilo que se vai ensinar, e gente coitadinha não agrega prestígio a nada. Em suma, os professores tem de ser modelos, gente admirável. Afinal, é gente que fica horas num tablado falando para platéias que muitas vezes nem queriam estar ali. Creio não enunciar nada chocante e terrível quando digo que é melhor olhar para gente bonita, confiante e apaixonada do que para gente feia, insegura e fria que fica choramingando por atenção, gagueja e, francamente, só não parece odiar estar ali ainda mais do que os alunos porque os anos já ensinaram a disfarçar melhor. Por isso, professor, a dura verdade é que você não pode ter uma aparência ridícula, não pode ser tosco, e muito menos pode dispensar a certeza absoluta de que aquilo que você tem a dizer é a coisa mais importante jamais dita por um ser humano. Não há outra pedagogia. Não há ensino escolar nos moldes atuais sem que o professor transfira seu prestígio pessoal para a matéria.

Agora, vejam por favor que não estou falando de professores que fazem brincadeirinhas e agem como apresentadores de programas de auditório. Esses podem conquistar a atenção, mas não o respeito; são tão modelos quanto o Sergio Mallandro é modelo. Podem inculcar parte do conteúdo, mas dificilmente inculcarão o amor por esse conteúdo. Pedagogia não é macacada.

Postado por Pedro Sette-Câmara às 00:59

http://www.pedrosette.com/2010/03/nao-h ... essor.html

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Não há pedagogia além de o professor ser um modelo

Mensagem por Apo »

Visão tosca, penso eu. E tendenciosa.

Não sei prestígio é o mesmo que reconhecimento...O prestígio pode advir de um aluno que encontra num professor uma postura laissez faire ou mais cobrador daquilo que o aluno sabe mais. Prestígio pode vir e acabar mediante resultados discrepantes, mesmo de caráter pessoal ou parcial.
O reconhecimento advém de trabalho e troca, de demonstrações de ambas as partes, mesmo que dê um bocado de trabalho. Geralmente surge com o tempo e permanece como modelo para a vida.

Pedagogia é método. Ter prestígio apenas não é muito eficiente. É um instrumento eficaz em algumas situações.
Em compensação, muitos professores sem carisma ou prestígio pessoal podem ser excelentes transmissores de conhecimento ( ou esta coisa de "facilitador", como alguns querem em algumas escolas pedagógicas mais liberais).

A diversidade metodológica se acentua na diversidade de personalidades. Tanto para o sucesso, como para o fracasso.
Imagem

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Não há pedagogia além de o professor ser um modelo

Mensagem por Acauan »

Herf escreveu:sexta-feira, 26 de março de 2010
Não há pedagogia além de o professor ser um modelo

Postado por Pedro Sette-Câmara às 00:59

http://www.pedrosette.com/2010/03/nao-h ... essor.html


Tendo a concordar com Pedro Sette Câmara na maioria das vezes, inclusive nesta.

E diria mais.
A educação no Brasil virou um lixo não é por causa de salário de professor ou escolas em más condições.
Na minha cidade as escolas são muito bem mantidas pela prefeitura - inclusive as estaduais - que paga um complemento de salário para os professores do estado, igualando-os ao que recebem os da rede municipal.
E mesmo assim o ensino público aqui é uma merda.

O problema é que um bando de pedagogos cabeça de vento ou, muito pior, mal intencionados ideologicamente, decidiram abolir as responsabilidades individuais do processo ensino-aprendizado.

Basta falar em avaliação de professores por critérios como nível de aprendizado dos alunos e produtividade acadêmica e o mundo docente cai em cima do autor da proposta, colocando-se no papel de injustiçados oprimidos e rogando mil e uma pragas contra quem ousa negar que educação é uma construção coletiva.

Construção coletiva, claro, é desculpa prá vagabundo não fazer picas e botar a culpa do resultado no sistema, nos contextos, na realidade social ou em alguma outra abstração besta que tire o dele da reta e o desobrigue de fazer o mínimo, aprender a disciplina que leciona, aprender a dar aula e trabalhar.

E aluno vagabundo tem que tomar pau, dadas as oportunidades razoáveis para que se recupere.

O resto é viadagem intelectual disfarçada de pedagogia.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Não há pedagogia além de o professor ser um modelo

Mensagem por Fernando Silva »

Imagem

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re: Não há pedagogia além de o professor ser um modelo

Mensagem por Res Cogitans »

O único lugar onde existe algum compromisso com a pesquisa sobre a eficácia de métodos educacionais é o Instituto Alfa e Beto, mesmo assim estão longe de aplicar o estado da arte no assunto.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Não há pedagogia além de o professor ser um modelo

Mensagem por Fernando Silva »

Outra idiotice que andam aplicando por aí é a alfabetização fonética, ou seja, primeiro as crianças aprendem a escrever foneticamente (ou seja, tudo errado) e só depois aprendem como realmente se escreve.

Elas têm que aprender para depois desaprender. E este método é bom porque ... não sei.

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re: Não há pedagogia além de o professor ser um modelo

Mensagem por Res Cogitans »

Fernando Silva escreveu:Outra idiotice que andam aplicando por aí é a alfabetização fonética, ou seja, primeiro as crianças aprendem a escrever foneticamente (ou seja, tudo errado) e só depois aprendem como realmente se escreve.

Elas têm que aprender para depois desaprender. E este método é bom porque ... não sei.


Cara não sei de qual "alfabetização fonética" você está falando. A alfabetização fonética que conheço, tudo bem existem várias..., é a que você e eu aprendemos. Na qual aprendemos primeiro as sílabas correspondentes a um fonema e depois juntamos para formar uma palavra...o método que rivaliza com este é o construtivista que NÃO separa as palavras em sílabas. Tudo que li até hoje mostra que a alfabetização eficiente é a do chamado método fônico.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Não há pedagogia além de o professor ser um modelo

Mensagem por Fernando Silva »

Res Cogitans escreveu:Cara não sei de qual "alfabetização fonética" você está falando.

Um colega de trabalho, com filhas pequenas, disse que elas aprendem a escrever caza em vez de casa, por exemplo, para só mais tarde aprender a grafia correta.

Entretanto, o que eu encontrei na Internet foi:
Aplicado à alfabetização, o construtivismo rejeita livros didáticos. Nada de aprender sílabas usando frases como “I-vo viu a u-va”. Na versão brasileira da alfabetização construtivista, a criança vai tendo contato com palavras e imagens, tentando associar a palavra inteira ao contexto. Esse método é o contrário do fonético, onde o caminho é aprender o código: primeiro o som das letras, depois das sílabas e como elas formam palavras, que ganham sentido na frase.

O Brasil é dos únicos países no mundo a adotar a alfabetização construtivista. Para os críticos desse método, ela tem ajudado a produzir altos índices de analfabetismo funcional – quando a pessoa sabe ler, mas não consegue interpretar o texto. “Ninguém aprende a ler e a escrever se não aprender relações entre fonemas”, afirma Magda Soares, professora de educação da UFMG.

http://super.abril.com.br/superarquivo/ ... 4620.shtml

Talvez ele tenha entendido errado ou talvez a escola delas é que esteja inventando moda.

Trancado