a beleza da cristandade

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Tachyon
Mensagens: 191
Registrado em: 25 Mai 2010, 21:49
Gênero: Masculino

Re: a beleza da cristandade

Mensagem por Tachyon »

Fernando Silva escreveu:Sim, se fosse possível - e pressupõe-se que o que um ser humano criou é compreensível a outros com a mesma capacidade mental. A tal equação, por exemplo.

Mas se for assim, o simples fato de pessoas ( e é a maioria) declararem a crença num deus, reforça a idéia da existência desse deus.

Você diz: Se for possivel...

E crentes do mundo todo dizem: Sim, é possível!

Acho que o conceito de impossível não se aplica nesse caso. Pois se algo é impossível àquele que não conseguiu, então existem diversos exemplos de coisas impossíveis que outros alcançaram.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: a beleza da cristandade

Mensagem por Fernando Silva »

Tachyon escreveu:Acho que o conceito de impossível não se aplica nesse caso. Pois se algo é impossível àquele que não conseguiu, então existem diversos exemplos de coisas impossíveis que outros alcançaram.

Acho que há critérios mais ou menos objetivos para se lidar com matemática ou física, mas nenhum para se lidar com fé religiosa.
Neste caso, tudo depende de fé ou do relato de experiências pessoais que não podem ser comprovadas.

Sem falar, repito, que Deus é incompreensível pela própria definição dos crentes.

Se eles admitem que não sabem por que Deus faz um monte de coisas, eles têm que admitir que não sabem nada sobre o resto, também, e que é apenas por fé que eles assumem que Deus é bom e justo.
Que a oração funciona. Que podemos distinguir a ação de Deus da ação do acaso.

Eles não podem dizer que "Deus é incompreensível, mas neste caso eu sei que ele fez isto porque é bom para mim".
Se eles não sabem por que Deus permitiu a morte de uma criança inocente, também não sabem por que Deus, supostamente, salvou outra criança.

Avatar do usuário
pastorgentil
Mensagens: 1012
Registrado em: 11 Abr 2010, 18:58
Gênero: Masculino
Contato:

Re: a beleza da cristandade

Mensagem por pastorgentil »

Fernando Silva escreveu:Sem falar, repito, que Deus é incompreensível pela própria definição dos crentes.
Se eles não sabem por que Deus permitiu a morte de uma criança inocente, também não sabem por que Deus, supostamente, salvou outra criança.


meu amigo, admito minha incompreensão em relação a muitas coisas relacionadas a deus. prefiro essa atitude do que ter respostas para tudo, como tem muitos evangelicos. e sempre respostas rasas e descabidas

um abraço.
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)

Trancado