Pedágios...
Enviado: 22 Jul 2010, 13:31
Pois é, aqui vamos nós de novo, mas agora com responsabilidade e coerência, certo?
Como o próprio michelazo disse, nunca existiu um governo que tenha capacidade de cuidar de estradas (salvo os milicos, claro...)
A privatização das estradas é bom? Sim, pela incompetência do estado, sim. Os pedágios obviamente devem existir para a manutenção das estradas (que o estado incompetente não consegue fazer).
Agora, qual seria o valor e a quantidade de pedágios justos? Claro que isso depende de vários fatores como tipo de tráfego, custo que acarretará no que será transportado, etc.
Agora, segundo o que é calculado dia a dia, o valor cobrado nos pedágios (maioria em SP) é muito elevado pelo benefício ou seja, pagamos um pedágio muito acima do valor que seria justo. As concessionárias podem e devem ter lucro, mas o que está provado até agora é que elas estão tendo um lucro muito maior em determinados trechos prontos (antigos e em boas condições) e não estão aplicando em outros. Além de que o número de pedagios por kilômetro está acima da média do que seria o ideal ou seja, trechos de no mínimo 50 km. As tarifas estão muito altas também, visto que algumas cidades estão praticamente ilhadas e o fluxo de procução passam necessariamente por elas.
Agora, o que me deixa indignado é que alguns estados passaram a não ter mais o custo da manutenção das estradas, passaram a ter muito mais fluxo de caixa com o imposto sobre os pedágios e não se vê praticamente nenhum retorno ou seja, era incompetente para cuidar e agora o é para administrar.
Como o próprio michelazo disse, nunca existiu um governo que tenha capacidade de cuidar de estradas (salvo os milicos, claro...)
A privatização das estradas é bom? Sim, pela incompetência do estado, sim. Os pedágios obviamente devem existir para a manutenção das estradas (que o estado incompetente não consegue fazer).
Agora, qual seria o valor e a quantidade de pedágios justos? Claro que isso depende de vários fatores como tipo de tráfego, custo que acarretará no que será transportado, etc.
Agora, segundo o que é calculado dia a dia, o valor cobrado nos pedágios (maioria em SP) é muito elevado pelo benefício ou seja, pagamos um pedágio muito acima do valor que seria justo. As concessionárias podem e devem ter lucro, mas o que está provado até agora é que elas estão tendo um lucro muito maior em determinados trechos prontos (antigos e em boas condições) e não estão aplicando em outros. Além de que o número de pedagios por kilômetro está acima da média do que seria o ideal ou seja, trechos de no mínimo 50 km. As tarifas estão muito altas também, visto que algumas cidades estão praticamente ilhadas e o fluxo de procução passam necessariamente por elas.
Agora, o que me deixa indignado é que alguns estados passaram a não ter mais o custo da manutenção das estradas, passaram a ter muito mais fluxo de caixa com o imposto sobre os pedágios e não se vê praticamente nenhum retorno ou seja, era incompetente para cuidar e agora o é para administrar.