Campanha que associa cigarro a sexo oral gera polêmica na França
Daniela Fernandes
De Paris para a BBC Brasil
* Publicitários alegam que campanhas tradicionais não afetam os jovens
Ampliar imagemUma campanha antifumo que mostra adolescentes ajoelhados com um cigarro na boca, em pose que sugere prática de sexo oral forçado com um adulto, está provocando polêmica na França.
Associações ligadas à família, aos direitos das crianças e feministas se dizem “escandalizadas” com a associação feita entre o cigarro e o sexo, na mensagem dirigida aos jovens.
A campanha, lançada pela Associação Direitos dos Não Fumantes (DNF), tem como slogan “Fumar é ser escravo do tabaco”. O objetivo da organização é “mostrar que o fumo é uma submissão”.
Nas fotos que sugerem sexo oral, o órgão sexual masculino é sugerido pelo cigarro. Os cartazes poderão ser vistos em lugares tradicionalmente frequentados por jovens, como bares e discotecas.
Os publicitários que realizaram a campanha de prevenção reconhecem que o objetivo é chocar a opinião pública.
“Com o cigarro, somos submetidos à pior das submissões, à pior das escravidões. Procuramos a imagem chocante mais emblemática disso. A felação é o símbolo perfeito da submissão”, diz Marco de la Fuente, vice-presidente da agência BDDP, que realizou a campanha antifumo.
'Escandaloso'
Para Christiane Terry, representante da Associação Famílias da França, misturar o vício do fumo e o sexo “é um atalho ridículo e escandaloso”. Ela se diz preocupada “com o baixo nível para defender uma causa justa”.
Organizações ligadas à defesa dos direitos das crianças e adolescentes questionam as consequências que essas imagens podem ter sobre vítimas reais de abusos sexuais.
“Que eu saiba, uma felação não provoca câncer”, disse em entrevista ao jornal Le Parisien Antoinette Fouque, fundadora do Movimento para a Liberação das Mulheres.
“É escandaloso associar o vício do fumo à sexualidade, fazer um paralelo entre uma droga nociva e o desejo sexual. A conotação de violência sexual é inadmissível. É uma campanha sexista”, afirma Florence Montreynaud, presidente da associação feminista Chiennes de Garde.
Associação Famílias da França acredita que campanha é 'escandalosa'
O presidente da Associação Direitos dos Não Fumantes, Gérard Audureau, reitera que campanhas tradicionais não têm mais surtido efeito e que o consumo de cigarros continua aumentando entre os jovens na França.
“Dizer que o cigarro faz mal à saúde não funciona mais. Utilizar o sexo é uma maneira de atrair a atenção dos jovens. E se for preciso chocar, choquemos”, afirma Audureau.
Aumento
Segundo o Escritório Francês de Prevenção contra o Tabagismo, o índice de adolescentes fumantes na França aumentou, entre 2008 e 2009, de 5% para 8% na faixa etária de 14 anos e de 20% para 22% no caso de jovens de 17 anos.
Mas até mesmo autoridades na luta contra o tabagismo questionam a campanha da Direitos dos Não Fumantes.
“Ela vai chocar os adultos e não vai causar medo aos jovens”, diz Bertrand Dautzenberg, presidente do Escritório Francês de Prevenção contra o Tabagismo.
A Associação Famílias da França informou que irá prestar queixa junto a Autoridade de Regulação Profissional da Publicidade. Mas a entidade não tem poder para proibir a campanha, ela pode apenas sugerir a sua retirada.
As associações teriam de levar o caso a Justiça, mas nenhuma, até o momento, informou estar disposta a fazê-lo.
O Ministério da Saúde da França já havia lançado, em 2008, uma campanha de prevenção contra o álcool que mostrava jovens em uma festa na praia, vomitando, se afogando e sugeria violências sexuais decorrentes do excesso de bebida.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticia ... z_df.shtml
Campanha francesa associa fumo à felação
- Apo
- Gênero: Feminino
Campanha francesa associa fumo à felação

Re: Campanha francesa associa fumo à felação
obs 1: Daqui a pouco vão dizer que quem fuma vai pro inferno, que causa câncer de próstata e de mama, que é o responsável pelo aquecimento global e por aí vai.
obs 2: Mulheres que fumam não fazem boquete.
obs 2: Mulheres que fumam não fazem boquete.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

- Fernando Silva
- Administrador
- Gênero: Masculino
- Contato:
Johnny escreveu:obs 1: Daqui a pouco vão dizer que quem fuma vai pro inferno, que causa câncer de próstata e de mama, que é o responsável pelo aquecimento global e por aí vai.
Eu não vou dizer que quem fuma vai para o inferno.
- Apo
Fernando Silva escreveu:Johnny escreveu:obs 1: Daqui a pouco vão dizer que quem fuma vai pro inferno, que causa câncer de próstata e de mama, que é o responsável pelo aquecimento global e por aí vai.
hahaha! Este tipo de associação de argumentos piadistas - junto com outros que são verdadeiros - é autodefesa de quem, no fundo, sabe que um vício como fumar é uma merda.

Apo escreveu:Fernando Silva escreveu:Johnny escreveu:obs 1: Daqui a pouco vão dizer que quem fuma vai pro inferno, que causa câncer de próstata e de mama, que é o responsável pelo aquecimento global e por aí vai.
hahaha! Este tipo de associação de argumentos piadistas - junto com outros que são verdadeiros - é autodefesa de quem, no fundo, sabe que um vício como fumar é uma merda.
Não sei dizer. Gosto de fumar e não acho uma merda. Fico bem sem fumar, mas gosto principalmente após um delicioso café, mas para curtir mesmo, tem que ter meu espaço. Detesto fumar por fumar.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Fernando Silva escreveu:Johnny escreveu:obs 1: Daqui a pouco vão dizer que quem fuma vai pro inferno, que causa câncer de próstata e de mama, que é o responsável pelo aquecimento global e por aí vai.
Para o túmulo?

- Apo
Johnny escreveu:Fernando Silva escreveu:Johnny escreveu:obs 1: Daqui a pouco vão dizer que quem fuma vai pro inferno, que causa câncer de próstata e de mama, que é o responsável pelo aquecimento global e por aí vai.
Para o túmulo?
Há grande chance. Além de de envenenar o ar de outras pessoas, inclusive quem não pode se defender, nem sair de perto ( mesmo tendo todo o direito de permanecer sem ser molestado). Mas este assunto já deu.
Achei a campanha de extremo mau gosto e péssima analogia. Felação é muito melhor do que fumo.

Poso ser cremado sem ir para o túmulo...
No mais, todos morrerão. Milhões mais cedo sem fumar, sem beber. Tem gente que morre andando de Skate.
No mais, todos morrerão. Milhões mais cedo sem fumar, sem beber. Tem gente que morre andando de Skate.

- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Johnny escreveu:Poso ser cremado sem ir para o túmulo...
Isto é uma falácia, mas não sei o nome dela.
Dito de outra forma, "Vou brincar de roleta russa, já que vou morrer um dia de qualquer jeito. Tem gente que morre andando de skate".
Fernando Silva escreveu:Johnny escreveu:Poso ser cremado sem ir para o túmulo...
Dito de outra forma, "Vou brincar de roleta russa, já que vou morrer um dia de qualquer jeito. Tem gente que morre andando de skate".
Quem liga para a vida?

Johnny escreveu:Fernando Silva escreveu:Johnny escreveu:Poso ser cremado sem ir para o túmulo...
Quem liga para a vida?
Eu ligaria se tivesse o número dela, vc tem?

Reid escreveu:Johnny escreveu:Fernando Silva escreveu:Johnny escreveu:Poso ser cremado sem ir para o túmulo...
Quem liga para a vida?
Eu ligaria se tivesse o número dela, vc tem?
Não, só tenho o da Dona Alma

- Apo
Johnny escreveu:Fernando Silva escreveu:Johnny escreveu:Poso ser cremado sem ir para o túmulo...
Quem liga para a vida?
Acelere logo. Sua filha nem vai ligar.

Apo escreveu:Johnny escreveu:Fernando Silva escreveu:Johnny escreveu:Poso ser cremado sem ir para o túmulo...
Quem liga para a vida?
Você que pensa.
Vamos voltar ao fumo:
Responda estas perguntas:
Se (para o estado) o fumo é tão prejudicial, por quê não proibem.
Se é prejudicial quanto mais nicotina e alcatrão, por que não reduzem os preços dos cigarros menos danosos como os com menos teores de nicotina?
Pense...

- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Johnny escreveu:Se (para o estado) o fumo é tão prejudicial, por quê não proibem.
Se é prejudicial quanto mais nicotina e alcatrão, por que não reduzem os preços dos cigarros menos danosos como os com menos teores de nicotina?
Pense...
Já pensei:
1. O Estado não tem poder para proibir totalmente o fumo.
2. O Estado ganha muito dinheiro com os impostos pagos pelos fumantes e pelos fabricantes.
Fernando Silva escreveu:Johnny escreveu:Se (para o estado) o fumo é tão prejudicial, por quê não proibem.
Pense...
Já pensei:
1. O Estado não tem poder para proibir totalmente o fumo.
2. O Estado ganha muito dinheiro com os impostos pagos pelos fumantes e pelos fabricantes.
Pois é. Agora fica apergunta: Quem eles pensam que enganam?
Olha só outro exemplo. Algumas cidades é proibido a queima de lixo, seja qual for, mesmo se for resíduo orgânico (folhagens, galhos, etc) pois "prejudica o ar que respiramos". Muito bem, as queimadas nas regiões de plantio de cana são milhões de vezes maiores que estes pobre otár... oops (a Sal não gosta que diga isso) mas provavelmente estas toneladas de X-carbono que vão para o car mais a fuligem deve ser um bálsamo ao meio ambiente e ao ar que respiramos.

- salgueiro
Johnny, se hoje estamos imersos nessa zona é exatamente porque gente séria, decente e honesta é tida e havida como otária, trouxa, mané, ingênua, boboca, ... fruto de uma total inversão ou perversão de valores. Então vou continuar sempre esperneando contra isso.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau
- Apo
Johnny escreveu:Apo escreveu:Johnny escreveu:Fernando Silva escreveu:Johnny escreveu:Poso ser cremado sem ir para o túmulo...
Quem liga para a vida?
Você que pensa.
Vamos voltar ao fumo:
Pense...
Pensar? Desculpe aí o amigo querido ( mesmo), mas não proibem porque há muitos viciados e novos "provadores" (trouxas) que alimentam a indústria do vício. Alguma dúvida sobre isto?
Ademais, justificar que se faz algo ERRADO só porque o Estado deixa, é muito desonesto consigo mesmo e muito hipócrita com a sociedade, não acha? Onde fica a consciência de cada um? Você acha que se - por um surto econômico oportunista qualquer - não me multarem mais por andar sem cinto de segurança, eu vou deixar de usar e tentar desviar de minha consciência para as deformações do Estado? Tá doido, Johhny? Pense.

Apo escreveu:Johnny escreveu:Apo escreveu:Johnny escreveu:Fernando Silva escreveu:Johnny escreveu:Poso ser cremado sem ir para o túmulo...
Quem liga para a vida?
Você que pensa.
Vamos voltar ao fumo:
Pense...
Pensar? Desculpe aí o amigo querido ( mesmo), mas não proibem porque há muitos viciados e novos "provadores" (trouxas) que alimentam a indústria do vício. Alguma dúvida sobre isto?
Ademais, justificar que se faz algo ERRADO só porque o Estado deixa, é muito desonesto consigo mesmo e muito hipócrita com a sociedade, não acha? Onde fica a consciência de cada um? Você acha que se - por um surto econômico oportunista qualquer - não me multarem mais por andar sem cinto de segurança, eu vou deixar de usar e tentar desviar de minha consciência para as deformações do Estado? Tá doido, Johhny? Pense.
A questão não é essa. A questão é que algo é "prejudicial" desde que não gere ZILHÕES em impostos para o governo.
Só isso. O resto é carrochinha e acredita quem é criança.

- Apo
Não, não é esta. Isto é coisa de quem compactua com um Estado corrupto para se beneficiar de alguma preferência. Você faz isto com o fumo, assim como fazem com o álcool e com toda estupidez e insensatez dadas como lícitas. Ser lícito não significa ser correto. O Estado só serve pra justificar nossas falhas? Pára com isto, Johnny. Que vergonha.

Eu nunca entendi porque as pessoas PAGAM a uma empresa para maltratar a própria saúde. Isso é pior do que um estagiário pagar para trabalhar.
O que os não-fumantes esperam então? Que se protejam os fumantes passivos e que entupam os fabricantes de cigarros de impostos...
O que os não-fumantes esperam então? Que se protejam os fumantes passivos e que entupam os fabricantes de cigarros de impostos...
“A boa sociedade é aquela em que o número de oportunidades de qualquer pessoa aleatoriamente escolhida tenha probabilidade de ser a maior possível”
Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)
"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."
John Maynard Keynes
Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)
"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."
John Maynard Keynes