Ajuda com uma palavra
- Apo
- Gênero: Feminino
Ajuda com uma palavra
Estou tendo dificuldade para descobrir se o certo é usar INTITULAR ( apor o título) ou ENTITULAR.
Sempre escrevi INTITULAR.
Há fontes que dizem que ENTITULAR é errado. Mas alguns trabalhos que tenho lido provenientes de boas universidades usam ENTITULAR. Acho estranho.
Alguém tem uma fonte que confirme com certeza o que é o correto? Os dicionários estão cada vez mais descritivos e menos normativos. De forma, que nem neles confio mais.
Sempre escrevi INTITULAR.
Há fontes que dizem que ENTITULAR é errado. Mas alguns trabalhos que tenho lido provenientes de boas universidades usam ENTITULAR. Acho estranho.
Alguém tem uma fonte que confirme com certeza o que é o correto? Os dicionários estão cada vez mais descritivos e menos normativos. De forma, que nem neles confio mais.

Re: Ajuda com uma palavra
Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa Browse
intitular.
[Do lat. tard. intitulare.]
Verbo transitivo direto.
1. Dar título a:
Tem dificuldade em intitular seus contos.
Transobj.
2. Denominar, chamar:
Intitularam-no de chefe.
Verbo pronominal.
3. Tomar ou ter por denominação ou título; denominar-se:
“decorrido um ano, Zurita, que .... se intitulava professor de ginástica, .... deliberou passar-se a Madri” (Camilo Castelo Branco, A Enjeitada, p. 130).
intitular.
[Do lat. tard. intitulare.]
Verbo transitivo direto.
1. Dar título a:
Tem dificuldade em intitular seus contos.
Transobj.
2. Denominar, chamar:
Intitularam-no de chefe.
Verbo pronominal.
3. Tomar ou ter por denominação ou título; denominar-se:
“decorrido um ano, Zurita, que .... se intitulava professor de ginástica, .... deliberou passar-se a Madri” (Camilo Castelo Branco, A Enjeitada, p. 130).
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Entitular: Non ecsiste
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Sempre usei "intitular" e até onde vi, "entitular" é incorreto.
Palavras de um visionário:
"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."
Roberto Campos
"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."
Roberto Campos
- salgueiro
O meu tico e teco nunca viram em lugar algum ENTITULAR.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau
- Apo
É, acho que algumas universidades estão precisando voltar às classes inciais.
Grazie tanto!
Grazie tanto!

- Apo
salgueiro escreveu:O meu tico e teco nunca viram em lugar algum ENTITULAR.
Nunca usou o google? Tá cheio lá. De todos os tipos e provenientes de vários guetos.

- Apo
Acho que a confusão vem de alguma ligação com o inglês to entitle. Mas pode ser uma destas formas que se profanam com o tempo.
A maioria dos lugares que pesquisei diz que não existe. Normativamente, não, pelo menos.
A maioria dos lugares que pesquisei diz que não existe. Normativamente, não, pelo menos.

- salgueiro
Apo escreveu:salgueiro escreveu:O meu tico e teco nunca viram em lugar algum ENTITULAR.
Nunca usou o google? Tá cheio lá. De todos os tipos e provenientes de vários guetos.
Uso praticamente todos os dias mas nunca procurei por ENTITULAR e nas minhas buscas nunca me deparei com a palavra.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau
Entitular: Cacá foi transformado entitular de nossa seleção.
É...faz sentido
É...faz sentido