O Brasil pegando fogo e Deus poupando os escolhidos

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Zato-one
Mensagens: 835
Registrado em: 25 Mai 2009, 16:10
Gênero: Masculino
Localização: Entre o Poty e o Parnaiba

Re: O Brasil pegando fogo e Deus poupando os escolhidos

Mensagem por Zato-one »

Tachyon escreveu:Já dá pra ver aonde isso vai dar. Onde foi que eu disse que você não tem problemas?

Ou que não tem pessoas que ama e blá blá blá?


Tachyon escreveu:O que uma coisa tem a ver com a outra, Zato? Você viajou legal agora.
...
De qualquer modo, você não entende esse tipo de coisa;
sua sede em dar uma resposta a um crente não te permite ser razoável.


Meu caro, você disse que eu não entendo esse tipo coisa. E me julgou assim só por eu inverter sua analogia dos jovens. Você afirma que as pessoas falam de intervenção divina tão naturalmente, quanto a esposa crente de meu primo disse que a mãe dele ia pro inferno porque ela não pagou o dízimo, isso no velório dela - naturalmente... :emoticon49:
E ela não falou por mal, foi na melhor das intenções. :emoticon49:
"As religiões proliferam com o sofrimento de nosso povo."

Avatar do usuário
Tachyon
Mensagens: 191
Registrado em: 25 Mai 2010, 21:49
Gênero: Masculino

Re: O Brasil pegando fogo e Deus poupando os escolhidos

Mensagem por Tachyon »

Você disse, ou ouviu alguém dizer "Meu Deus!" ou "Minha Nossa Senhora", de uma maneira corriqueira?

Avatar do usuário
Zato-one
Mensagens: 835
Registrado em: 25 Mai 2009, 16:10
Gênero: Masculino
Localização: Entre o Poty e o Parnaiba

Re: O Brasil pegando fogo e Deus poupando os escolhidos

Mensagem por Zato-one »

Tanto quanto o "somente nós seremos salvos", para unir as pessoas ao redor...
"As religiões proliferam com o sofrimento de nosso povo."

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: O Brasil pegando fogo e Deus poupando os escolhidos

Mensagem por salgueiro »

Tachyon escreveu:
Apo escreveu:Que negócio é este olhar aos céus e ser grata enquanto os outros se ferraram totalmente? Coisa típica de teísta! Eu ein...


Imagine que a filha de alguém tenha sobrevivido a um acidente de carro em que morreram 4 jovens.

A garota está lá, sendo atendida perto do local do acidente, quando chega sua mãe, abraça-a, e diz:

- Nossa, filha, você está bem? Graças a deus você está viva!

Creio que seja isso que a salgueiro quis dizer, e que você não entendeu.


Sim, é a pura expressão da "sobrevivëncia", o momento do egoismo natural forjado pelo instinto de conservação que nem é na linha do "maldoso" do tipo que bom que os outros se ferraram.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Fenrir
Mensagens: 1107
Registrado em: 01 Fev 2008, 22:38
Gênero: Masculino

Re: O Brasil pegando fogo e Deus poupando os escolhidos

Mensagem por Fenrir »

salgueiro escreveu:
Tachyon escreveu:
Apo escreveu:Que negócio é este olhar aos céus e ser grata enquanto os outros se ferraram totalmente? Coisa típica de teísta! Eu ein...


Imagine que a filha de alguém tenha sobrevivido a um acidente de carro em que morreram 4 jovens.

A garota está lá, sendo atendida perto do local do acidente, quando chega sua mãe, abraça-a, e diz:

- Nossa, filha, você está bem? Graças a deus você está viva!

Creio que seja isso que a salgueiro quis dizer, e que você não entendeu.


Sim, é a pura expressão da "sobrevivëncia", o momento do egoismo natural forjado pelo instinto de conservação que nem é na linha do "maldoso" do tipo que bom que os outros se ferraram.


Sim, é fato que há ocasiões onde alguem pode falar "graças a deus" por força de hábito (eu já aboli esta expressão do meu vocabulario ha muitos anos).
Mas, do jeito que a Apo colocou a fala da mulher no início do tópico, o que se vê é egoísmo mesmo, sem força de hábito.
Já tinha dito em outro post que certos crentes (a maioria, posso apostar) veem a si próprios como "pessoas escolhidas" isto numa analogia com o que pensavam os judeus acerca de serem "o povo escolhido". Se não pensam isto, falam ou agem como se assim fosse.
E, francamente, achar-se "escolhido" por um deus, seja qual for, não somente é egoísmo, mas é o supra-sumo da vaidade e da pretensão.
Esta idéia me repugnaria mesmo se fosse eu um teísta... imagine não sendo um.
"Man is the measure of all gods"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"The things are what they are and are not what they are not"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: O Brasil pegando fogo e Deus poupando os escolhidos

Mensagem por salgueiro »

Eu não vi a cena Fenrir mas como foi a Apo que narrou o acontecido e já conheço o grau de tendenciosismo dela então dou um desconto. :emoticon16:

Pessoas que sentem necessidade de se sobressaírem de alguma forma é o que mais tem por aí e o meio teísta não é exceção, pessoalmente acho que deveria ser, ensinamentos não faltam mas a realidade mostra que não é.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: O Brasil pegando fogo e Deus poupando os escolhidos

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:Eu não vi a cena Fenrir mas como foi a Apo que narrou o acontecido e já conheço o grau de tendenciosismo dela então dou um desconto. :emoticon16:

Pessoas que sentem necessidade de se sobressaírem de alguma forma é o que mais tem por aí e o meio teísta não é exceção, pessoalmente acho que deveria ser, ensinamentos não faltam mas a realidade mostra que não é.


Olha, queira você ou não, a mulher disse exatamente que Deus botou a mão só na casa dela e pra mim, isto basta. Não vi nenhum sofrimento dela com relação à devastação circundante. Tanto que a reportagem mostrou a fala dela pra encerrar a reportagem e depois se fez um "silêncio". A mulher quis mostrar exatamente como se veem os teístas: cada qual se acha mais protegido que os demais. Até parece que teísta não pensa assim! Mas não se enxergam, este é que é o problema. Tanto que você deu uma justificativa inaceitável para a declaração da mulher lá. Pelos meus valores, inaceitável e imoral para quem se diz tão humana e caridosa. Coisa de teísta: cínico e hipócrita.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: O Brasil pegando fogo e Deus poupando os escolhidos

Mensagem por Apo »

Fenrir escreveu:
salgueiro escreveu:
Tachyon escreveu:
Apo escreveu:Que negócio é este olhar aos céus e ser grata enquanto os outros se ferraram totalmente? Coisa típica de teísta! Eu ein...


Imagine que a filha de alguém tenha sobrevivido a um acidente de carro em que morreram 4 jovens.

A garota está lá, sendo atendida perto do local do acidente, quando chega sua mãe, abraça-a, e diz:

- Nossa, filha, você está bem? Graças a deus você está viva!

Creio que seja isso que a salgueiro quis dizer, e que você não entendeu.


Sim, é a pura expressão da "sobrevivëncia", o momento do egoismo natural forjado pelo instinto de conservação que nem é na linha do "maldoso" do tipo que bom que os outros se ferraram.


Sim, é fato que há ocasiões onde alguem pode falar "graças a deus" por força de hábito (eu já aboli esta expressão do meu vocabulario ha muitos anos).
Mas, do jeito que a Apo colocou a fala da mulher no início do tópico, o que se vê é egoísmo mesmo, sem força de hábito.
Já tinha dito em outro post que certos crentes (a maioria, posso apostar) veem a si próprios como "pessoas escolhidas" isto numa analogia com o que pensavam os judeus acerca de serem "o povo escolhido". Se não pensam isto, falam ou agem como se assim fosse.
E, francamente, achar-se "escolhido" por um deus, seja qual for, não somente é egoísmo, mas é o supra-sumo da vaidade e da pretensão.
Esta idéia me repugnaria mesmo se fosse eu um teísta... imagine não sendo um.


Exatamente, Fenrir. Se a mulher nem citasse deus algum, e se gabasse de ser a única que se salvou, eu a criticaria igualmente. Mas teísta, por uma questão conceitual e filosófica, jamais poderia pensar assim.

Olhe o que declarou um sujeito no tópico do Templo de Salomão da IURD! Ele disse que depois do templo, os demais iam ter que se dobrar à superioridade deles! Corja!
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: O Brasil pegando fogo e Deus poupando os escolhidos

Mensagem por Apo »

Zato-one escreveu:Tanto quanto o "somente nós seremos salvos", para unir as pessoas ao redor...


Sim. Ou fique conosco ou se dane. Pior que as religiões com seus deuses se matam por isto. E depois ateu é que é imoral, egoísta, materialista blablabla.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: O Brasil pegando fogo e Deus poupando os escolhidos

Mensagem por Apo »

Tachyon escreveu:
Apo escreveu:Que negócio é este olhar aos céus e ser grata enquanto os outros se ferraram totalmente? Coisa típica de teísta! Eu ein...


Imagine que a filha de alguém tenha sobrevivido a um acidente de carro em que morreram 4 jovens.

A garota está lá, sendo atendida perto do local do acidente, quando chega sua mãe, abraça-a, e diz:

- Nossa, filha, você está bem? Graças a deus você está viva!

Creio que seja isso que a salgueiro quis dizer, e que você não entendeu.


O que a salgueiro quis dizer é comum aos teístas, quando querem justificar alguma externalização da sensação de ser escolhido, protegido e salvo sempre que há uma desgraça! O pior dos teístas é a maluquice de ainda agradecer a deus frente à desgraças menores tipo: meu filho poderia ter morrido, mas graças a deus só ficou paralítico. Como se deus tivesse dado a ele uma bênção, e não um castigo!
Imagem

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: O Brasil pegando fogo e Deus poupando os escolhidos

Mensagem por Reid »

Apo escreveu:
Tachyon escreveu:
Apo escreveu:Que negócio é este olhar aos céus e ser grata enquanto os outros se ferraram totalmente? Coisa típica de teísta! Eu ein...


Imagine que a filha de alguém tenha sobrevivido a um acidente de carro em que morreram 4 jovens.

A garota está lá, sendo atendida perto do local do acidente, quando chega sua mãe, abraça-a, e diz:

- Nossa, filha, você está bem? Graças a deus você está viva!

Creio que seja isso que a salgueiro quis dizer, e que você não entendeu.


O que a salgueiro quis dizer é comum aos teístas, quando querem justificar alguma externalização da sensação de ser escolhido, protegido e salvo sempre que há uma desgraça! O pior dos teístas é a maluquice de ainda agradecer a deus frente à desgraças menores tipo: meu filho poderia ter morrido, mas graças a deus só ficou paralítico. Como se deus tivesse dado a ele uma bênção, e não um castigo!


outro exemplo estupido seria "minha nossa! meu filho quase perdeu as 2 pernas no acidente, mas graças a Deus ele recuperou 1 perna!"

:emoticon5:

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: O Brasil pegando fogo e Deus poupando os escolhidos

Mensagem por salgueiro »

Apo escreveu:
salgueiro escreveu:Eu não vi a cena Fenrir mas como foi a Apo que narrou o acontecido e já conheço o grau de tendenciosismo dela então dou um desconto. :emoticon16:

Pessoas que sentem necessidade de se sobressaírem de alguma forma é o que mais tem por aí e o meio teísta não é exceção, pessoalmente acho que deveria ser, ensinamentos não faltam mas a realidade mostra que não é.


Olha, queira você ou não, a mulher disse exatamente que Deus botou a mão só na casa dela e pra mim, isto basta. Não vi nenhum sofrimento dela com relação à devastação circundante. Tanto que a reportagem mostrou a fala dela pra encerrar a reportagem e depois se fez um "silêncio". A mulher quis mostrar exatamente como se veem os teístas: cada qual se acha mais protegido que os demais. Até parece que teísta não pensa assim! Mas não se enxergam, este é que é o problema. Tanto que você deu uma justificativa inaceitável para a declaração da mulher lá. Pelos meus valores, inaceitável e imoral para quem se diz tão humana e caridosa. Coisa de teísta: cínico e hipócrita.


Não é querer ou não, é por sempre em xeque seu olhar dark, pejorativo. Se foi exatamente o que vc narrou fica a minha primeira colocação, a fala de uma mulher egoísta que se sentiu superior aos seus vizinhos senão vale a outra alternativa. Simples.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Trancado