Aborto - Direito ou crime?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Deise Garcia
Mensagens: 5362
Registrado em: 30 Out 2005, 13:35
Gênero: Feminino

Aborto - Direito ou crime?

Mensagem por Deise Garcia »

Aborto – Direito ou crime?

O primeiro dos direitos naturais do homem é o direito de viver. O primeiro dever é defender e proteger o seu primeiro direito: a vida.
O mais elementar direito humano é o de nascer. Os outros liberdade, educação, saúde, trabalho, justiça, cidadania – só ganham sentido se houver o ser humano para desfrutá-los. Cercear o direito à vida é negar todos os demais.
A Humanidade se divide na hora de definir em qual momento a vida tem início. Seria na concepção? Seria antes? Seria depois? Em torno desta divergência surge a dúvida sobre a legitimidade do aborto. Grupos pró e contra levantam suas bandeiras, centrados no foco de seus respectivos interesses.

Há posições das diversas ciências como psicologia, antropologia, medicina. Há postulados morais e religiosos. Há as diferentes correntes sócio-políticas.
No meio desta Babel, fomos buscar informações com o Grupo Arte-Nascente, jovens que se dedicam à pesquisa do assunto e a ações de valorização da vida.

O Brasil e o Aborto
O Brasil é o país mais cristão do mundo. A quase totalidade de sua população está distribuída entre os segmentos católico, evangélico e espírita. No entanto, carrega um troféu nada lisonjeiro, frontalmente contrário aos princípios cristãos: é o campeão mundial do aborto, onde a taxa de interrupção supera a taxa de nascimento. A cada hora, 168 crianças deixam de nascer. Cerca de 30% dos leitos hospitalares reservados à Ginecologia e Obstetrícia são ocupados por pacientes sofrendo consequências de abortos provocados. (Lembrando que a estimativa é registrada em cima das ocorrências hospitalares).
Embora haja mulheres de todas as idades e condições sócio-econômicas variadas, a maioria é de adolescentes, despreparadas para assumir a maternidade ou apavoradas com a reação dos pais e da sociedade.
Esta situação fez surgir no país grupos dispostos a legalizar o aborto, torná-lo fácil, acessível, higiênico, juridicamente correto. Os argumentos são os mais diversos: o direito da mulher sobre o seu próprio corpo, as condições sócio-econômicas para educar um filho, a violência sexual contra a mulher, problemas de má formação fetal, gravidez indesejada, rejeição do filho pelo pai, e as más condições em que são realizados os abortos clandestinos.
No Congresso Nacional há um projeto de lei-PL 20/91, favorável ao atendimento do aborto legal pelo Sistema Único de Saúde. Em contrapartida houve um projeto de emenda constitucional- PEC 25AJ95 que pretendeu incluir no texto da Constituição o direito à vida “desde a sua concepção”.
Num universo de 524 deputados, apenas 32 foram favoráveis. Os demais foram contra ou se omitiram.
Os grupos pró-aborto acreditam que estão agindo da forma correta e que defendem a vida. Talvez estivessem, se o feto fosse apenas um apêndice do corpo.

A voz da Ciência
A verdade como sempre, vem da espiritualidade superior, manifestada nas várias religiões, e depois é confirmada pela ciência, voz capaz de convencer ao mais incrédulo ser.
É o que está acontecendo em relação à concepção e ao aborto. Os inúmeros relatos mediúnicos, confirmam que o feto é uma vida cujo advento foi preparado minuciosamente por tecnologia ainda muito além da compreensão dos mais renomados cientistas. As condições do corpo, as condições de nascimento, tudo é preparado de forma adequada ao cumprimento do seu roteiro de provas, expiações e missões. Interromper a gravidez é impedir que o espírito evolua, que resgate seus débitos ou que cumpra missão de apoio à sua mãe e familiares, a quem está ligado há incontáveis encarnações. As consequências são negativas, desarticulando a saúde física da mãe e desequilibrando ambos os espíritos.
Para confirmar estes fatos ou aprofundar a análise, podemos recorrer às obras de AK, Emmanuel, André Luiz e muitos outros.
Estas afirmações estariam restritas ao campo filosófico-espiritual, se a ciência, ainda que tímida, não as confirmasse. Inúmeros estudos comprovam a existência de vida desde o momento da concepção: Brandley Patten, em seu livro “Human Embriology” explica que o zigoto, formado pelo espermatozóide e o óvulo, é um ser humano, um novo indivíduo dotado de vida nova e pessoal. “O feto não é apenas uma massa celular viva, nem um simples pedaço do corpo da mãe, mas um ente autônomo que depende da alimentação materna.”
Jérome Lejune, especialista em genética fundamental afirma “a vida começa na fecundação. Quando os 23 cromossomos masculinos transportados pelo espermatozóide se encontra com os 23 cromossomos do óvulo da mulher, todos os dados genéticos que definem o novo ser humano já estão presentes. A fecundação é o marco do início da vida. Daí para frente, qualquer método artificial para destruí-lo é um assassinato.”
E. Nathanson, ginecologista, ex-diretor da maior clínica abortiva do mundo, apresentou declarações, referentes ao aborto, defendendo a condição humana do feto. “Talvez alguns pensem que antes de meus estudos devia saber, já que era médico e, ademais, ginecologista, que o ser concebido é uma criatura humana…
Efetivamente, eu sabia, porém não havia comprovado eu mesmo e de modo científico… hoje, com técnicas modernas se pode tratar dentro do útero muitas enfermidades, e também efetuar até cinqüenta espécies de operações cirúrgicas. São estes os argumentos científicos que mudaram o meu modo de pensar, e este até agora o meu argumento. Se o ser concebido é um paciente a quem se pode tratar até cirurgicamente, então é uma pessoa e se é uma pessoa, tem direito à vida e também tem direito a que nós, médicos e pais, procuremos conservá-la.” Quem já teve oportunidade de assistir a filmes intra-uterinos dos processos abortivos verificou o silencioso terror dos fetos e sua desesperada luta para sobreviver. São filmes muito mais impressionantes que aqueles que retratam a violência, os assassinatos espetaculares tão ao gosto do Homem do Século XX. Por si só, convencem sobre a realidade da vida, a partir da concepção.
Num ponto, Ciência e Religião já caminham juntas: em raríssimos casos, o aborto pode ser aceito, se a gravidez oferece risco à vida da mãe. Neste caso é preciso optar pelo ser que existe há mais tempo e que se encontra em plena tarefa evolutiva Neste caso, a Espiritualidade aplica recursos que permitam ao espírito do filho desligar-se da mãe de maneira menos traumática possível e aguardar urna nova oportunidade de reencarnar-se. Vale ressaltar que nem mesmo no caso de estupro, o aborto é aceito. Se a mãe não tiver condições de criar o filho, por motivos psicológicos, econômicos ou outros, melhor é entregá-lo à adoção, se possível a familiares.

Qual é a solução ?
O respeito à vida, desde que se inicia é fundamental. O acaso não existe, portanto, mulher nenhuma engravida por acaso. O espírito que a ela se liga, no momento da concepção, é alguém que depende dela para crescer, educar-se, evoluir.
O assunto porém, não está afeto apenas à mulher. O pai tem sua parcela de responsabilidade e deve apoiar a ambos, mãe e filho.
Hoje, graças aos testes de DNA, dificilmente alguém poderá fugir a esta responsabilidade.
A sociedade também tem preponderante papel neste caso. Em lugar de apoiar o aborto, discriminar a mãe solteira, incentivar a excessiva liberdade sexual e aceitar passivamente que milhões de homens rejeitem seus filhos, nascidos de ligações lícitas e ilícitas, deve assumir outras ações mais eficientes.
A primeira delas é o incentivo à educação dos jovens sobre métodos de planejamento familiar, saúde sexual e suas implicações morais.
Cientistas, políticos, educadores e comunicadores podem, e devem, reavaliar suas ações em relação ao aborto, a partir do reconhecimento que ele é um assassinato, e como tal deve ser combatido.
Até agora, os órgãos governamentais e a mídia tem tratado os problemas sociais, combatendo apenas o efeito.
Um exemplo é o gasto de milhões de reais em confecção e distribuição de preservativos bem como a veiculação de peças publicitárias paliativas e inócuas.
Centrar as ações na remoção das causas será gratificante. O apoio aos pais carentes, através de política de combate aos males sociais como desemprego, falta de acesso à educação e saúde, aliado a intensa campanha de informação, são caminhos a tomar.
Os resultados não serão imediatos. Mas se houver a participação de cada um, em seu respectivo campo de ação, as soluções surgirão ao longo dos anos. Gradativamente, o aborto deixará de ser uma prática comum para tornar-se medida de exceção, somente utilizada em caso de risco de vida.
Nossa esperança é que as gerações futuras conheçam o aborto como hoje conhecemos a guilhotina: um primitivo meio de execução, perdido na memória dos tempos.
Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Aborto - Direito ou crime?

Mensagem por Lúcifer »

O aborto, ao meu ver, só deve ser realizado nas sequintes circunstancias:
1 - A mãe corre risco de morte;
2 - Por conta de violação sexual;
3 - Se a criança tiver alguma doença mental, fisica ou alguma patologia genética
Se tiver liberdade de se fazer aborto, as mulheres mais cabeçudas, ignorantes e despreocupadas, vão transar a torto e a direito sem nunca pensar nas consequencias. Já basta elas transarem sem nenhum contraceptivo sendo o aborto proibido. Sem a proibição vai virar festa dos abortos abortados.
Imagem

Avatar do usuário
zumbi filosófico
Mensagens: 2054
Registrado em: 19 Out 2007, 20:01
Gênero: Masculino

Re: Aborto - Direito ou crime?

Mensagem por zumbi filosófico »

Lúcifer escreveu:O aborto, ao meu ver, só deve ser realizado nas sequintes circunstancias:
1 - A mãe corre risco de morte;
2 - Por conta de violação sexual;
3 - Se a criança tiver alguma doença mental, fisica ou alguma patologia genética
Se tiver liberdade de se fazer aborto, as mulheres mais cabeçudas, ignorantes e despreocupadas, vão transar a torto e a direito sem nunca pensar nas consequencias. Já basta elas transarem sem nenhum contraceptivo sendo o aborto proibido. Sem a proibição vai virar festa dos abortos abortados.


Isso aí. Entrou um espermatozóide num óvulo, está prontinha uma pessoa, como qualquer um, e a mãe tem que arcar com a gravidez, não pode matar seu filho-célula(s) como não poderia afogá-lo na banheira depois de nascido. Sem fanfarronice de "graus de desenvolvimento embrionário".
Imagem

Avatar do usuário
Zato-one
Mensagens: 835
Registrado em: 25 Mai 2009, 16:10
Gênero: Masculino
Localização: Entre o Poty e o Parnaiba

Re: Aborto - Direito ou crime?

Mensagem por Zato-one »

Pra mim ainda não passa de um conjunto de células. E apelar pra ignorância da população não é resposta. Ninguém aborta por querer. Ainda quero conhecer essa bendita que sente prazer em ter abortos. Nisso de SEMPRE evitar abortos, cria a corrente interminável, de pais despreparados tendo filhos, sem a menor condição de sustentar. Já cansei de apertar na tecla de educação sexual nas escolas, mas teimam com aulinhas de religião que só geram discórdia.
"As religiões proliferam com o sofrimento de nosso povo."

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Aborto - Direito ou crime?

Mensagem por Johnny »

Lúcifer escreveu:O aborto, ao meu ver, só deve ser realizado nas sequintes circunstancias:
1 - A mãe corre risco de morte;
2 - Por conta de violação sexual;
3 - Se a criança tiver alguma doença mental, fisica ou alguma patologia genética
Se tiver liberdade de se fazer aborto, as mulheres mais cabeçudas, ignorantes e despreocupadas, vão transar a torto e a direito sem nunca pensar nas consequencias. Já basta elas transarem sem nenhum contraceptivo sendo o aborto proibido. Sem a proibição vai virar festa dos abortos abortados.

Você acha que o Vito, assim como outros, não deveriam existir Lúcifer? Não estou colocando em jogo aqui qualquer raciocínio religioso, apenas comparo certas patologias e deficiências com o que você citou. Mas algo me diz que você escreveu mais rápido do que pensou. :emoticon5:
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
joaomichelazzo
Mensagens: 1689
Registrado em: 07 Nov 2008, 12:09
Gênero: Masculino
Localização: Mais perto do inferno que do céu

Re: Aborto - Direito ou crime?

Mensagem por joaomichelazzo »

O aborto deve ser legalizado e irrestrito. Inclusíve pago pelo Estado.
Cabe à decisão aos pais. Caso não haja a figura paterna, a mãe fica livre para escolher se quer ou não levar a gravidez adiante.
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” (Carl Sagan)

"Há males que vem pra fuder com tudo mesmo"

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Aborto - Direito ou crime?

Mensagem por Acauan »

joaomichelazzo escreveu:O aborto deve ser legalizado e irrestrito.


O que significa irrestrito?
Que se autorize fazer picadinho de um bebê no sétimo mês de gestação?


joaomichelazzo escreveu:Inclusíve pago pelo Estado.


Slogan de campanha:
"Pode transar a vontade e sem preocupação, se engravidar, o Estado paga."


joaomichelazzo escreveu:Cabe à decisão aos pais. Caso não haja a figura paterna, a mãe fica livre para escolher se quer ou não levar a gravidez adiante.


Como sempre os direitos do feto são sumariamente ignorados.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
joaomichelazzo
Mensagens: 1689
Registrado em: 07 Nov 2008, 12:09
Gênero: Masculino
Localização: Mais perto do inferno que do céu

Re: Aborto - Direito ou crime?

Mensagem por joaomichelazzo »

Acauan escreveu:O que significa irrestrito?
Que se autorize fazer picadinho de um bebê no sétimo mês de gestação?


Sim, caso seja essa a vontade da mãe.

Acauan escreveu:Slogan de campanha:
"Pode transar a vontade e sem preocupação, se engravidar, o Estado paga."


Faça sexo seguro, use métodos anticoncepcionais. Se nada disso funciona, e você assim desejar, o estado paga o aborto.
Melhor pagar o aborto, do que manter uma criança na fundação casa ou um adulto em uma penitenciária.

Mesmo um filho indesejado de pessoas esclarecida.
Houve momentos na minha vida em que eu não poderia ter um filho. Não teria condições financeira e psicológicas pra cria-lo.
Seria um empecilho.

Acauan escreveu:Como sempre os direitos do feto são sumariamente ignorados.

E o direito dos pais em não querer tê-lo?

E os direitos da futura criança que vai ser criada numa favela ou num orfanato ou com pais relapsos ou com pais que não a amam?
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” (Carl Sagan)

"Há males que vem pra fuder com tudo mesmo"

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Aborto - Direito ou crime?

Mensagem por Acauan »

joaomichelazzo escreveu:
Acauan escreveu:O que significa irrestrito? Que se autorize fazer picadinho de um bebê no sétimo mês de gestação?


Sim, caso seja essa a vontade da mãe.


A vontade da mãe que se dane.
No sétimo mês de gestação o bebê é um ser humano completamente formado e capaz de sobreviver fora do útero. Destruí-lo é assassinato e uma monstruosidade.


joaomichelazzo escreveu:
Acauan escreveu:Slogan de campanha:
"Pode transar a vontade e sem preocupação, se engravidar, o Estado paga."


Faça sexo seguro, use métodos anticoncepcionais. Se nada disso funciona, e você assim desejar, o estado paga o aborto.
Melhor pagar o aborto, do que manter uma criança na fundação casa ou um adulto em uma penitenciária.


E de que bola de cristal você tira estas certezas sobre os destinos humanos?

joaomichelazzo escreveu: Mesmo um filho indesejado de pessoas esclarecida.
Houve momentos na minha vida em que eu não poderia ter um filho. Não teria condições financeira e psicológicas pra cria-lo.
Seria um empecilho.


E a solução para o empecilho é matá-lo?

joaomichelazzo escreveu:
Acauan escreveu:Como sempre os direitos do feto são sumariamente ignorados.


E o direito dos pais em não querer tê-lo?


Até onde me lembro, o direito de cada se encerra onde inicia o direito do outro.

joaomichelazzo escreveu: E os direitos da futura criança que vai ser criada numa favela ou num orfanato ou com pais relapsos ou com pais que não a amam?


Mais bola de cristal...
E não faz o mais mínimo sentido dizer que defende o direito de alguém privando-o da existência.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Aborto - Direito ou crime?

Mensagem por Lúcifer »

Johnny escreveu:
Lúcifer escreveu:O aborto, ao meu ver, só deve ser realizado nas sequintes circunstancias:
1 - A mãe corre risco de morte;
2 - Por conta de violação sexual;
3 - Se a criança tiver alguma doença mental, fisica ou alguma patologia genética
Se tiver liberdade de se fazer aborto, as mulheres mais cabeçudas, ignorantes e despreocupadas, vão transar a torto e a direito sem nunca pensar nas consequencias. Já basta elas transarem sem nenhum contraceptivo sendo o aborto proibido. Sem a proibição vai virar festa dos abortos abortados.

Você acha que o Vito, assim como outros, não deveriam existir Lúcifer? Não estou colocando em jogo aqui qualquer raciocínio religioso, apenas comparo certas patologias e deficiências com o que você citou. Mas algo me diz que você escreveu mais rápido do que pensou. :emoticon5:


Estou falando das crianças com, por exemplo, hidrocefalia.
Particularmente falando, se eu descobrisse que minha esposa estivesse gravida de uma criança que tivesse esse tipo de problema, eu pediria para ela abortar sim. Ou síndrome de down, ou de outros fatores parecidos.
Admiro muito um casal que consegue criar uma criança com tais problemas, mas esse não é o meu caso e, acredito que seria o caso de os pais escolherem se desejam tal criança ou não.
Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Aborto - Direito ou crime?

Mensagem por Johnny »

joaomichelazzo escreveu:
Acauan escreveu:O que significa irrestrito?
Que se autorize fazer picadinho de um bebê no sétimo mês de gestação?


Sim, caso seja essa a vontade da mãe.

Acauan escreveu:Slogan de campanha:
"Pode transar a vontade e sem preocupação, se engravidar, o Estado paga."


Faça sexo seguro, use métodos anticoncepcionais. Se nada disso funciona, e você assim desejar, o estado paga o aborto.
Melhor pagar o aborto, do que manter uma criança na fundação casa ou um adulto em uma penitenciária.

Mesmo um filho indesejado de pessoas esclarecida.
Houve momentos na minha vida em que eu não poderia ter um filho. Não teria condições financeira e psicológicas pra cria-lo.
Seria um empecilho.

Acauan escreveu:Como sempre os direitos do feto são sumariamente ignorados.

E o direito dos pais em não querer tê-lo?

E os direitos da futura criança que vai ser criada numa favela ou num orfanato ou com pais relapsos ou com pais que não a amam?


A Deise trouxe à tona um debate que em parte já foi colocado em discussão e rendeu bons frutos como já se percebe pelas colocações do joãomichelazzo e Acauan.

De um lado (sempre do lado laico) temos o direito dos pais (leia-se mãe) em situações críticas como gravidez por estupro, falha do dispositivo concepcional ou mesmo despreparo.

Por outro temos leis relativas à preservação da vida, independente de qual seja ela.

Nas duas temos que lidar com conseqüencias mais ou menos ruins à sociedade. De certo, a mãe com uma gravidez que foge ao controle de quem não a quer ou que não tenha condições de manter a futura vida, ficaria em uma situação difícil. Qual sua opção? Doar a criança? Mas temos leis que permitam isso? A outra opção seria levar até o fim e torcer para dias melhores, que a sorte lhe sorria e dê condições que antes não existia.

Depois temos que decidir qual o tamanho de um grupo de células pode ser considerada vida a ser protegida? Ou devemos levar em conta a formação nervosa?

Ainda, se mantido vivo o tal feto, agora nascido, qual a sua sorte? Ser levado à um centro de cuidados à vida renegada? O estado e a sociedade mal conseguem andar, quanto mais criar sistemas de controle e manutenção destes seres ainda em desenvolvimento. O estado laico só no nome tem pavor de entrar em conflito com os grupos religiosos (talvez pelo exemplo de Roma) que insistem em afirmar que seu deus veste até os lirios do campo e alimenta os pássaros, como se estes futuros individuos fôssem encontrar seu alimento ao léu, mas sabemos que muitos os devoram nos lixões.

Então ficarei ansioso para acompanhar este tópico e que ele nos revele realmente qual a nossa natureza.

Boa sorte à todos
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Aborto - Direito ou crime?

Mensagem por Johnny »

Lúcifer escreveu:
Johnny escreveu:
Lúcifer escreveu:O aborto, ao meu ver, só deve ser realizado nas sequintes circunstancias:
1 - A mãe corre risco de morte;
2 - Por conta de violação sexual;
3 - Se a criança tiver alguma doença mental, fisica ou alguma patologia genética
Se tiver liberdade de se fazer aborto, as mulheres mais cabeçudas, ignorantes e despreocupadas, vão transar a torto e a direito sem nunca pensar nas consequencias. Já basta elas transarem sem nenhum contraceptivo sendo o aborto proibido. Sem a proibição vai virar festa dos abortos abortados.

Você acha que o Vito, assim como outros, não deveriam existir Lúcifer? Não estou colocando em jogo aqui qualquer raciocínio religioso, apenas comparo certas patologias e deficiências com o que você citou. Mas algo me diz que você escreveu mais rápido do que pensou. :emoticon5:


Estou falando das crianças com, por exemplo, hidrocefalia.
Particularmente falando, se eu descobrisse que minha esposa estivesse gravida de uma criança que tivesse esse tipo de problema, eu pediria para ela abortar sim. Ou síndrome de down, ou de outros fatores parecidos.
Admiro muito um casal que consegue criar uma criança com tais problemas, mas esse não é o meu caso e, acredito que seria o caso de os pais escolherem se desejam tal criança ou não.


Qual sua experiência com pessoas de síndrome de down? Por quê você acha que elas devam ser exterminadas antes de nascer, já que se mostram ser tão produtivas e sentimentais como muitos? Por que você acha que uma criança com síndrome de down seja pior que um futuro bandido? Aliás, não existem bandidos com síndrome de down. O risco de se criar um individuo dito normal, e este se tornar amoral ou aquém das expectativas dos pais é maior que um com síndrome de down.

E quanto aos anões? Você tem algo contra eles? E quanto aos anões famosos e ricos?

Depois de alguns meses de vida, vocês descobrem que seu bebê possui o mal de Krabbe. Vão mantê-lo vivo e suportar tanto a sua dor quanto à de vocês? Por que este mal é preferível à outras deficiências?

Abraços.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
joaomichelazzo
Mensagens: 1689
Registrado em: 07 Nov 2008, 12:09
Gênero: Masculino
Localização: Mais perto do inferno que do céu

Re: Aborto - Direito ou crime?

Mensagem por joaomichelazzo »

Acauan escreveu:A vontade da mãe que se dane.
No sétimo mês de gestação o bebê é um ser humano completamente formado e capaz de sobreviver fora do útero. Destruí-lo é assassinato e uma monstruosidade.


Um se humano indesejado. Que será um tormento na vida da mãe.
O que ela deve fazer?
Tê-lo e coloca-lo pra adoção ou cria-lo sem vontade, amor ou condições?

Acauan escreveu:
[color=yellow]E de que bola de cristal você tira estas certezas sobre os destinos humanos?


Um casal, que vive na favela, sem condições de se sustentar, que tem 5 ou 6 filhos, tem condições de dar uma vida digna a estas pessoas?

Por que será que há tantos soldadinhos do tráfico?


Acauan escreveu: E a solução para o empecilho é matá-lo?


O que pode oferecer a uma criança um casal que não tem estrutura financeira e psicológica para sustenta-lo?
Talvez joga-lo pela janela do 10º andar aos 6 anos de idade seja mais digno que um aborto.

Acauan escreveu:[color=yellow]Até onde me lembro, o direito de cada se encerra onde inicia o direito do outro.


Exatamente. Por isso o aborto é considerado crime.
Para que fosse legalizado caberia um debate rigoroso, em todos os níveis da sociedade acerca dos diretos do feto.
Neste momento eu seria obrigado a ter o filho, mesmo contra minha vontade.


Acauan escreveu: Mais bola de cristal...
E não faz o mais mínimo sentido dizer que defende o direito de alguém privando-o da existência.


A bola de cristal agora é sua.
Faz sentido deixa-lo sofrer ou viver à margem?
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” (Carl Sagan)

"Há males que vem pra fuder com tudo mesmo"

Avatar do usuário
joaomichelazzo
Mensagens: 1689
Registrado em: 07 Nov 2008, 12:09
Gênero: Masculino
Localização: Mais perto do inferno que do céu

Re: Aborto - Direito ou crime?

Mensagem por joaomichelazzo »

Johnny escreveu:
joaomichelazzo escreveu:
Acauan escreveu:O que significa irrestrito?
Que se autorize fazer picadinho de um bebê no sétimo mês de gestação?


Sim, caso seja essa a vontade da mãe.

Acauan escreveu:Slogan de campanha:
"Pode transar a vontade e sem preocupação, se engravidar, o Estado paga."


Faça sexo seguro, use métodos anticoncepcionais. Se nada disso funciona, e você assim desejar, o estado paga o aborto.
Melhor pagar o aborto, do que manter uma criança na fundação casa ou um adulto em uma penitenciária.

Mesmo um filho indesejado de pessoas esclarecida.
Houve momentos na minha vida em que eu não poderia ter um filho. Não teria condições financeira e psicológicas pra cria-lo.
Seria um empecilho.

Acauan escreveu:Como sempre os direitos do feto são sumariamente ignorados.

E o direito dos pais em não querer tê-lo?

E os direitos da futura criança que vai ser criada numa favela ou num orfanato ou com pais relapsos ou com pais que não a amam?


A Deise trouxe à tona um debate que em parte já foi colocado em discussão e rendeu bons frutos como já se percebe pelas colocações do joãomichelazzo e Acauan.

De um lado (sempre do lado laico) temos o direito dos pais (leia-se mãe) em situações críticas como gravidez por estupro, falha do dispositivo concepcional ou mesmo despreparo.

Por outro temos leis relativas à preservação da vida, independente de qual seja ela.

Nas duas temos que lidar com conseqüencias mais ou menos ruins à sociedade. De certo, a mãe com uma gravidez que foge ao controle de quem não a quer ou que não tenha condições de manter a futura vida, ficaria em uma situação difícil. Qual sua opção? Doar a criança? Mas temos leis que permitam isso? A outra opção seria levar até o fim e torcer para dias melhores, que a sorte lhe sorria e dê condições que antes não existia.

Depois temos que decidir qual o tamanho de um grupo de células pode ser considerada vida a ser protegida? Ou devemos levar em conta a formação nervosa?

Ainda, se mantido vivo o tal feto, agora nascido, qual a sua sorte? Ser levado à um centro de cuidados à vida renegada? O estado e a sociedade mal conseguem andar, quanto mais criar sistemas de controle e manutenção destes seres ainda em desenvolvimento. O estado laico só no nome tem pavor de entrar em conflito com os grupos religiosos (talvez pelo exemplo de Roma) que insistem em afirmar que seu deus veste até os lirios do campo e alimenta os pássaros, como se estes futuros individuos fôssem encontrar seu alimento ao léu, mas sabemos que muitos os devoram nos lixões.

Então ficarei ansioso para acompanhar este tópico e que ele nos revele realmente qual a nossa natureza.

Boa sorte à todos


Muito boa colocação Johnny.
São todos fatores que devem ser debatidos à exaustão por ambos os lados.
A sociedade brasileira não verá tão cedo a legalização do aborto, pois apesar de sermos laicos, ainda vivemos sob a batuta moral da igreja.
Nenhum político vai dar a cara a tapa e legalizar algo tão delicado quanto o aborto, sem prévia aprovação da sociedade.

Como sou um cidadão de bem, digo:
Cumpra-se a lei.

Abraço,
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” (Carl Sagan)

"Há males que vem pra fuder com tudo mesmo"

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Aborto - Direito ou crime?

Mensagem por Acauan »

joaomichelazzo escreveu:
Acauan escreveu:A vontade da mãe que se dane. No sétimo mês de gestação o bebê é um ser humano completamente formado e capaz de sobreviver fora do útero. Destruí-lo é assassinato e uma monstruosidade.


Um se humano indesejado. Que será um tormento na vida da mãe.
O que ela deve fazer? Tê-lo e coloca-lo pra adoção ou cria-lo sem vontade, amor ou condições?


Tem certeza que só existem estas duas possibilidades?

joaomichelazzo escreveu:
Acauan escreveu:E de que bola de cristal você tira estas certezas sobre os destinos humanos?


Um casal, que vive na favela, sem condições de se sustentar, que tem 5 ou 6 filhos, tem condições de dar uma vida digna a estas pessoas? Por que será que há tantos soldadinhos do tráfico?


Depois de ser empurrado como questão de saúde pública, agora o aborto é apresentado como solução para a segurança pública.
Toda esta argumentação é falaciosa, pois até parece que os que querem a legalização do aborto têm a mais mínima intenção de restringir sua prática aos "casais que vivem na favela com 5 ou 6 filhos".

E conta por conta, basta verificar as taxas de natalidade e os índices de criminalidade nas últimas décadas no Brasil.
Enquanto as primeiras caem continuamente há quase quarenta anos, o segundo só fez crescer.
Na dúvida, compare o tamanho da família pobre brasileira média nos anos cinquenta e atualmente, depois conclua se o fato de as famílias daquela época terem muito mais filhos gerou "soldadinhos do tráfico" ou qualquer outro tipo de delinqüência em massa mais do que se observa nos dias de hoje quando as famílias são consideravelmente menores.


joaomichelazzo escreveu:
Acauan escreveu: E a solução para o empecilho é matá-lo?


O que pode oferecer a uma criança um casal que não tem estrutura financeira e psicológica para sustenta-lo?
Talvez joga-lo pela janela do 10º andar aos 6 anos de idade seja mais digno que um aborto.


Nos dois casos, a lógica da solução é exatamente a mesma, só muda o grau de desenvolvimento da vítima.

joaomichelazzo escreveu:
Acauan escreveu: Mais bola de cristal...
E não faz o mais mínimo sentido dizer que defende o direito de alguém privando-o da existência.


A bola de cristal agora é sua.
Faz sentido deixa-lo sofrer ou viver à margem?


No mundo deve haver alguns bilhões de pessoas que sofrem e vivem à margem. A solução para isto é matá-las?
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Trinity Reloaded
Mensagens: 183
Registrado em: 12 Jun 2010, 21:18
Gênero: Feminino

Re: Aborto - Direito ou crime?

Mensagem por Trinity Reloaded »

Lúcifer escreveu:
Johnny escreveu:
Lúcifer escreveu:O aborto, ao meu ver, só deve ser realizado nas sequintes circunstancias:
1 - A mãe corre risco de morte;
2 - Por conta de violação sexual;
3 - Se a criança tiver alguma doença mental, fisica ou alguma patologia genética
Se tiver liberdade de se fazer aborto, as mulheres mais cabeçudas, ignorantes e despreocupadas, vão transar a torto e a direito sem nunca pensar nas consequencias. Já basta elas transarem sem nenhum contraceptivo sendo o aborto proibido. Sem a proibição vai virar festa dos abortos abortados.

Você acha que o Vito, assim como outros, não deveriam existir Lúcifer? Não estou colocando em jogo aqui qualquer raciocínio religioso, apenas comparo certas patologias e deficiências com o que você citou. Mas algo me diz que você escreveu mais rápido do que pensou. :emoticon5:


Estou falando das crianças com, por exemplo, hidrocefalia.
Particularmente falando, se eu descobrisse que minha esposa estivesse gravida de uma criança que tivesse esse tipo de problema, eu pediria para ela abortar sim. Ou síndrome de down, ou de outros fatores parecidos.
Admiro muito um casal que consegue criar uma criança com tais problemas, mas esse não é o meu caso e, acredito que seria o caso de os pais escolherem se desejam tal criança ou não.



Concordo com o Lúcifer. Eu também não teria condições psicológicas de gerar e criar um ser nessas condições. Na minha cabeça, não sai a idéia de que o ser humano deve(ria) chegar a esse mundo com o aparato físico/imunológico/cerebral/etc completo, sem danos congênitos.

Ora, porquê?

Porque nesse mundo, ele já vai correr todos os riscos, ora! TODOS. Depressão, cegueira, câncer, amputações, degenerações e contaminações de todo tipo, acidentes. Até o de, literalmente, se cair um avião na cabeça. Quero dizer, se já é um fardo, uma aventura viver nesse mundo com todos os sentidos e todo o aparelho físico intacto, vocês imaginam SEM? E outra, a grande FAÇANHA dos pais é oferecer a esse ser uma capacitação educativa-emocional-psicológica-psíquica de qualidade. Eis o desafio.

Ou seja, quanto menos males, melhor.

Um dia, quem sabe, a Ciência poderá impedir todo o sofrimento que ainda hoje pode acompanhar a concepção e a geração de um ser humano.



Joaomichelazzo falou muito o meu pensamento sobre a REALIDADE FLAGRANTE de que uma criança indesejada não apenas será um fardo pros pais, como futuramente o será para a sociedade.

Quanto menos candidatos à pivetagem, à vadiagem, a toda sorte de descaso e infelicidade, melhor. Planejamento familiar deveria ser PRIORIDADE, mas não vejo um político filho-da-puta propagar a idéia e agir em direção a este tipo de controle em favor da QUALIDADE de vida, e não da quantidade.

Por outro lado, como já espinafrei aqui, um número espantoso de mulheres por aí parece que vai abrindo as pernas pra qualquer um e tasca a cuspir filhos nesse mundo sem o menor senso de realidade, e deixam pra dona Globo "criar". Essas vagabundas deixam nas nossas costas a FUNÇÃO que só uma mãe pode preencher. Eu não sou babá, não sou mãe (e mesmo se fosse) - sou professora. Essas irresponsáveis deveriam ser multadas ou consideradas criminosas por cada criança que deixam vir a esse mundo.

Sim, geralmente são as classes mais pobres que cometem essa imbecilidade. Mas não tem desculpa. Sabe trepar, sabe se prevenir. Tem camisinha no posto de saúde. Anti-concepcional está a centavos na Farmácia Popular. Mas, na cabeça mole dessas mulheres, que fazem roleta-russa com o próprio útero, isso é uma ciência de foguetes, parece.

Pra elas, onde comem 5, comem 15.


E a gente que se fode.

Avatar do usuário
joaomichelazzo
Mensagens: 1689
Registrado em: 07 Nov 2008, 12:09
Gênero: Masculino
Localização: Mais perto do inferno que do céu

Re: Aborto - Direito ou crime?

Mensagem por joaomichelazzo »

Acauan escreveu:[color=yellow]Tem certeza que só existem estas duas possibilidades?


Quais seriam as outras?
Não vejo mais possibilidades.
Talvez você enxergue por um prisma diferente do meu.

Acauan escreveu:Depois de ser empurrado como questão de saúde pública, agora o aborto é apresentado como solução para a segurança pública.
Toda esta argumentação é falaciosa, pois até parece que os que querem a legalização do aborto têm a mais mínima intenção de restringir sua prática aos "casais que vivem na favela com 5 ou 6 filhos".

E conta por conta, basta verificar as taxas de natalidade e os índices de criminalidade nas últimas décadas no Brasil.
Enquanto as primeiras caem continuamente há quase quarenta anos, o segundo só fez crescer.
Na dúvida, compare o tamanho da família pobre brasileira média nos anos cinquenta e atualmente, depois conclua se o fato de as famílias daquela época terem muito mais filhos gerou "soldadinhos do tráfico" ou qualquer outro tipo de delinqüência em massa mais do que se observa nos dias de hoje quando as famílias são consideravelmente menores.[/color][/quote]

Não é solução pra saúde pública, muito menos para a segurança, mas qual as chances de uma criança que nasce numa favela, com mais 8 irmão "dar certo na vida"?

Quantas nascem em favelas e vão pro crime ou trabalhos informais e quantas nascem na classe média e por lá ficam?

Ou quantas nascem e são espancadas por pais alcoolatras, ou seviciadas por padrastos ou quantas são ignoradas pelos pais?

Acauan escreveu:Nos dois casos, a lógica da solução é exatamente a mesma, só muda o grau de desenvolvimento da vítima.


Sim. Era aí que eu queria chegar.
Se a criança foi indesejada, muito provavelmente sofrerá maus-tratos físicos ou psicológicos.

Acauan escreveu:No mundo deve haver alguns bilhões de pessoas que sofrem e vivem à margem. A solução para isto é matá-las?


Não. Agora elas já estão aí. São um problema e creio que não gostem de viver assim.
Porém, se elas não tivessem nascido...
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” (Carl Sagan)

"Há males que vem pra fuder com tudo mesmo"

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re: Aborto - Direito ou crime?

Mensagem por Fedidovisk »

El Carniceiro, não me surpreenda que ele defenda o aborto de fetos com 7 meses assim tão naturalmente, vindo de um defensor das FARC e Stalin e sua turma....

Avatar do usuário
joaomichelazzo
Mensagens: 1689
Registrado em: 07 Nov 2008, 12:09
Gênero: Masculino
Localização: Mais perto do inferno que do céu

Re: Aborto - Direito ou crime?

Mensagem por joaomichelazzo »

Fedidovisk escreveu:El Carniceiro, não me surpreenda que ele defenda o aborto de fetos com 7 meses assim tão naturalmente, vindo de um defensor das FARC e Stalin e sua turma....


Romulo,

Imagem
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” (Carl Sagan)

"Há males que vem pra fuder com tudo mesmo"

Avatar do usuário
Zato-one
Mensagens: 835
Registrado em: 25 Mai 2009, 16:10
Gênero: Masculino
Localização: Entre o Poty e o Parnaiba

Re: Aborto - Direito ou crime?

Mensagem por Zato-one »

Esses defensores do "pró-vida" acham que os que apoiam o aborto defendem todas as circunstâncias, e ficam nessa historinha de feto de 7 meses. Sabemos perfeitamente que a essa altura o indivíduo já é vivo. Mas nas primeiras semanas de gestação, não passa de um conjunto de células em formação. Até antes da formação do feto em definitivo, em cerca de 15 a 18 semanas de gestação, acho permissivo sua interrupção.
"As religiões proliferam com o sofrimento de nosso povo."

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Aborto - Direito ou crime?

Mensagem por Lúcifer »

Obrigado Trinity por exemplificar o meu pensamento. :emoticon45: :emoticon45:
Imagem

Avatar do usuário
carlosprofeta0000001
Mensagens: 16
Registrado em: 04 Dez 2009, 11:35
Gênero: Masculino

Re: Aborto - Direito ou crime?

Mensagem por carlosprofeta0000001 »

Eu sempre achei que o aborto é uma decisão da mulher.

É óbvio que eu não estou me referindo a uma mulher "rameira" que praticou o coito 400 vezes, engravidou 400 vezes e abortou 400 vezes (aquela que faz isso "por esporte").

Eu digo com relação àquelas moças que levavam uma vida normal e, por um azar, depararam-se com uma besta-fera pelo caminho, monstros que as raptaram e as violaram.

Por que gerar um filho não desejado de um homem menos desejado ainda???

Nem a pau, Juvenildo. :emoticon7:

Avatar do usuário
Sorrelfa
Mensagens: 2441
Registrado em: 27 Mar 2007, 10:21
Gênero: Masculino
Localização: Rua Sem entrada e Sem saida, Nº Infinito
Contato:

Re: Aborto - Direito ou crime?

Mensagem por Sorrelfa »

Direito da mulher:

Usar camisinha.
Usar anti-concepcional.
Fazer laqueadura.
Fechar as pernas.

Aborto já foi discutido a exautão aqui no ReV, ainda bem, pois nas discussões que assisti pude analisar bem os argumentos de ambos os lado e mudar de posição com segurança.

Defender o aborto irrestrito é uma imoralidade.
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: Aborto - Direito ou crime?

Mensagem por Apáte »

joaomichelazzo escreveu:
Um se humano indesejado. Que será um tormento na vida da mãe.

Ha, eu te acho um tormento indesejável, faça aborto retroativo.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Aborto - Direito ou crime?

Mensagem por Johnny »

Lúcifer escreveu:Obrigado Trinity por exemplificar o meu pensamento. :emoticon45: :emoticon45:

Não argumentou, apenas justificou. Se não tem condições de seguir em frente com algo que lhe dê canceira psicológica, significa dizer que, numa eventualidade de um filho ou esposa ou marido ficar tetraplégico, o abandonará ao relento. Sei que tem muita gente que faz isso pois está acontecendo agora com meu amigo Joel que teve um derrame e a esposa o abandonou pois "deixou de ter serventia".

Se não terá condições de criar um filho com down ou outra deficiência, se isole e não tenha relacionamentos pois o amanhã ninguém sabe.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Trancado