Resolvi postar aqui para que sirva de referência futura caso alguém precise ou pesquise.
Vamos aos fatos e relatos. A muito tempo atrás, não me lembro por qual motivo, eu achava que tinha poderes e determinadas coisas aconteciam. Bem, o tempo passou, não dei bola para isso (a maioria faz isso) e acabou ficando no esquecimento, tanto os fatos, quanto os atos.
Mas de vez em quando acontecem coisas ao redor que não dá para passar despercebido.
Sábado estava num mercado com minha esposa e, enquanto ela escolhia algumas carnes, eu vagava com o carrinho. Não sei por que me veio à cabeça "a luz vai apagar". E depois de uns 3 segundos, eis que houve um apagão. Beleza, coincidência e segui adiante.
Ontem à noite fui levar meu cão para fazer suas necessidades e comprar pão, quando ao sair a luz do poste se apagou. Beleza, coincidência, fui à padaria mas o pão havia acabado. Voltei, deixei o cão em casa e desci até o mercadinho pois o pão lá sempre acaba depois.
Ao sair, passo por um poste, dois e no terceiro, puf, o mesmo se apaga. Como já estava meio ressabiado, fiquei um minuto prestando atenção na rua para ver se havia alguma singularidade. Nada, todos os postes estavam acesos, normais, sem cintilação ou variação que indicasse problemas. Além do que a distância até minha casa era de uns 500 m e se houvesse alguma intermitência, eu perceberia pois a carreira de luz se afunila até minha casa.
Bem, segui em frente achando ser mais uma coincidência. Num momento de infantilidade mental, brinquei falando em voz "só consegue apagar dois postes?".
Mal terminei a frase e puf. Outro poste se apaga.
Como minha área é eleto-eletrônica, procurei achar alguma coisa fora do comum mas não encontrei absolutamente nada. As ruas estavam vazias (hora da novela das 7) e nenhum fenômeno que pudesse justificar a interferência nas fotocélulas, já que se fôssem outros, afetariam outros postes ou pelo menos, um mesmo poste ou grupo.
Chego em frente de casa, olho para o poste, vejo se tem algo errado e nada. Entrei, saí e nada. Olhei para baixo e todos os postes que apagaram estavam lá acesos e estáticos.
Bem, este é meu relato e não quero com isso impressionar ninguém nem dizer que isso é atribuição de espíritos ou de minha aurea, projeção ou seja lá o que for, apesar de que eu creio em algumas coisas.
E como eu disse, dei uma pincelada na internet e achei isso em um blog
O mistério dos postes que apagam
18 09 2008
O sobrenatural está presente em nossas vidas, por mais que o padre Quevedo insista em dizer que “Izo non ecziste!“
Ultimamente tem acontecido algo curioso e estranho ao mesmo tempo. Vou aproveitar que sempre que pergunto algo nesse blog, os nobres leitores vem ao meu socorro palpitando nos comentários - pelo menos foi assim no caso das Testemunhas de Jeová e no conflito entre meu chuveiro e a internet banda estreita da minha casa – para tentar esclarecer se o que aconteceu comigo é culpa da coincidência, se é algo científico ou se é encosto mesmo.
Volto da faculdade a pé, já que ela é relativamente perto da minha casa. Nessa hora já está escuro, afinal, é sempre mais de 10 e meia da noite. A primeira vez que o fato aconteceu, lembro-me bem, foi numa sexta-feira. Ao atravessar uma pequena praça, um poste de esquina apagou bem quando eu passava embaixo dele. Achei engraçado e segui em frente.
Na segunda-feira subseqüente passei pela mesma rua, quase na mesma hora e o mesmo poste estava apagado. Foi só eu passar por ele que… PIMPA! A LUZ ACENDEU!
Parei e fiquei contemplando aquela luz amarelo-alaranjado brilhado na noite itatibense. “Será possível? Eu passo ele apaga… depois eu passo e ele acende!” O poste responsável pelo ocorrido é esse aqui:
O poste não brilha tanto... é ilusão de óptica
Se você acha que acabou, está enganado. Uma semana depois, passei pelo mesmo poste e… não.. dessa vez nada aconteceu. Com esse poste.
Uns 300 metros adiante, em outra esquina, outro poste apagou assim que eu pasei por ele. Não podia ser verdade, mas era. Novamente um poste tinha dado sinal de vida na minha presença.
Pesquisei um pouco sobre o assunto e achei comunidades sobre isso. Pelo jeito não sou a única pessoa no mundo que tem problemas com postes. Uma das comunidades tem mais de 73 mil (!) participantes. Já se discutiu sobre estática, gremilins, tantrismo, ondas cerebrais e mais trocentas explicações sobre o fato. Obviamente, nenhuma é conclusiva. A melhor explicação que encontrei foi essa:
Brincadeiras a parte, lá eles relatam casos de postes que apagam em seqüência (3 de uma vez), outras situações dizem que isso acontece quando as pessoas passam de carro e outras tantas histórias.
Será que algum de você pode me dar uma explicação razoável para o fato? É normal acontecer isso? Devo cuidar melhor do meu encosto, levando-o para pasear mais regularmente?
Aguardo os dizeres…
UPDATE: Hoje é dia 24 de fevereiro de 2010 e meu problema persiste. Certa vez, caminhava com uma amiga e nos deparamos com um poste de luz apagado. Falei pra ela que o poste acenderia quando déssemos 4 passos depois de passar embaixo da lâmpada. Comtamos 1, 2, 3 e no quarto passo… luz acesa. Até hoje essa amiga tem medo de mim.
No dia seguinte, passei sozinho pelo mesmo poste, que estava novamente apagado. Em vez de passar embaixo dele, gritei: “ACENDE POSTE!”. Claro… milagrosamente ele acendeu. Estou seriamente preocupado.
Vou procurar por mais relatos e ver se encontro algum ponto em comum. Mas gostaria que o Tranca relembrasse o ocorrido com ele aqui, pois me parece que este tipo de fenômeno é mais comum do que pareça ser.
outros relatos
http://planetamistico.blogspot.com/2008 ... do-eu.html