Teletransporte quântico e viagem quântica no tempo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Teletransporte quântico e viagem quântica no tempo

Mensagem por Johnny »

Nova teoria discute viagem no tempo com máquinas quânticas
26 de julho de 2010 • 16h56

Um novo tipo de viagem no tempo, com base em teletransporte quântico, consegue se desvencilhar de diversos paradoxos que tornam outras máquinas do tempo menos possíveis.

De acordo com o site Technology Review, o cientista Seth Lloyd, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), e alguns amigos, criaram um estudo que utiliza física quântica para determinar a possibilidade de um corpo, uma partícula e quem sabe até um ser humano viajar do futuro para o passado. Esse tipo de viajem (para trás no tempo) era ¿ e ainda é por alguns cientistas ¿ considerada impossível por não haver comprovações empíricas disso. Stephen Hawking , nesse mérito, sugeriu que a ausência de visitan tes do futuro é um excelente argumento contra a existência de viagens no tempo.

Entretanto, a Teoria Geral da Relatividade de Einstein permite viagens no tempo, dependendo da forma como é manipulada matematicamente (como por exemplo a famosa solução encontrada por Kurt Gödel). O fator complicante vem do fato de que algumas destas manipulações exigem que o universo mostre certos comportamentos que, na observação prática, nunca se consegiu observar e, portanto, são aparentemente inexistentes. O exemplo mais simples é o da velocidade absoluta: se fosse possível viajar mais rápido que a luz - o que, hoje, crê-se impossível -, seria possível viajar no tempo de acordo com a relatividade.

É nesse entrave que se construiu a nova teoria de viagem do tempo do MIT. Para criação dessa teoria (arxiv.org/abs/1007.2615), eles incrementaram um processo conhecido como pós-seleção.

Para entender: suponha que exista uma equação complexa com um número absurdamente grande de variáveis. Para descobrir quais valores das variáveis e qual combinação entre elas torna essa equação verdadeira, em processadores binários, seria necessário testar todas as combinações possíveis, no método de força bruta.

Isso certamente levaria milênios, já que equações mais simples com poucas dezenas de incógnitas já pode levar dezenas de milhares de anos para ser resolvida com os métodos computacionais existentes. O processo pós-seleção torna a solução mais fácil de ser encontrada. Para isso, basta que as variáveis recebam um valor aleatório, pós-selecionados, de forma a atenderem a condição de a resposta do cálculo ser verdadeiro. Isso automaticamente ignora os resultados errados.

As novas ideias de Lloyd e sua equipe constam de combinar o Pós-Seleção com outro comportamento estranho conhecido como teletransporte quântico, que utiliza o fenômeno de entrelaçamento para reproduzir em um ponto ¿A¿ no espaço, um determinado estado quântico que existia anteriormente em um ponto ¿B¿. Esse comportamento já foi observado entre partíclas subatomicas de objetos distantes.

Assim, os cientistas pretendem criar um teletransporte quântico no sentido inverso.

O processo de seleção posterior garante que apenas o estado correto seja teletransportado. Isso define como a partícula original era antes de estar ali. O efeito mostra que essa partícula viajou de volta no tempo. O que surpreende nessa máquina do tempo é que ela não sofre com os paradoxos usuais de viagem temporal, como o paradoxo do avô, no qual uma partícula volta ao passado e pode acidentalmente ou propositalmente evitar sua própria existência.

Além disso, nas teorias tradicionais, o tecido do espaço-tempo deve ser impiedosamente torcido para permitir as viagens no tempo. Ainda assim, isso somente seria possível em ambientes extremos do universo, como dentro de buracos negros.

Por utilizar computação quântica usando o processo de pós-seleção, a máquina de Lloyd não requer qualquer distorção de espaço-tempo. Todavia, o pós-seleção só pode ocorrer se a mecânica quântica for não linear, algo que parece ser possível em teoria, mas nunca foi observado na prática.

Apesar de todas as evidências até agora mostrarem que a mecânica quântica é linear, nada prova ser impossível ela se tornar não linear. Uma vez que isso seja possível, a viagem no tempo será viável, onde quer que ocorra, sempre no sentido do futuro para o passado.

"Nossa esperança é que essa teoria possa pelo menos ser útil na formulação de uma teoria quântica da gravidade", afirma o físico.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Trancado