Desafio aos foristas sobre Astrologia

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
zumbi filosófico
Mensagens: 2054
Registrado em: 19 Out 2007, 20:01
Gênero: Masculino

Re: Desafio aos foristas sobre Astrologia

Mensagem por zumbi filosófico »

Eu vi umas entrevistas recentes sobre esse tipo de fenômeno de ao menos uns dois autores, um deles era o Malcom Gladwell (acho que sobre o livro "Genius"), e o outro eu não lembro, mas não acho que era do Freakonomics.

Eu penso que a a semente da astrologia pode estar numa percepção desses padrões, embora não ache que deva ser algo rigoroso. As pessoas poderiam por exemplo ter percebido inicialmente algumas relações mais fortes, aceitado isso, e então procurado ver mais do mesmo fenômeno, e aí se apressavam em concluir com correlações bem mais fracas. Poderia ainda rolar um pouco de "leitura fria inconsciente", que só ajudaria. Depois viajaram totalmente na tentativa de explicar.

Seria interessante ver se elementos de diferentes horóscopos (como esse "comum" e o chinês) poderiam refletir diferentes fatores sazonais que influenciariam diferentemente as diferentes regiões em que se originaram.

Quero dizer, interessante se alguém pesquisasse sobre isso e publicasse um livro. Eu mesmo não tenho a menor disposição em tentar achar qualquer coisa assim por mim mesmo.



Are you a rebel and a risk taker? Then maybe you're the last born in the family. More conscientious, adhering to the status quo and smarter than your siblings? Must be a first born. Does birth order determine your personality? We talk with U.C. Berkeley scholar Frank Sulloway who says birth order matters.

http://podcastdownload.npr.org/anon.npr ... 575292.mp3



Malcolm Gladwell doesn’t like Gifted and Talented Education Programs. And he doesn’t believe that innate ability can fully explain superstar hockey players or billionaire software giants. In this podcast, we listen in on a conversation between Robert and Malcolm recorded at the 92nd St Y. Robert asks Malcolm if he’s a “genius denier,” and Malcolm asks Robert if he’s uncomfortable with the power of love, as they duke it out over questions of luck, talent, passion, and success.

If you do not see flash audio player please install the latest flash player.

Download MP3
http://feeds.wnyc.org/~r/radiolab/~5/sR ... uccess.mp3
Imagem

Avatar do usuário
zumbi filosófico
Mensagens: 2054
Registrado em: 19 Out 2007, 20:01
Gênero: Masculino

Re: Desafio aos foristas sobre Astrologia

Mensagem por zumbi filosófico »

Outra coisa, até mais importante, seria o efeito dessas peculiaridades demográficas para a economia, seja na origem de problemas ou na sua atenuação, ou até, na criação de períodos favoráveis de recuperação. Coisa que me parece passar batido na maior parte das dos comentários sobre política, geralmente os políticos levam o crédito ou a culpa.
Imagem

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re: Desafio aos foristas sobre Astrologia

Mensagem por Res Cogitans »

zumbi filosófico escreveu:Eu vi umas entrevistas recentes sobre esse tipo de fenômeno de ao menos uns dois autores, um deles era o Malcom Gladwell (acho que sobre o livro "Genius"), e o outro eu não lembro, mas não acho que era do Freakonomics.


O caso das datas de aniversário de atletas é explorado, se não me engano, em Fora de Série (Malcom Gladwell), Freakonomics (Levitt), Desafiando o Talento (Geoff Colvin) e O Código do Talento (Daniel Coyle).
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Desafio aos foristas sobre Astrologia

Mensagem por Edson Jr »

Nem tinha visto os comentários de Cabeção, Zumbi e Res.

Muito bacana.
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Desafio aos foristas sobre Astrologia

Mensagem por Apo »

E o Acauan? Topou fazer o Mapa?
Imagem

Trancado