Página 1 de 1

Fidel Castro assume que Cuba é uma merda

Enviado: 08 Set 2010, 21:20
por Apáte
Modelo econômico cubano não funciona mais, diz Fidel Castro

Comentário parece refletir a concordância de ex-presidente com reformas econômicas de Raúl
08 de setembro de 2010 | 17h 56

JEFF FRANKS - REUTERS
Fidel Castro disse que o modelo econômico de Cuba não funciona mais, escreveu um jornalista dos EUA na quarta-feira, após realizar entrevistas com o ex-presidente cubano na semana passada.

Imagem
Desmond Boylan/Reuters - 03.09.2010
Fidel voltou a fazer aparições públicas


Jeffrey Goldberg, articulista da revista Atlantic Monthly, contou num blog que perguntou a Fidel, de 84 anos, se ainda vale apenas tentar exportar o modelo comunista cubano para outros países. "O modelo cubano não funciona mais nem para nós", teria respondido Fidel.

O comentário parece refletir a concordância de Fidel - já manifestada numa coluna em abril na imprensa estatal cubana - com as modestas reformas econômicas que vêm sendo promovidas por seu irmão caçula Raúl, atual presidente de Cuba.

Goldberg disse que Julia Sweig, especialista em Cuba na entidade norte-americana Conselho de Relações Exteriores, que o acompanhou a Havana, acredita que as palavras de Fidel reflitam uma admissão de que "o Estado tem um papel grande demais na vida econômica do país".

Tal sentimento ajudaria Raúl, no poder desde 2008, contra membros do Partido Comunista que são contrários às tentativas de enfraquecer o domínio econômico estatal, disse Sweig a Goldberg.

Na terça-feira, Goldberg escreveu que Fidel o chamou a Havana para discutir seu recente artigo sobre a possibilidade de um conflito nuclear entre Israel e Irã, com possível envolvimento dos EUA.

O jornalista disse que Fidel criticou o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, por fazer comentários antissemitas e negar a existência do Holocausto.

Depois de reaparecer em público após quatro anos de afastamento por motivos de saúde, Fidel se tornou um ativista do desarmamento nuclear. Ele teme uma guerra atômica caso Israel e os EUA tentem impor o cumprimento de sanções internacionais ao programa nuclear iraniano. Washington e seus aliados acusam Teerã de tentar desenvolver armas atômicas, o que a República Islâmica nega.

Fidel também criticou suas próprias ações durante a chamada Crise dos Mísseis, em 1962, quando ele aceitou a instalação de ogivas nucleares soviéticas na ilha e tentou convencer Moscou a atacar os EUA. Na entrevista a Goldberg, ele disse que aquele impasse "não valeu nada a pena".

Durante a visita, Goldberg e Sweig foram com Fidel, a convite dele, assistir a uma exibição de golfinhos no Aquário Nacional de Cuba. Estavam acompanhados pela líder judaica local Adela Dworin, a quem Fidel beijou diante das câmeras, numa possível mensagem aos líderes iranianos, disse Goldberg no seu blog na quarta-feira.

O autor disse que Fidel lhe pareceu fisicamente frágil, mas mentalmente lúcido e com energia.

FONTE: http://www.estadao.com.br/noticias/inte ... 6911,0.htm
Estadão

Outras fontes: http://oglobo.globo.com/pais/noblat/pos ... 322794.asp
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/7958 ... stro.shtml
Blog de Goldberg: http://www.theatlantic.com/internationa ... ore/62602/
TheAtlantic

Re: Fidel Castro assume que Cuba é uma merda

Enviado: 08 Set 2010, 21:28
por Apáte
Fidel assume culpa pela onda homofóbica em Cuba há 50 anos
terça-feira, 31 de agosto de 2010 12:38 BRT

Imagem
versão na íntegra


HAVANA (Reuters) - O ex-presidente cubano Fidel Castro assumiu a culpa pela onda homofóbica empreendida por seu governo há quase cinco décadas, quando marginalizou os homossexuais e os enviou a campos de trabalho agrícolas forçados, acusando-os de serem "contrarrevolucionários", disse ele ao jornal mexicano La Jornada.

Fidel afirmou na segunda parte de uma entrevista publicada nesta terça-feira que é o principal responsável pela perseguição aos homossexuais na ilha há 50 anos e lamentou não ter corrigido essa falha por estar envolvido na defesa do país.

"Sim, foram momentos de grande injustiça, uma grande injustiça! Fomos nós que fizemos, fomos nós... Estou tentando diminuir minha responsabilidade em tudo isso, porque, pessoalmente, eu não tenho esse tipo de preconceito", acrescentou.

"Escapar da CIA, que comprava tantos traidores, às vezes entre pessoas próximas, não era coisa fácil. Mas, no fim, de todas as formas, se tem que assumir a responsabilidade, assumo a minha. Não vou jogar a culpa nos outros", afirmou.

Fidel, que acaba de completar 84 anos, reapareceu em público no começo de julho, após quatro anos de reclusão recuperando-se de uma doença.

Na segunda-feira, ele tinha dito, na primeira parte da entrevista ao La Jornada, que chegou a perder a vontade de viver, mas que hoje se sente ressuscitado e com muito por fazer.

O líder cubano nunca revelou qual foi a doença intestinal que o obrigou a transferir o poder a seu irmão Raúl em 31 de julho de 2006 e que classificou, no passado, como um segredo de Estado.

"Pense você em como eram os nossos dias nos primeiros meses da revolução: a guerra com os ianques, a questão das armas e, quase simultaneamente a eles, os planos de atentado contra minha pessoa", afirmou. Mas ele reiterou: "Se alguém é responsável, sou eu", disse, sobre o preconceito aos homossexuais.

Desde a década de 1990, o homossexualismo vem sendo mais tolerado na ilha, inclusive por militantes do Partido Comunista, ainda que os homossexuais não tenham parado completamente de receber o assédio da polícia. continuação...

A psicóloga cubana Mariela Castro Espín, filha do presidente Raúl Castro, converteu-se em uma defensora das minorias sexuais, promovendo, nos últimos anos, cirurgias de mudança de sexo e o reconhecimento da união entre pessoas do mesmo sexo.

"Estou preparando uma carta para a direção do PCC (Partido Comunista de Cuba), onde estou solicitando que essas pessoas (homossexuais) não sejam discriminadas pela sua orientação sexual ou orientação de gênero", afirmou Mariela em declarações à imprensa nos últimos meses.

(Reportagem de Nelson Acosta) página anterior

FONTE: http://br.reuters.com/article/worldNews ... BV20100831
Reuters

Re: Fidel Castro assume que Cuba é uma merda

Enviado: 08 Set 2010, 21:36
por Aranha
- Obviamente está morrendo, daqui a pouco vai se converter e ser batizado pelo Bispo Macedo.

Abraços,

Re: Fidel Castro assume que Cuba é uma merda

Enviado: 08 Set 2010, 22:02
por Acauan
Já tô vendo a claque esquerdista que até ontem batia palmas, assobiava e dava pulinhos prá qualquer coisa que Castro falasse passando a chamá-lo de velho gagá.



Re: Fidel Castro assume que Cuba é uma merda

Enviado: 08 Set 2010, 23:54
por salgueiro
Só mesmo com o pé na cova para dizer o óbvio.

Re: Fidel Castro assume que Cuba é uma merda

Enviado: 09 Set 2010, 01:12
por Apáte
Acauan escreveu:Já tô vendo a claque esquerdista que até ontem batia palmas, assobiava e dava pulinhos prá qualquer coisa que Castro falasse passando a chamá-lo de velho gagá.



Ou então acusá-lo de traidor da revolução, o que seria ainda mais engraçado.

O mais importante é sintetizar sobre os discursos recentes do Fidel:
O sistema econômico cubano está fadado à falência, não corresponde nem mesmo às expectativas da ilha e exportá-lo é uma insanidade;
O ditador do Irã é perigoso, psicopata e racista;
O governo cubano é homofóbico;
A crise dos mísseis foi uma burrada assumida do Fidel.

Ou seja, defender qualquer bandeira da esquerda latrina nessa altura do campeonato deixa de ser uma atestado de burrice, como era até ontem, para ser um atestado de retardo mental severo.

Re: Fidel Castro assume que Cuba é uma merda

Enviado: 09 Set 2010, 02:00
por Acauan
Apáte escreveu:Ou seja, defender qualquer bandeira da esquerda latrina nessa altura do campeonato deixa de ser uma atestado de burrice, como era até ontem, para ser um atestado de retardo mental severo.


Além do atestado de falta de vergonha na cara.
Amanhã a rede vai estar cheia de declarações esquerdistas "analisando o contexto" da fala de Fidel e concluindo que ele queria dizer o contrário do que disse.

Re: Fidel Castro assume que Cuba é uma merda

Enviado: 09 Set 2010, 16:31
por Tranca
O Coma Andante agora justificar-se-á em Cristo para ir pro céu longe daqueles a quem não deu tempo de fazer o mesmo.

O capeta agradece, pois corria o risco que Deus embargasse o Inferno.

Re: Fidel Castro assume que Cuba é uma merda

Enviado: 11 Set 2010, 11:45
por Botanico
Não precisou a claque esquerdista se pronunciar: o próprio Coma Andande já veio dementindo tudo e dizendo ter sido mal interpretado...

Re: Fidel Castro assume que Cuba é uma merda

Enviado: 11 Set 2010, 14:29
por Apáte
O cara de pau negou mesmo:

http://www.publico.pt/Mundo/fidel-diz-q ... as_1455361

Fidel Castro escreveu:“É evidente que essa pergunta carregava implícita a teoria de que Cuba exportava a revolução. Eu respondi: o modelo cubano já não funciona nem sequer para nós. Expressei isso sem amargura nem preocupação”
(...)
“Divirto-me ao ver como ele interpretou isso"
(...)
"A minha ideia, como todo a gente sabe, é que o sistema capitalista já não serve nem para os Estados Unidos nem para o mundo, o que conduz a crises cada vez mais graves, globais e repetidas."


E pra completar, ainda acusou Goldberg de sionista, como se isso fosse crime ou ao menos tivesse algo a ver com a declaração de Fidel.

Resposta de Goldberg:

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/ ... lista.html

Jeffrey Goldberg escreveu:"Antes de mais nada, muito obrigado, Fidel, por suas amáveis palavras. Segundo, lamento dizer isto, mas a expressão 'o modelo cubano não funciona sequer para nós mesmos' significa 'o modelo cubano não funciona sequer para nós mesmos'"


O idiota aproveitou os holofotes para entrar num imbróglio com a França: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/ ... tavel.html

Engraçado que Fidel não reclamou quando os boxeadores cubanos foram "expulsos" do Brasil. Inveja, ninguém quer morar na bosta de Cuba...

Re: Fidel Castro assume que Cuba é uma merda

Enviado: 11 Set 2010, 14:42
por Anna
Ai que deprê! A esquerda é decadente gente. PQP! :emoticon11:

Acho que já está na hora de entrerrar esses cadáveres e fantasmas de esquerdismo. Eu tb já acreditei nessa demência. Mas é fato: é hipócrita, dantesca e daninha. Não dá pra olhar pro futuro apoiado numa filosofia carcomida, falida e apoiada pela nata de corruptos reacionários gente. PAREM!

Além do mais essa merda de militarismo no poder, guerra, revolução, repressão, mania de perseguição, de teorias de conspiração. Temos que olhar pra aquisição de excelência, que se faz com base em uma sociedade instruída, lúcida, e livre! Com liberdade de expressão, pensamento, e não com generais, coroneis, populistas.
Defender esquerdismo ou direitismo é loucura, precisamos fomentar e apoiar o nascimento de ligas politicas que nos repersentem de fato.

Essas porcarias não me representam. :emoticon21:

Re: Fidel Castro assume que Cuba é uma merda

Enviado: 11 Set 2010, 15:47
por Huxley
É engraçado uma coisa que li sobre os membros do Foro de São Paulo...Dizem que uma pesquisa indica que a maioria aprova o modelo cubano, mas outra pesquisa indica que os membros não querem um modelo igual no seu respectivo país. Isso é a definição perfeita daquilo que George Orwell chamava de "duplipensar"...

Re: Fidel Castro assume que Cuba é uma merda

Enviado: 11 Set 2010, 16:53
por Fedidovisk
Parece que alguém andou esquecendo da grande fuga de Mariel em 80...

Cuba expulsando criminosos, doentes mentais e homossexuais.

Re: Fidel Castro assume que Cuba é uma merda

Enviado: 11 Set 2010, 17:09
por Apáte
Acauan escreveu:
Além do atestado de falta de vergonha na cara.
Amanhã a rede vai estar cheia de declarações esquerdistas "analisando o contexto" da fala de Fidel e concluindo que ele queria dizer o contrário do que disse.

Putz-grillas.

Re: Fidel Castro assume que Cuba é uma merda

Enviado: 12 Set 2010, 03:55
por Mastodonte
Tranca escreveu:O Coma Andante agora justificar-se-á em Cristo para ir pro céu longe daqueles a quem não deu tempo de fazer o mesmo.

O capeta agradece, pois corria o risco que Deus embargasse o Inferno.


É "Coma Andante" fica bem, mas eu conhecia por "Mico Mandante."

Mastodonte