Geraldo Alckmin defende aprovação automática nas escolas

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intermente
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Geraldo Alckmin defende aprovação automática nas escolas

Mensagem por intermente »

O candidato ao governo estadual de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), voltou a defender o sistema de “aprovação automática” no debate promovido pelo portal Uol e jornal Folha de S. Paulo.
Vejam bem, se esse sistema fosse bom mesmo como ele afirma, os colégios particulares não usariam a mesma forma de “aprovação”

http://telacrente.org/2010/09/geraldo-alckmin-afirma-que-vai-manter-aprovacao-automatica-nas-escolas/

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Johnny
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Re: Geraldo Alckmin defende aprovação automática nas escolas

Mensagem por Johnny »

Eu concordo com o Alckmin. Mas acho que deve estender isso para as faculdades públicas também.
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Apáte
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Re: Geraldo Alckmin defende aprovação automática nas escolas

Mensagem por Apáte »

Eu acho que deveriam ampliar isso para salário automático.

Independentemente de você cumprir sua meta ou não, ir trabalhar ou não, você ganha seu dinheirinho no início do mês.
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claudinei
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Re: Geraldo Alckmin defende aprovação automática nas escolas

Mensagem por claudinei »

Esse cara é um idiota em defender um sistema de "educação" tão precário,é bem a cara dele,sem sal e conteúdo.Parece que ele não aprendeu ingleis nem com aulas particulares em casa.E ainda defende aprovação automática,meu voto ele não tem

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Apo
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Re: Geraldo Alckmin defende aprovação automática nas escolas

Mensagem por Apo »

Político bom é o que dá o que o povo quer. O povo não quer rodar.
Só o Lula que tem orgulho de ser analfabeto. Até a Dilma mentiu que estudou mais do que estudou.
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zumbi filosófico
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Re: Geraldo Alckmin defende aprovação automática nas escolas

Mensagem por zumbi filosófico »

Políticas de não-repetência e a qualidade da educação:
evidências obtidas a partir da m odelagem dos dados da
4ª série do SAEB-99*


MARIA EUGÊNIA FERRÃO

Departamento de Matemática da Universidade da Beira Interior/Portugal (UBI)

[...]2.2 Os dados do SAEB
O estudo foi realizado pela aplicação de modelos de regressão
multinível aos dados do SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da
Educação Básica) coletados em 1999, juntamente com algumas variáveis
extraídas do censo escolar do mesmo ano (nomeadamente a informação
sobre o regime de organização do ensino). O SAEB é um levantamento em
larga escala realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais (INEP/MEC) a cada dois anos. Tem representatividade
estadual e nacional com base numa amostra de alunos das 4ª e 8ª séries do
EF e da 3ª série do ensino médio (EM). Em 1999 o SAEB cumpriu seu
quinto ciclo de avaliação. Nele participaram cerca de 280 mil alunos, 43 mil
professores e 7 mil diretores, em aproximadamente 7 mil escolas de todos
os estados brasileiros e do Distrito Federal. As disciplinas foram Língua
Portuguesa, Matemática, Geografia, História e Ciências nas 4ª e 8ª séries do
Ensino Fundamental. Na 3ª série do Ensino Médio foram testadas as
mesmas disciplinas à exceção de Ciências que foi substituída por Física,
Química e Biologia. A todos os envolvidos – alunos, professores e diretores
– foram aplicados questionários para coletar características de contexto, de
processo e insumos. Aplicadores externos preencheram questionários com
informação da turma e da escola.

Este estudo restringe-se à região Sudeste do Brasil (estados de São
Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais).
Utilizam-se os dados
referentes aos alunos da 4ª série de suas respectivas escolas, estando
envolvidos 16.066 alunos de 514 escolas. Nos dados da subamostra de
Minas Gerais, há 195 escolas, e nos de São Paulo, 88. O percentual de
alunos em turmas com promoção automática é de 35,6% (1862 alunos) em
Minas Gerais e de 62,2% (2276 alunos) em São Paulo6.

[...]

Tanto na rede pública como na particular, verifica-se que as
estimativas pontuais associadas à adoção da promoção automática são
desfavoráveis (observe que as curvas relativas à promoção automática são
mais negativas). No entanto, tratando-se de estimativas, convém observar o
respectivo intervalo de confiança. A partir dele pode concluir-se que não há
diferença estatisticamente significativa entre o rendimento dos alunos das
escolas públicas (que constituem a amostra) com e sem promoção
automática (observe que há sobreposição dos intervalos de confiança). Já
nas escolas particulares, para os alunos com defasagem menor do que 4
anos, é possível perceber a diferença. O desempenho dos alunos em escolas
particulares sem promoção automática é superior, em média, ao de todos
os outros, diferença esta estatisticamente significativa. Além disso, não há
diferença entre escolas públicas e particulares com promoção automática.

Os alunos com mais de três anos de idade além da adequada, nas escolas
particulares sem promoção automática, atingem resultados que não são
estatisticamente diferenciáveis aos dos estudantes em escolas particulares
com promoção automática e em escolas públicas sem promoção automática
(também existe sobreposição dos intervalos de confiança).

Quanto a Minas Gerais, os resultados da tabela 3.2 sugerem que não
existe efeito substancial da promoção automática sobre a proficiência dos
alunos. Apesar do efeito ser estatisticamente significativo ao nível de 10%
(mas não ao de 5%), a sua magnitude é muito inferior ao efeito marginal da
variável defasagem idade-série.

Em qualquer dos dois estados, a estimativa associada ao termo de
interação entre defasagem idade-série e promoção automática não é
estatisticamente significativa, tal como pode ser constatado pelos
resultados dos modelos 2 e 3 nas tabelas 3.1 e 3.2. Desta forma, não há
evidência de que alunos com defasagem escolar tenham o seu desempenho
acadêmico reduzido face aos colegas por estudar em escolas que
implementem a política de não-repetência. [...]



http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1179/1179.pdf


E agora, paulistas e mineiros repetentes?




A ideia, muitas vezes veiculada, de que tudo piorou com a progressão continuada não tem sido comprovada por meio de estudos e pesquisas, pelo menos até o momento. Um estudo, ainda que limitado, sobre o impacto das políticas de não reprovação no sudeste brasileiro, envolvendo alunos de 4ª série e tendo como referência os dados do SAEB (Brasil, 2004), concluiu que:

[...] relativamente às escolas que constituem a amostra, os modelos apresentados sugerem que nos estados de São Paulo e Minas Gerais o regime de promoção automática, pelo menos nas escolas públicas, pode contribuir para a correção da defasagem idade-série sem perda da qualidade na educação vis-à-vis as escolas públicas com sistema seriado. Não foi encontrada evidência de que o desempenho acadêmico dos alunos com defasagem idade-série seja inferior ao desempenho dos alunos em idade adequada por causa do regime de organização do ensino em vigor na escola que frequenta. Também não foi encontrada evidência de que alunos desfavorecidos socioecono-micamente que estudam em escolas com promoção automática tenham desempenho inferior aos seus colegas. (Ferrão; Beltrão; Santos, 2002, p. 69)

Também analisando dados obtidos no SAEB, Alavarse (2007) concluiu não haver indicadores que mostram queda na qualidade do ensino vinculada às políticas de não reprovação anual.

Como fechamento das problematizações com dados de avaliação, destaco que não há indicadores que sustentam que os ciclos, ou pelo menos a não reprovação, tenham produzido uma erosão da qualidade do ensino.


http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022009000300010&script=sci_arttext
[/quote]
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Apáte
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Re: Geraldo Alckmin defende aprovação automática nas escolas

Mensagem por Apáte »

Tanto na rede pública como na particular, verifica-se que as
estimativas pontuais associadas à adoção da promoção automática são
desfavoráveis (observe que as curvas relativas à promoção automática são
mais negativas).



nas escolas particulares, para os alunos com defasagem menor do que 4
anos, é possível perceber a diferença. O desempenho dos alunos em escolas
particulares sem promoção automática é superior, em média, ao de todos
os outros, diferença esta estatisticamente significativa.

Encerra-se o assunto.

Por que ninguém respondeu meu questionamento sério sobre salário automático, independente do trabalho?

Alguém é tão burro ao ponto de acreditar que profissionais que não têm nenhuma meta a ser cumprida, ou se tem não recebem punições no caso de mau cumprimento nem bonificações no caso de desempenho excepcional, trabalhariam pau-a-pau em produtividade com profissionais que são bastante cobrados? Em que lugar do mundo um trabalhador chega a presidente da empresa sem nunca ter ido trabalhar e sem nunca ter produzido nada?

Por que no caso de alunos seria diferente? Alunos que não aprenderam porra nenhuma, talvez não tenham chegado a freqüentar a escola, serão automaticamente brindados com um diploma, quem sabe de nível superior, que alega que eles estavam presentes nas aulas e que aprenderam as matérias lecionadas. Isso tem alguma chance de dar certo? Tem algumas bandeiras que são imbecis demais, pelamor...
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Re: Geraldo Alckmin defende aprovação automática nas escolas

Mensagem por Johnny »

O Apáte venceu com louvor e estrelinha.
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Fernando Silva
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Re: Geraldo Alckmin defende aprovação automática nas escolas

Mensagem por Fernando Silva »

Quem se arriscaria a ser operado por um cirurgião que foi aprovado automaticamente?

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Re: Geraldo Alckmin defende aprovação automática nas escolas

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:Quem se arriscaria a ser operado por um cirurgião que foi aprovado automaticamente?

Bem, na verdade um diploma não diz muito. Antigamente muitas profissões eram hereditárias (não digo a medicina). Mas diploma não significa necessariamente competência. Mas na situação colocada, claro que seria um risco. Agora, quantas notícias já vimos sobre profissionais que exerciam a profissão de médico sem nunca ter frequentado um curso de medicina?

COmo saber se um profissional possui competência se não temos acesso ao seu currículo, ao seu histórico escolar, etc?
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Re: Geraldo Alckmin defende aprovação automática nas escolas

Mensagem por Apáte »

Johnny escreveu:Bem, na verdade um diploma não diz muito.

Esse é justamente o problema. Se um diploma nos dias de hoje não diz muito, imagina no mundo onde diplomas serão distribuídos automaticamente a todos?

Johnny escreveu:Antigamente muitas profissões eram hereditárias (não digo a medicina). Mas diploma não significa necessariamente competência.

Em geral, medicina ainda é um curso que exige esforço e dedicação, sendo que os profissionais formados conseguem com mais facilidade empregos na área.

Independente disso, para os demais cursos, mesmo com as (ínfimas) exigências atuais, há uma distância enorme entre diploma e competência, por que acabando com essas (ínfimas) exigências os resultados melhorariam?

É como dizer que há crimes mesmo com a polícia e as leis e exigir o fim destas como solução.

Johnny escreveu:Mas na situação colocada, claro que seria um risco. Agora, quantas notícias já vimos sobre profissionais que exerciam a profissão de médico sem nunca ter frequentado um curso de medicina?

Aí, vamos garantir que todo mundo possa exercer a profissão de médico sem ser incomodado que o problema estará solucionado.

Johnny escreveu:COmo saber se um profissional possui competência se não temos acesso ao seu currículo, ao seu histórico escolar, etc?

A não ser que ele falsifique certificados ou coisa do tipo, que é crime, no mínimo ele se submeteu a uma bateria de exames, que bons ou ruins, o qualificaram como profissional.

Por que acabar com a exigência desses exames melhoraria alguma coisa? Se há um problema, não é o expandindo e o universalizando que vamos encontrar uma solução.
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Re: Geraldo Alckmin defende aprovação automática nas escolas

Mensagem por Apo »

Bah que proposta sem pé nem cabeça! Pior que isto só gente que mente que tem diploma!
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Re: Geraldo Alckmin defende aprovação automática nas escolas

Mensagem por Johnny »

Olha Apáte, não sei se você percebeu, mas eu não sou contra nada do que você disse. A única ressalva que eu coloco é que, mesmo sendo submetido à um batalhão de exames e testes, estes normalmente teóricos, isso não é garantia para um profissional da área de saude (minha mãe e o Luiz Augusto que Deus o tenha, é quem o diga). A complementação da qualificação vem com experiência na residência médica e preferivelmente junto à profissionais competentes.
E como sabemos, o estágio e o labor junto à uma instituição séria é primordial à qualquer profissão, seja ela técnica ou superior.
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Re: Geraldo Alckmin defende aprovação automática nas escolas

Mensagem por Apáte »

Johnny escreveu:Olha Apáte, não sei se você percebeu, mas eu não sou contra nada do que você disse. A única ressalva que eu coloco é que, mesmo sendo submetido à um batalhão de exames e testes, estes normalmente teóricos, isso não é garantia para um profissional da área de saude (minha mãe e o Luiz Augusto que Deus o tenha, é quem o diga). A complementação da qualificação vem com experiência na residência médica e preferivelmente junto à profissionais competentes.
E como sabemos, o estágio e o labor junto à uma instituição séria é primordial à qualquer profissão, seja ela técnica ou superior.

Eu concordo com você nisso. A visão diplomista é burra, preconceituosa, coletivista e atrasada, mas uma proposta como "diploma automático" só levaria o diplomismo a nível nunca antes imaginado.

Uma residência bem feita num hospital de qualidade, com um bom laboratório e supervisionada por profissionais experientes é fundamental, justamente por isso não devemos banir exigências para que qualquer um saia por aí com diploma de médico abrindo a cabeça dos outros sem saber diferenciar um fígado de um rim.
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Johnny
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Re: Geraldo Alckmin defende aprovação automática nas escolas

Mensagem por Johnny »

Perfeito.
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Re: Geraldo Alckmin defende aprovação automática nas escolas

Mensagem por Apo »

As exigências para conseguir fazer uma residência minimamente decente estão calçadas nos resultados obtidos durante o curso de Medicina. Não há residência sem uma boa base. Não há profissional sério que adote um pseudo-acadêmico medíocre como residente seu, assim como não há orientador de mestrado e doutorado que queria orientar ou fazer uma banca de um néscio. É nome de todos que está em jogo. Ainda mais em Medicina!
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zumbi filosófico
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Re: Geraldo Alckmin defende aprovação automática nas escolas

Mensagem por zumbi filosófico »

Apáte escreveu:
Tanto na rede pública como na particular, verifica-se que as
estimativas pontuais associadas à adoção da promoção automática são
desfavoráveis (observe que as curvas relativas à promoção automática são
mais negativas).



nas escolas particulares, para os alunos com defasagem menor do que 4
anos, é possível perceber a diferença. O desempenho dos alunos em escolas
particulares sem promoção automática é superior, em média, ao de todos
os outros, diferença esta estatisticamente significativa.

Encerra-se o assunto.


Não. Não foi estabelecida conexão causal, apenas alguma correlação durante uma pequena parte do tempo.
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Re: Geraldo Alckmin defende aprovação automática nas escolas

Mensagem por zumbi filosófico »

E, antes de continuarem discutindo o assunto, seria interessante separarem o que são de fato os modelos, do que é posto em prática no país, e de eventuais espantalhos.
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Re: Geraldo Alckmin defende aprovação automática nas escolas

Mensagem por Apáte »

zumbi filosófico escreveu:
Apáte escreveu:
Tanto na rede pública como na particular, verifica-se que as
estimativas pontuais associadas à adoção da promoção automática são
desfavoráveis (observe que as curvas relativas à promoção automática são
mais negativas).



nas escolas particulares, para os alunos com defasagem menor do que 4
anos, é possível perceber a diferença. O desempenho dos alunos em escolas
particulares sem promoção automática é superior, em média, ao de todos
os outros, diferença esta estatisticamente significativa.

Encerra-se o assunto.


Não. Não foi estabelecida conexão causal, apenas alguma correlação durante uma pequena parte do tempo.

Óbvio, a relação causal só é encontrada quando conveniente.

zumbi filosófico escreveu:E, antes de continuarem discutindo o assunto, seria interessante separarem o que são de fato os modelos, do que é posto em prática no país, e de eventuais espantalhos.

O nome do projeto "aprovação automática" já é um espantalho.
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Re: Geraldo Alckmin defende aprovação automática nas escolas

Mensagem por zumbi filosófico »

Se criassem um programa de aprovação automática bem literalmente filho da puta (como possivelmente acaba sendo mesmo) e dessem o nome de "nota dez para todos", teria uma aprovação estrondosa, só pelo nome.
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Re: Geraldo Alckmin defende aprovação automática nas escolas

Mensagem por Apáte »

E então teríamos neurocirurgiões com Ph.D. que não sabem escrever o próprio nome.

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Judas
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Re: Geraldo Alckmin defende aprovação automática nas escolas

Mensagem por Judas »

Apáte escreveu:E então teríamos neurocirurgiões com Ph.D. que não sabem escrever o próprio nome.

O sonho de todo diplomista.



Temos um candidato a presidente que não sabe fazer conta e outro que falsificou currículo...
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

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Re: Geraldo Alckmin defende aprovação automática nas escolas

Mensagem por Apáte »

Judas escreveu:
Apáte escreveu:E então teríamos neurocirurgiões com Ph.D. que não sabem escrever o próprio nome.

O sonho de todo diplomista.



Temos um candidato a presidente que não sabe fazer conta e outro que falsificou currículo...

Ainda bem que não chegamos à distribuição universal de diplomas, já que esse quadro seria ainda pior.
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Re: Geraldo Alckmin defende aprovação automática nas escolas

Mensagem por Apáte »

zumbi filosófico escreveu:Se criassem um programa de aprovação automática bem literalmente filho da puta (como possivelmente acaba sendo mesmo) e dessem o nome de "nota dez para todos", teria uma aprovação estrondosa, só pelo nome.

Que Deus tenha piedade de nós.
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Fernando Silva
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Re: Geraldo Alckmin defende aprovação automática nas escolas

Mensagem por Fernando Silva »

zumbi filosófico escreveu:Se criassem um programa de aprovação automática bem literalmente filho da puta (como possivelmente acaba sendo mesmo) e dessem o nome de "nota dez para todos", teria uma aprovação estrondosa, só pelo nome.

[petista falacioso on] Quer dizer que os mais humildes não têm o direito de tirar nota 10 ?!!! [petista falacioso off]

Trancado