Mais uma distro Linux que se vai: MANDRIVA

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Mais uma distro Linux que se vai: MANDRIVA

Mensagem por Johnny »

Mageia - Uma nova distribuição Linux

Paris, 18 de setembro de 2010

Como você deve ter ouvido falar, o futuro do Mandriva Linux é incerto.

A maioria dos empregados que trabalhavam na distribuição foram demitidos quando a Edge-IT foi liquidada. Nós não confiamos mais nos planos da Mandriva SA e não acreditamos que a empresa (ou qualquer outra empresa) seja um porto seguro para tal projeto.

Muitas coisas aconteceram nos últimos 12 anos. Algumas foram muito boas: a comunidade em torno do Mandriva Linux é grande, motivada e experiente, a distribuição se tornou uma das mais populares e premiadas, fácil de usar e inovadora. Alguns outros eventos tiveram consequências realmente muito ruins, que fizeram as pessoas ficarem não tão confiantes quanto a viabilidade de sua distribuição favorita.

As pessoas que trabalham nisto apenas não querem ser dependentes da economia flutuante e errática, e os inexplicáveis movimentos estratégicos de uma empresa.

http://www.mageia.org/pt-br/
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: Mais uma distro Linux que se vai: MANDRIVA

Mensagem por Apáte »

O dia que só sobrar slackware, todos saberão o que é o verdadeiro Linux.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Mais uma distro Linux que se vai: MANDRIVA

Mensagem por Johnny »

Apáte escreveu:O dia que só sobrar slackware, todos saberão o que é o verdadeiro Linux.

Pior que é. Mas o Ubuntu (das industrias Stark :emoticon12: ) anda bem por enquanto. Acho até que só agoa o Linux está se polarizando por definitivo.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Mais uma distro Linux que se vai: MANDRIVA

Mensagem por Reid »

Apáte escreveu:O dia que só sobrar slackware, todos saberão o que é o verdadeiro Linux.


até la é bom ter uma interface amigável e fácil de configuração, se não usuarios domesticos vao se sentir lhe dando com um bixo de 7 cabeças :emoticon12: ,

pelo menos da ultima vez q usei slackware lembro como era chato configurar proxy
isso pq as vezes tinha q desativar e ativar e ficar fazendo todo o processo varias vezes :emoticon5:

ja no windows vc so precisa de uns 10 cliques e o proxy.... :emoticon12:

e eu ja usei ubuntu hoje prefiro linux mint :emoticon1:

Avatar do usuário
rapha...
Administrador
Mensagens: 9602
Registrado em: 19 Out 2005, 22:37
Gênero: Masculino

Re: Mais uma distro Linux que se vai: MANDRIVA

Mensagem por rapha... »

Mandriva já estava capengando há anos.

E sinceramente? O projeto era muito fraco. Os caras nem tinham um site decente.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Mais uma distro Linux que se vai: MANDRIVA

Mensagem por Fernando Silva »

Os mais bem adaptados sobrevivem. Darwin já dizia.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Mais uma distro Linux que se vai: MANDRIVA

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:Os mais bem adaptados sobrevivem. Darwin já dizia.

Slackware existe desde a criação de Odim e continua aí forte, bem elaborado e sem mi mi mi gay enrustido. Já outras ficaram uma bosta, virarão uma bosta ou acabarão numa bosta. E olha que nem sou fã do Slackware.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Mais uma distro Linux que se vai: MANDRIVA

Mensagem por Botanico »

O problema do Linux antes era configuração. A maior parte deste problema já foi resolvida. O problema maior agora é que várias coisas que rodam em Windows não têm equivalente no Linux, nem que fosse para abrir o arquivo feito noutro programa. O Corel Draw não abre no Linux. Exportei para o formato do metafile do Windows, mas mesmo assim não abriu em nenhuma aplicação.
Assim fica complicado. O cara pode ser o maior ideólogo contra Gates, Jobs, etc, mas de que adianta se no final precisa usar o Windows para fazer o que necessita?

E podemos dizer que a pá de cal foi a partir do momento em que o Windows ficou mais robusto e os antigos problemas de travamentos e falhas foram sendo solucionados. Ou seja, o que antes era o maior argumento a favor do Linux, agora deixou de existir. Eu uso o Suse, mas não tenho nenhum cacoete ideológico.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Mais uma distro Linux que se vai: MANDRIVA

Mensagem por Fernando Silva »

Há um fork do Mandriva, Mageia, criado pelos que saíram da Mandriva, que continuará o desenvolvimento mesmo que a Mandriva desapareça.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Mais uma distro Linux que se vai: MANDRIVA

Mensagem por Fernando Silva »

Botanico escreveu:O Corel Draw não abre no Linux.

Arquivos CDR só abrem no Corel. A solução é salvar em PS, EPS ou SVG e abrir no Inkscape e similares, como o Xara e o sK1.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Mais uma distro Linux que se vai: MANDRIVA

Mensagem por Johnny »

Botanico escreveu:Eu uso o Suse, mas não tenho nenhum cacoete ideológico.


Imagem
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Mais uma distro Linux que se vai: MANDRIVA

Mensagem por Fernando Silva »

Uma empresa russa, que era sócia minoritária, assumiu o controle e diz que vai manter a distribuição.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Mais uma distro Linux que se vai: MANDRIVA

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:Uma empresa russa, que era sócia minoritária, assumiu o controle e diz que vai manter a distribuição.

Sempre ouço isso. Foi assim com a Mandrake. Aliás, a Mandrake foi a primeira distro que usei que reconhecia todo o meu hardware da época (menos scanner serial, claro) inclusive minha Lexmark 3200 mas só imprimia em PB.

Por falar em impressora, sempre fui anti HP até um tempo atrás (até comprar uma HP) pois achava um absurdo o preço e etc. COmo baixou o preço e hoje acho que nem existem mais LexMark (la no NE não tinha e o que tinha era laser) acabei por gostar muito desta máquina (multifuncional). Só pecou nos softwares pois não vem com OCR (nem um basicão)

Mas tudo bem, já que a maravilhosa Microsoft tem um OCR no MS Office e resolve. Poderia instalar meu ABBYY mas só uso ocr de vez em nunca.

E por falar em Linux olha mais esta Fernando: Publicado em 21-09-2010 13:36
3 Comentários Comentários
Essa notícia vem de um dos Cantões da Suiça: o Cantão Suíço de Solothurn informou que vai abortar seu projeto de migração de sua infraestrutura digital para Linux, e irá equipar todos os seus computadores com o sistema operacional Windows 7 da Microsoft. O Scalix, atual cliente de e-mail, será substituído pelo Outlook. Já o OpenOffice será mantido em algumas poucas máquinas, como o "último bastião da liberdade de software", mas em todas as outras, o conjunto de aplicativos de escritórios Microsoft Office, será reintroduzido para seus usuários, nos computadores da autoridade Suíça. http://under-linux.org/solothurn-abandona-linux-1696/
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Mais uma distro Linux que se vai: MANDRIVA

Mensagem por Fernando Silva »

Johnny escreveu:Por falar em impressora, sempre fui anti HP até um tempo atrás (até comprar uma HP) pois achava um absurdo o preço e etc. COmo baixou o preço e hoje acho que nem existem mais LexMark (la no NE não tinha e o que tinha era laser) acabei por gostar muito desta máquina (multifuncional).

Uso Lexmark. O CD veio com drivers para Linux.
Johnny escreveu:Essa notícia vem de um dos Cantões da Suiça: o Cantão Suíço de Solothurn informou que vai abortar seu projeto de migração de sua infraestrutura digital para Linux, e irá equipar todos os seus computadores com o sistema operacional Windows 7 da Microsoft. O Scalix, atual cliente de e-mail, será substituído pelo Outlook. Já o OpenOffice será mantido em algumas poucas máquinas, como o "último bastião da liberdade de software", mas em todas as outras, o conjunto de aplicativos de escritórios Microsoft Office, será reintroduzido para seus usuários, nos computadores da autoridade Suíça. http://under-linux.org/solothurn-abandona-linux-1696/

Cada um com seus motivos ...

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Mais uma distro Linux que se vai: MANDRIVA

Mensagem por Johnny »

A Lexmark sempre inovou desde que foi lançada. Nunca precisei acionar os drivers para Linux e os que precisava, não funcionava mas por causa da distro estar mal montada mesmo.
Bendita seja a era USB onde permite que tudo seja identificado.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
rapha...
Administrador
Mensagens: 9602
Registrado em: 19 Out 2005, 22:37
Gênero: Masculino

Re: Mais uma distro Linux que se vai: MANDRIVA

Mensagem por rapha... »

Uma empresa russa comprou a Mandriva, que é franco-brasileira.

Atualmente só são 12 desenvolvedores, 7 deles no Brasil. A empresa russa disse que vai contratar mais uns 20, e ampliar enormemente o negócio.

Para se ter uma ideia, o número de desenvolvedores da Canonical, que desenvolve o Ubuntu, passa dos 100.

Avatar do usuário
rapha...
Administrador
Mensagens: 9602
Registrado em: 19 Out 2005, 22:37
Gênero: Masculino

Re: Mais uma distro Linux que se vai: MANDRIVA

Mensagem por rapha... »

Eu uso Fedora Spin KDE:

http://spins.fedoraproject.org/kde/

É a distribuição mais sexy da atualidade.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Mais uma distro Linux que se vai: MANDRIVA

Mensagem por Johnny »

rapha... escreveu:Eu uso Fedora Spin KDE:

http://spins.fedoraproject.org/kde/

É a distribuição mais sexy da atualidade.

EU baixei a Fedora mas não consegui usar. Acho que pelo conceito ser diferente dos que eu estava acostumado como Kurumin, Mandriva e Ubuntu 8.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
joaomichelazzo
Mensagens: 1689
Registrado em: 07 Nov 2008, 12:09
Gênero: Masculino
Localização: Mais perto do inferno que do céu

Re: Mais uma distro Linux que se vai: MANDRIVA

Mensagem por joaomichelazzo »

Eu uso Debian ou Ubuntu.
Gosto muito dos dois.
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” (Carl Sagan)

"Há males que vem pra fuder com tudo mesmo"

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Mais uma distro Linux que se vai: MANDRIVA

Mensagem por Johnny »

joaomichelazzo escreveu:Eu uso Debian ou Ubuntu.
Gosto muito dos dois.

Se eu fôsse obrigado a usar um Linux, não sei co qual ei ficaria.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Mais uma distro Linux que se vai: MANDRIVA

Mensagem por Fernando Silva »

joaomichelazzo escreveu:Eu uso Debian ou Ubuntu.
Gosto muito dos dois.

Usava Kurumin, agora uso Big Linux em casa e no trabalho. Ambos são baseados no Debian.
A firma usa Fedora nos servidores.

Avatar do usuário
zumbi filosófico
Mensagens: 2054
Registrado em: 19 Out 2007, 20:01
Gênero: Masculino

Re: Mais uma distro Linux que se vai: MANDRIVA

Mensagem por zumbi filosófico »

rapha... escreveu:Eu uso Fedora Spin KDE:

http://spins.fedoraproject.org/kde/

É a distribuição mais sexy da atualidade.


Seria mais legal se dessem o nome de FedoraK. Soaria muito mais bad ass.
Imagem

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Mais uma distro Linux que se vai: MANDRIVA

Mensagem por Reid »

nao sei pq nunca fui muito com a cara do "design" do kde :emoticon33:

Trancado