Marina Silva evangélica condena células-tronco e ateus

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
DarkWings
Mensagens: 2740
Registrado em: 24 Out 2005, 20:30
Gênero: Masculino

Marina Silva evangélica condena células-tronco e ateus

Mensagem por DarkWings »

Marina sobre José Saramago:

Às 10h, Marina tuitou “Morre José Saramago. O mundo perde um grande escritor e os países da língua portuguesa, o nosso primeiro prêmio Nobel”. Duas horas depois, Marina morre pela boca. Iara Meirelles questionou Marina via twitter: “Como podemos lamentar a morte de uma pessoa que blasfemou contra Deus a vida toda?”. E a candidata republicou o comentário (dando um RT), assumindo as falas de Iara Meirelles. Na sequência, Marina responde: “A vida é um dom dado por Deus para quem crê e para quem não crê. Louvado seja Deus”. Fundamentalismo e vergonha alheia, ela escorregou e se mostrou uma pessoa intolerante com a religião de outrem. Negando toda a obra de José Saramago.

Outro internauta, cuja identidade no twitter é @wvmedeiros, retrucou: “Grande escritor é muito subjetivo. Alguém que não RESPEITA a fé alheia não é exatamente um GRANDE escritor.”, disse. Novamente, Marina republicou o comentário do internauta

Marina sobre células-tronco:
“Não tenho uma posição favorável à pesquisa com célula-tronco embrionária e eu já disse isso”,


Resumo: não gostam do PT? (Aliás ela era do PT), votem no Serra então, pelo menos é direita assumida.
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Marina Silva evangélica condena células-tronco e ateus

Mensagem por Apo »

Marina ainda esconde o jogo porque quer se eleger. Se eleita, Gezuis será condição sine qua non.
Imagem

Avatar do usuário
DarkWings
Mensagens: 2740
Registrado em: 24 Out 2005, 20:30
Gênero: Masculino

Re: Marina Silva evangélica condena células-tronco e ateus

Mensagem por DarkWings »

As pessoas tem pensanemento mágico. Não querem o PT (e eu respeito essa posição) e daí pensam em votar em algu´rm que era do PT e de uma ala muito mais radical que Dilma e Lula, e o pior, de um partido anão como o Collor. Se Marina ganha a eleição, ou se junta com o PT ou com o PSDB pra poder governar... no fim dá no mesmo.
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Marina Silva evangélica condena células-tronco e ateus

Mensagem por salgueiro »

Mais um na linha do

viewtopic.php?f=1&t=21679
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Marina Silva evangélica condena células-tronco e ateus

Mensagem por Apo »

Algumas coisas importantes se perdem num tópico múltiplo. Merecem destaque.
Imagem

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Marina Silva evangélica condena células-tronco e ateus

Mensagem por salgueiro »

Bicho-papão aplicado a política, o mesmo nível de argumento do outro tópico.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
DarkWings
Mensagens: 2740
Registrado em: 24 Out 2005, 20:30
Gênero: Masculino

Re: Marina Silva evangélica condena células-tronco e ateus

Mensagem por DarkWings »

Mas não é o caso Salgueiro bote a mão na consciência! Misturar política e religião não é uma boa idéia (vide o oriente médio). Pôr essa gente no poder é pedir pra jogar a liberdade religiosa no ralo.

E outra. Você acredita mesmo nessa asneira de "votar na pessoa" ? Ninguém governa sozinho. Quem ganhar (principalmente ela) vai ter que se juntar com partidos grandes que lhes dê sustentação. Na prática, votar na Marina é votar no PT ou no PSDB, dependendo de qual lado ela iria pender depois de eleita.
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Marina Silva evangélica condena células-tronco e ateus

Mensagem por Apo »

Com censura não teremos mais Bicho Papão.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Marina Silva evangélica condena células-tronco e ateus

Mensagem por Apo »

DarkWings escreveu:Mas não é o caso Salgueiro bote a mão na consciência! Misturar política e religião não é uma boa idéia (vide o oriente médio). Pôr essa gente no poder é pedir pra jogar a liberdade religiosa no ralo.

E outra. Você acredita mesmo nessa asneira de "votar na pessoa" ? Ninguém governa sozinho. Quem ganhar (principalmente ela) vai ter que se juntar com partidos grandes que lhes dê sustentação. Na prática, votar na Marina é votar no PT ou no PSDB, dependendo de qual lado ela iria pender depois de eleita.


Não há consciência quando se aplica lobotomia. Esqueça.
Imagem

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Marina Silva evangélica condena células-tronco e ateus

Mensagem por salgueiro »

DarkWings escreveu:Mas não é o caso Salgueiro bote a mão na consciência! Misturar política e religião não é uma boa idéia (vide o oriente médio). Pôr essa gente no poder é pedir pra jogar a liberdade religiosa no ralo.

E outra. Você acredita mesmo nessa asneira de "votar na pessoa" ? Ninguém governa sozinho. Quem ganhar (principalmente ela) vai ter que se juntar com partidos grandes que lhes dê sustentação. Na prática, votar na Marina é votar no PT ou no PSDB, dependendo de qual lado ela iria pender depois de eleita.


Minhas opiniões sobre política estão espalhadas pelos debates no fórum e se tem um um lugar por onde minha mão andou é na consciëncia. :emoticon4:

Comparar as teocracias islämicas com um país laico como o nosso é apelar por falta exclusiva de qualidades do candidato Serra.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Marina Silva evangélica condena células-tronco e ateus

Mensagem por Johnny »

DarkWings escreveu:Mas não é o caso Salgueiro bote a mão na consciência! Misturar política e religião não é uma boa idéia (vide o oriente médio). Pôr essa gente no poder é pedir pra jogar a liberdade religiosa no ralo.

A grande massa evangélica irá votar na Marina. Se Marina vencesse hoje, não teria peso algum no meio religioso nacional, visto que a maioria é católica. Ainda tem os espiritas, ateus, agnosticos. Isso para mim é mesmo bicho-papão. PAra instituir-se uma ditadura de censura religiosa, politica, de meios de comunicação, teríamos que ter concordãncia entre as várias raias da sociedade.

A não ser claro que Marina conseguisse não só o apoio de toda a bancada da oposição (coisa que ela não tem) e ainda por cima fizesse o país crescer e se desenvolver a tal ponto de na próxima eleição ganhar maioria das bancadas.

Mas isto nós todos sabemos que não acontecerá.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
DarkWings
Mensagens: 2740
Registrado em: 24 Out 2005, 20:30
Gênero: Masculino

Re: Marina Silva evangélica condena células-tronco e ateus

Mensagem por DarkWings »

Eu não sou Serra. Voto Dilma. Mas acho uma grande hipocrisia se esconder atrás de uma pseudo "terceira via" que na verdade é uma incógnita total. Acho muito mais periogoso pro Brasil cair nas mãos de alguém uma aventureira como ela. Temos dois caminhos claros: um continuar o governo do Lula, outro continuar o governo do FHC. O resto é opção de quem não tem coragem de assumir posição.
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Marina Silva evangélica condena células-tronco e ateus

Mensagem por salgueiro »

DarkWings escreveu:Eu não sou Serra. Voto Dilma. Mas acho uma grande hipocrisia se esconder atrás de uma pseudo "terceira via" que na verdade é uma incógnita total. Acho muito mais periogoso pro Brasil cair nas mãos de alguém uma aventureira como ela. Temos dois caminhos claros: um continuar o governo do Lula, outro continuar o governo do FHC. O resto é opção de quem não tem coragem de assumir posição.


Então liste as qualidades da sua candidata, suas propostas e pronto.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
DarkWings
Mensagens: 2740
Registrado em: 24 Out 2005, 20:30
Gênero: Masculino

Re: Marina Silva evangélica condena células-tronco e ateus

Mensagem por DarkWings »

Me obrigue a fazer isso. Me processe se não gosta de ouvir a verdade.
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Marina Silva evangélica condena células-tronco e ateus

Mensagem por salgueiro »

DarkWings escreveu:Me obrigue a fazer isso. Me processe se não gosta de ouvir a verdade.


Pirou ?

Tudo isso só porque apontei uma forma limpa de vender seu peixe. Fazer o que.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
DarkWings
Mensagens: 2740
Registrado em: 24 Out 2005, 20:30
Gênero: Masculino

Re: Marina Silva evangélica condena células-tronco e ateus

Mensagem por DarkWings »

Não discuto com xiita religioso. É perda de tempo.
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Marina Silva evangélica condena células-tronco e ateus

Mensagem por salgueiro »

DarkWings escreveu:Não discuto com xiita religioso. É perda de tempo.


hahaha

tá certo então Dark.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: Marina Silva evangélica condena células-tronco e ateus

Mensagem por Apáte »

Serra é direita assumida desde quando?

Tem gente que acordou do coma agora, depois de 20 anos, e resolveu se informar pela Carta Capital.

Só pode.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Marina Silva evangélica condena células-tronco e ateus

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:Bicho-papão aplicado a política,


Não! Aplicado à aula de Jardinagem! putz

o mesmo nível de argumento do outro tópico.


Você que vê este nível porque está nele.
Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Marina Silva evangélica condena células-tronco e ateus

Mensagem por Johnny »

DarkWings escreveu:Eu não sou Serra. Voto Dilma. Mas acho uma grande hipocrisia se esconder atrás de uma pseudo "terceira via" que na verdade é uma incógnita total. Acho muito mais periogoso pro Brasil cair nas mãos de alguém uma aventureira como ela. Temos dois caminhos claros: um continuar o governo do Lula, outro continuar o governo do FHC. O resto é opção de quem não tem coragem de assumir posição.

Engano seu. O PSDB plantou Marina.
http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2 ... turno.html

Se alguém AINDA tinha dúvidas, aí está.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
zumbi filosófico
Mensagens: 2054
Registrado em: 19 Out 2007, 20:01
Gênero: Masculino

Re: Marina Silva evangélica condena células-tronco e ateus

Mensagem por zumbi filosófico »

Johnny escreveu:
DarkWings escreveu:Eu não sou Serra. Voto Dilma. Mas acho uma grande hipocrisia se esconder atrás de uma pseudo "terceira via" que na verdade é uma incógnita total. Acho muito mais periogoso pro Brasil cair nas mãos de alguém uma aventureira como ela. Temos dois caminhos claros: um continuar o governo do Lula, outro continuar o governo do FHC. O resto é opção de quem não tem coragem de assumir posição.

Engano seu. O PSDB plantou Marina.
http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2 ... turno.html

Se alguém AINDA tinha dúvidas, aí está.


Depois dessa, você perde o direito de protestar contra toda e qualquer teoria de livre-associação do Olavo de Carvalho.
Imagem

Avatar do usuário
zumbi filosófico
Mensagens: 2054
Registrado em: 19 Out 2007, 20:01
Gênero: Masculino

Re: Marina Silva evangélica condena células-tronco e ateus

Mensagem por zumbi filosófico »

DarkWings escreveu:Eu não sou Serra. Voto Dilma. Mas acho uma grande hipocrisia se esconder atrás de uma pseudo "terceira via" que na verdade é uma incógnita total. Acho muito mais periogoso pro Brasil cair nas mãos de alguém uma aventureira como ela. Temos dois caminhos claros: um continuar o governo do Lula, outro continuar o governo do FHC. O resto é opção de quem não tem coragem de assumir posição.


Continuar com o governo FHC? Lula já fez isso.
Imagem

Avatar do usuário
zumbi filosófico
Mensagens: 2054
Registrado em: 19 Out 2007, 20:01
Gênero: Masculino

Re: Marina Silva evangélica condena células-tronco e ateus

Mensagem por zumbi filosófico »

DarkWings escreveu:Mas não é o caso Salgueiro bote a mão na consciência! Misturar política e religião não é uma boa idéia (vide o oriente médio). Pôr essa gente no poder é pedir pra jogar a liberdade religiosa no ralo.


Acordo entre Brasil e Vaticano passa na Câmara dos Deputados
Texto prevê manutenção de bens culturais da igreja católica.
Medida foi assinada pelo presidente Lula e o Papa Bento XVI.
Da Agência Estado
Tamanho da letra
A- A+
Sob protestos do PSOL e do PPS, o plenário da Câmara aprovou na noite desta quarta-feira (26) a ratificação de acordo entre o Brasil e o Vaticano, que prevê a instituição do ensino religioso em escolas públicas, isenções fiscais e imunidade das instituições religiosas perante as leis trabalhistas.

Assinado no final do ano passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Papa Bento XVI, o acordo prevê também a manutenção, com recursos do estado, de bens culturais da igreja católica, como prédios, acervos e bibliotecas.

Criticado por amplos setores da sociedade, como a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o texto acabou aprovado em votação simbólica após a costura de uma negociação com a bancada evangélica, muito forte no Congresso, para estender os privilégios às demais religiões. O acordo seguirá agora para apreciação do Senado.





“O PT é a maior invenção político-religiosa do Brasil”

Em seu mais novo livro, o espanhol Luís Mir diz que o partido do governo cresceu graças ao apoio da Igreja Católica

Por Solange Azevedo


O jornalista e historiador Luís Mir, de 50 anos, é um crítico ferrenho do PT e da Igreja Católica. Ateu, ele foi militante do Partido Comunista durante 25 anos. É autor de três livros: “A Revolução Impossível” (Best Seller, 1994), “Guerra Civil” (Geração, 2004) e “Partido de Deus – Fé, Poder e Política” (Editora Alaúde), que acaba de chegar às livrarias. Em seu livro mais recente, Mir retrata a influência da Igreja Católica no Brasil e na criação do PT. Em entrevista a Época, fala sobre a visita do papa, religião e política. “A religião se apropria de forma maléfica de três coisas fundamentais que o ser humano não pode abrir mão: da consciência, do foro íntimo e dos princípios”, diz Mir. “Por que as pessoas dizem que religião não se discute? Porque ninguém acredita nela totalmente. Se houvesse convicção total e plena, se discutiria”.

Época – No livro “Partido de Deus – Fé, Poder e Política” o senhor diz que o PT é a maior invenção político-religiosa do Brasil. Por quê?
Luís Mir – O PT é um projeto salvacionista, político-religioso e herdeiro da Ação Católica. A Igreja Católica começa a perder o seu rebanho a partir da década de 1970. E a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) acreditava que poderia reconquistar o monopólio religioso através de uma ação político-pastoral. As Comunidades Eclesiais de Base se estabeleceram nas periferias, nas áreas mais pobres, discutindo assistência à saúde e serviços sociais. Essa forte presença política criou um fato novo no Brasil, os movimentos sociais religiosos. E esses movimentos sociais se transformaram em movimentos políticos. Isso desaguou na Pastoral Operária, nas lutas sindicais do ABC. O passo natural foi organizar esses movimentos num partido político, o PT. A CNBB tinha um modelo, o Solidariedade, da Polônia.

Época – O PT não existiria sem a Igreja Católica?
Mir – Não. Sem a CNBB, os sindicalistas da Pastoral Operária eram apenas líderes sindicais do ABC, e não líderes nacionais. O PT só se viabilizou nacionalmente quando as dioceses católicas o aceitaram e a CNBB cedeu sua capilaridade social e suas massas ao partido. Antes de serem fé ou crença, as religiões são forças político-sociais. Como elas mantêm a hegemonia religiosa, o poder de barganha? Através dos seus rebanhos. Antes da relação de fé, de espiritualidade, há a relação política. As bancadas religiosas no Congresso atuam em nome de Deus? Não. Seus interesses são sempre temporais, políticos e terrenos. As religiões são organizações político-sociais em torno de uma fé, uma divindade. Mas a atuação delas é rigorosamente política.

Época – Mas o PT foi bem-sucedido...
Mir – Se considerarmos que esse projeto político-religioso chegou à Presidência da República e à da Câmara dos Deputados, sim. E que o petismo consegue aproximadamente 30% dos votos no Brasil também. O PT é um projeto político de sucesso. Mas, desde o princípio, está condenado ao fracasso.

Época – Por quê?
Mir – Porque o projeto do PT não é social-democrata puro, reformista. É salvacionista. Vende a redenção. Ele não se harmoniza com uma realidade laica e republicana. É contra a pílula anticoncepcional, a biotecnologia e o progresso. É um projeto da civilização da pobreza, ou seja, dar condições de subsistência para que os pobres e miseráveis se mantenham. Mas em nenhum momento é um projeto reformista, avançado e civilizador. O Fome Zero é um programa religioso, que distribui pão. O PT seguiu religiosamente o projeto econômico do governo anterior porque não tinha projeto. Nem sequer tinha quadros. Foi obrigado a buscar pessoas em outros partidos e em estatais para poder administrar. Os dois projetos, o do Estado e o da CNBB, se chocaram e fracassaram. O da CNBB era um “Plano Marshall” para os pobres do Brasil, o Fome Zero. O PT não conseguiu fazer a revolução democrática porque estava dentro de uma estrutura originada e regida por princípios religiosos, o discurso do bem e do mal.

Época – Qual será o futuro do PT?
Mir – O PT já acabou. É um cadáver insepulto. O partido pode se arrastar mais quatro, cinco ou seis décadas, como se arrasta o PTB. Mas esse projeto político-religioso fracassou.

Época – Mas Lula foi reeleito, mesmo depois do mensalão...
Mir – Quem decidiu a eleição de 2006 foram os pobres. Desde a redemocratização eles descobriram o valor de seu voto. O preço cobrado por isso está subindo cada vez mais. Os votos de 2006 foram pagos. O Tesouro foi sangrado e o dinheiro foi para o bolso dos pobres.

Época – O dinheiro ter ido para o bolso dos pobres é negativo?
Mir – É, pois se o Tesouro quebrar o dinheiro acaba. Os programas sociais brasileiros não são definitivos. O correto seria que esses 80 milhões de pobres e miseráveis estivessem recebendo, além de um auxílio emergencial, moradia, educação e saúde. O Estado brasileiro está girando no vazio. Vivemos um grande e imenso factóide.

Época – Depois da crise do mensalão muitas pessoas disseram que Lula saiu fortalecido porque negociou apoio com a CNBB. O presidente chegou a mandar uma carta à entidade dizendo que não faria nada contra a fé cristã que recebera da mãe...
Mir – Como presidente da República, Lula jamais poderia ter dito isso. Ele feriu a laicidade do Estado. Não poderia fazer uma declaração de profissão de fé. A crença dele e a de sua mãe é de foro íntimo. O povo brasileiro não tem nada a ver com isso. A carta foi recebida da maneira mais fria possível pela CNBB e o rompimento é claro. A CNBB desembarcou do projeto PT.

Época – Essa ruptura é positiva?
Mir – É. Sem a CNBB, o PT vai ter de se tornar um partido republicano, laico, moderno. Não vai poder ser contra o progresso e o avanço da Ciência. Mas para isso ele tem de ser refundado.

Época – A visita do papa Bento XVI ao Brasil pode reaproximar o PT e a CNBB?
Mir – Não. A canonização de Frei Galvão, uma justificativa arranjada para a visita de Bento XVI, é um jogo de espelhos para confundir. O verdadeiro motivo é a tentativa de Roma de restabelecer o comando e a hierarquia no episcopado brasileiro, rachado e com desavenças intensas e numa situação pré-cismática com Roma. Bento XVI é uma figura odiada por porções consideráveis do médio e baixo clero brasileiro. É considerado o principal inimigo para as pretensões de um papa brasileiro na sua sucessão, que pode acontecer a qualquer momento. Colocar um brasileiro no trono papal é colocar o catolicismo terceiro-mundista no poder. Catolicismo terceiro-mundista não quer dizer catolicismo revolucionário.

Época – Na última eleição setores da Igreja Católica apoiaram Geraldo Alckmin. A igreja estava dividida?
Mir – Naquele momento, o rompimento entre o PT e a CNBB já havia ocorrido. Ele acontece quando o ex-presidente da CNBB, Geraldo Magela, divulgou uma carta sobre a dignidade na política (em agosto de 2005). Quando a eleição de 2006 ocorreu, havia duas correntes dentro da CNBB, uma para não afundar o projeto, não quebrar publicamente a relação CNBB-PT, e outra ala, a tradicional conservadora, que apoiou Geraldo Alckmin, tentando ressurgir. Determinados setores da CNBB influentes acham que o projeto PT é sepultado e morto para a instituição e abriram uma porta com apoio velado ao PSDB. E já abriram, inclusive, as portas para a eleição de 2010.

Época – A separação política entre Estado e religião está distante no Brasil?
Mir – O Estado republicano brasileiro ainda precisa do discurso da ordem, da paz e da concórdia fornecido pelo catolicismo. A ordem pública ainda tem determinados princípios religiosos. Mas o Estado republicano não quer mais dividir o poder com outro Estado, o religioso católico. Já que a Igreja Católica quer ser tratada como parceira, como Estado, e influir nas políticas públicas, de saúde, sociais e educacionais. O Estado republicano só quer o discurso da ordem, o capital ético, e que ela seja apenas o que é: uma religião, uma fé.

Época – O poder atual da Igreja Católica é tão grande quanto antes?
Mir – Na Europa há uma crise terminal do catolicismo. A CNBB, o Estado religioso católico, tem uma influência relevante nos setores mais atrasados da sociedade brasileira, com predominância nas sociedades rurais. Hoje o catolicismo é uma religião de periferia urbana e de zonas rurais. Não é uma religião moderna e urbana. Qual é o movimento mais importante da CNBB hoje? O MST. Quer coisa mais reacionária, milenarista que o MST?. Ninguém ali está discutindo reforma agrária. São massas deserdadas, com a cruz na mão, condenando a sociedade brasileira a pagar os seus pecados. Isso não é reforma agrária. Reforma agrária é terra, insumos, financiamento a fundo perdido, capacitação profissional.

Época – Questões religiosas permeiam muitos debates no Congresso, como sobre o aborto, células tronco e a união entre pessoas do mesmo sexo...
Mir – As religiões falam em nome de uma pretensa ética e de uma certa preservação da vida. São contrárias ao progresso da medicina, à civilização e ao desenvolvimento porque sobrevivem à custa do monopólio do sofrimento. O problema é que quando o sofrimento acaba, não há mais salvação para vender. Se as pessoas provarem que é possível viver muito bem, sem sofrimento, elas perdem o discurso. A terra vira o paraíso e as regiões vão desaparecer. Quando a Ciência transforma a vida no que ela realmente é, um processo biológico e natural, a Igreja perde o monopólio da alma e da vida. Qual é o problema fundamental da ovelhinha Dolly? É que cientistas também podem criar vida. Aí desaparece o discurso e a propriedade da vida das religiões. Elas perdem o sentido de ser. Deus passa a não ser mais o responsável pela criação. Os responsáveis são os homens. Eles é que vão combater doenças, deformações, sofrimentos. A Igreja perde o seu valor.

Época – Por que o senhor afirma que a CNBB hostilizava práticas democráticas?
Mir – Se a CNBB atuar democraticamente ela vai ser o quê? Apenas uma religião, uma fé como tantas outras. Agora, como Estado, ela tem poder. Ela intervém, rege, ordena, controla e manipula.

Época – Consta da nossa Constituição que ela foi promulgada “sob a proteção de Deus”...
Mir – Deus não tem nada a fazer na Constituição. Ele não é legislador, não é deputado, não é governador. Não é nada de relevante na Constituição. Isso tem de ser tirado de lá.

Época – A perda de poder da Igreja Católica pode tornar o Brasil um país sem influência religiosa?
Mir – Pode. A falência católica não representa automaticamente uma hegemonia pentecostal ou neopentecostal ou até de outras crenças. O problema da falência política católica no Brasil é que Roma perde a jóia da coroa na América Latina. A falência da hegemonia católica no Brasil fragiliza o catolicismo em toda essa região.

Época – Os evangélicos podem se tornar um novo poder religioso no Brasil?
Mir – Não. A sociedade brasileira hoje é muito mais laica que há 50 anos. Hoje temos massas urbanas laicas, onde a religião não é mais uma questão institucional organizativa. Há um tipo de fé difusa. Tem gente que hoje acredita no planeta Terra, no equilíbrio do universo. Tem gente que quer ser participante de uma força cósmica, e não necessariamente de uma igreja monumento, símbolo. Com essa religiosidade difusa, a pessoa não precisa mais ir mais a uma igreja para se sentir em paz com a sua consciência. O que está falindo é a religião organizada. Desaparece o Estado religioso e começam a haver profissões de fé, crenças. Mas sem o aparato institucional e político.


http://revistaepoca.globo.com/Revista/E ... 56,00.html
Imagem

Avatar do usuário
zumbi filosófico
Mensagens: 2054
Registrado em: 19 Out 2007, 20:01
Gênero: Masculino

Re: Marina Silva evangélica condena células-tronco e ateus

Mensagem por zumbi filosófico »

DarkWings escreveu:Mas não é o caso Salgueiro bote a mão na consciência! Misturar política e religião não é uma boa idéia (vide o oriente médio). Pôr essa gente no poder é pedir pra jogar a liberdade religiosa no ralo.

DarkWings escreveu:Eu não sou Serra. Voto Dilma.


Em busca do voto evangélico

Promessas - Dilma: hoje, segundo as pesquisas, ela perde de José Serra entre os evangélicos

Para ser o coordenador da campanha de Dilma Rousseff junto aos evangélicos, o pastor Manoel Ferreira, presidente do Conselho Nacional de Pastores do Brasil, fez exigências que devem causar algum rebuliço entre os militantes históricos do PT. Da conversa que teve há duas semanas com Dilma, Ferreira saiu com uma promessa: se vencer a eleição, ela não tomará iniciativas que afetem temas caros aos evangélicos, como legalização do aborto, regulamentação da prostituição, retirada de símbolos religiosos de locais públicos e a união estável entre homossexuais. Dilma aceitou a proposta do pastor para que esses temas só sejam discutidos no Congresso por iniciativa dos próprios parlamentares, nunca do Executivo. Satisfeito, o pastor prometeu abrir caminho para Dilma transitar com desenvoltura entre os 25% de eleitores evangélicos.

http://veja.abril.com.br/blog/radar-on- ... vangelico/
Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Marina Silva evangélica condena células-tronco e ateus

Mensagem por Fernando Silva »

Época – O dinheiro ter ido para o bolso dos pobres é negativo?
Mir – É, pois se o Tesouro quebrar o dinheiro acaba. Os programas sociais brasileiros não são definitivos. O correto seria que esses 80 milhões de pobres e miseráveis estivessem recebendo, além de um auxílio emergencial, moradia, educação e saúde. O Estado brasileiro está girando no vazio. Vivemos um grande e imenso factóide.


Época – Depois da crise do mensalão muitas pessoas disseram que Lula saiu fortalecido porque negociou apoio com a CNBB. O presidente chegou a mandar uma carta à entidade dizendo que não faria nada contra a fé cristã que recebera da mãe...
Mir – Como presidente da República, Lula jamais poderia ter dito isso. Ele feriu a laicidade do Estado. Não poderia fazer uma declaração de profissão de fé. A crença dele e a de sua mãe é de foro íntimo. O povo brasileiro não tem nada a ver com isso. A carta foi recebida da maneira mais fria possível pela CNBB e o rompimento é claro. A CNBB desembarcou do projeto PT.

Trancado