Internet Explorer: O fim de um mito

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Internet Explorer: O fim de um mito

Mensagem por Johnny »

O Internet Explorer sempre foi o navegador mais utilizado no mundo. Isso se deve (em grande parte) à instalação integrada a todos os sistemas operacionais Windows. Apenas a Europa é uma exceção a este monopólio, pois uma liminar da justiça mandou retirar a instalação integrada, dando a opção ao usuário de escolher o navegador já na primeira utilização. No mercado europeu, a participação do Internet Explorer é de apenas 40,26%. E no mundo, mesmo com o lançamento do Internet Explorer 9, o navegador da Microsoft perde mercado mês após mês, chegando à marca de 49,87% dos usuários.

De acordo com o StatCounter o Internet Explorer possuía praticamente dois terços do mercado há apenas dois anos atrás e, desde então, seu marketshare só diminuiu. O Mozilla Firefox vem se mantendo estável, com uma porcentagem sempre próxima de 30%, e o Google Chrome aumentou sua participação em três vezes no último ano.

É interessante notar que, apesar da diminuição da parcela de mercado do Internet Explorer como um todo, a participação de mercado do Internet Explorer 8 só aumentou no último ano. Saiu de 16,72% em setembro de 2009 para 29,38% em setembro de 2010. Já o Google Chrome 6.0, lançado há menos de dois meses, já possui 7,76% do mercado.

[Que falta faz um código de formatação de imagem aqui On]

http://www.gizmodo.com.br/sites/all/fil ... b_load.png

[Que falta faz um código de formatação de imagem aqui Off]

Já o Google Chrome consertou vários problemas do Firefox que a maioria dos usuários do Firefox nem sabia que tinha, e a raposa ainda está tentando alcançar o concorrente. (Instalação de complementos sem reiniciar o navegador; processos isolados, que evita que uma aba trave o browser inteiro etc.) Por isso, o conjunto de funcionalidades do Chrome vem conquistando vários fãs do Firefox.


Mac: Firefox ou Chrome?

A resposta aqui é bem diferente . O Chrome for Mac funciona rápido no OS X, as mesmas extensões que funcionam no Chrome para Windows funcionam no Mac, ele isola processos para que uma aba que trave não comprometa o navegador todo, e assim vai.

Linux: Para os fãs do Linux: o artigo original não cobriu o Linux porque os editores do Lifehacker não tiveram experiência suficiente com o Chrome para dar uma opinião embasada, e a gente do Giz Brasil também não. Então deixe suas sugestões nos comentários.


E a guerra dos navegadores continua. Será que o Google Chrome fará com o Firefox o que o IE fez com o Netscape anos atrás? Só o tempo dirá!
Editado pela última vez por Johnny em 06 Out 2010, 12:40, em um total de 1 vez.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Internet Explorer: O fim de um mito

Mensagem por Fernando Silva »

Não esquecendo que o Firefox é um pedaço do Netscape. O outro pedaço é o Thunderbird. Vendo-se desta maneira, o Firefox tem uns 15 anos (eu comecei a usar na versão 1.0, em 1995).

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Internet Explorer: O fim de um mito

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:Não esquecendo que o Firefox é um pedaço do Netscape. O outro pedaço é o Thunderbird. Vendo-se desta maneira, o Firefox tem uns 15 anos (eu comecei a usar na versão 1.0, em 1995).

Fernando:
1- tem como ajustar a imagem acima?
2- VocÊ usará ou não o Chrome? Por quê?

Abraços
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Internet Explorer: O fim de um mito

Mensagem por Fernando Silva »

Johnny escreveu:
Fernando Silva escreveu:Não esquecendo que o Firefox é um pedaço do Netscape. O outro pedaço é o Thunderbird. Vendo-se desta maneira, o Firefox tem uns 15 anos (eu comecei a usar na versão 1.0, em 1995).

Fernando:
1- tem como ajustar a imagem acima?

Que eu saiba, só dá para ajustar os avatares. Essa imagem tem 1319×525 pixels. Reduza para 2/3 disto que deve caber (usando Gimp, por exemplo :emoticon16: ).
Johnny escreveu:2- VocÊ usará ou não o Chrome? Por quê?

Não tenho motivos para mudar. Não vou mudar só por mudar. Se um dia houver vantagens bem claras, sim.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Internet Explorer: O fim de um mito

Mensagem por Johnny »

Mas como eu vou mudar uma imagem no site? BEm, provavelmente teria que mbaixar para minha máquina, editar (Gimp pode ser, mas acho que até o Paint faz este básico) e depois teria que fazer um UP. Mas não tenho conta em nenhum site de imagens. Então, deixa assim mesmo.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Rapidfire
Mensagens: 535
Registrado em: 25 Fev 2010, 10:33
Gênero: Masculino

Re: Internet Explorer: O fim de um mito

Mensagem por Rapidfire »

Coitado do Opera, quase nunca é citado. O Chrome mudou o mercado, agora todos estão adotando seu visual minimalista. E o IE ficou estigmatizado para mim desde a 6ª versão, dizem que o IE 9 traz diversas mudanças (inclusive alguns imitadas do Chrome), mas a má impressão ainda é grande.
"Filipenses 1:18 - Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisso me regozijo, e me regozijarei ainda."(Paulo de Tarso)

Mesmo se Deus(es) existir(em) os motivos para a crença nele(s) estão errados.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Internet Explorer: O fim de um mito

Mensagem por Fernando Silva »

Johnny escreveu:Mas não tenho conta em nenhum site de imagens. Então, deixa assim mesmo.

http://www.tinypic.com/

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Internet Explorer: O fim de um mito

Mensagem por Fernando Silva »

O IE nunca teve nada de especial. Ele apenas vinha no Windows, portanto, para a maioria dos usuários, era sinônimo de Internet.

Lembro bem de quando ele surgiu. Testei a versão 1 e 2, apenas curiosidades que não eram grandes coisas, a 3 que já quebrava um galho, e a 4 que se firmou.

Até então, Internet era coisa de poucos, de quem sabia o que estava fazendo e escolhia o navegador (o Windows não tinha nenhum programa de Internet: nem para conectar, nem email, nem navegador).

A partir daí, chegou o pessoal que comprava o computador nas Casas Bahia em 10 prestações e usava o que vinha nele, sem discutir.

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: Internet Explorer: O fim de um mito

Mensagem por Apáte »

Uso o Chrome. Uma coisa a dizer: ele é rápido.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Trancado