Os dez tópicos verdes

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Os dez tópicos verdes

Mensagem por Johnny »

Da AE

A candidata derrotada do PV à Presidência, Marina Silva, apresentou ontem dez tópicos - subdivididos em 42 propostas ou exigências - do PV para negociar o apoio aos candidatos Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) no segundo turno.

O texto, que ainda pode ser modificado pela convenção partidária, no dia 17, começa com uma exigência - não se adotar nenhum mecanismo de cerceamento à mídia.

A adesão ao documento por Dilma e Serra será um dos elementos do processo decisório, mas não o único. A sigla pretende ouvir o Movimento Marina Silva e setores da sociedade civil. Uma reunião da direção nacional, no dia 13, deverá embasar a do dia 17, quando será tomada decisão a favor de um candidato ou pela neutralidade.

Os dez itens são: transparência e ética; reforma eleitoral; Educação para a sociedade do conhecimento; Segurança Pública; mudanças climáticas, energia e infraestrutura; seguridade social: Saúde, assistência social e previdência; proteção dos biomas brasileiros; gasto público de custeio e reforma tributária; política externa e, por fim, fortalecimento da diversidade socioambiental e cultural.

A primeira exigência, incluída no item "transparência e ética", diz respeito à mídia: "Não instituição de qualquer mecanismo de tutela ou controle sobre a liberdade de imprensa." Para a política externa, o PV propõe uma linha "pela promoção da paz, liberdade, democracia e respeito aos direitos humanos".

No capítulo da reforma eleitoral, o partido de Marina quer "encaminhamento ao Congresso de reforma política com adoção do voto distrital misto, lista cívica e financiamento público de campanhas". Investir 7% do PIB em Educação é outra exigência pelo apoio no segundo turno.

A área ambiental inclui: supressão de IPI para veículos elétricos e híbridos, moratória de novas usinas nucleares ainda não autorizadas pelo Congresso e painel científico independente para monitorar a segurança da exploração do pré-sal, entre outros. O fim da derrubada de árvores tem destaque: "Desmatamento zero de vegetação nativa primária e secundária (...) Em todos os biomas brasileiros."

DIVERGÊNCIAS
Marina voltou a admitir que pode eventualmente ter uma posição divergente do partido sobre alguns tópicos. "O que está previsto é que todos têm o direito de manifestar sua opinião", afirmou Marina, durante coletiva, em São Paulo.

Participaram da entrevista o vereador carioca Alfredo Sirkis, que coordenou a campanha verde, o presidente do PV, deputado eleito José Luiz Penna, e o candidato derrotado da sigla em São Paulo, Fábio Feldmann.

A senadora e os integrantes da direção nacional do partido negaram que haja qualquer negociação sobre cargos e mostraram irritação com a insistência dos repórteres sobre o assunto.

"Quando a gente coloca a discussão programática à frente, a gente faz algo diferente do que tradicionalmente se faz na política brasileira", disse Sirkis. Ele afirmou que a imprensa vive criticando as práticas de fisiologismo, mas não consegue conceber alguém que faça algo diferente.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Trancado