O Caso dos Dedos Faltantes

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Vitor Moura

O Caso dos Dedos Faltantes

Mensagem por Vitor Moura »

O Caso dos Dedos Faltantes:

Evidência Comprovativa de Sobrevivência

por TOM CROSS

RESUMO

Um registro de evidência mediúnica da aparente sobrevivência de um profissional conhecido pessoalmente do escritor, visto pela última vez trinta e dois anos antes. No primeiro contato o escritor não tinha nenhum conhecimento de sua morte. A averiguação levou algum tempo, durante a qual um segundo contato foi feito, e na época cinco médiuns produziram comunicações independentes. Estas são esboçadas e discutidas.

INTRODUÇÃO

O escritor tem durante quatorze anos prestado serviços em igrejas Espiritualistas e participado de sessões particulares com médiuns e registrado o que a mediunidade deles produziu. Tentativas de 'contato' particular nunca foram feitas. Pelos primeiros quatro anos notas foram feitas, freqüentemente com a esposa do escritor registrando e vice versa. Os últimos dez anos estão em fita cassete e estes são predominantemente de sessões privadas, sempre feitas a sós. Nenhuma condição de sessão espírita de qualquer espécie jamais foi criada; caso se busque uma analogia seria como qualquer entrevista profissional normal. Houve intervalos de quatro a seis semanas sempre que possível e nunca duas vezes com o mesmo médium durante qualquer ano. Em torno de figuras da época houve 150 serviços/sessões, com 50 médiuns diferentes. Estes produziram uma massa de evidências familiar e outras pessoais, muitas delas verídicas mas não de um tipo que fosse do interesse ou que convencesse a outros inquiridores/ pesquisadores. O que segue é o segundo exemplo bom, na visão do escritor, de aparente continuidade e corroboração de comunicação.

O CASO

Em 3 de abril 1989 eu sentei-me em particular em Liverpool com uma senhora escocesa de Kirkcaldy. No curso de uma sessão de trinta minutos ela perguntou se eu conhecia o nome Kennedy. Disse que conhecia mas que isso tinha sido há muito tempo. Ela disse que podia ver uma mão com o topo de dois dedos faltando. Adicionou que havia um anel em um dos dedos da mão e que não podia ser uma senhora. Nisto voltei cerca de trinta e três anos para uma ocasião quando tinha vivido em Hong Kong . Tinha chegado aí em janeiro de 1956 para tratar de um compromisso de ensino com o então Escritório de Guerra. Viajando de avião comigo havia um escocês jovem, James Kennedy. Havia uma desordem civil na época de nossa chegada e ele e eu fomos colocados no grupo dos oficiais de um depósito de material militar adjacente à escola das crianças onde íamos trabalhar[There was a shortage of civilian mess accommodation at the time of our arrival and he and I were placed in the officers' mess of an ordnance depot adjacent to the service children's secondary school where we were to work]. Um dia, enquanto atravessávamos a desordem para irmos almoçar[whilst walking across to the mess for lunch], Jim mostrou-me um das suas mãos com, como eu claramente me lembro, os topos de dois dedos faltando. Minha memória é das almofadas dos dedos e um pouco das unhas faltando, dando-lhes um visual aplainado. Disse que tinha ocorrido num acidente mas não deu nenhum detalhe que eu lembre. Minha esposa chegou por mar em maio com nossos bens, quando nós nos mudamos para uma acomodação privada.

Por volta dessa época, ou um pouco mais cedo, Jim entrou para a desordem civil [moved to the civilian mess] e desde então eu tive cotidianamente somente contato profissional com ele. Ele permaneceu na escola apenas até completar o mínimo de dois anos de contrato e a deixou no final de 1957. Ficamos dez anos, nossos dois filhos nasceram lá, e eu não tive nenhum contato com ou conhecimento dele depois desse tempo.

Eu estava naturalmente ávido para conseguir alguma explicação para esta mensagem muito inesperada, embora breve. A princípio eu tive sérias dúvidas da sua capacidade de se comunicar, embora eu soubesse da clarividência dos vivos, eu também acreditava que ele era um tanto mais jovem que eu. Sem outras linhas de contato eu arrisquei escrever ao nosso patrão anterior, incluindo uma carta e pedindo que fosse remetida a seu último endereço conhecido. A minha considerável surpresa depois que tão longo fizeram então, mas permaneceu nas mãos do correio para alguns dois meses, como carimbos do correio mostram, antes de retornar a mim em 13 de agosto de 1989 carimbado "Não neste endereço". Entretanto, em 7 de julho de 1989, colocaram um anúncio pessoal no The Times Educational Supplement, mas este não produziu nenhuma resposta. Então em 20 de agosto de 1990, durante uma sessão privada em Liverpool com uma senhora de Enfield, ela perguntou se eu tinha conhecido um cavalheiro com dois dedos faltando. Perguntei se ela quis dizer a totalidade dos dedos e ela corrigiu para a metade dos dedos. Ela também perguntou se ele tinha usado uma barba em um tempo e eu lembrei que havia crescido uma em Jim durante umas férias, para surpresa geral e para divertimento na época, mas retirando-a antes de voltar à escola. Disse que estava ciente de feridas da cabeça dele e de havia "algo errado na área do peito". Ela também perguntou se a perda dos dedos tinha ocorrido com maquinaria. Eu por então não podia responder a isto, nem aos nomes de Phillips, Tony e Walty. Isto naturalmente aumentou o desejo de ir atrás da resposta. Eu agora senti que a melhor linha de pesquisa era a Escócia e depois de contatar o Instituto Educacional de lá, que não o pode localizar em seus registros, eu coloquei um anúncio pessoal The Scotsman e o Edinburgh Evening News de 30 de agosto de 1990. Um dia depois a irmã de Jim ligou-me, extremamente surpreendida pelo que eu tinha dito mas confirmando que ele tinha desencarnado em fevereiro de 1986.

Para a minha surpresa ela não lembrou de nenhum acidente particular com maquinaria, mas adicionou, e disto eu era ignorante, que inicialmente ao deixar a escola Jim tinha começado uma aprendizagem como um marceneiro, quando ele certamente teria usado maquinaria de xilogravura. Mais tarde ele tinha obtido um lugar universitário onde ele leu história. No entanto, ela lembrou dele falar em uma ocasião dele não ter impressões digitais em uma das mãos e isto ela confirmou com um amigo de seus dias de aprendizagem. Ela pensou que as mencionadas feridas de cabeça poderiam se referir a uma ocasião quando ele era muito jovem quando ele teve um papel maldosamente aceso [mischievously lit paper from an open fire] e que queimou um lado de seu rosto e cabeça. Eu lembro que às vezes a temperatura alta em Kong de Hong deixava sua pele muito clara notavelmente avermelhada de um lado. Sua doença final—ele sempre tinha sido um fumante pesado, ela disse, certamente se encaixava com "algo errado na área de peito". Os nomes não tiveram significado imediato para ela, mas que Walty poderia se referir a um primo, Walter, que também tinha morrido e foi conhecido por esse nome.

Em 25 de junho de 1991 tive uma sessão privada em Liverpool com uma senhora local. Durante uma hora que ela perguntou se saberia de alguém que era "como um tipo de escudeiro", adicionando "sinto que estou na terra com ele". Ela então perguntou se havia "um pouquinho de um dedo faltando com ele", dizendo antes de minha resposta, "estou bastante segura; ele está mostrando-o novamente de modo que estou bastante segura". Acrescentou, "é somente o topo do dedo mindinho que parece estar faltando. Eu somente posso ver o modo que a pele se repuxou, e não há unha alguma. Mas não é feio de qualquer modo." Ela então deu alguns nomes, incluindo o de Phillips outra vez, e falou de um cão de caça. Adicionou que tudo isto parecia ser da natureza de "um sonho virando realidade".

Isto outra vez estava sugerindo fortemente Jim como um comunicador mas algumas referências eram novas, notavelmente a terra e o cano de revólver. Eu então falei outra vez com sua irmã mas ela era incapaz de adicionar algo de substância à exceção de dizer que o nome de Phillips, surgido novamente, pareceu familiar, mas nada mais. Ela então sugeriu que poderia ser útil se eu falasse com a uma senhora que vivia próxima a Londres que tinha sido colega de ensino e uma amiga muito boa de Jim por alguns anos. Eu a contatei e visitei quando minha esposa e eu permanecíamos com um de nossos filhos durante o Ano Novo de 1992. Ela tinha ouvido falar das comunicações através da irmã do Jim —são boas amigas—e era capaz de confirmar outra vez a maioria do que eu tinha sido capaz de estabelecer; lembrou por exemplo dele dizendo em mais de uma ocasião que ele não tinha nenhuma impressão digital, e lembrou-se da aparência levemente encurtada e aplainada dos dedos. No entanto, ela era capaz de adicionar que o nome Phillips quase certamente se referiria a um amigo muito bom de Jim que tinha morrido por volta de 1980. Quanto ao cão ou ao cão de caça, ela disse, apontando para uma poltrona, que "Jim Kennedy sentou-se aí em numerosas ocasiões e disse que seu desejo na aposentadoria era ter um cão grande e realizar longos passeios pelo país. A noção de um escudeiro ela achou intrigante mas difícil de comentar . No entanto, a idéia de um sonho realizar-se podia, sentiu, se encaixava na sua recordação dele.

Isso é o registro da época. Digo da época porque mais veio que, embora muito interessante, substancialmente não adicionou muito ao que foi informado aqui. Em resumo, enquanto sentava-me em particular com uma senhora próxima de Manchester em 18 de fevereiro de 1992, ela falou de "um compatriota ou escudeiro" vindo e deu uma descrição que se encaixaria em Jim, o qual, ela disse curiosamente, tinha trazido um pavão. Então em 11 de maio de 1992, quando sentava-me em particular com uma senhora em Telford, uma comunicação muito longa foi dada, quase todo ela uma descrição muito detalhada de um patrício que esteve atirando, tinha descrito sua roupa incluindo o uso de um boné e sapatos de couro atanado, seu cão—um Labrador preto— sua casa e dependências que incluíram uma serralharia com uma serra circular. Nenhum nome ou outra comunicação oral foram dados mas comentários consideráveis foram feitos sobre o homem e seus aparentes caráter e personalidade. Então [at about the half-way point] de alguns vinte minutos, bem bruscamente, o médium disse "Agora estou olhando as mãos do cavalheiro. Ela então descreveu as mãos em detalhe considerável (embora achando difícil, ela disse, já que nunca ela teve mãos mostradas tão claramente), vendo um "cor amarela" nas unhas, mas sua atenção então foi tirada pelo cavalheiro para a mão direita, onde ele apontou, primeiro, para o dedo próximo ao dedo mindinho, que ela disse que estava "deformado" e "faltando no topo". Ele então apontou para o dedo de médium, onde, ela disse, "eu não sei se foi cortado fora, porque no final algo estava faltando", adicionando que isto era verdade também no outro dedo mas que nada disto tinha-o incapacitado absolutamente. Concluiu dizendo, pela segunda vez, que ela sentia "condições peitorais[chest conditions] e problemas de respiração" com o cavalheiro, a quem a esta altura disse fazer a única observação, que ele estava "aprendendo" e que se comunicaria outra vez, especificamente na "sessão depois da próxima". Falei desta última comunicação com as duas senhoras mencionadas, que tinham ouvido a gravação, e elas observaram que apesar da doença final prolongada do Jim tivesse impedido-o, ele sempre quis ter um cão Labrador, e que ele teve sempre e somente sapatos usados de couro atanado como descritos, mas nunca usou um boné ou chapéu e que ele tinha forte aversão a revólveres ou armas de qualquer espécie.

Os cinco médiuns vivem e normalmente trabalham em distritos da Igreja Espiritualista que tem pouco ou nenhum contato um com o outro e a idéia de conluio de qualquer espécie é altamente improvável. De fato minha experiência de médiuns típicos sugere que a idéia não ocorreria a eles. A respeito da motivação monetária; eu nunca paguei mais de cinco libras por uma sessão de trinta minutos e você tem que ser alguma espécie de fanático para fazer o que é preciso para construir isso dentro de uma conluio vantajoso[and you have to be something of a zealot to do what is required to build that into worthwhile collusion]. É possível que o terceiro médium soubesse do primeiro, já que ultimo visita Liverpool normalmente duas vezes ao ano, mas como ela funciona através da personalidade do guia, disse ser uma menina siamesa tagarela(sic), é improvável que o médium seja sequer ciente do que é comunicado. Minhas sessões com eles, todas separadas por um ano pelo menos, foram em termos totais a quarta, primeira, terceira, quarta e segunda na ordem informada[were in total terms the fourth, first, third, fourth and second in reported order.] Eu nunca tinha em qualquer época falado com médiuns antes de sessões além das gentilezas conhecidas; de fato seria auto-ilusão proceder assim.Um comentário breve ocasional pode ser feito depois de uma sessão mas, como com a maioria das coisas da vida, o ponto de término é apenas isso—[the point of finish is just that—]e está tudo na fita de qualquer jeito. Eu não sou Espiritualista embora eu seja membro associado da igreja de Liverpool, que forneceu muita mediunidade para mim. No entanto, eu não assisto a igreja e nem tenho amigos que sejam espiritualistas. Eu tenho vivido cerca de cinqüenta milhas de distância após passados seis anos. Se eu tenho mentores nesta área de interesse são os escritos de Swedenborg e a literatura teosófica e a pesquisa psíquica, embora nenhuma rendição seja devida e eu tenho pouco tempo para sistemas de crença.

Aprecio a necessidade para algum comentário para a pesquisa em si, o retorno a ela e para sua possível veracidade, em ordem do que possa ser visto com alguma objetividade. Ao tentar fazer isto e ser breve, no entanto, eu devo deixar claro que um tanto mais podia ser dito. Tomo a idéia de sobrevivência naturalmente do ensino religioso, em que é ao menos implícito e, absolutamente, necessário. Essa consciência sempre esteve comigo e como as introspecções mais ortodoxas fracassaram cada vez mais em levar-me além da fé e aceitação eu olhei aos amplos acres do psíquico (uma classificação limitada)[a limited label] para explicação. Eu não fui movido por qualquer experiência pessoal nem necessidade. Comecei em 1978 mas afora meu pai, que morreu em 1976 com setenta e seis anos, e minha mãe em 1987 com oitenta e quatro, a mais normal das aflições, ambas dentro da própria família de minha esposa e dois filhos e suas quatro crianças, e ambas famílias grandes, não houve nenhum acontecimento que moveu-me a procurar confiança espúria na evocação de espíritos. [I was not moved by any personal experience or need. I began in 1978 but apart from my father, who died in 1976 aged seventy-six, and my mother in 1987 at eighty-four, the most usual of bereavements, both within my own family of my wife and two sons and their four children, and both wider families, there has been no event which has moved me to seek spurious reassurance by the conjuring up of spirits.] No entanto, eu por muito tempo tive a visão que o medo e a ignorância da morte é um obstáculo importante e uma restrição ao progresso humano. Já era suficientemente sério sugerir que o interesse antigo e contínuo sobre a sobrevivência tinha substância razoável, e eu simplesmente fui ver se modestamente poderia adicionar algo através de um processo à base de escutar e registrar. Ambos provaram ser fascinantes e, pessoalmente, a maioria recompensante.

Quanto à veracidade: estou ciente das objeções a e dos avisos sobre a mediunidade. Minha abordagem tinha em mente que montar uma larga rede poderia ser mais produtivo [My approach had in mind that casting a wide net might be more productive]e, se bem sucedido, convenceria tanto ao cético instintivo e quanto aqueles de mente científica.Prova inteiramente suficiente de sobrevivência não está em oferta, na minha visão. O melhor que se pode esperar é um grau de convicção de que nós sobrevivemos à morte corpórea e da qual tenho só a dúvida residual de alguém que nunca diretamente viu nem ouviu algo que o médium informou. Uma explicação adequada, similarmente, de qualquer processo que produza a mediunidade é deconhecida atualmente.Se pesquisas tais como esta tem algum valor deve-se procurar convencer aqueles da comunidade científica que há algo digno de pesquisa séria, e talvez em convencer outros a replicar minha abordagem. Eu gostaria de adicionar aqui que nunca tenho experimentei ou topei com os perigos, incluindo efeitos deletérias nos médiuns, que freqüentemente são ditos serem associados com a mediunidade.

Os resultados de meus estudos são, talvez, melhores avaliados em termos de probabilidade. É oferecido aqui a semelhança de registros de cinco médiuns diferentes sobre um período de três anos, embora em um caso a semelhança seja somente leve e nem há o acordo total nem o alcance de toda a possível evidência que alguém deseje poder ver. No entanto, a informação dada por um comunicador que não é conhecido do recipiente soa bastante não só como evidência, corroboradora, como resiste à maioria das objeções teóricas quanto à eficácia da mediunidade. A qualidade de mediunidade varia grandemente de médium a médium, e interpretação de suas impressões freqüentemente simbólicas predominantemente visuais parece depender pesadamente em competência e experiência.

Ofereço três exemplos de evidência familiar para apoiar a visão de probabilidade. Embora meu pai tenha morrido em 1976, não foi até que 1981-82 que essa referência foi feita a ele; isto aumentou de 1984 em adiante, quando começou a expressar interesse pela saúde da minha mãe. As mensagens recebidas pelo contato contínuo combinaram muito proximamente com a realidade dos acontecimentos em sua vida até que ela desencarnou em 1987. Ela tem se comunicado regularmente desde esse tempo. Corroboração semelhante ao informado acima também é evidente, a mim e para eles que o conheceram, na referência por um certo número de médiuns, do mancar singular do meu pai. Isto foi o resultado de um acidente no pátio do recreio da escola de alguma seriedade por volta de 1910, quando o ferro quebrado da obstrução [when the broken clog iron]de um oponente entrou em sua perna enquanto jogava futebol. Em terceiro lugar, minha mãe viveu cerca de nove anos durante esta pesquisa (seu metodismo galês desaprovando levemente), mas nunca durante esse período qualquer médium pretendeu trazer uma mensagem dela, ou faz qualquer intimação semelhante, a menos quando, exatamente um mês antes de sua passagem, "mãe" foi recebido, então imediatamente mudado para "mãe da mãe.

Apresento isto como uma evidência constrangedora de sobrevivência. Eu forneci registros de cada um dos trechos pertinentes. As fotocópias de todo o material relevante foram fornecidas e ambas as senhoras referidas estão preparadas para fornecer suas observações aos investigadores. (O primeiro bom exemplo de evidência corroborada, ou mesmo de correspondência cruzada, apareceu em The Christian Parapsychologist, Vol. 6, No. 7, de setembro de 1986.)

24 Windmill Drive
Audlem, Cheshire. CW3 OBE

Najma
Gênero: Feminino

Re.: O Caso dos Dedos Faltantes

Mensagem por Najma »

Nossa, sem prestar atenção direito, eu li "O caso dos dedos FALANTES"... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

videomaker

Re: Re.: O Caso dos Dedos Faltantes

Mensagem por videomaker »

Najma escreveu:Nossa, sem prestar atenção direito, eu li "O caso dos dedos FALANTES"... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

E então , minha adoravel ?
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Nadja
Contato:

Mensagem por Nadja »

Eu também! E fiquei pensando: "Puxa, como os espíritas vão longe com essas histórias!"

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Não apenas a razão, mas também a nossa consciência, se submetem ao nosso instinto mais forte, ao tirano que habita em nós.

Friedrich Nietzsche

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Também li e pensei em psicografia :emoticon1:

Bjs

videomaker

Nadja escreveu:Eu também! E fiquei pensando: "Puxa, como os espíritas vão longe com essas histórias!"

Hummmmm !!!! :emoticon5:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Fabricio Fleck
Contato:

Mensagem por Fabricio Fleck »

O Caso do "dedo faltante" :emoticon12:

Imagem

Najma

Mensagem por Najma »

Nadja escreveu:Eu também! E fiquei pensando: "Puxa, como os espíritas vão longe com essas histórias!"

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

Nadja
Contato:

Mensagem por Nadja »

Fabricio Fleck escreveu:
O Caso do "dedo faltante" :emoticon12:

Imagem

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Esse sim é um caso seríssimo!
Não apenas a razão, mas também a nossa consciência, se submetem ao nosso instinto mais forte, ao tirano que habita em nós.

Friedrich Nietzsche

Nadja
Contato:

Mensagem por Nadja »

videomaker escreveu: Hummmmm !!!! :emoticon5:

O que foi? Ah! já sei... você é espírita?!

Não esquenta não, amore, foi só uma piadinha...

Friedrich Nietzsche

Tranca
Gênero: Masculino

Mensagem por Tranca »

Uma ex-namorada minha foi em uma vidente uma vez e esta disse, sem nunca ter me visto, que em uma vida passada eu havia sido cigano e isto tinha contribuído para uma queda espiritual (apesar de eu ainda ser um espírito elevado) e que depois de breve separação nós iríamos voltar e sermos felizes juntos... rompemos poucos meses depois e não a vejo há mais de dez anos... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

videomaker

Tranca-Ruas escreveu:Uma ex-namorada minha foi em uma vidente uma vez e esta disse, sem nunca ter me visto, que em uma vida passada eu havia sido cigano e isto tinha contribuído para uma queda espiritual (apesar de eu ainda ser um espírito elevado) e que depois de breve separação nós iríamos voltar e sermos felizes juntos... rompemos poucos meses depois e não a vejo há mais de dez anos... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Tranca eu prefiro a estoria do capeta ! :emoticon5:

Tranca

Mensagem por Tranca »

videomaker escreveu:
Tranca-Ruas escreveu:Uma ex-namorada minha foi em uma vidente uma vez e esta disse, sem nunca ter me visto, que em uma vida passada eu havia sido cigano e isto tinha contribuído para uma queda espiritual (apesar de eu ainda ser um espírito elevado) e que depois de breve separação nós iríamos voltar e sermos felizes juntos... rompemos poucos meses depois e não a vejo há mais de dez anos... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Tranca eu prefiro a estoria do capeta ! :emoticon5:

Eu também.

Estes videntes espíritas contam cada história sem-pé-nem-cabeça, não é mesmo?

videomaker

Eu também.

Estes videntes espíritas contam cada história sem-pé-nem-cabeça, não é mesmo?
:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:[/quote]

VIDENTES espiritas ?
O que diabos é isso ?
:emoticon5:

Tranca

Mensagem por Tranca »

Esses tipos aí que crêem em reencarnação e se arvoreiam em prever o futuro.

São espiritualistas, na verdade. O termo foi incorreto.

Prefiro a história do capeta mesmo.

Mais ainda que esta da mãozinha fantasma.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

videomaker

Tranca-Ruas escreveu:Esses tipos aí que crêem em reencarnação e se arvoreiam em prever o futuro.

Beleza garoto !
Já casou ?

Tranca

Mensagem por Tranca »

videomaker escreveu:
Tranca-Ruas escreveu:Esses tipos aí que crêem em reencarnação e se arvoreiam em prever o futuro.

Beleza garoto !
Já casou ?

Ainda não, mas estou em vias.

Sabe como é, o laço vai apertando e a gente vai andando em círculos cada vez menores... :emoticon12:

DarkWings

Mensagem por DarkWings »

Najma escreveu:Nossa, sem prestar atenção direito, eu li "O caso dos dedos FALANTES"... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Como era sobre espiritismo eu também achei que era FALANTES! Sei la, imaginei um medium que tamborilava os dedos para psicografar em código morse ou algo do gênero!
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

Najma

Mensagem por Najma »

DarkWings escreveu:

Como era sobre espiritismo eu também achei que era FALANTES! Sei la, imaginei um medium que tamborilava os dedos para psicografar em código morse ou algo do gênero!

A imagem que me veio na cabeça foi essa mesmo... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

Trancado