Linux: 32 ou 64 bits?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Linux: 32 ou 64 bits?

Mensagem por Johnny »

Faz tempo que temos sistemas em 64 bits mas até agora, as únicas "boas" referências que tenho são do W7.

E os Linux? Alguém sabe algo?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Linux: 32 ou 64 bits?

Mensagem por Johnny »

KDE ou Gnome?

Ah, quer saber, estou baixando o Samambaia (Sabayon :emoticon16: ) 32 kde. Sempre gostei do KDE, não me adapto com o gnome. Pronto, falei. :emoticon12:

Este Sabayon parece ser bom e nunca tinha ouvido falar. Vou baixar por torrent e gravar a iso (DVD :emoticon27: ) depois reporto, junto com o Maracujina, prometo.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Linux: 32 ou 64 bits?

Mensagem por Fernando Silva »

O Linux, há muito tempo, existe em versão 64 bits, mas nunca usei, portanto não sei quais as vantagens além do fato de que aceita memórias RAM acima de 4GB.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Linux: 32 ou 64 bits?

Mensagem por Fernando Silva »

Johnny escreveu:KDE ou Gnome?

Ah, quer saber, estou baixando o Samambaia (Sabayon :emoticon16: ) 32 kde. Sempre gostei do KDE, não me adapto com o gnome. Pronto, falei. :emoticon12:

Este Sabayon parece ser bom e nunca tinha ouvido falar. Vou baixar por torrent e gravar a iso (DVD :emoticon27: ) depois reporto, junto com o Maracujina, prometo.

Prefiro KDE, mas acho que é uma questão de gosto.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Linux: 32 ou 64 bits?

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:
Johnny escreveu:KDE ou Gnome?

Ah, quer saber, estou baixando o Samambaia (Sabayon :emoticon16: ) 32 kde. Sempre gostei do KDE, não me adapto com o gnome. Pronto, falei. :emoticon12:

Este Sabayon parece ser bom e nunca tinha ouvido falar. Vou baixar por torrent e gravar a iso (DVD :emoticon27: ) depois reporto, junto com o Maracujina, prometo.

Prefiro KDE, mas acho que é uma questão de gosto.

Orra meu, até que enfim encontrei alguém que diz sem firulas que gosta do KDE. Subiu no meu conceito :emoticon16:

Quanto aos 32 e 64 bits, andei pesquisando e me parece que não houve muito "interesse" em focar nos 64 bits em hardware (drivers) e prncipalmente aplicativos.

Além de gerenciar mais endereços (memória e etc), o tamanho das intruções seriam menores e na teoria, mais dinâmico e rápido. Mas isso só quando tudo fôsse para 64 bits.

Em pensar que ha uns 5 anos atrás se sonhava com máquinas de 128 bits.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
rapha...
Administrador
Mensagens: 9602
Registrado em: 19 Out 2005, 22:37
Gênero: Masculino

Re: Linux: 32 ou 64 bits?

Mensagem por rapha... »

O Johnny às vezes parece que fala só pra provocar.

Eu uso publicamente KDE há 9 anos, e ele ainda vem com esse papinho.

Distribuições Linux 64 bits já são coisa velha.

E é lógico, óbvio e implícito que sistemas operacionais 64 bits vão ser superiores a 32 bits.

E como assim não há interesse em 64 bits? Olhe o repositório x86_64/amd64 de qualquer distribuição moderna, não falta absolutamente nada. Até o Flash da Adobe já é 64 bits para Linux.

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Linux: 32 ou 64 bits?

Mensagem por Reid »

Não sei se é impressão mas sistema 64bits e aplicativos 64bits costumam rodar um pouco mais rapido pela impressão que tive uns tempos atras :emoticon1:

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Linux: 32 ou 64 bits?

Mensagem por Botanico »

Eu uso o Suse. Se o computador aceita a instalação a 64 bits... vou nela.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Linux: 32 ou 64 bits?

Mensagem por Johnny »

rapha... escreveu:O Johnny às vezes parece que fala só pra provocar.

Eu uso publicamente KDE há 9 anos, e ele ainda vem com esse papinho.

Distribuições Linux 64 bits já são coisa velha.

E é lógico, óbvio e implícito que sistemas operacionais 64 bits vão ser superiores a 32 bits.

E como assim não há interesse em 64 bits? Olhe o repositório x86_64/amd64 de qualquer distribuição moderna, não falta absolutamente nada. Até o Flash da Adobe já é 64 bits para Linux.

EU já ia xingar pois pensava que fôsse o chato do Apàte.
Vamos lá.

Não estou provocando nada. Faz tempo que não manenho uma distro em minha máquina por motivos que já estão carecas de saber. Mas quando ouço sobre uma distro nova, dá aquela coceirinha.

Que existem distros de 64 claro que sei. Mas, quando vou procurar informações sobe estas aconselham usar a de 32. Pode ir lá no site do Ubuntu, kubuntu e ver. Recomended 32 bits. Não me pergunte por quê.

E é claro mesmo que, se uma máquina é de 64 bits, o sistema deve rodar muito melhor em 64 bits, oras. Mas pelo que entendi, EU ACHO, que ainda não são todas as máquinas que estão "hardwarizadas" para 64.

Só isso.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Linux: 32 ou 64 bits?

Mensagem por Johnny »

Baixei o Sabayon e não consegui instalar. Dá um unrecovered error no inicio da instalação. POr via das dúvidas estou baixando novamente e vou comparar os dois MD5 para ver se foi pau no download (em torrent???).

Ainda no Sabayon, não me entendi com o instalador. Não tem um "gerador" de partições automático, tem que criar cada partição (/, /boot, /usr, /user/local, /home, swapp, /tmp...) na unha???

Pelamordedeus, acho que nem o Slack é assim mais. Mas, achei a distro interessante e vou ler sobre ela e se for o caso, monto cada partição, fazer o que. Mas agora preciso baixar o kubuntu e verificar antes se o problema de travar é com o hardware ou com o próprio Sabayon.

Depois ficam me enchendo o saco dizendo que fico provocando.

Ah, e Suse é coisa de viado
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Linux: 32 ou 64 bits?

Mensagem por Reid »

Johnny escreveu:Baixei o Sabayon e não consegui instalar. Dá um unrecovered error no inicio da instalação. POr via das dúvidas estou baixando novamente e vou comparar os dois MD5 para ver se foi pau no download (em torrent???).


caso não de certo, sistemas 64bits só funcionam em maquinas com processadores 32/64bits...

Johnny escreveu:Ah, e Suse é coisa de viado


:emoticon12: :emoticon22:

Agora lembrei que cheguei a usar o Linux Mint 64x, unico "problema" que tive foi com placas de rede, algum tipo de bug
que trocavam o nome delas (havia duas) :emoticon5:

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Linux: 32 ou 64 bits?

Mensagem por Johnny »

BEm, estou aqui usando o Cu-buntú. POr enquanto beleza, não travou e fiz o recomendado (32 bits)
E o Samambaia :emoticon16: vai ter que ser estudado mesmo. Ah sim, o Sabayon baixado foi o 32 bits e o checksum está ok (nunca tinha mesmo visto dar pau de crc em torrent, mas, vai saber...)

Agora o sistema está atualizando. Até aqui, tudo bem, mas não é o que eu queria, oras bolas.

Se der muito no saco, vou instalar em virtual machine só de birra.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Linux: 32 ou 64 bits?

Mensagem por Johnny »

Uia, consertaram aquela merda de não dar zoom com CTRL+rodinha
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Linux: 32 ou 64 bits?

Mensagem por Johnny »

Será que dá pau eu plugar o cabo Sata 2 à quente?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Linux: 32 ou 64 bits?

Mensagem por Johnny »

Não achei o Sabayon em 64 intel bits não. Sò para AMD. Ou estou fazendo confusão?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Linux: 32 ou 64 bits?

Mensagem por Reid »

Johnny escreveu:Será que dá pau eu plugar o cabo Sata 2 à quente?


depende do HD, mas se tiver duvida n faça :emoticon12:

Johnny escreveu:Não achei o Sabayon em 64 intel bits não. Sò para AMD. Ou estou fazendo confusão?


é amd mesmo, acredito que por amd ter sido a primeira a fazer processadores 64bits, talvez ela tenha pego os direitos por isso ou sei la :emoticon12:

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Linux: 32 ou 64 bits?

Mensagem por Johnny »

Reid escreveu:é amd mesmo, acredito que por amd ter sido a primeira a fazer processadores 64bits, talvez ela tenha pego os direitos por isso ou sei la :emoticon12:

Sei não. Algumas distros possuem x86-64 e amd64. As que são 32 são as x386. Vai entender esta lógica.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Linux: 32 ou 64 bits?

Mensagem por Johnny »

Que saco, não consigo instalar o maldito Sabayon, dá Unhandled error ocurred ...like a bug.
PEsquisando, vi num forum que não é aconselhável baixar pelo torrent, mas já conferi o md5 e está ok.
Coisas de Linux
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Linux: 32 ou 64 bits?

Mensagem por Johnny »

É...o problema é o espaço insuficiente. Tentei pelo modo texto e só nele mostra o problema. BEm, ficarei com o Kubuntu mesmo, instalado no HD de 10G. :emoticon8:
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Linux: 32 ou 64 bits?

Mensagem por Fernando Silva »

Johnny escreveu:É...o problema é o espaço insuficiente. Tentei pelo modo texto e só nele mostra o problema. BEm, ficarei com o Kubuntu mesmo, instalado no HD de 10G. :emoticon8:

Já consegui instalar o Mint num HD de 3.4GB, mas fica muito lento.
O Kubuntu 10.10 reservou 6.8GB quando eu deixei ele se instalar automaticamente numa partição Windows (ele automáticamente redimensionou a partição existente e criou uma nova).
Talvez o Sabayon instale por padrão um monte de programas que os outros não instalam.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Linux: 32 ou 64 bits?

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:Talvez o Sabayon instale por padrão um monte de programas que os outros não instalam.


Desta vez não tem talvez. Excolhei o pacote completo quem vem com muitos programas, inclusive jogos. LEmbra do Conectiva de caixinha, que vinham 7 Cds, 4 com programas e 3 com as fontes? Acho que seria isso. Tem a versão CD, mas daí, pelo que vi no Live DVD é igual ao Kubuntu e ainda por cima, o gentto usa comandos diferentes de atualização de pacotres e cia, coisas que estão dando o que falar por aí.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Linux: 32 ou 64 bits?

Mensagem por Reid »

Johnny escreveu:
Fernando Silva escreveu:Talvez o Sabayon instale por padrão um monte de programas que os outros não instalam.


Desta vez não tem talvez. Excolhei o pacote completo quem vem com muitos programas, inclusive jogos. LEmbra do Conectiva de caixinha, que vinham 7 Cds, 4 com programas e 3 com as fontes? Acho que seria isso. Tem a versão CD, mas daí, pelo que vi no Live DVD é igual ao Kubuntu e ainda por cima, o gentto usa comandos diferentes de atualização de pacotres e cia, coisas que estão dando o que falar por aí.


pode ser problema de espaço mesmo, uma vez peguei uma versao em dvd de uma distribuição, tentei instalar numa partiçao (no virtual box) de 10gb e dava erro, coloquei 15gbdai, e continuava dando erro, fui e coloquei 20gb, dai instalou certo :emoticon28:
vai entender ja que a instalação do sistema so ocupava uns 4gb no total

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Linux: 32 ou 64 bits?

Mensagem por Johnny »

Reid escreveu:
Johnny escreveu:
Fernando Silva escreveu:Talvez o Sabayon instale por padrão um monte de programas que os outros não instalam.


Desta vez não tem talvez. Excolhei o pacote completo quem vem com muitos programas, inclusive jogos. LEmbra do Conectiva de caixinha, que vinham 7 Cds, 4 com programas e 3 com as fontes? Acho que seria isso. Tem a versão CD, mas daí, pelo que vi no Live DVD é igual ao Kubuntu e ainda por cima, o gentto usa comandos diferentes de atualização de pacotres e cia, coisas que estão dando o que falar por aí.


pode ser problema de espaço mesmo, uma vez peguei uma versao em dvd de uma distribuição, tentei instalar numa partiçao (no virtual box) de 10gb e dava erro, coloquei 15gbdai, e continuava dando erro, fui e coloquei 20gb, dai instalou certo :emoticon28:
vai entender ja que a instalação do sistema so ocupava uns 4gb no total

O Linux trabalha diferente com espaços e partições. Ele aloca espaço para usuários, atualizações e etc e precisa de espaço para copiar os arquivos de instalação.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
rapha...
Administrador
Mensagens: 9602
Registrado em: 19 Out 2005, 22:37
Gênero: Masculino

Re: Linux: 32 ou 64 bits?

Mensagem por rapha... »

Johnny escreveu:Que existem distros de 64 claro que sei. Mas, quando vou procurar informações sobe estas aconselham usar a de 32. Pode ir lá no site do Ubuntu, kubuntu e ver. Recomended 32 bits. Não me pergunte por quê.

E é claro mesmo que, se uma máquina é de 64 bits, o sistema deve rodar muito melhor em 64 bits, oras. Mas pelo que entendi, EU ACHO, que ainda não são todas as máquinas que estão "hardwarizadas" para 64.

Só isso.


Distribuições recomendam 32 bits, porque, quando o Zé da Esquina vai baixar o Linux, e ele não sabe
qual a arquitetura de seu processador, a de 32 bits funciona em qualquer caso, diferente da 64 bits, que só instalaria em computadores aptos.

Máquinas aptas a receberem sistemas 64 bits são as que possuem arquitetura x86-64, ia64 ou amd64, e geralmente possuem mais de 3 gigas de memória RAM.

Avatar do usuário
rapha...
Administrador
Mensagens: 9602
Registrado em: 19 Out 2005, 22:37
Gênero: Masculino

Re: Linux: 32 ou 64 bits?

Mensagem por rapha... »

Johnny escreveu:Não achei o Sabayon em 64 intel bits não. Sò para AMD. Ou estou fazendo confusão?


A arquitetura amd64, desenvolvida pela AMD, é usada também por Intel e Via, e aceita como tecnologia padrão, sendo superior à versão da Intel, a ia64, que a própria abandonou.

Trancado