Sou ateia e sinto-me discriminada. Pronto, falei.

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Rapidfire
Mensagens: 535
Registrado em: 25 Fev 2010, 10:33
Gênero: Masculino

Re: Sou ateia e sinto-me discriminada. Pronto, falei.

Mensagem por Rapidfire »

Apáte escreveu:Acho que foi o Acauan quem postou uma vez que historicamente, ateus nunca foram grupos de risco de violência gratuita. Até na idade média, um ateu seria visto apenas como um maluco tipo um David Icke da época, mas não sofreria maiores danos.


Exato.

Apáte escreveu:Isso só mostra que as pessoas inicialmente sentem mais simpatia por pessoas do mesmo credo ou credos mais parecidos, assim como orientação sexual e cor. Não há nada de alarmante nisso.


Isso é uma reação normal, mas quando 59% das pessoas nunca votaria em um ateu não deixa de ser preocupante. Eu votei em uma teísta.

Apáte escreveu:Inclusive no caso do Datena não vi motivos para tanto bafafá.

Eles não disse que todos os ateus devam ser encarcerados porque representam um risco para a sociedade ou coisa do tipo. Disse que quem comete crimes hediondos não tem Deus no coração (nã otem bondade no coração, não é temente às leis de Deus), só isso.

Mesmo pra quem discorda, não é lá uma declaração de ódio aos ateus, né...


Falar que o número de ligações em favor dos ateus eram advindos da cadeia não é preconceituoso? Não é um reducionismo barato?

É uma coisa perigosa ligar crimes hediondos a uma coisa vaga como "falta de Deus no coração".
"Filipenses 1:18 - Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisso me regozijo, e me regozijarei ainda."(Paulo de Tarso)

Mesmo se Deus(es) existir(em) os motivos para a crença nele(s) estão errados.

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: Sou ateia e sinto-me discriminada. Pronto, falei.

Mensagem por Apáte »

Judas escreveu:Onde foi que eu pedi pra que gostem de mim?

Não pediu, mostrou uma pesquisa que colabora com o argumento de coitadismo ateu. A pesquisa mostra apenas que para a maior parte da população, os ateus nem cheiram nem fede.

Judas escreveu:Só não entendo o ódio contra ateus ser maior do que o ódio aos usuários de drogas.

O problema é que na prática não é, a não ser que todo esse ódio seja manifestado em forma de... indiferença. Tanto que diferentes dos usuários de droga que são grupos de risco de violência, ateus não são.

Judas escreveu:Analogia falsa, "Fumando alguma coisa na latinha" e muito mais agresivo que a camisa,
O certo seria a camisa dizendo "uso drogas".

Não é falsa uma vez que não existe práticas essencialmente ateístas, então o maior escândalo que um ateu poderia causar a desconhecidos seria uma declaração espontânea por camiseta ou coisa do tipo. Já drogados praticam o consumo de drogas, e a idéia de consumi-las traria muito mais repúdio do que a simples declaração de ateísmo.

Ou faça a analogia nas mesmas proporções. Declare-se ateu e viciado em crack e note a resposta geral.

Judas escreveu:Dependendo das amizades sentadas na roda a opção 1 seria a pior, mas, aqui conconrdo com você, de maneira geral o ateu seria a última opção.

Em nenhum aso a primeira opção seria a pior.

Primeiro que já expus na situação um pai-de-família católico não-praticante, ficando implícito que em sua roda de amigos haveria apenas católicos pouco praticantes também. A declaração de não religiosidade do filho, ou que ele não anda freqüentando a igreja ou nem mesmo acredita em deus não lhe causaria tanto vergonha quanto a boiolice do mesmo ou a putaria da filha.

Mesmo no caso de crentes super-praticantes, como essas duas práticas já estão ligadas à ausência de fé, o ateísmo puro e simples seria uma declaração mais razoável do que o ateísmo acompanhado de viadagem e prostituição.

Judas escreveu:Não da pra ignorar as pesquisas. Nos 17% de ódio pode ter gente que se aplica aos casos que você citou (, na prática o cara daria pra trás com relação ao que respondeu na pesquisa), e gente que não daria emprego para um ateu.

Na prática, ateus não são marginalizados. Tanto é que os próprios ateus se orgulham ao expor pesquisas que mostram que o índice de escolaridade e renda é maior entre os menos religiosos, ou seja, é impossível ateus serem marginais sem direito à educação e a empregos se eles são justamente os mais estudados e com melhores salários.

Caso de gente que não empregue ateus deve existir, mas são isolados e não há nada de muito relevante nisso.

Judas escreveu:Nos culpar pela violência estaria ok então?

Desde que tenham te acusado injustamente de cometer algum crime, cabe o processo de calúnia.

Judas escreveu:Não quero que gostem de mim, mas negar emprego a um ateu porque ele é ateu está errado, Só isso.

Já explicado também.

Judas escreveu:Aqui você trocou os nomes nos posts, você está a responder o Rapidfire.

O ctrl+c não deve ter funfado.

Judas escreveu:Pra mim na prática não. A não ser que a aintipatia sirva como desculpa pra discriminar quem quer que seja.
Eu JAMAIS deixaria de contratar um TJ se ele fosse muito bom no que faz. Isso se ele concordar com os horários de funcionamento da minha empresa.

Eu respeito sua opinião. Pra mim, testemunhas de jeová são um bando de gente esquisita e faço questão de não me relacionar com eles. Não é questão se eu contrataria ou não um TJ. Eu JAMAIS trabalharia para um TJ, a não ser que as opções sejam tão restritivas quanto morrer de fome.

As minhas idéias sobre critérios de empregabilidade já foram abordadas no tópico "Procura-se babá branca"
viewtopic.php?f=1&t=14415
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: Sou ateia e sinto-me discriminada. Pronto, falei.

Mensagem por Apáte »

Rapidfire escreveu:Isso é uma reação normal, mas quando 59% das pessoas nunca votaria em um ateu não deixa de ser preocupante. Eu votei em uma teísta.

Vá num tópico sobre Marina Silva e verá gente que diz que não votaria nela por ser evangélica. Ironicamente, são os mesmos hipócritas (não estou dizendo que foi você) que reclamam que ninguém jamais votaria num ateu.

Eu mesmo jamais votaria num ateu militante que carregasse o mimimi do discurso da ATEA. Agora só falta me chamarem de fanático religioso com ódio a ateus. Bem, diferente da educação habitual dos crentes, quem tenta me intimidar com esses termos recebe um polido "vai tomar no olho do cu".


Rapidfire escreveu:Falar que o número de ligações em favor dos ateus eram advindos da cadeia não é preconceituoso? Não é um reducionismo barato?

É uma coisa perigosa ligar crimes hediondos a uma coisa vaga como "falta de Deus no coração".

Sim, é. Assim como é um reducionismo perigoso comparar a acusação de criminosos "não terem Deus no coração" com um discurso de ódio contra alguns grupos.

Por via de regra, discurso de ódios além de acusações gratuitas, vem com incitação à violência, prisão e extermínio. Mesmo discordando do Datena, acho que este assunto gerou mais polêmica do que a merecida.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
Judas
Mensagens: 3171
Registrado em: 17 Mai 2007, 11:03
Localização: Belo Horizonte

Re: Sou ateia e sinto-me discriminada. Pronto, falei.

Mensagem por Judas »

Apáte escreveu:Vá num tópico sobre Marina Silva e verá gente que diz que não votaria nela por ser evangélica. Ironicamente, são os mesmos hipócritas (não estou dizendo que foi você) que reclamam que ninguém jamais votaria num ateu.



Votei na Marina, acho que está no mesmo tópico.
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re: Sou ateia e sinto-me discriminada. Pronto, falei.

Mensagem por Res Cogitans »

Eu votei na Marina, minha mulher votou na Marina, a Anna votou na Marina...a candidata mais religiosa foi a que menos explorou a religião em sua campanha.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
Judas
Mensagens: 3171
Registrado em: 17 Mai 2007, 11:03
Localização: Belo Horizonte

Re: Sou ateia e sinto-me discriminada. Pronto, falei.

Mensagem por Judas »

Apáte escreveu:
Judas escreveu:Onde foi que eu pedi pra que gostem de mim?

Não pediu, mostrou uma pesquisa que colabora com o argumento de coitadismo ateu. A pesquisa mostra apenas que para a maior parte da população, os ateus nem cheiram nem fede.


Não é coitadismo, a pesquisa mostra que alguma coisa está errada. Há no mínimo preconceito da parte que quem diz ter ódio/repulsa, já que você não acredita no ódio propriamente dito (e depois de ler o que escreveu eu também não).
E com relação as eleições, ou, o voto em ateus, nem precisa dizer, nunca ví político se dizer ateu, nem mesmo de forma moderada. Da pra entender um cara com discurso baseado em "ateismo" não ser eleito, questão trivial de maioria. Mas olha o cenário das eleições agora, não é possível que não esteja acontecendo nada de errado.


[
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Sou ateia e sinto-me discriminada. Pronto, falei.

Mensagem por Apo »

Res Cogitans escreveu:Eu votei na Marina, minha mulher votou na Marina, a Anna votou na Marina...a candidata mais religiosa foi a que menos explorou a religião em sua campanha.


Estamos falando de "tempos" diferentes. No primeiro turno Marina falou do direito dos cristãos se posicionarem politicamente, blablabla. E uns pitacos aqui e ali, sobre educação religiosa nas escolas e a religiosidade como premissa básica de qualquer sociedade. Mas ali ela falava a língua de uma parte do eleitorado dela por convicção mesmo. Mas agora no segundo turno, aposto que ela iria pegar pesado, se a briga pelo voto fosse entre ela e qualquer um dos dois que restaram. Eles estão falando para angariar os votos e não por qualquer convicção.
Marina enrolou que ia ficar neutra, mas é evidente que só se faz de neutra, ela apóia a Dilma através do que demonstra o PV, que teve o endosso total dela. Só que ela chamou de "liberdade" para apoiar Dilma.
Imagem

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: Sou ateia e sinto-me discriminada. Pronto, falei.

Mensagem por Apáte »

Judas escreveu:Votei na Marina, acho que está no mesmo tópico.

Sim.

Judas escreveu:Não é coitadismo, a pesquisa mostra que alguma coisa está errada.

Os fatos mostram uma realidade um pouco diferente do resultado da pesquisa. Graças a Deus!

Judas escreveu:Há no mínimo preconceito da parte que quem diz ter ódio/repulsa, já que você não acredita no ódio propriamente dito (e depois de ler o que escreveu eu também não).

Pode até a ser que exista, mas se fôsemos enumerar todos os problemas do Brasil numa lista de prioridades, com certeza este seria um dos últimos.

Judas escreveu:E com relação as eleições, ou, o voto em ateus, nem precisa dizer, nunca ví político se dizer ateu, nem mesmo de forma moderada.

Eu não considero que isso possa ser considerado um problema em si, nem mesmo vejo uma solução forçada e anti-natural. O que propõe? Uma chantagem religiosa do tipo: "Quem não vota em ateu é fanático religioso?"

A única solução para isso é que ateus consigam cada vez mais mostrar sua competência e a "normalidade" de seus hábitos, para que progressivamente a sua posição seja cada vez mais vista como irrelevante para esses assuntos.

Judas escreveu:Da pra entender um cara com discurso baseado em "ateismo" não ser eleito, questão trivial de maioria. Mas olha o cenário das eleições agora, não é possível que não esteja acontecendo nada de errado.

O maior problema demonstrado nessas eleições é o nível alarmante de demagogia dos nossos candidatos, e não de ódio contra ateus.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
Fenrir
Mensagens: 1107
Registrado em: 01 Fev 2008, 22:38
Gênero: Masculino

Re: Sou ateia e sinto-me discriminada. Pronto, falei.

Mensagem por Fenrir »

Ápate
Simplesmente antipatizar é uma coisa, agora comparar ateus com drogados e supor que ações vis e imorais decorrem da "falta de Deus" é outra: revelam no mínimo um grau bem maior de antipatia, daqueles que podem motivar um sujeito a ir muito alem de dizer, pensar ou escrever um simples "não vou com a sua cara" e causar problemas.
Não é isto o que demonstra o caso do Res?
Eu por exemplo não me simpatizo com evangélicos, mas não iria tão longe nisto a ponto de lhes causar algum mal (apesar dos meus surtos ocasionais aqui; e excetuando comentarios e opiniões mal-humoradas).
Assim como eu, a maioria dos ateus tambem não deve estár nem aí se antipatizam ou não com eles, desde que a antipatia não vá alem das palavras e das letras!
Isto sem falar é bizarro exigir simpatia de alguem ou algum grupo.
"Man is the measure of all gods"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"The things are what they are and are not what they are not"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

Avatar do usuário
Aranha
Mensagens: 6595
Registrado em: 18 Out 2005, 22:11
Gênero: Masculino
Localização: Nova York
Contato:

Re: Sou ateia e sinto-me discriminada. Pronto, falei.

Mensagem por Aranha »

Fenrir escreveu:Ápate
Simplesmente antipatizar é uma coisa, agora comparar ateus com drogados e supor que ações vis e imorais decorrem da "falta de Deus" é outra: revelam no mínimo um grau bem maior de antipatia, daqueles que podem motivar um sujeito a ir muito alem de dizer, pensar ou escrever um simples "não vou com a sua cara" e causar problemas.
Não é isto o que demonstra o caso do Res?
Eu por exemplo não me simpatizo com evangélicos, mas não iria tão longe nisto a ponto de lhes causar algum mal (apesar dos meus surtos ocasionais aqui; e excetuando comentarios e opiniões mal-humoradas).
Assim como eu, a maioria dos ateus tambem não deve estár nem aí se antipatizam ou não com eles, desde que a antipatia não vá alem das palavras e das letras!


- Creio que o maior problema com evangêlicos é a satanização, quando eles determinam que ateus, gays e outros desafetos são necessariamente maus, imorais ou possuídos por alguma entidade maligna.

- Esse tipo de pensamento suscita ódios e tornam o ateu mau por princípio, independentemente do quanto seja bom seu caráter.

Abraços,
Editado pela última vez por Aranha em 22 Out 2010, 10:27, em um total de 1 vez.
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Sou ateia e sinto-me discriminada. Pronto, falei.

Mensagem por salgueiro »

Fenrir escreveu:Ápate
Simplesmente antipatizar é uma coisa, agora comparar ateus com drogados e supor que ações vis e imorais decorrem da "falta de Deus" é outra: revelam no mínimo um grau bem maior de antipatia, daqueles que podem motivar um sujeito a ir muito alem de dizer, pensar ou escrever um simples "não vou com a sua cara" e causar problemas.
Não é isto o que demonstra o caso do Res?
Eu por exemplo não me simpatizo com evangélicos, mas não iria tão longe nisto a ponto de lhes causar algum mal (apesar dos meus surtos ocasionais aqui; e excetuando comentarios e opiniões mal-humoradas).
Assim como eu, a maioria dos ateus tambem não deve estár nem aí se antipatizam ou não com eles, desde que a antipatia não vá alem das palavras e das letras!
Isto sem falar é bizarro exigir simpatia de alguem ou algum grupo.


Acredito que o raciocínio seja mais simples Fenrir, se com todo o "incentivo" dado pela crença em Deus o número de desviados "do caminho" já é grande imagina sem nenhum.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Sou ateia e sinto-me discriminada. Pronto, falei.

Mensagem por Reid »

salgueiro escreveu:
Fenrir escreveu:Ápate
Simplesmente antipatizar é uma coisa, agora comparar ateus com drogados e supor que ações vis e imorais decorrem da "falta de Deus" é outra: revelam no mínimo um grau bem maior de antipatia, daqueles que podem motivar um sujeito a ir muito alem de dizer, pensar ou escrever um simples "não vou com a sua cara" e causar problemas.
Não é isto o que demonstra o caso do Res?
Eu por exemplo não me simpatizo com evangélicos, mas não iria tão longe nisto a ponto de lhes causar algum mal (apesar dos meus surtos ocasionais aqui; e excetuando comentarios e opiniões mal-humoradas).
Assim como eu, a maioria dos ateus tambem não deve estár nem aí se antipatizam ou não com eles, desde que a antipatia não vá alem das palavras e das letras!
Isto sem falar é bizarro exigir simpatia de alguem ou algum grupo.


Acredito que o raciocínio seja mais simples Fenrir, se com todo o "incentivo" dado pela crença em Deus o número de desviados "do caminho" já é grande imagina sem nenhum.


é um ponto de vista que eu tbm costumo pensar, é um tanto complicado :emoticon33:

Se com ja não é muito bom, imagina sem neh :emoticon41:

para mudar isso teria que ser feita coisas muito bem trabalhadas :emoticon5:

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Sou ateia e sinto-me discriminada. Pronto, falei.

Mensagem por Apo »

Aranha escreveu:
Fenrir escreveu:Ápate
Simplesmente antipatizar é uma coisa, agora comparar ateus com drogados e supor que ações vis e imorais decorrem da "falta de Deus" é outra: revelam no mínimo um grau bem maior de antipatia, daqueles que podem motivar um sujeito a ir muito alem de dizer, pensar ou escrever um simples "não vou com a sua cara" e causar problemas.
Não é isto o que demonstra o caso do Res?
Eu por exemplo não me simpatizo com evangélicos, mas não iria tão longe nisto a ponto de lhes causar algum mal (apesar dos meus surtos ocasionais aqui; e excetuando comentarios e opiniões mal-humoradas).
Assim como eu, a maioria dos ateus tambem não deve estár nem aí se antipatizam ou não com eles, desde que a antipatia não vá alem das palavras e das letras!


- Creio que o maior problema com evangêlicos é a satanização, quando eles determinam que ateus, gays e outros desafetos são necessariamente maus, imorais ou possuídos por alguma entidade maligna.

- Esse tipo de pensamento suscita ódios e tornam o ateu mau por princípio, independentemente do quanto seja bom seu caráter.

Abraços,


Exato. A avaliação deles segue um código moral que sataniza todo aquele que é não é do perfil tido por eles como " decente ".
Minha ex-faxineira evangélica uma vez disse que pessoas que fazem tatuagem e homens que usam brincos não são "boa coisa". O que é uma ofensa absolutamente baseada em sua crença e mais nada de comprovável. E acho que ela disse " boa coisa " apenas em respeito a mim. :emoticon16:
Imagem

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Sou ateia e sinto-me discriminada. Pronto, falei.

Mensagem por Acauan »

Apáte escreveu:
Acauan escreveu:Tenho minnhas dúvidas se perdeu muitos amigos, romances, oportunidades ou liberdades básicas por ser atéia.

Quando negros falam de discriminação citam casos de gente qualificada que é reprovada em processos de seleção profissional sem motivo aparente repetidas vezes, apelidos pejorativos, piadas de mau gosto ou ser visto como suspeito por seguranças de shopping centers.
Homossexuais, gordos, nordestinos migrantes pobres e mulheres muito feias também costumam ter seu cabedal de experiências desagradáveis.


Este é um ponto interessante, e não sou totalmente contra aos preconceitos expostos.


Preconceito é uma coisa, discriminação é dar efetividade ao preconceito de modo a afetar outras pessoas.

Apáte escreveu: Gostando ou não, horrorosas e gostosas nunca serão tratadas do mesmo modo pelos homens. O mundo é assim e se acostumar com isso é um sinal de maturidade.


Não há discriminação alguma em se descartar as mulheres muito feias das atividades em que beleza é requisito, como modelo de moda ou nos jogos românticos e sexuais. O problema é desqualificá-la para aquilo onde beleza não é requerido.

Apáte escreveu: Apelidos pejorativos todo mundo já teve, até os que são "excessivamente normais". De resto, cada um se relaciona com quem quer.


O que remete a uma nova ofensiva do Politicamente Correta que é a repressão do bullying nas escolas.
A ideologização da coisa começa em usar uma palavra inglesa para descrever ações que podiam simplesmente ser chamadas de abuso ou qualquer outra que o valha.

Oras bolas, todos os diretores de escola com o mínimo de competência e decência em todas as épocas sempre combateram e puniram o abuso dos alunos mais fortes contra os mais fracos.
Agora há uma diferença tremenda entre combater o abuso dos fortes e ser conivente com a covardia.
Um dos modos pelos quais se aprende o valor da coragem é aprendendo as penas da falta dela.

Antes da palavra bullying se tornar de uso frequente nas escolas, os pais estimulavam os filhos a se impor e fazer respeitar, não correr para debaixo das saias da mãe ou da autoridade burocrática mais próxima.
O bom senso mínimo estabelecia a diferença entre uma eventual troca de sopapos entre garotos no mano a mano e linchamentos promovidos por turmas de delinquentes juvenis.

Hoje é promovida uma boiolização e infantilização da sociedade, com os valores da autosuficiência e autoconfiança sendo sistematicamente combatidos em prol da dependência a algum poder burocrático.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
user f.k.a. Cabeção
Moderador
Mensagens: 7977
Registrado em: 22 Out 2005, 10:07
Contato:

Re: Sou ateia e sinto-me discriminada. Pronto, falei.

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Acauan escreveu:O problema é desqualificá-la para aquilo onde beleza não é requerido.



Esse e um problema especialmente complicado.

Muito da boa aparencia vem da forma como a pessoa trata seu proprio corpo e o criterio que ela usa para definir sua apresentacao pessoal, e portanto acusa indiretamente alguns valores pessoais. Quando se seleciona uma equipe, a aparencia dos membros estara psicologicamente ligada a identidade do grupo, e pessoas preferem assumir uma identidade atraente.

Alem disso, pessoas "geneticamente bem apessoadas" costumam ter mais facilidade para empatizar e se integrar quando criancas, e isso as permite desenvolver mais confianca e capacidades comunicativas, com o feedback geralmente positivo que elas recebem.

Tudo isso e generalizacao, e obvio. Mas generalizacoes servem para compreender viezes estatisticos, ainda que cada caso tenha suas peculiaridades e que estas variaveis nao resumam todo o problema em questao.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Sou ateia e sinto-me discriminada. Pronto, falei.

Mensagem por Acauan »

user f.k.a. Cabeção escreveu:[b]Muito da boa aparencia vem da forma como a pessoa trata seu proprio corpo e o criterio que ela usa para definir sua apresentacao pessoal, e portanto acusa indiretamente alguns valores pessoais. Quando se seleciona uma equipe, a aparencia dos membros estara psicologicamente ligada a identidade do grupo, e pessoas preferem assumir uma identidade atraente.


Exato, nascer bonito é uma coisa. Manter-se é outra, afinal, não há beleza que alguns quilos de chocolate não destruam completamente - o que implica que preservação da beleza exige disciplina, prá começar.

E voltaremos sempre à questão do valor. Beleza é um atributo valorizado, logo não é absurdo ou injusto que pessoas bonitas obtenham vantagens.

A fronteira entre a valorização do belo e a discriminação do feio é tênue, afinal quem decide se é melhor ter uma recepcionista muito bonita e razoavelmente competente ou um tribufú competentíssimo?



Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Aranha
Mensagens: 6595
Registrado em: 18 Out 2005, 22:11
Gênero: Masculino
Localização: Nova York
Contato:

Re: Sou ateia e sinto-me discriminada. Pronto, falei.

Mensagem por Aranha »

Acauan escreveu:
user f.k.a. Cabeção escreveu:[b]Muito da boa aparencia vem da forma como a pessoa trata seu proprio corpo e o criterio que ela usa para definir sua apresentacao pessoal, e portanto acusa indiretamente alguns valores pessoais. Quando se seleciona uma equipe, a aparencia dos membros estara psicologicamente ligada a identidade do grupo, e pessoas preferem assumir uma identidade atraente.


Exato, nascer bonito é uma coisa. Manter-se é outra, afinal, não há beleza que alguns quilos de chocolate não destruam completamente - o que implica que preservação da beleza exige disciplina, prá começar.

E voltaremos sempre à questão do valor. Beleza é um atributo valorizado, logo não é absurdo ou injusto que pessoas bonitas obtenham vantagens.

A fronteira entre a valorização do belo e a discriminação do feio é tênue, afinal quem decide se é melhor ter uma recepcionista muito bonita e razoavelmente competente ou um tribufú competentíssimo?






- Há que se ponderar que o conceito de beleza pode ter forte influência cultural/racial, a civilização ocidental, predominantemente branca, adodou padrões estéticos greco-romanos para avaliar a beleza física.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Sou ateia e sinto-me discriminada. Pronto, falei.

Mensagem por Apo »

Voltando à vaca fria...acabo de ver um programa na tv.
Uma mãe vai conhecer um pretendente para a filha, a fim de ver se é mesmo um rapaz que a mereça.
Antes de sair, tem uma conversa com a filha, para receber o "briefing" básico:

- Alguma coisa que você considere muito importante e que o desqualifique para seu namorado?
- Sim a religião dele.
- É, porque se ele for ateu, teremos problemas.
Imagem

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Sou ateia e sinto-me discriminada. Pronto, falei.

Mensagem por Acauan »

Aranha escreveu:- Há que se ponderar que o conceito de beleza pode ter forte influência cultural/racial, a civilização ocidental, predominantemente branca, adodou padrões estéticos greco-romanos para avaliar a beleza física.


Não é válido no Brasil, onde a raça é mestiça e a cultura e estética idem.
O mulherão para o brasileiro tem rosto suave, como as européias e bundão, como as africanas.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Sou ateia e sinto-me discriminada. Pronto, falei.

Mensagem por Apo »

Bundão de africana, no Brasil, é visto de forma pejorativa e modelo de mulher vulgar.
Imagem

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Sou ateia e sinto-me discriminada. Pronto, falei.

Mensagem por Acauan »

Apo escreveu:Bundão de africana, no Brasil, é visto de forma pejorativa e modelo de mulher vulgar.


Bundão é bundão...
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Sou ateia e sinto-me discriminada. Pronto, falei.

Mensagem por salgueiro »

Apo escreveu:Bundão de africana, no Brasil, é visto de forma pejorativa e modelo de mulher vulgar.


Nananinanão, isso é papo das desbundadas.

Como possuidora de um digo que é tido como sinönimo de "gostosa".
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Sou ateia e sinto-me discriminada. Pronto, falei.

Mensagem por Apo »

Acauan escreveu:
Apo escreveu:Bundão de africana, no Brasil, é visto de forma pejorativa e modelo de mulher vulgar.


Bundão é bundão...


Sim, é. Mas tem padrão de beleza e padrão de gostosura. E no Brasil, uma mulher bonita não tem necessariamente um bundão africano. Já uma bunduda é sempre gostosa, mesmo que o resto seja de doer.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Sou ateia e sinto-me discriminada. Pronto, falei.

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:
Apo escreveu:Bundão de africana, no Brasil, é visto de forma pejorativa e modelo de mulher vulgar.


Nananinanão, isso é papo das desbundadas.

Como possuidora de um digo que é tido como sinönimo de "gostosa".


Já explicado no post acima.
Gostosa é gostosa e bonita é bonita.
E existe uma enorme diferença entre ter bundão africano e ser desbundada.
Eu que o diga, querida :emoticon16: .
Não me atrai andar na rua e ficar sendo chamada apenas de gostosa por homens que me dão nauseas.
Classe, acima de tudo.
Imagem

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Sou ateia e sinto-me discriminada. Pronto, falei.

Mensagem por salgueiro »

Apo escreveu:
salgueiro escreveu:
Apo escreveu:Bundão de africana, no Brasil, é visto de forma pejorativa e modelo de mulher vulgar.


Nananinanão, isso é papo das desbundadas.

Como possuidora de um digo que é tido como sinönimo de "gostosa".


Já explicado no post acima.
Gostosa é gostosa e bonita é bonita.
E existe uma enorme diferença entre ter bundão africano e ser desbundada.
Eu que o diga, querida :emoticon16: .
Não me atrai andar na rua e ficar sendo chamada apenas de gostosa por homens que me dão nauseas.




Classe, acima de tudo.


:emoticon36:
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Trancado