França anuncia prisão de nove sacerdotes por pedofilia

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

França anuncia prisão de nove sacerdotes por pedofilia

Mensagem por Johnny »

De acordo com Igreja Católica francesa, outros 51 religiosos são acusados de atos de pedofilia no país

AFP | 20/10/2010 17:21

A Igreja Católica anunciou nesta quarta-feira que há nove sacerdotes presos por atos de pedofilia e 51 acusados na França, país que não esteve envolvido em escândalos de pedofilia em grande escala nos últimos anos.

Segundo uma grande investigação realizada pela Conferência Episcopal da França (CEF), nove sacerdotes estão presos por casos de pedofilia, 51 são acusados e 45 acabaram de cumprir sua sentença, revelou a Igreja durante uma coletiva de imprensa.

A França contava com 19.640 sacerdotes em exercício em 2008. A igreja não indicou a duração das penas dos sacerdotes que estão atualmente na prisão.

A CEF publicou em 2000 uma primeira versão deste documento, sob a forma de um folheto destinado a dar "referências aos educadores". ste documento foi concluído integrando, entre outras coisas, as evoluções do direito e o que prevê o Direito Canônico, vigente na Igreja.


Determinações

O texto estipula, por exemplo, que quem estuprar um menor de menos de 16 anos seja destituído de suas funções no seio da igreja. A obra detalha como devem se comportar com os jovens, define os atos pedófilos, como prevení-los e como "atuar e reagir" (entre outros, como e a quem denunciá-los).

Em 2000, a Igreja Católica francesa estava sendo investigada pela justiça por não ter "denunciado atos pedófilos" cometidos por um bispo. Naquele ano, a pedofilia entrou na ordem do dia da assembleia plenária de bispos. A CEF criou um "grupo de vigilância" e decidiu publicar um folheto pedagógico.

Diferentemente do que aconteceu nos Estados Unidos, na Irlanda e na Bélgica recentemente, nenhum grande escândalo envolvendo a Igreja veio à tona na França, nos últimos anos. Apenas casos isolados envolvendo alguns religiosos foram divulgados.

...enquanto isso, num país tropical...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Trancado