Anna escreveu:
Sim, não é por carencia de coisas boas. Estamos sendo massacrados e bombardeados pela senso comum e marasmo. Parece que houve um divórcio com a criatividade.
Mercantilização da cultura é um fenômeno geral.
No que diz respeito à música, artistas são "produtos", do mesmo jeito que algum colaborador da Nestlê, apresenta um produto novo ao conselho da empresa, um chocolate por exemplo, demonstrando a embalagem, como será trabalhado o marketing em cima do diferencial do produto, a jogada de marketing em cima do nome etc...
Assim são os artistas de hoje. A gravadora pega uma tendência, acha alguém que se encaixa, escolhe pelo visual e pela capacidade de gerar polêmica e decide se vai apostar dinheiro nisso, pagando para as músicas tocarem no rádio e também apariçoes em programas de televisão. Como este sucesso é artificial, não demora muito para sumirem da mídia, o que para artistas meia boca, significa desaparecer totalmente do Showbizz.
Tenho 2 tios no meio artístico. São os Irmãos Flavio Venturini e Claudio Venturini, eles começaram juntos na banda 14Bis no anos 80. Músicas como "Planeta Sonho", "Espanhola" "Mesmo de Brincadeira" tocaram pacas em tudo que é radio.
Depois de algum tempo, Flavio seguiu carreira solo e o 14Bis continuou com o Claudio na guitarra e vocal principal.
Hoje mais de 25 anos depois, eles estão afastados da grande mídia, porém, não dependem dela pra continuar sobrevivendo do TALENTO que têm.Um show do 14bis ou do Flavio Venturini SEMPRE LOTA, apenas com divulgação em rádios locais, e aqui em BH nem disso precisa.
Esta é a diferença entre talento, e sucesso comprado.
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.