O que o Brasil precisa fazer?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

O que o Brasil precisa fazer?

Mensagem por Johnny »

Proponho neste tópico discutir o que seria necessário para o Brasil se desenvolver social e economicamente, desde a implantação de novos sistemas (ou a extinção de outros), quais investimentos (áreas) e que atitudes deveríamos esperar.

Só peço que não retornemos aos chatos e repetitivos termos partidários. Vamos discutir política de desenvolvimento.

A primeira coisa que todos tem na cabeça é o combate à corrupção e desvios de verbas. Tudo bem, isto todos sabemos que é um mal que corrói todo o sistema público. Então, iniciando desta premissa, quais as ações que deveriam ser efetivadas pelo próximo governo para que o país melhore e quais áreas deveriam ser atacadas primeiro?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: O que o Brasil precisa fazer?

Mensagem por Fernando Silva »

Educação. Não se vai sair do buraco sem isto.
Os governos enchem a boca para falar de X% de crianças nas escolas, mas elas não completam o curso e saem analfabetas funcionais.

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: O que o Brasil precisa fazer?

Mensagem por marta »

Roubar menos e investir, de fato, em infraentrutura e mão de obra qualificada. Ninguém cresce sem isso. Lorotânia não pode mais viver de marcaatinga porque a realidade vai cobrar portos modernos, estradas decentes para escoar mercadorias e mão de obra qualificada.
A inflação vai voltar forte e a desvalilorização do dolar atrapalha as exportações. A carga tributária desonesta praticada em Lorotânia e os encargos trabalhistas escorchantes espantam investidores estrangeiros e até nativos.
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: O que o Brasil precisa fazer?

Mensagem por Johnny »

Certo, Marta e certo Fernando. Agora a Marta citou o que eu mesmo citei lá atrás em outro tópico. O que seria investir em mão de obra qualificada e à que se destinaria, se nossa indústria não investiu em renovar seu parque (talvez pela falta de profissionais, mas isso é achismo).
Infra estrutura: Devemos investir em ampliação de portos e modernização dos existentes, ou investir pesado em estradas? Ou ambos? Quanto custaria isso e qual seria um prazo razoável para seu fechamento? Alguém conhece algum país que tenha feito isso em quatro anos (não sei)?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Rapidfire
Mensagens: 535
Registrado em: 25 Fev 2010, 10:33
Gênero: Masculino

Re: O que o Brasil precisa fazer?

Mensagem por Rapidfire »

Para mim é necessário antes de tudo uma reforma política. Há anos nossa democracia está sangrando e tem a moral em frangalhos. É lá que se vota orçamento e as medidas provisórias, enquanto a corja do PMDB e Cia estiver no poder nada muda. Segundo a Transparência Internacional a corrupção no país só tem crescido.
"Filipenses 1:18 - Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisso me regozijo, e me regozijarei ainda."(Paulo de Tarso)

Mesmo se Deus(es) existir(em) os motivos para a crença nele(s) estão errados.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: O que o Brasil precisa fazer?

Mensagem por Fernando Silva »

Johnny escreveu:Devemos investir em ampliação de portos e modernização dos existentes, ou investir pesado em estradas? Ou ambos?

Ambos. Um não funciona sem o outro.
Johnny escreveu:Quanto custaria isso e qual seria um prazo razoável para seu fechamento? Alguém conhece algum país que tenha feito isso em quatro anos (não sei)?

Tem que ser feito e pronto, nem que leve 10 anos (ah, mas aí nenhum governo vai querer começar uma obra que outro vai inaugurar...).

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: O que o Brasil precisa fazer?

Mensagem por Johnny »

Fernando escreveu:Tem que ser feito e pronto, nem que leve 10 anos (ah, mas aí nenhum governo vai querer começar uma obra que outro vai inaugurar...).


Concordo com a primeira parte. Já a segunda pode ser ou não. Dependerá de quem estiver no comando e como se daria tais investimentos (à que custos)

Exemplo: Sabemos que para investir em educação é necessário tempo e recursos razoáveis pois, enquanto parte da população estuda, outra parte aposenta e uma outra parte que tende a diminuir sustenta ambos (estou levando em conta que ainda muita gente não estude afinal, esta foi a proposta, investir pesado em educação, subentendendo-se claro, com qualidade). Neste meio tempo, ainda teremos uma transição de falta profissional, ams isso não seria um problema. O problema maior seria a falta de recursos.

Quanto à infraestrutura: CReio que o maior problema seria em determinar o tamanho do crescimento que se espera para o país. O nobre Maluf fez várias estradas ditas superprojetadas em sua época. Hoje estão ultrapassadas e o tal do rodoanel parece-me que além de estar saturando, não desviou suficientemente o tráfego da capital de SP. Vejam bem, não estou criticando especificamente ninguém, apenas colocando que talvez tivessem feito um projeto subdimensionado ou pior, sem um estudo mais profundo.

A partir daqui (determinação do tamanho do crescimento em transportes e planejamento da malha, incluindo ferroviária e pluvial, partitíamos por dois tipos de custos. O de infraestrutura propriamente dita (estado fornece a base ou empresas fornecem tudo pronto e o governo paga, entrando só com fiscalização) e o ressarcimento dos proprietários das terras, casas e etc em cujos caminhos as vias cortarão.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Fenrir
Mensagens: 1107
Registrado em: 01 Fev 2008, 22:38
Gênero: Masculino

Re: O que o Brasil precisa fazer?

Mensagem por Fenrir »

Tornar-se colonia dos E.U.A.
"Man is the measure of all gods"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"The things are what they are and are not what they are not"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: O que o Brasil precisa fazer?

Mensagem por Johnny »

Fenrir escreveu:Tornar-se colonia dos E.U.A.

O Serra perdeu, esqueceu? :emoticon12:
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: O que o Brasil precisa fazer?

Mensagem por Apo »

Vou fingir que não vi este tópico, porque já sabemos onde vai desaguar.

Abraços gramscinianos.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: O que o Brasil precisa fazer?

Mensagem por Apo »

Johnny escreveu:
Fenrir escreveu:Tornar-se colonia dos E.U.A.

O Serra perdeu, esqueceu? :emoticon12:


Mas eu ainda lembro que o Lula se mijou todo porque Obama disse que ele era O CARA. Não lembra?
Imagem

Fabris
Mensagens: 73
Registrado em: 11 Fev 2010, 08:39
Gênero: Masculino

Re: O que o Brasil precisa fazer?

Mensagem por Fabris »

Johnny escreveu:
Fenrir escreveu:Tornar-se colonia dos E.U.A.

O Serra perdeu, esqueceu? :emoticon12:
Eu lamentei muito... É uma pena.
se tivesse vencido, poderíamos ter uma política neoliberal radical estilo americano.
Poderíamos privatizar todas as empresas, privatizar todos os serviços públicos, reduzir a um mínimo os investimentos do estado em saúde e educação (de preferência privatizando os setores) e deixando que os agentes de mercado regulem a economia.
Obviamente, precisaríamos de um amplo aumento da carga tributária para montar um fundo para auxiliar as empresas e bancos em qualquer crise que ocorresse.
Afinal, neoliberalismo no esfíncter alheio é refresco.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: O que o Brasil precisa fazer?

Mensagem por Apo »

Fabris escreveu:
Johnny escreveu:
Fenrir escreveu:Tornar-se colonia dos E.U.A.

O Serra perdeu, esqueceu? :emoticon12:
Eu lamentei muito... É uma pena.
se tivesse vencido, poderíamos ter uma política neoliberal radical estilo americano.
Poderíamos privatizar todas as empresas, privatizar todos os serviços públicos, reduzir a um mínimo os investimentos do estado em saúde e educação (de preferência privatizando os setores) e deixando que os agentes de mercado regulem a economia.
Obviamente, precisaríamos de um amplo aumento da carga tributária para montar um fundo para auxiliar as empresas e bancos em qualquer crise que ocorresse.
Afinal, neoliberalismo no esfíncter alheio é refresco.


O bundão se vendeu ao povo por votos e disse que não iria privatizar nada. Pra mim, ele morreu ali. O povo precisa que mentes esclarecidas façam um trabalho de conscientização constante ( não semanas antes de se eleger) que os mostre racionalmente que o SUS que eles tanto frequentam e se queixam frente às câmeras é como é porque quem o mantém assim é o mesmo candidato que os compensa com esmolas e promessas que demonizam a privatização e enaltecem que estatizar é entregar ao povo o que é dele. Entrega mesmo, entrega aquele lixo que é o que eles acham que o povo merece! É trabalho artesanal de professora primária: 1 + 1= 2. Tem que ser assim, porque discursos os deixam tontos e deslumbrados com quem grita mais.

Não vi ninguém fazendo este movimento até hoje!
Imagem

Fabris
Mensagens: 73
Registrado em: 11 Fev 2010, 08:39
Gênero: Masculino

Re: O que o Brasil precisa fazer?

Mensagem por Fabris »

Apo escreveu:O bundão se vendeu ao povo por votos e disse que não iria privatizar nada. Pra mim, ele morreu ali. O povo precisa que mentes esclarecidas façam um trabalho de conscientização constante ( não semanas antes de se eleger) que os mostre racionalmente que o SUS que eles tanto frequentam e se queixam frente às câmeras é como é porque quem o mantém assim é o mesmo candidato que os compensa com esmolas e promessas que demonizam a privatização e enaltecem que estatizar é entregar ao povo o que é dele. Entrega mesmo, entrega aquele lixo que é o que eles acham que o povo merece! É trabalho artesanal de professora primária: 1 + 1= 2. Tem que ser assim, porque discursos os deixam tontos e deslumbrados com quem grita mais.

Não vi ninguém fazendo este movimento até hoje!
Essa estória de que o povo precisa de "mentes esclarecidas" para que assuma posições é, no mínimo, uma profunda ingenuidade e, no máximo, inclinação ao monarquismo absolutista.
Alguns exemplos de "mentes esclarecidas" que fizeram um "trabalho de conscientização constante": Hitler, Stalin, Pol Pot, Pinochet, Garrastazu.

Achar que o povo não tem noção do que seja melhor para si próprio é nazismo puro!

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: O que o Brasil precisa fazer?

Mensagem por Apo »

Fabris escreveu:
Apo escreveu:O bundão se vendeu ao povo por votos e disse que não iria privatizar nada. Pra mim, ele morreu ali. O povo precisa que mentes esclarecidas façam um trabalho de conscientização constante ( não semanas antes de se eleger) que os mostre racionalmente que o SUS que eles tanto frequentam e se queixam frente às câmeras é como é porque quem o mantém assim é o mesmo candidato que os compensa com esmolas e promessas que demonizam a privatização e enaltecem que estatizar é entregar ao povo o que é dele. Entrega mesmo, entrega aquele lixo que é o que eles acham que o povo merece! É trabalho artesanal de professora primária: 1 + 1= 2. Tem que ser assim, porque discursos os deixam tontos e deslumbrados com quem grita mais.

Não vi ninguém fazendo este movimento até hoje!
Essa estória de que o povo precisa de "mentes esclarecidas" para que assuma posições é, no mínimo, uma profunda ingenuidade e, no máximo, inclinação ao monarquismo absolutista.
Alguns exemplos de "mentes esclarecidas" que fizeram um "trabalho de conscientização constante": Hitler, Stalin, Pol Pot, Pinochet, Garrastazu.

Achar que o povo não tem noção do que seja melhor para si próprio é nazismo puro!


Deixar o povo na ignorância e votando em quem lhes dê apenas esmolas e incite o ódio racial e entre classes também não é solução. Se o Estado faz questão de roubar e usurpar um povo e ainda aponta o dedo na direção de um terceiro, algo está muito errado. O SUS é como é por culpa de quem? Da iniciativa privada que cobra caro por um plano de saúde? Ou os planos ( existem de todos os preços) são caros porque as pessoas querem poder pagar com sacrifício para não morrerrem de pé na fila?

Quanto ao povo, ele deve saber bem o que é melhor, porque vota em quem os explora e ri da cara deles. Parece que são mais felizes do que eu. Não sei é porque choram tanto e botam a culpa em terceiros. Sejamos coerentes.
Imagem

dwfreitas
Mensagens: 145
Registrado em: 06 Jun 2010, 13:17
Gênero: Masculino

Re: O que o Brasil precisa fazer?

Mensagem por dwfreitas »

Poxa, eu iria escrever "investir pesado em hidro/ferrovias" mas chegaram na minha frente. Só me restou defender o pq. Bem o país tem problemas para descartar a enorme qtidade de pneus gerados pelos automóveis. Some a isso o gasto com reparos de vias(qdo há) e a relação consumo/km/tonelada transportada. No caso dos caminhões, é o mais caro, enquanto que por navio, é o mais barato. Sem contar que, aumentar a malha ferroviaria geraria empregos, que absorveriam os caminhoneiros que pudessem ficar desempregados(coisa que não acredito). E ainda iriam economizar em manutenção das rodovias(uma vez que o grande vilão são os caminhões de carga). Tem a possibilidade de melhorar o transito, uma vez que parte da frota de caminhões seria substituida por navios e trens. Acho que é isso.
O universo é imenso e complexo, muito complexo. É ilógico crer que precise de algo mais complexo que o universo, sem que haja nenhuma evidência da existencia desse algo e que tenha se criado sozinho(deus), para criar o universo. [color=#80FF00]Daniel Willian de Freitas[/color]
[i][size=150][color=#FFBF00]

Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: O que o Brasil precisa fazer?

Mensagem por Apo »

Não, não! Primeiro o trem bala e os caças ....de onde mesmo? :emoticon26:
Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: O que o Brasil precisa fazer?

Mensagem por Johnny »

dwfreitas escreveu:Poxa, eu iria escrever "investir pesado em hidro/ferrovias" mas chegaram na minha frente. Só me restou defender o pq. Bem o país tem problemas para descartar a enorme qtidade de pneus gerados pelos automóveis. Some a isso o gasto com reparos de vias(qdo há) e a relação consumo/km/tonelada transportada. No caso dos caminhões, é o mais caro, enquanto que por navio, é o mais barato. Sem contar que, aumentar a malha ferroviaria geraria empregos, que absorveriam os caminhoneiros que pudessem ficar desempregados(coisa que não acredito). E ainda iriam economizar em manutenção das rodovias(uma vez que o grande vilão são os caminhões de carga). Tem a possibilidade de melhorar o transito, uma vez que parte da frota de caminhões seria substituida por navios e trens. Acho que é isso.


Apenas citei bem superficialmente dwfreitas. Na verdade o sistema de transportes é mais coplexo que isso. Mas tem que começar por algum lugar ou lugares. O Brasil é rico em hidrovias e é abençoado em sua costa que praticamente atinge todo o país. Mas muitos rios possuem altos e baixos da estiagem o que poderia prejudicar alguns projetos.

O escoamento da produção entre interior e portos só se dá por via terrestre. Ferrovias ajudariam, mas boa parte delas foram sucateadas, nossos portos não respondem à demanda e os únicos beneficiários do transporte rodoviário são as concessionárias de fabricantes de caminhões, além da Petrobras, afinal, tudo isso precisa de muito combustível. E a culpa aqui é de FHC, de Lula e se a DIlma não resolver esta questão, dela também.

Se existe algum grupo politico por trás disso tudo, não sei, mas que é estranho nosso país sempre priorizar rodovias e abandonar os outros sistemas de transporte, isto é.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Trancado