Brasil sobe para 73º lugar em íIDH da ONU

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Brasil sobe para 73º lugar em íIDH da ONU

Mensagem por Johnny »

04 de novembro de 2010 • 12h20 • atualizado às 12h57

Um relatório divulgado nesta quinta-feira pela ONU coloca o Brasil na 73ª posição em um ranking de Desenvolvimento Humano, que mede as conquistas de um país com base em expectativa de vida, saúde, acesso à educação e padrão de vida. O relatório do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) 2010 analisou 169 países, listando-os com notas que variam de zero (mais baixo desenvolvimento) a um (mais alto).

O Brasil obteve, segundo a nova metodologia do IDH, índice de 0,699, registrando importantes avanços em desenvolvimento humano, ainda que a desigualdade social afete parte desses ganhos. Também considerando a nova metodologia, o índice brasileiro subiu 0,006 ponto percentual e quatro posições no ranking de nações com relação a 2009.

'Excepcional'
O avanço brasileiro no IDH 2010 parece pequeno, mas é significativo, na opinião de Flávio Comin, economista do Pnud (braço da ONU para o desenvolvimento). "Até 2009, era como se subíssemos a montanha (do desenvolvimento humano) fazendo mais esforços, mas andando menos", disse Comin à BBC Brasil. "Neste ano, com a melhora de indicadores sociais e mudanças de variáveis no estudo do IDH, o Brasil cresceu 0,8%, o que é excepcional entre as nações do mundo."

A metodologia anterior do IDH media analfabetismo, problema que se mantém em taxas pouco alteradas no Brasil. A metodologia atual mede anos médios de escolaridade, área em que o país apresentou avanços importantes, apesar de se manter comparável aos países menos desenvolvidos.

O país também apresenta avanços constantes em expectativa de vida e renda nacional bruta, diz o estudo. Ainda assim, o Brasil segue atrás no ranking de países como Cazaquistão, Kuwait e Bósnia e de vizinhos da América Latina, como Chile, México, Peru e Argentina.

Desigualdade
Os mais bem colocados no ranking do IDH são Noruega, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos, com índices superiores a 0,9. Quanto mais próxima de um é a nota, maior é o desenvolvimento humano observado no país. E, pela primeira vez, os organizadores do relatório mediram o impacto da desigualdade social e concluíram que, em média, os IDHs seriam 21,7% menores se consideradas as disparidades entre classes.

No caso do Brasil, o IDH ajustado à desigualdade cairia dos 0,699 para 0,509. América Latina e Caribe ainda têm a desigualdade de rendimentos mais elevada do mundo, principalmente em Argentina, Venezuela e Haiti, ainda que esta esteja em queda no Brasil e no Chile. Para Comin, a atual fase de crescimento econômico do país pode ser uma oportunidade para conquistas mais substanciais nesse âmbito.

Avanços e retrocessos globais
Em termos globais, o relatório observou "progressos substanciais em muitos aspectos do desenvolvimento humano" nas últimas décadas, como vidas mais longas, mais acesso a saúde e educação e mais pessoas vivendo em democracias.

Indicadores sociais melhoraram globalmente, diz estudo
"O fosso do IDH entre países em desenvolvimento e desenvolvidos diminuiu em cerca de um quinto entre 1990 e 2010", informa o relatório. "Em geral, as pessoas têm atualmente mais saúde, maior riqueza e melhor educação do que antes", apontou Helen Clark, administradora do Pnud.

O relatório da ONU fez menção especial aos países "animadores do IDH", ou seja, cujo progresso social e econômico puxou o índice para cima. Entre os animadores estão desde países que experimentaram "milagres de crescimento", como China, Indonésia e Coreia do Sul, até casos "admiráveis", como Nepal, Omã, Tunísia e Marrocos. Segundo Comin, esses países evoluíram porque investiram pesadamente em saúde e educação e devem servir de exemplo.

Ainda assim, o relatório aponta que "cerca de 1,7 bilhão de pessoas de 104 países pesquisados - um terço da sua população - sofrem de pobreza multidimensional", ou seja, vivem sob privações graves na saúde, na educação ou no padrão de vida. Dos 135 países dos quais a ONU tem dados estatísticos dos últimos 40 anos, apenas três - a República Democrática do Congo, a Zâmbia e o Zimbábue - têm um IDH inferior hoje ao que tinham em 1970.

O Zimbábue, governado há 30 anos por Robert Mugabe, tem o IDH mais baixo entre os 169 países pesquisados pela ONU. O país tem uma expectativa de vida de 47 anos (comparada com 72,9 anos no Brasil) e média de escolaridade de 7,2 anos (semelhante à do Brasil).

Os efeitos da crise global são uma preocupação, já que "grandes aumentos na pobreza são comuns em crises financeiras". A isso se somam grandes desafios em migração internacional, regras de comércio e investimento eficazes e equitati-vas e as ameaças internacionais, como as altera-ções climáticas, "que estão para além da capacidade dos Estados individuais", diz o estudo da ONU.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Brasil sobe para 73º lugar em íIDH da ONU

Mensagem por Apo »

NOSSA!!!! A Dilma é mesmo um caso pra Prêmio Nobel!!!! Estou impressionada!

73°??? Impressionante!
Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Brasil sobe para 73º lugar em íIDH da ONU

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:NOSSA!!!! A Dilma é mesmo um caso pra Prêmio Nobel!!!! Estou impressionada!

73°??? Impressionante!

APO, o que tem a Dilma a ver com isso? Você está bem? Está precisando de alguma coisa? APO, não queria tirar o chão sob seus pés não mas, as eleições acabaram. Se você não acha bom o país ter subido apenas 5 pontos, problema seu. Para mim é melhor que ficar estagnado ouo cair.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Brasil sobe para 73º lugar em íIDH da ONU

Mensagem por Apo »

Então foi o Lula!

Foi o Estado, certamente!

Subir 5 pontos não é nada quando se está em 73°! É uma vergonha que estejamos neste patamar e ainda que os adeptos da inclusão achem que isto é venerável!

Eu não vou me calar, Johnny. Não adianta querer me "ajudar". :emoticon4:
Imagem

Fabris
Mensagens: 73
Registrado em: 11 Fev 2010, 08:39
Gênero: Masculino

Re: Brasil sobe para 73º lugar em íIDH da ONU

Mensagem por Fabris »

Eis o relatório completo.
Vale a pena dar uma olhada na página 60 e ver o que é comentado ali sobre programas de renda mínima, como o Bolsa Família

http://hdr.undp.org/en/media/HDR_2010_EN_Complete.pdf

Fabris
Mensagens: 73
Registrado em: 11 Fev 2010, 08:39
Gênero: Masculino

Re: Brasil sobe para 73º lugar em íIDH da ONU

Mensagem por Fabris »

Apo escreveu:Então foi o Lula!

Foi o Estado, certamente!

Subir 5 pontos não é nada quando se está em 73°! É uma vergonha que estejamos neste patamar e ainda que os adeptos da inclusão achem que isto é venerável!

Eu não vou me calar, Johnny. Não adianta querer me "ajudar". :emoticon4:
Você tem uma idéia do que é necessário para que um país consiga crescer no ranking do HDI?
Nada contra você ter sua posição ideológica, mas estuprar os fatos não é boa conduta.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Brasil sobe para 73º lugar em íIDH da ONU

Mensagem por Apo »

É só olhar os critérios e perceber que aqui as coisas funcionam a revelia de governos inclusivos ou socializantes. E que dados fornecidos sobre nosso IDH são manipulados, como o são em Cuba e na Venezuela. Já falamos sobre isto em outras ocasiões. Procurem na busca.
Imagem

Avatar do usuário
Rapidfire
Mensagens: 535
Registrado em: 25 Fev 2010, 10:33
Gênero: Masculino

Re: Brasil sobe para 73º lugar em íIDH da ONU

Mensagem por Rapidfire »

E a ONU criticou a educação Brasileira. Só eu acho estranho o Brasil (promessa de 5º Economia Mundial) continuar em uma posição tão pífia?
"Filipenses 1:18 - Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisso me regozijo, e me regozijarei ainda."(Paulo de Tarso)

Mesmo se Deus(es) existir(em) os motivos para a crença nele(s) estão errados.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Brasil sobe para 73º lugar em íIDH da ONU

Mensagem por Apo »

Rapidfire escreveu:E a ONU criticou a educação Brasileira. Só eu acho estranho o Brasil (promessa de 5º Economia Mundial) continuar em uma posição tão pífia?

Pra ver...como pode uma economia tão "rica" estar tão mal? Seria porque o dinheiro que entra vai pelo ralo? Ecomomia é PIB. Mas o país é enorme. As dismorfias sociais são imensas. E o hiato entre estas riquezas e os IDHs em números reias também é.

Além do mais, oscilamos entre 8a e 9a ecomonia nos últimos anos. A promessa de 5a é sonho megalomaníaco.

Somos mais de 15% ainda abaixo da linha da pobreza. E nosso coeficiente de Gini é quase 50%. Uma vergonha!
Imagem

Avatar do usuário
Huxley
Mensagens: 2035
Registrado em: 30 Out 2005, 23:51

Re: Brasil sobe para 73º lugar em íIDH da ONU

Mensagem por Huxley »

A metodologia do IDH mudou em 2010, logo não como há fazer comparações precisas com o passado. De qualquer forma, o Brasil não vinha fazendo avanços de posições no IDH antigo. Basta pesquisar no Google.

Pobre Brasil, até quando vai se conformar com a mediocridade. Quando o Brasil tiver uma proporção de analfabetos menor do que a da média da América Latina e quando as grandes metrópoles brasileiras matarem menos que a guerra no Iraque, aí sim poderemos a pensar a nos acostumar com a ideia de pessoas desejando pintar a bunda de verde-amarelo para expressar o seu patriotismo. Claro, desde que eu esteja de fora.
“A boa sociedade é aquela em que o número de oportunidades de qualquer pessoa aleatoriamente escolhida tenha probabilidade de ser a maior possível”

Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)

"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."

John Maynard Keynes

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Brasil sobe para 73º lugar em íIDH da ONU

Mensagem por Apo »

Ah sim, se o tal Censo é o que diz como é a nossa população, joguem tudo o que sabem no lixo!
Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Brasil sobe para 73º lugar em íIDH da ONU

Mensagem por Fernando Silva »

Rapidfire escreveu:E a ONU criticou a educação Brasileira. Só eu acho estranho o Brasil (promessa de 5º Economia Mundial) continuar em uma posição tão pífia?

Que injustiça! A própria Dilma já declarou que não vai investir em educação porque "está tudo bem com ela".

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Brasil sobe para 73º lugar em íIDH da ONU

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:
Rapidfire escreveu:E a ONU criticou a educação Brasileira. Só eu acho estranho o Brasil (promessa de 5º Economia Mundial) continuar em uma posição tão pífia?

Que injustiça! A própria Dilma já declarou que não vai investir em educação porque "está tudo bem com ela".

Não disse nada disso:

"Eu considero que a educação está muito bem encaminhada" ou seja, as ações para tal estão postas e serão aplicadas, nitidamente colocado nas frases seguintes: "para plantar e colher aqui, e para fazer com que meu filho se forme em veterinária ou como agrônomo e volte para cá e traga riqueza aqui, para a minha região, eu tenho que ter educação de qualidade." E é isso que eu vou também buscar assegurar"

Mas ainda digo que tudo isso é especulação pois até agora não vi plano de governo nenhum. Isso preocupa. Vamos ver se teremos um portal de transparência.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Brasil sobe para 73º lugar em íIDH da ONU

Mensagem por Fernando Silva »

Não acho que esteja bem encaminhada a educação no Brasil.
Pelo contrário, acho que está piorando.
Quantidade de alunos nas escolas não significa nada sem se levar a qualidade do ensino, e a qualidade está baixíssima, com o analfabetismo funcional aumentando.
As propostas de aprovação automática, a quantidade de alunos que abandonam os estudos e o pequeno número de advogados aproveitados nos últimos exames são um sintoma disto.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Brasil sobe para 73º lugar em íIDH da ONU

Mensagem por Apo »

Johnny escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Rapidfire escreveu:E a ONU criticou a educação Brasileira. Só eu acho estranho o Brasil (promessa de 5º Economia Mundial) continuar em uma posição tão pífia?

Que injustiça! A própria Dilma já declarou que não vai investir em educação porque "está tudo bem com ela".

Não disse nada disso:

"Eu considero que a educação está muito bem encaminhada" ou seja, as ações para tal estão postas e serão aplicadas, nitidamente colocado nas frases seguintes: "para plantar e colher aqui, e para fazer com que meu filho se forme em veterinária ou como agrônomo e volte para cá e traga riqueza aqui, para a minha região, eu tenho que ter educação de qualidade." E é isso que eu vou também buscar assegurar"

Mas ainda digo que tudo isso é especulação pois até agora não vi plano de governo nenhum. Isso preocupa. Vamos ver se teremos um portal de transparência.


Eu não li nada disto.

A parafrenia esquerdista é mesmo impressionante...
Imagem

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: Brasil sobe para 73º lugar em íIDH da ONU

Mensagem por Apáte »

É, a nossa mídia é golpista mesmo. Dá o golpe a favor do PT.

O Brasil subiu? Subiu em quê?

Ranking do IDH de 98: http://hdr.undp.org/en/media/hdr_1998_e ... ators1.pdf
Brasil em 62º lugar.

Ranking do IDH de 2002: http://hdr.undp.org/en/media/HDR_2002_EN_Indicators.pdf
Brasil no mesmo 73º lugar de hoje.

Ranking do IDH de 2006: http://hdr.undp.org/en/reports/global/hdr2006/
Brasil em 69º lugar.

O país perdeu mais de 10 posições nos últimos 12 anos e alguém vem me dizer que está melhorando no índice? Faça-me o favor.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Brasil sobe para 73º lugar em íIDH da ONU

Mensagem por Apo »

Como é que nunca antes ninguém esfregou isto na cara do PT????
Imagem

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: Brasil sobe para 73º lugar em íIDH da ONU

Mensagem por Apáte »

Quer ver o que é subir no IDH?
Procurem por Nova Zelândia em 2009 e 2010

Nada menos que 17 posições num só ano. Estou me referindo a esta Nova Zelândia, 3º lugar do IDH e 4º lugar no Índice de Liberdade Econômica, subindo a passos de gigante nos dois índices, ano após ano, ficando em primeira colocada em business freedom, freedom from corruption e property rights. No IDH é a nação que carrega a maior média de anos de escolaridade.

Mas ninguém quer transformar o Brasil na Nova Zelândia. Nós queremos ser Venezuela.
Editado pela última vez por Apáte em 06 Nov 2010, 18:51, em um total de 1 vez.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Brasil sobe para 73º lugar em íIDH da ONU

Mensagem por Apo »

Apáte escreveu:Quer ver o que é subir no IDH?
Procurem por Nova Zelândia em 2008 e 2009

Nada menos que 17 posições. Estou me referindo a Nova Zelândia, 3º lugar do IDH e 4º lugar no Índice de Liberdade Econômica, subindo a passos de gigante nos dois índices, ano após ano, ficando em primeira colocada em business freedom, freedom from corruption e property rights. No IDH é a nação que carrega a maior média de anos de escolaridade.

Mas ninguém quer transformar o Brasil na Nova Zelândia. Nós queremos ser Venezuela.


Este país vive uma insanidade patética. E aquele papo fubeca de "só temos 500 anos" é de vomitar!
Realmente, temos vocação pra Venezuela, Zâmbia e outros que estão abaixo do c* do cachorro.
E tem gente que tem orgulho! ARGH!
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Brasil sobe para 73º lugar em íIDH da ONU

Mensagem por Apo »

Não sei como estamos agora, em 2010. Mas se formos olhar a menina dos olhos do Governo - a tal produção de Petróleo - estamos muito atrás da Venezuela, só para continuar com parâmetro acima. Estamos em 17° lugar no ranking mundial A Venzuela é a 9a colocada. Ambos em 2006.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:List ... r%C3%B3leo
Imagem

Avatar do usuário
Huxley
Mensagens: 2035
Registrado em: 30 Out 2005, 23:51

Re: Brasil sobe para 73º lugar em íIDH da ONU

Mensagem por Huxley »

Apáte escreveu:É, a nossa mídia é golpista mesmo. Dá o golpe a favor do PT.

O Brasil subiu? Subiu em quê?

Ranking do IDH de 98: http://hdr.undp.org/en/media/hdr_1998_e ... ators1.pdf
Brasil em 62º lugar.

Ranking do IDH de 2002: http://hdr.undp.org/en/media/HDR_2002_EN_Indicators.pdf
Brasil no mesmo 73º lugar de hoje.

Ranking do IDH de 2006: http://hdr.undp.org/en/reports/global/hdr2006/
Brasil em 69º lugar.

O país perdeu mais de 10 posições nos últimos 12 anos e alguém vem me dizer que está melhorando no índice? Faça-me o favor.


Sua análise está inacurada. Andorra e outros países desenvolvidos foram incluídos na lista do IDH mais recentemente. Além disso, o índice de 2010 não pode ser comparado com o dos anos anteriores porque a metodologia mudou. Por fim, não há razão para analisar especificamente a evolução a partir de 1998, ao invés de 2002, por exemplo.
“A boa sociedade é aquela em que o número de oportunidades de qualquer pessoa aleatoriamente escolhida tenha probabilidade de ser a maior possível”

Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)

"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."

John Maynard Keynes

Avatar do usuário
Fenrir
Mensagens: 1107
Registrado em: 01 Fev 2008, 22:38
Gênero: Masculino

Re: Brasil sobe para 73º lugar em íIDH da ONU

Mensagem por Fenrir »

Grande coisa.
Lembro-me de que fizeram um alarde quando o IDH brazuca, na conta antiga, havia subido para mais de 0,8 (o que classificaria o país como desenvolvido).

Pelo tamanho, recursos e potencial, o país deveria estar mais bem posicionado nesta lista.
Se houvesse menos corrupção, burocracia e se investissem mais em educação...
Ponto para países como Omã e outros que apostaram na educação e estão melhorando a passos rápidos.

Talvez o país chegue nos 0,8 ou 0,9 daqui uns 50 anos, mas aí Noruega & cia deverão estar já nos 0,999.
"Man is the measure of all gods"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"The things are what they are and are not what they are not"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Brasil sobe para 73º lugar em íIDH da ONU

Mensagem por Apo »

Mas se metodologia mudou...não mudou igual pra todos? Então tá valendo, mantidos os devidos parâmetros. O que importa é quem subiu ou desceu e ao longo do tempo. Analisar apenas uma secção é falta de caráter de quem divulga os números e falha da editoria da mídia em não questionar o método descaradamente tendencioso.

E se não pode comparar porque mudou o sistema, por que estão citando e concordando com a "melhora"?
Imagem

Avatar do usuário
Huxley
Mensagens: 2035
Registrado em: 30 Out 2005, 23:51

Re: Brasil sobe para 73º lugar em íIDH da ONU

Mensagem por Huxley »

Apo escreveu:Mas se metodologia mudou...não mudou igual pra todos? Então tá valendo, mantidos os devidos parâmetros. O que importa é quem subiu ou desceu e ao longo do tempo. Analisar apenas uma secção é falta de caráter de quem divulga os números e falha da editoria da mídia em não questionar o método descaradamente tendencioso.

E se não pode comparar porque mudou o sistema, por que estão citando e concordando com a "melhora"?


A mudança da metodologia importa, sim. Imagine uma situação hipotética para ilustrar uma possível distorção. O Brasil poderia ter caído se a metodologia fosse corrigida para todos os anos anteriores, e ter subido apenas por causa da comparação com ranking com parâmetros diferentes.

O Brasil provavelmente subiu no ranking porque mesmo com a metodologia ajustada ele subiu 0,006 pontos percentuais de 2009 para 2010, segundo consta na Wikipédia.
Editado pela última vez por Huxley em 09 Nov 2010, 17:34, em um total de 2 vezes.
“A boa sociedade é aquela em que o número de oportunidades de qualquer pessoa aleatoriamente escolhida tenha probabilidade de ser a maior possível”

Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)

"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."

John Maynard Keynes

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Brasil sobe para 73º lugar em íIDH da ONU

Mensagem por Apo »

Continuamos em baixa.E abaixo do cu do cachorro. É isto que importa. O resto é papo de esquerda e de um presidente que tem ataques porque criticam a inépcia criminosa de um ENEM e manda dizer que a censura vem aí, queiram ou não. E isto que ele DIZ estar saindo da Presidência ein? Imagine se estivesse "ficando".
Imagem

Trancado