Paternidade múltipla foi habitual nas sociedades indígenas

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Anna
Mensagens: 6956
Registrado em: 16 Out 2005, 15:43
Gênero: Feminino
Localização: AM/RJ

Paternidade múltipla foi habitual nas sociedades indígenas

Mensagem por Anna »

Paternidade múltipla foi habitual nas sociedades indígenas da Amazônia

A paternidade múltipla baseada na crença de que vários homens podiam contribuir para a concepção de uma criança foi a técnica mais usada nas sociedades indígenas na Amazônia, segundo um estudo da Universidade do Missouri, nos Estados Unidos.

Os autores do artigo publicado na última edição da revista norte-americana "Proceedings of the National Academy of Science", estimam que até 70% das comunidades da Amazônia usavam o princípio da paternidade múltipla.

"A concepção era vista como um processo gradual no qual se somavam contribuições de esperma de vários homens", descreveu o estudo realizado no Brasil, Paraguai, Argentina, Bolívia, Peru, Equador, Venezuela, Colômbia e Guianas.

Conforme a pesquisa, o modelo trazia vantagens para a mulher, por se acreditar que "pais secundários" contribuíam geneticamente, e por garantir que seus filhos teriam um pai, numa sociedade que frequentemente estava em guerra.

O estudo esclareceu que os pais "secundários" costumavam ser parentes ou amigos do companheiro oficial.

"Este costume começou há 5 mil anos e se manteve na maioria das sociedades da região até as últimas duas gerações, provavelmente ainda exista em 20 ou 30 comunidades", explicou um dos autores, o antropólogo Robert Walker à Agência Efe.

A técnica é rara dentre as antigas civilizações, com registros de casos isolados na Índia e na Papua Nova Guiné.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/no ... 38,00.html
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Avatar do usuário
zumbi filosófico
Mensagens: 2054
Registrado em: 19 Out 2007, 20:01
Gênero: Masculino

Re: Paternidade múltipla foi habitual nas sociedades indígen

Mensagem por zumbi filosófico »

Pois é, está aí a sabedoria indígena milenar promovendo a paz e a comunão entre os povos, mas o mendelismo burguês é a ideologia preferida pela nossa sociedade capitalista, onde a mulher e os filhos devem ser propriedade privada de apenas um dono.
Imagem

Trancado