Pastores perdem a fé, mas continuam trabalhando nas igrejas

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Pastores perdem a fé, mas continuam trabalhando nas igrejas

Mensagem por Fernando Silva »

O pior (ou melhor...) são os comentários dos crentes:

ele disse que Perdeu a fé mas não perdeu o carater.A salvação não ocorre por meio de boas obras, tem muito ateu bom caráter e nem por isso vai ser salvo,mas é pela graça mediante a fé em Jesus.


Eu aconselharia esses pastores a passarem muito tempo orando em línguas (pra quê?!) para que o Espírito Santo pudesse ter a chance de mudar a alma (mente,emoções) deles.


É nisso que dá querer misturar RAZÃO com FÉ e… situações mal resolvidas de outrora, coitados, pobres almas atormentadas.


Também achei interessante o cara dizer que começou a perder a fé quando leu Richard Dawkins e outros numa pesquisa para reforçar sua fé. Teve o efeito contrário...



http://noticias.gospelmais.com/pastores ... 80%9D.html

Pastores se tornam ateus mais continuam liderando igrejas: “Ler a Bíblia foi o que me levou a não crer mais em Deus”

Por Redação Gospel+ em domingo, 14 novembro 2010

“Eu sou ateu”, diz ’Jack’, um pastor afiliado à Convenção Batista do Sul, com mais de 20 anos de ministério. ”Vivo minha vida como se Deus não existe”, diz ‘Adam’, que faz parte da equipe pastoral de uma pequena igreja em um dos estados mais religiosos dos EUA. Os dois, que pediram para terem suas identidades protegidas, são pastores que perderam a fé. Ambos construíram suas vidas e carreiras ao redor da fé, mas agora dizem sentir-se encurralados, vivendo uma mentira.

“Passei a maior parte da minha vida acreditando e buscando essa fé religiosa chamada cristianismo. Ao chegar a este ponto de minha vida, simplesmente não sinto mais que posso crer nele. Quanto mais eu lia a Bíblia, mais perguntas eu tinha. Quanto mais as coisas que ela afirma não faziam sentido para mim, mais dificuldade eu tinha.”, afirma Jack.

O pastor Jack disse que há dez anos começou a sentir sua fé se esvair. Ficou incomodado com as inconsistências no relato dos últimos dias da vida de Jesus, a improbabilidade de histórias como a “Arca de Noé” e as ideias expressas na Bíblia sobre as mulheres e seu lugar no mundo.

“Ler a Bíblia foi o que me levou a não crer mais em Deus”, conclui. Ele diz ainda que era difícil continuar trabalhando no ministério. “Comecei a olhar para isso como apenas uma atividade profissional e faço o que tem de ser feito”, disse. “Venho fazendo isso há anos.”

Adam disse que suas dúvidas iniciais sobre Deus vieram ao ler o trabalho dos chamados neoateístas – autores populares como o cientista Richard Dawkins. Ele disse que seu objetivo era fazer uma pesquisa para ajudá-lo a defender sua fé.

“Pensava que Deus fosse grande o suficiente para lidar com todas as perguntas que eu pudesse ter”, afirma. Mas não foi isso que aconteceu. ”Percebi que tudo que me ensinaram a acreditar era uma espécie de abrigo seguro. Eu nunca realmente me interessei pelo ensino secular ou por outras filosofias… Eu pensava, ‘Ó, meu Deus. Estou crendo nas coisas erradas? Será que passei toda minha vida e ministério pregando algo que não é verdade?’”, relata Adam.

Ele disse que temia pela salvação de sua alma. “No momento que sentia estar perdendo a fé, mas ainda temia por minha salvação, pedi a Deus que tirasse minha vida antes que eu perdesse totalmente a fé”, lembra Adam. O pastor agora se considera um ‘agnóstico ateísta’. “Não acho que podemos provar que Deus existe nem que ele não existe”, disse. “Vivo a minha vida como se Deus não existisse.”

Ele e Jack dizem que quando pregam aos fiéis, tentam ater-se às porções da Bíblia que ainda acreditam – as que ensinam como ser uma pessoa boa. Ambos disseram que gostariam de abandonar seu ministério, mas não têm condições.

“Quero sair da situação que estou o mais rápido possível, porque tento ser uma pessoa de integridade e caráter”, disse Adam. “Com a economia do jeito que está, minha falta de capacitação para o mercado e apenas com o diploma do seminário, fico em uma posição difícil.”

Revelar o ateísmo secreto ‘será devastador’

Jack disse que seu segredo o faz sentir isolado e que certamente perderia um monte de amigos se admitisse que deixou de ser cristão. Sua esposa não sabe e ele acredita que possivelmente iria perdê-la também. ”Será algo muito confuso para ela”, disse Jack. “Será muito devastador e vai levar algum tempo para trabalharmos essa questão.”

Adam disse que sua esposa sabia de sua crise de fé, mas não que ele a perdera completamente. “É uma situação muito difícil. Não consigo pensar em outra carreira que seja tão drasticamente afetada por uma mudança de opiniões ou ideias”, disse ele.

“No começo, tive medo que, se perdesse minha fé, me tornaria uma pessoa horrível“, disse Adam. “Desde que perdi a fé percebi que ela realmente não tinha influência sobre quem eu sou, meu caráter e minhas ações. Não vivo de maneira diferente do que vivia quando era um crente fervoroso.”

Pastores ateus continuam liderando suas igrejas

Adam e Jack foram incluídos em um relatório do filósofo Daniel Dennett (foto) – professor da Universidade Tufts e um ateu conhecido – e de sua co-pesquisadora, Linda Lascola. Eles continuam com sua investigação sobre o clero descrente.

A rede ABC News contatou os dois pastores através de Dennett e de LaScola. Verificamos suas identidades e os cargos que ocupam e conduzimos as entrevistas separadamente.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Pastores perdem a fé, mas continuam trabalhando nas igre

Mensagem por Apo »

AFE.

Se isto não é falta de caráter, não sei o que é.
Imagem

Avatar do usuário
Rapidfire
Mensagens: 535
Registrado em: 25 Fev 2010, 10:33
Gênero: Masculino

Re: Pastores perdem a fé, mas continuam trabalhando nas igre

Mensagem por Rapidfire »

Acho bem provável que os pastores milionários também não acreditam no que vendem.
"Filipenses 1:18 - Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisso me regozijo, e me regozijarei ainda."(Paulo de Tarso)

Mesmo se Deus(es) existir(em) os motivos para a crença nele(s) estão errados.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Pastores perdem a fé, mas continuam trabalhando nas igre

Mensagem por Fernando Silva »

Apo escreveu:AFE.

Se isto não é falta de caráter, não sei o que é.

Eles têm medo. Se revelarem que são ateus, perderão o emprego (e não sabem fazer outra coisa...), o respeito dos amigos e da família, a mulher irá embora etc. É uma decisão muito difícil.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Pastores perdem a fé, mas continuam trabalhando nas igre

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:
Apo escreveu:AFE.

Se isto não é falta de caráter, não sei o que é.

Eles têm medo. Se revelarem que são ateus, perderão o emprego (e não sabem fazer outra coisa...), o respeito dos amigos e da família, a mulher irá embora etc. É uma decisão muito difícil.


É. Muuuito difícil. É como uma conhecida. Quando perdeu o emprego, vivia dentro da igreja e enchendo o saco de todo mundo pra virar crente. Motivo: a Igreja prometeu a ela que se demonstrasse sua fé trazendo mais fiéis, deus a alimentaria. E alimentou mesmo, durante uns bons meses: cesta básica e ajuda no aluguel. Dá pra não confiar? Logo, permanecer fingindo é sempre vantajoso.
Imagem

Avatar do usuário
Aranha
Mensagens: 6595
Registrado em: 18 Out 2005, 22:11
Gênero: Masculino
Localização: Nova York
Contato:

Re: Pastores perdem a fé, mas continuam trabalhando nas igre

Mensagem por Aranha »

- Eu acredito que um bom percentual dos padres e pastores não acreditam realmente e continuam seus ministérios por pressão social e econômica.

- Outros nunca estiveram interessados em deus, apenas em grana e abuso de criancinhas.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Pastores perdem a fé, mas continuam trabalhando nas igre

Mensagem por Apo »

Aranha escreveu:- Eu acredito que um bom percentual dos padres e pastores não acreditam realmente e continuam seus ministérios por pressão social e econômica.

- Outros nunca estiveram interessados em deus, apenas em grana e abuso de criancinhas.

Abraços,


Crença pura = preconceito

:emoticon36:
Imagem

Avatar do usuário
Judas
Mensagens: 3171
Registrado em: 17 Mai 2007, 11:03
Localização: Belo Horizonte

Re: Pastores perdem a fé, mas continuam trabalhando nas igre

Mensagem por Judas »

Apo escreveu:
Aranha escreveu:- Eu acredito que um bom percentual dos padres e pastores não acreditam realmente e continuam seus ministérios por pressão social e econômica.

- Outros nunca estiveram interessados em deus, apenas em grana e abuso de criancinhas.

Abraços,


Crença pura = preconceito

:emoticon36:



Deus é para as pessoas comuns. O Papa por exemplo não acredita em deus.
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Pastores perdem a fé, mas continuam trabalhando nas igre

Mensagem por Reid »

Judas escreveu:
Apo escreveu:
Aranha escreveu:- Eu acredito que um bom percentual dos padres e pastores não acreditam realmente e continuam seus ministérios por pressão social e econômica.

- Outros nunca estiveram interessados em deus, apenas em grana e abuso de criancinhas.

Abraços,


Crença pura = preconceito

:emoticon36:



Deus é para as pessoas comuns. O Papa por exemplo não acredita em deus.


Para quer acreditar em um quando você é quase um não? :emoticon12:

Avatar do usuário
Fenrir
Mensagens: 1107
Registrado em: 01 Fev 2008, 22:38
Gênero: Masculino

Re: Pastores perdem a fé, mas continuam trabalhando nas igre

Mensagem por Fenrir »

No meio daquele comércio não me admira nada que muitos pastores percam a fé.

Caso fosse crente, "R$ xyz para Jesus/Deus ou para o pastor fulano em nome de Jesus/Deus", soaria a mim como
uma das piores blasfemias que poderiam ser ditas. Porque isto traz implícito que uma divindade depende,
de alguma forma, de algo mundano, "pouco espiritual" e literalmente sujo como o dinheiro...

Uma divindade que dependesse disso pareceria a mim tão fajuta quanto o Chapolim Colorado como super-herói.

"The Man is the measure of all Gods"
"Man is the measure of all gods"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"The things are what they are and are not what they are not"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Pastores perdem a fé, mas continuam trabalhando nas igre

Mensagem por Fernando Silva »

Fenrir escreveu:Uma divindade que dependesse disso pareceria a mim tão fajuta quanto o Chapolim Colorado como super-herói.

Os deuses sumérios e babilônicos precisavam comer e cabia à humanidade plantar e colher para alimentá-los com os sacrifícios. Javé é uma mistura desses deuses e não é à toa que a Bíblia exija 2 sacrifícios por dia.

Trancado