Brasil tem maior carga fiscal do BRIC

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Brasil tem maior carga fiscal do BRIC

Mensagem por Apo »

Grande novidade. A gente copia e ainda amplia!

19/11/2010

Grupo de países emergentes (Brasil, Rússia, Índia e China) tem sistemas tributários distintos. O nosso é o mais complicado e sacrificante de todos

São Paulo – O Brasil é o País que tem a maior carga tributária entre os Brics (grupo de países de economia emergente, composto por Brasil, Rússia, India e China). O total de impostos, tributos e contribuições recolhidos no País é de 34% do PIB. Na Rússia a carga é de 23% do PIB e na China é de 20% e na Índia, país cuja estrutura tributária é a mais parecida com a brasileira, o total da arrecadação corresponde a 12,1% do PIB.


Os dados fazem parte do levantamento Carga Tributária no Mundo – Um comparativo Brasil X Brics, apresentado ontem pelo sócio do escritório de advocacia Machado-Meyer, Daniel Monteiro Peixoto, durante o seminário Reforma Tributária Possível, realizado na Câmara Americana de Comércio (Amcham).


De acordo com Daniel Peixoto, o tamanho da carga tributária no Brasil não representa um problema, mas sim a qualidade do uso dos recursos arrecadados. Ainda assim, de acordo com o estudo, o Brasil leva alguma vantagem sobre seus parceiros do Brics, tanto do ponto de vista do avanços dos instrumentos arrecadatórios, como na distribuição dos recursos arrecadados. “Hoje, reconhecidamente a aparelhagem de arrecadação do Brasil é bem melhor do que a de outros países”, diz Peixoto.


No entanto, quando o estudo avalia a simplicidade da estrutura tributária em 183 países, o Brasil consegue ficar em último lugar, bem longe do penúltimo colocado, que é a República dos Camarões, na África.


No Brasil, diz o advogado, passa-se dias para o contribuinte conseguir pagar o imposto. A Índia, tem baixa capacidade de arrecadação e isso faz com que o País tenha um déficit fiscal da ordem de 10% em relação ao PIB. Enquanto no Brasil, que tem uma população de cerca de 185 milhões de habitantes, o número de contribuintes é de 20 milhões, na Índia, com 1,1 bilhão de habitantes, só 40 milhões contribuintes para o Fisco daquele país.

Fonte: Jornal do Commercio/PE

Data: 19/11/2010

http://www.abtc.org.br/noticias.php?codigo=14907
Imagem

Trancado