Materializações

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Vitor Moura
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Materializações

Mensagem por Vitor Moura »

http://michaelprescott.typepad.com/mich ... elief.html

Inacreditável

Agora mesmo estou lendo um livro por Tom Harrison chamado Life After Death - Living Proof.. O livro relata numerosas sessões espíritas realizadas na década de 1940 e 50 pela mãe de Tom, uma médium de transe britânica chamada Minnie Harrison, que supostamente teve a capacidade de não só se comunicar com os mortos mas de os materializar na forma física.

Isso soa louco, eu admito. Uma coisa é alegar que os espíritos dos mortos podem falar por um canalizador humano, mas outra coisa é dizer que estes espíritos realmente podem materializar-se e podem andar ao redor do local da sessão espírita, apertando as mãos dos participantes ou os abraçando, assinando seus nomes, e dando presentes pequenos.

Embora penso que muitos fenômenos paranormais são genuínos, fui cético quanto aos médiuns de materialização. Muitos destes médiuns foi exposto como fraudes. E tipicamente operam sob condições que não inspiram confiança - em lugares escurecidos, ou escondidos atrás de cortinas além da visão dos participantes. As raras fotos tomadas de entidades "materializadas" freqüentemente parecem fraude, um fato que só encoraja mais ceticismo. Tudo isto levou-me a ser muito receoso desta área de exploração mediúnica. Aliás, escrevi dois ensaios online (aqui e aqui) criticando uma médium particular de materialização que usou o nome "Eva C.."

Então quando comecei livro de Tom Harrison, eu estava armado de um pensamento bastante crítico. Não que fosse cético quanto ao Sr. Harrison em si; ele apresenta-se como inteiramente sincero, profundamente dedicado a sua mãe, e convencido da realidade do que ele e seus companheiros participantes observaram. Mas as pessoas podem ser sinceras e ainda estarem equivocadas.

Meu primeiro pensamento era que talvez os supostos fenômenos fossem alucinações. Estaria o grupo de participantes querendo acreditar tanto no Espiritualismo que eles se convenceram que viam algo que não estava ali? Mas esta hipótese imediatamente foi refutada pelas fotos infravermelhas e gravações tomadas das sessões espíritas. Estes registros visuais de áudio ao menos estabelecem esse algo ocorria em nesse lugar. Você não pode tirar uma foto nem faz uma gravação de fita de uma alucinação.

Depois, considerei a possibilidade que Minnie Harrison fingiva os fenômenos por personificar os "espíritos." Outros médiuns de materialização foram pegos fazendo isto. Uma vez que o médium está acomodado em seu "gabinete" (normalmente um canto do local velado por uma cortina), pode mudar para um disfarce e então emergir no papel da irmã falecida de alguém, tia, etc.

Mas eu estava errado outra vez. Revelou-se que um gabinete foi usado apenas para as sessões espíritas posteriores. Nas anteriores Minnie Harrison foi colocada com os outros participantes num círculo. O lugar foi iluminado por luz vermelha – luz ofuscante, mas adequada para ver a própria Minnie como o espírito materializado movido sobre o lugar. Em outras palavras, Minnie não podia ter feito o papel de um fantasma, porque ela e o fantasma eram visíveis simultaneamente.

Poderia um dos participantes ter servido a Minnie como cúmplice, deixando o círculo e personificando um espírito? Não. A mesma luz vermelha que mostrou Minnie em seu assento mostrou todos os outros participantes, também. Além do mais, o lugar era muito pequeno, e quando oito ou mais participantes estavam presentes, ninguém podia ter deixado o círculo sem ser notado.

Bem. Então Minnie deve ter tido um cúmplice que não fazia parte do círculo. Alguma outra pessoa, desconhecida ao grupo, entrou no lugar depois que a sessão espírita tinha começado.

Outra vez, esta explicação fracassa. O lugar tinha só uma única porta, e era trancada por dentro. Além disso, a porta não podia ser abertas até que a pessoa sentada próxima a ela tivesse movido sua cadeira longe (como disse, o lugar era pequeno). Havia uma janela, mas foi selada com material de escurecimento. E a luz vermelha teria revelado qualquer um que tivesse tentando entrar.

Mas talvez o cúmplice secreto entrou no local antes da sessão espírita, e estivesse aí escondido o tempo inteiro? Parece impossível. O lugar em questão não pertencia aos Harrisons, mas a amigos seus, os Shipmans. Era, aliás, somente um lugar minúsculo nas costas de um armazém. O cúmplice não teria tido acesso ao local a menos que os Shipmans estivessem em na trama. Além do mais, o lugar não parece ter oferecido qualquer lugar para se esconder. Não havia nenhum armário, nenhum banheiro.

Às vezes as assombrações foram ditas "terem-se acumulado" do chão e então desaparecido no chão quando partiram. Isto naturalmente levanta a possibilidade de um alçapão, abrindo talvez num porão ou crawlspace. Mas outra vez, a hipótese fracassa. O chão foi forrado, fazendo altamente improvável que um alçapão pudesse ter sido ocultado. E a menos que os Shipmans estivessem sobre ele, como Minnie e o cúmplice hipotético poderiam ter cortado um alçapão no chão?

Outras observações feitas por Tom Harrison e pelos outros participantes tornam todas as explicações "normais" mesmo mais insustentável. Em uma ocasião, uma entidade materializada contou a Tom que, para poupar energia, ela não tinha se incomodado a materializa as suas pernas. Tom deu uma olhada e, ele diz, viu que a entidade de fato não tinha nenhuma perna visível. Algumas entidades forneceram informações desconhecidas a qualquer um no círculo, o que mais tarde foi verificado. Os "Aportes" (objetos transportados como se por magia colocados no local) apareciam nos lares dos participantes depois que as entidades diziam-lhes onde olhar.

Participantes convidados freqüentemente uniam-se ao círculo. Muitas dúzias das pessoas testemunharam estes fenômenos em sessões semanais que se estenderam por mais que uma década. Se fraude fosse a resposta, seguramente alguém a teria notado.

Há também a questão do motivo. Se Minnie estava fraudando seus amigos a cada semana, o que ela ganhava com istoe? Ela não cobrava nenhum dinheiro por seu trabalho e não aceitava nenhum presente ou contribuição. Estava doente com câncer e passou por várias operações, então ela freqüentemente não teria tido a força para executar fraudes engenhosas. Ela não procurou nenhuma publicidade e não recebeu nenhuma.

E ainda... a mente hesita na noção que os espíritos dos mortos realmente assumem formas físicas no quarto dos fundos do armazém dos Shipmans. A própria idéia parece inacreditável.

Ainda assim...

No fim de seu livro, Tom Harrison cita a observação famosa de Sherlock Holmes que, quando todas as outras explicações forem eliminadas, o que é deixado, contudo improvável, deve ser a verdade. Se o detetive da Baker Street estava correto, então sou levado à conclusão que meu ceticismo anterior sobre materializações não era autorizado.

Ou como o biólogo J.B.S. Haldane uma vez disse num contexto muito diferente - o universo não é somente mais estranho do que imaginamos; é mais estranho do que podemos imaginar.

Link para o livro: http://www.amazon.com/gp/product/095145 ... s&v=glance

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O ENCOSTO
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Mensagem por O ENCOSTO »

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O tecido usado pelo Chico Xavier era de melhor qualidade.
O ENCOSTO


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Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

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Najma
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Mensagem por Najma »

O ENCOSTO escreveu:Imagem

O tecido usado pelo Chico Xavier era de melhor qualidade.


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Aurelio Moraes
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Re.: Materializações

Mensagem por Aurelio Moraes »

Eu acho que os espíritas postam isso achando que vão convencer a gente...

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Botanico
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Re: Re.: Materializações

Mensagem por Botanico »

Mr.Hammond escreveu:Eu acho que os espíritas postam isso achando que vão convencer a gente...


É um toma lá e dá cá, Ramonde:

Falam em fraude, mas na hora de provar a fraude, vocês também não provam nada.

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Aurelio Moraes
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Re.: Materializações

Mensagem por Aurelio Moraes »

O ônus da prova é de quem alega...isso nunca acaba! :emoticon12:

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Vitor Moura
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Re: Re.: Materializações

Mensagem por Vitor Moura »

Mr.Hammond escreveu:O ônus da prova é de quem alega...isso nunca acaba! :emoticon12:


Os registros das sessões estão disponíveis on-line, qualquer um pode baixar e ouvir, fazer críticas...o ônus foi cumprido.

Antes, mais informações sobre a foto que o Enconsto comentou:

Há algum tempo nós fomos privilegiados em assistir a uma entrevista dada por Tom Harrison sobre o círculo físico que foi formado para sua falecida mãe Minnie em 1946, fazendo sessões até a metade de 1950 quando sua saúde começou a piorar forçando-na a parar. O círculo se reunia no minúsculo quarto dos fundos da loja de seus de amigos padeiros em Middlesbrough, na época Minnie Harrison tinha 51. Este grupo é raro pois alcançaram fenômenos físicos e plenas materializações muito rapidamente de fato, eles tiveram numerosos ‘visitantes' incluindo vários parentes mortos e e um índio norte-americano, ‘Sunrise'. Muitas fotografias foram feitas usando película infravermelha na escuridão total e em luz vermelha reduzida usando o rápido filme Kodak com uns dois de exposição. Alguns mostram ectoplasma sendo gerado da boca dos médiuns. Uma fotografia de “Tia Agg ” é muito convincente como mostra a figura de uma senhora idosa envolta em que parece ser um lençol e cabeça demasiada grande na qual um rosto muito claro e de tamanho normal é projetado. O que é realmente interessante é que a figura torna-se menos densa em direção ao chão! Quanto ao modo que as figuras materializadas se retiravam, são informadas se derreteram no chão como se como se passassem por um alçapão invisível, continuando a falar até que elas tinham quase desaparecido.

Mais fotos de Minnie Harrison realizando materializações:

http://uk.geocities.com/tmjones28/harrison.htm

E agora, os registros das sessões de áudio online: http://survivalebooks.org/#Visits

Um abraço,
Vitor

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DarkWings
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Re.: Materializações

Mensagem por DarkWings »

Entendi! Os espíritas falam um dialeto diferente da gente! Materialização é a forma compacta de se dizer "Pessoas com lençóis na cabeça bancando fantasmas".
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

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DarkWings
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Re.: Materializações

Mensagem por DarkWings »

Há algo de pornô (?) nesta foto:
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O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

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Vitor Moura
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Re: Re.: Materializações

Mensagem por Vitor Moura »

DarkWings escreveu:Há algo de pornô (?) nesta foto:
Imagem


Só na mente dos mal-intencionados....

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Gilghamesh
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Re: Re.: Materializações

Mensagem por Gilghamesh »

Botanico escreveu:
Mr.Hammond escreveu:Eu acho que os espíritas postam isso achando que vão convencer a gente...


É um toma lá e dá cá, Ramonde:

Falam em fraude, mas na hora de provar a fraude, vocês também não provam nada.


É duro neguinho que fica cantando vitória antes do apito final! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Já que vc foi tão insistente, achando que tinha o santo Graal nas mãos, analizei tuas provas e as demoli, na verdade o que vc tinha em mãos era uma garrafa de wiskye falsificada:
http://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=2194

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
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:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

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rapha...
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Re.: Materializações

Mensagem por rapha... »

[à parte]

Vitor Moura, concerte o link do enunciado, está quebrando o leiaute.

E não faça mais isso, por favor, o pessoal joga a culpa em mim, sendo eu mero inocente...

[/à parte]

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Botanico
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Re: Re.: Materializações

Mensagem por Botanico »

Mr.Hammond escreveu:O ônus da prova é de quem alega...isso nunca acaba! :emoticon12:


E dizer que houve fraude não é uma alegação, ou melhor afirmação? Por que aqui não cabe o ônus da prova? Será por privilégio?

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Botanico
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Re: Re.: Materializações

Mensagem por Botanico »

Gilghamesh escreveu:
Botanico escreveu:
Mr.Hammond escreveu:Eu acho que os espíritas postam isso achando que vão convencer a gente...


É um toma lá e dá cá, Ramonde:

Falam em fraude, mas na hora de provar a fraude, vocês também não provam nada.


É duro neguinho que fica cantando vitória antes do apito final! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Já que vc foi tão insistente, achando que tinha o santo Graal nas mãos, analizei tuas provas e as demoli, na verdade o que vc tinha em mãos era uma garrafa de wiskye falsificada:
http://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=2194

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:


Mas Gilga cabeça de repolho, a que vitória estou cantando? O jogo não aconteceu. Sem jogo, não tem vitória a cantar... ne derrota. Você ficou de me apresentar as fraudes comprovadas da Josefa, mas até agora...

Diz que quer provas CIENTÍFICAS... Mas por que científicas? Seria a Ciência a ÚNICA maneira de se chegar à verdade?

Diz você que nós espíritas fazemos oba-oba em cima de provas que nos endossam, mas varremos para baixo do tapete aquelas nos desaprovam... Mas de que provas está falando? Quais são os experimentos que comprovaram a NÃO-EXISTÊNCIA dos espíritos e de que não existe a reencarnação? Você os apresentou? Onde e quando?

Já que fala tanto em científico, lembre-se de que as hipóteses deveriam ser testadas, mas normalmente eu tenho visto uma excessão por aqui: se a hipótese for para negar os espíritos, então o teste é dispensável e a hipótese é automaticamente considerada verdadeira, ou seja, já pode ser guindada à posição de teoria.

É isso?

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Gilghamesh
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Re: Re.: Materializações

Mensagem por Gilghamesh »

Botanico escreveu:Mas Gilga cabeça de repolho, a que vitória estou cantando? O jogo não aconteceu. Sem jogo, não tem vitória a cantar... ne derrota. Você ficou de me apresentar as fraudes comprovadas da Josefa, mas até agora...

Diz que quer provas CIENTÍFICAS... Mas por que científicas? Seria a Ciência a ÚNICA maneira de se chegar à verdade?

Diz você que nós espíritas fazemos oba-oba em cima de provas que nos endossam, mas varremos para baixo do tapete aquelas nos desaprovam... Mas de que provas está falando? Quais são os experimentos que comprovaram a NÃO-EXISTÊNCIA dos espíritos e de que não existe a reencarnação? Você os apresentou? Onde e quando?

Já que fala tanto em científico, lembre-se de que as hipóteses deveriam ser testadas, mas normalmente eu tenho visto uma excessão por aqui: se a hipótese for para negar os espíritos, então o teste é dispensável e a hipótese é automaticamente considerada verdadeira, ou seja, já pode ser guindada à posição de teoria.

É isso?


bota, vc está se fazendo de retardado ou é um? :emoticon12:

Vc não me pediu que eu prova-se que as fotos eram fraudulentas?

Pois então, postei neste tópico aqui a confirmação das fraudes:
http://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=2194

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

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Botanico
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Re: Re.: Materializações

Mensagem por Botanico »

Botanico escreveu:
Gilghamesh escreveu:
Acauan escreveu:Para informar os recém chegados desinformados e relembrar os participantes de longa data, porém portadores de memória seletiva, que só se lembra do que lhe é conveniente, republico algumas colocações antigas que questionam as repetidas afirmações de que certos fenômenos espíritas nunca foram metodicamente desmentidos ou receberam contestação devida dos "céticos por aqui" "que nao querem aceitar nada de fora de seu limitado mundinho".
Bem, eu havia preparado toda uma resposta a esse tópico, mas por um azar perdi tudo quando tentei enviar. Dá umas zebras por aqui de vez em quando. Será que há tempo certo para você responder e se não o fizer, aí cai a conexão? Vai ver que é isso. Bem, para não dizer que fiquei quieto e fingi que não vi, como sugere o Gilga, então respondi há tempos, mas aí foi o Gilga que fingiu que não viu e não deu o seu parecer. Vamos ver se isso é feito agora.

Postado no Fórum Religião é Veneno Forumnow em 21/10/2004 15:40:16

Tópico: SITES ESPIRITAS BRASILEIROS SÃO RACISTAS.

http://www.forumnow.com.br/vip/mensagen ... 616&pag=12

Botanico escreveu:
Acauan escreveu:

Não sei quem são os céticos de quem você fala, que teriam questionado os supostos experimentos espíritas de modo tão simplista.


Ué? Imagino que o Encosto, o Hammond, o Tímido, o James Randi, o pessoal da STR sejam esses céticos. É só acompanhar os argumentos deles


Existem diferenças óbvias e suficientes entre os argumentos de Mr. Hammond e os de Bruno (Ateu Tímido) para invalidar sua generalização.
Além disto, o que você chama de “pessoal da STR”, como se fosse uma única pessoa, é um elenco composto de indivíduos de personalidades, competências e comportamentos vários, distinção que se reflete nos argumentos deles, que eu tenho acompanhado, pelo visto, com mais atenção que você.

Quanto a James Randi, nunca soube que alguma vez ele tenha chamado alguém de muito burro, ingênuo, ou canalha como você citou em seu argumento inicial e estendeu a aplicação do comentário a Randi em sua resposta acima citada.
O que eu vi, até hoje, foi o velho mágico desmascarar um por um dos charlatões que o desafiaram, criando uma reputação que explica porque os muitos e muitos alegados paranormais que existem pelo mundo não fazem fila na porta de usa fundação para receber o prêmio de um milhão de dólares, oferecido a qualquer um que prove tais capacidades.


Botanico escreveu:
Acauan escreveu:
Mesmo porque, antes que julgamentos sejam feitos, cabe primeiro aos espíritas esclarecer as lacunas do argumento colocado, como:

- Quem foram estes mais de duzentos pesquisadores? Quais seus nomes, credenciais científicas, instituições nas quais pesquisavam ou lecionavam e obras publicadas? Não é necessário citar todos, os dez nomes mais significativos dentre as duas centenas é o suficiente.


Tudo bem, não custa repetir. Robert Hare, Willian Crookes, Charles Richet, Camilo Flammarion, Cesar Lombroso (este é o que mencionou o número de 200 pequisadores), Notzing, Gustave Geley. A Sociedade de Pesquisas Psíquicas foi constituída para investigar esse tal de Espíritismo, mas a maioria dos seus membros queria provar que era tudo fraude. Assim, entre eles, contavam com mágicos profissionais, que investigavam as possíveis fraudes. Vai ter de ler um pouco, meu caro, pois não dá para escrever tudo aqui. Sugiro que leia os livros de Carlos Imbassahy e na biblioteca da FEESP você poderá encontrar livros dos autores acima.


Comentários críticos sobre estes experimentos podem ser encontrados no estudo Criticism and Controversy in Parapsychology – An Overview http://www.psy.gu.se/EJP/EJP1984Bauer.pdf , de autoria de Eberhard Bauer, do departamento de psicologia da Universidade de Freiburg, publicado no European Journal of Parapsychology.
Se ler os conteúdos deste material, e de outros tantos disponíveis sobre o tema, verá que as críticas quanto aos experimentos em questão vão além do que você insinuou ser o preconceito simplista de céticos desinformados. Nesta, especialistas de diversas áreas revisaram os trabalhos sobre manifestações espirituais. Suas conclusões poderiam ser resumidas na citação de George Price, da Harvard:


George Price in his article 'Science and the supernatural', published as leading article in Science (Price, 1955). He started by admitting that the opposition of parapsychology has been practically silenced by an impressive number of careful experiments and intelligent argumentation. However, in view of the fact that the existence of ESP must be considered in conflict with current theories in science, Price was forced to conclude that all significant results in parapsychology which cannot be explained by faulty experimental procedures, statistical errors or unconscious use of sensory cues, had to be due to "deliberate fraud or mildly abnormal mental conditions".


Bem, parece que o Acauan está muito chateado comigo por juntar céticos como um bando de gatos no mesmo saco e sem prestar atenção à cor e raças deles. Bem, vamos começar por esse texto de Price. Se entendi direito:
1) A existência da ESP (error in some place, oh desculpe-me, extra-sensorial perception = percepção extra-sensorial) está em conflito com as atuais teorias científicas.
2) TODOS os resultados significativos em parapsicology (e por tabela tudo quanto é coisa estranha atribuída a espíritos ou assemelhados) é explicado por falhas metodológicas, erros estatísticos e coisas parecidas (o que equivale dizer que os pesquisadores eram burros, imbecis e/ou incompetentes) ou
3) Fraude deliberada (do pesquisado e/ou do pesquisador) que equivale dizer que eram canalhas.

Muito que bem então, para que no futuro eu não deixe o Acauan irritado, eu gostaria que os céticos que por aqui dão as caras dessem o seu concordo ou discordo com a colocação de Price. Assim então eu posso dizer: "Os céticos tais como George Price, ...,...,..., e ... dizem que os cientistas que investigaram essa coisa de espíritos ou paranormalidade eram burros, imbecis ou canalhas." E assim evitar a generalização que incomoda ao Acauan.


Também é interessante frisar o resultado final das avaliações das pesquisas sobre manifestações espirituais citadas:

The overview published in 1940 (Pratt et al, 1940) of all the main experimental research from 1882 till 1940 - the 'bible' of experimental parapsychology - lists and discusses 35 alternative hypotheses. To these belong erroneous statistical methods, improper selection of data, insufficient shuffling of target decks, optional stopping, unconsciously motivated errors in recording and checking target and response sequences, insufficiently eliminated sensory cues (unconscious whispering, marked cards) and finally incompetence and gullibility of the experimenters. Of the 142 publications from the previous 60 years only six turned out to be sufficiently robust to withstand all these objections, thus according to the authors providing valid evidence for paranormal cognition. These six are all experiments carried out in the Duke laboratory since 1927.


ESSE TRABALHO do Pratt et al. 1940 É O QUE EU QUERIA LER... Infelizmente ele é citado no texto... mas não consta na citação bibliográfica. Lembro-me de ter me queixado disso lá outro fórum, mas ninguém me apresentou o dito cujo. Será que alguém aqui sabe me dizer o título, os autores e me dar a referência correta? Eu bem que queria ler o tal, ainda mais quando ele diz que discute 35 hipóteses alternativas. Tomara que tenha testado todas elas e apresentado os resultados desses experimentos. Sabem, os céticos (xí, sonhei que um índio desceu um tacape na minha cabeça vazia e ela rachou ao meio) se queixam que quando pedimos para testar suas teorias e hipóteses, isso é falácia de inversão do ônus da prova.

Você pode repetir sua argumentação e incluir entre os céticos preconceituosos e simplistas, que contestam os experimentos que citou, a Universidade de Freiburg, o European Journal of Parapsychology, George Price, J. G. Pratt e os demais pesquisadores citados no estudo, oriundos da mais respeitadas universidades do mundo.

Você também pode alegar apelo a autoridade, mas aí teríamos que lembrar que foi você que primeiro se valeu da citação de nomes para defender sua tese.


Não vou alegar nada. Se tais eminentes cientistas dizem que os fenômenos malucos de paranormais ou espíritos não existem, pois contradizem as atuais teorias científicas, que os que se metem a pesquisar essas coisas são burros ou canalhas, só estão dizendo o que eu usualmente tenho visto de muitos céticos.

Também pode dizer que todos estes cientistas e instituições estavam mancomunados contra o espiritismo, uma acusação que terá de provar.

Só me interessa o que dizem e o quanto pesquisaram e estudaram para dizer o que dizem. Se há algum motivo de fé religiosa científica por trás disso, não é algo que eu possa mensurar.

Quanto aos nomes que você citou:

Robert Hare – O artigo How People Are Fooled by Ideomotor Action, de Ray Hyman, Ph.D., traz comentários interessantes sobre este grande cientista, que no fim da vida inventou o exótico espiritômetro (abaixo), acreditava receber mensagens do falecido Benjamim Franklin e perdeu o respeito de seus pares terminando expulso da Sociedade Americana para o Progresso da Ciência.[/color]

Imagem
Picture of a "spiritoscope," an apparatus used to determine whether spirit manifestations were genuine.

Bem, estou pensando em traduzir esse artigo (mas estou devendo uma tradução ao Vitor e por isso vai ter de esperar. Mas pelo que entendi, Hyman defende que o Hare teria sido iludido por essa tal de ação ideomotora (sei lá se a tradução é essa). Pode-se dizer que Hyman fala com conhecimento de causa, pois durante alguns anos ele atuou como um típico médium americano (aquele que fica fazendo perguntas imbecis e tentando advinhar respostas) e de boa-fé. Ele se acreditava mesmo um médium. Até o dia em que sacou que nunca fora médium de porcaria nenhuma. Ele apenas conseguia dar respostas certas por perceber as sutis mudanças de expressão das pessoas. Neste artigo mesmo ele cita o caso dos cavalos inteligentes. Não dá detalhes, mas eu me lembro de um caso contado por um professor na USP quando eu fazia graduação.

O caso era que um camarada era dono de um cavalo que sabia fazer contas. Passava-se uma operação matemática para ele e o cavalo ficava batendo as patas num pedal, que fazia girar um mostrador com números e... pasmem: as respostas eram certas. Os pesquisadores acharam que o dono do cavalo fazia sinais que o cavalo estava treinado para captar e então o mandaram sair... mas o cavalo continuou acertando as contas.
Aí então alguém passou uma conta para o cavalo, ele bateu as patas lá no pedal, parou e... a conta estava errada! AGORA O DETALHE FUNDAMENTAL: Quem passou a conta NÃO SABIA QUAL ERA O RESULTADO.
Caiu a ficha: _ O cavalo na verdade não sabia contar. Ele apenas captava as mudanças faciais sutis que as pessoas faziam quando ele punha o número esperado e aí parava nesse ponto. Mas quando a pessoa que passou a conta não sabia resultado, a expressão dela não mudava. Aí o cavalo não tinha como acertar, exceto por acaso.

Hyman, apesar de querer vender o seu peixe, não dá detalhes de como Hare manipulava o seu aparelho. Não mostra como eram os seus experimentos. Sugere apenas que pelo fato de estar à vista do médium, mesmo este não vendo as cartas ou o mostrador de letras, isso era suficiente para saber a resposta certa pelas mudanças faciais de Hare.

Sem saber o modo de como Hare fez o experimento, essa sugestão exige plena confiança na palavra de Hyman (Ah! Mas Hyman é um CÉTICO e por isso sua palavra vale; já a do cientista Robert Hare, por ter aderido àquela gigantesca mistificação, NÃO VALE). Se por acaso o médium tinha uma frase feita, a qual ia tentando compô-la girando o disco que fazia acionar o mostradir com as letras, então sim a tese de Hyman é perfeitamente aplicável. Mas se o médium girava o disco, parava sucessivas vezes e Hare ia anotando as letras e no final saía algo inteligível, que nem o médium, nem Hare sabiam o que era antecipadamente, então aí a tese de Hyman é furada, pois a ação ideomotora só funciona se o interlocutor do médium já sabe antecipadamente o que vai ser lido.
Esse detalhe, portanto, ficou faltando infelizmente.

Uma outra coisa que senti falta foi que Hyman não comentou uma blasfêmia científica de Hare: ele repetiu um experimento já consagrado e perfeitamente explicado pelas teorias científicas conhecidas. Sabem, neste artigo, Hyman cita todo ufano o experimento genial de Faraday sobre as mesas girantes. Faraday colocou uma série de discos de papelão sobre uma mesinha tripé e convidou os médiuns a fazerem a mesa girar. Aconteceu que os médiuns fizeram os papelões girar, mas não a mesa. Assim então ficou cientificamente confirmado que tudo não passava de ação muscular involuntária. Os dedos os médiuns ficavam entorpecidos e faziam movimentos sem que eles se dessem conta disso, pensando, tolamente, que se tratavam de espíritos.

Hyman lamentou que Alfred R. Wallace não aceitasse piamente o experimento de Faraday e contestasse dizendo que o que ele fazia e observava não conferia com o experimento tão genial de Faraday.

Bem, o pior aconteceu com Hare, que repetiu esse experimento, apesar de ser desnecessário, já que o próprio Hare achava que esse experimento de Faraday liquidava o assunto. Na sua reprodução, Hare colocou esferas de cobre sobre uma mesinha e uma chapa de zinco por cima. O médium apoiava os dedos sobre a chapa e... esta ficou parada e A MESA SE MOVEU. Que pena que Hyman não comenta esse experimento blasfemo. Queria que ele, ou qualquer cético por aqui, argumentasse que o experimento não vale pois contradiz as teorias científicas atuais... E tinha também um outro, onde a mesinha era colocada sobre uma balança e sobre ela um aquário. O médium colocava a mão na água e Hare anotou o aumento de peso de 8 quilos na balança. Alguém poderia por favor contatar o Hyman e pedir para que ele comente isso?


Willian Crookes pode ter a confiabilidade de seu trabalho sobre manifestações espirituais conferido no artigo Florence Cook, Katie King, A garota que era sua prima fantasma disponível no site da STR.

Bem, de que me lembro havia dois artigos sobre esse mesmo tema, um avacalhando e outro favorecendo. De qualquer forma, pareceu-me apenas centrar-se numas fotos e não no trabalho completo. O seja, desconsiderou-se todo o experimental.

Cesar Lombroso, médico e antropólogo italiano, autor da teoria do Criminoso Nato, segundo o qual as tendências criminosas poderiam ser identificadas por meio de características fisionômicas.
Não obstante pesquisas atuais tratarem da hipótese da influência genética no comportamento, as pesquisas de Lombroso hoje são consideradas bizarras, principalmente depois que variantes delas foram utilizadas pela polícia secreta czarista e pela Gestapo.
A adoção das teses espíritas se enquadravam perfeitamente na tese do criminoso nato de Lombroso, já que os espíritos poderiam trazer tais tendências de outras encarnações ou mesmo como reflexo de seu estado primitivo.
Salvo raríssimas exceções, Lombroso hoje só é lembrado pelos veículos de divulgação espírita brasileiros.

Está correto. As pesquisas antropológicas de Lombroso HOJE SÃO BIZARRAS, mas na sua época NÃO ERAM (e pelo contrário, ERAM MUITO CIENTÍFICAS, tanto que Lombroso era muito conceituado. E eram tão científicas que, a qualquer momento, pode aparecer algum cientista branco, protestante e anglo-saxão, militante da Ku-Klux_klan por aí que queira ressucitá-la). Além disso, mesmo falhando neste aspecto, isso não implica que fosse cego e burro demais a ponto de se deixar enganar facilmente, ainda mais quando combatia ferozmente os fenômenos paranormais. E se Lombroso estava embasbacado, como Morselli, um anti-espírita que também fez experimentos junto com ele, também estaria?

Charles Richet estudou fenômenos paranormais, mas se recusou a lhes dar interpretação religiosa de qualquer tipo, seus biógrafos citam que ele esperava que no futuro a humanidade se livrasse dos dogmas infantis.

Charles Richet, assim como Enrico Morselli e René Sudre são figuras que nós espíritas reverenciamos. Eles CONFIRMARAM A EXISTÊNCIA DOS FENÔMENOS, MAS EXATAMENTE POR TEREM SIDO ANTI-RELIGIOSOS, isso os torna INSUSPEITOS de sectarismo religioso. E sem isso, NADA MAIS SOBRA, pois não ganhavam dinheiro (até perdiam, isso sim), nem prestígio (ganham desprestígio, isso sim, pois endossavam a existência de fenômenos contrários aos dogmas da Ciência) entre seus pares científicos. Só podiam então estar certos de que HAVIA FENÔMENOS, independente de qual causa lhes atribuísse. Sabe, minha gente, nem o Espiritismo, nem a Metapsíquica, nem a charmosa Parapsicologia e nem a atual força Psi AVANÇARAM GRANDE COISA: ainda estão empacados na situação de PROVAR A EXISTÊNCIA DOS FENÔMENOS. Se Richet, Morselli, Sudre e outros anti-religiosos endossaram a existência dos fenômenos paranormais, a nós espíritas, só isso já é de valor inestimável.
Entendeu?


Notzing é citado no texto e de Gustave Geley tratarei a seguir.[/color]

Botanico escreveu:
Acauan escreveu: - Qual o grau de isenção dos mais de duzentos pesquisadores com relação ao assunto pesquisado?


À exceção de Camilo Flammarion, que logo se tornou espírita, os outros eram em geral céticos ou até hostis. Hare, por exemplo, pôs-se a investigar justamente para provar a fraude. Os que de fato investigaram a coisa, concluíram que os fenômenos existiam, mas nem todos se tornaram espíritas por causa disso.


Vejamos o que o site espírita espiritnet diz sobre Gustave Geley:

Gustave Geley – O mais "Espírita" dos Pesquisadores Metapsíquicos

por Marcelo Coimbra Régis

Um dos principais filósofos e cientistas de tendência claramente espírita do século 20 foi, sem dúvida, Gustave Geley. Pouco conhecido no Brasil, onde temos apenas duas de suas obras traduzidas (O Ser Subconsciente, ed. FEB e Resumo da Doutrina Espírita, Lake), Gustave Geley, francês nascido em 1868, em Monceau-Les-Mines, doutor em medicina por Lyon, desde jovem se viu atraído pelo inquietante problema da sobrevivência e da evolução humana. Homem de ação e cientista por natureza decidiu dedicar sua vida e prestígio ao crescimento da Metapsíquica.

http://www.espiritnet.com.br/Biografias/biogust.htm


Não me parece a descrição de um pesquisador imparcial.

Bem, só me interessa aqui saber uma coisa: essa suposta falta de imparcialidade o teria levado ele a mentir, fraudar ou ser desatento em suas pesquisas no caso? Há alguma prova ou evidência disso? Desde Kardec, os espíritas têm sido sempre lembrados a jamais compactuar com fraudes. Tanto assim que numa resposta a um cético de plantão, Richet mesmo dizia de vários médiuns farsantes terem sido desmascarados por ESPÍRITAS e metapsiquistas (cadê os James Randi da época?).

Se em meia dúzia amostrados já temos exemplo de pelo menos três (incluindo o convertido Hare) que não podem ser considerados isentos, uma verificação mais apurada das posições dos outros mais de duzentos pesquisadores citados se faz necessária.

Botanico escreveu:
Acauan escreveu:
- Em que publicações científicas foram publicados os resultados dos experimentos?

- As publicações incluíam as condições controladas nas quais os experimentos foram realizados?

- Os experimentos foram reproduzidos por algum outro grupo de pesquisadores e os resultados obtidos foram referendados?


Os autores escreveram livros sobre o assunto e publicações foram feitas em revistas, algumas especializadas no assunto e em outras de interesse geral (Luce e Ombra, Light, Banner of Light, etc). Sim, protocolos são delineados em artigos nas revistas e nos livros.

A que outro grupo está se referindo? Estes cientistas formavam grupos heretogêneos, com fisioligistas, químicos, físicos, mágicos, etc.


Qualquer experimento científico só é considerado validado e aceito pela comunidade científica após passar pelo crivo da repetibilidade e reprodutibilidade (R&R), independente das áreas de especialidade envolvidas nas pesquisas.

Acho que não, pois desconheço em Ciência qualquer coisa que tenha sido tenha passado por repetitibilidade e reprodutibilidade ao longo de 80 anos de pesquisa, por vários cientistas e laboratórios diferentes em todo o mundo, com resultados usualmente concordantes e MESMO ASSIM continuasse rejeitada pela comunidade científica. Parece que é aqui que entra a opinião do Price: está em contradição com as teorias científicas atuais e portanto, não vale.

Botanico escreveu:
Acauan escreveu: São estas as perguntas que um cético minimamente informado sobre o método científico faria antes de concluir sobre os qualificativos intelectuais ou morais dos ditos mais de duzentos pesquisadores, mesmo porque, na ausência destas respostas qualquer julgamento é desnecessário, já que os requisitos mínimos da credibilidade científica não foram atendidos.


Fala você em qualificativos morais e intelectuais... Bem, qual é o histórico intelectual e moral de William Crookes? Quantas vezes ele foi pego fraudando trabalhos científicos, fazendo trapaças grosseiras, etc e tal? As pesquisas "mundanas" dele eram pobres, medíocres, sem qualquer valor significativo? Sim ou não?

Vamos lá, veja o resto. Que foi dito a respeito da moral e intelectualidade de Robert Hare, Charles Richet, Cronwell Varley, Alfred R. Wallace? Por que seriam eles pessoas morais e intelectamente impecáveis quando faziam trabalhos científicos mundanos, mas se tornavam automaticamente burros e/ou canalhas quando se envolviam com coisas espíritualistas, que só traziam desprestígio e desgostos aos seus envolvidos?

Algum cético pensou nisso? Já elaboraram alguma tese ou raciocínio bem feito a respeito?


O lance é que o que vale para um, vale para todos. John Stein escreveu um livro, Sorcerer of the Kings, com a introdução de James Randi, onde analisa os trabalhos de Willian Crookes em relação da Daniel D. Home. O autor começa procurando demonstrar que Crookes era um cretino. Quando a cretinice já não dava mais para explicar certos procedimentos que impediam fraude, aí então Crookes passou a ser um canalha que estava macunado com a fraude. Tenho frequentemente ouvido dos céticos que os métodos adotados no passado eram mal controlados e mal verificados, mas toda vez que peço detalhes, aí são esses céticos que querem que eu os forneça.


Você pode encontrar detalhes de erro ou fraude nas fotos de Crookess no link da STR anteriormente citado.
Acho muito estranho que você cobre tais evidências tão freqüentemente e nunca tenha lhe sido apresentado um material que é de conhecimento da maioria que freqüenta a Sociedade da Terra Redonda.


Como eu disse, talvez injustamente e daí a ira do Acauan, o que vale para um vale para todos. O que noto é que um trabalho escrito por algum cético malhando algum pesquisador espírita, apelando para a burrice ou canalhice, é aproveitado pela comunidade cética. Neste link da STR há duas opiniões no mesmo site a respeito desse caso. Uma contra e outra a favor. A contra apenas faz uma análise de fotos "alegando ser a única coisa válida a ser analisada", bem, se é assim, então a descrição da montagem do experimento não vale, a observações visuais e auditivas não valem, os outros eventos relatados por pessoas indepententes não valem...

Bem, estamos lidando com pessoas neste caso e já que falou em qualificativos morais e intelectuais, por que não posso aceitar a palavra de Crookes, uma vez que não há qualquer histórico de que ele fosse doido, mentiroso, safado, cretino, ladrão de idéias, etc?


Botanico escreveu:
Acauan escreveu: É cabível perguntar porque tais experimentos tiveram repercussão tão inversamente proporcional à grandiosidade das descobertas.
A prova científica da existência de vida após a morte seria certamente a mais fantástica descoberta da ciência.


Você está sonhando, meu caro, e muito. Onde se viu falar de ciência neutra? Esqueceu-se de que a ciência é feita pelos homens? Aos cientistas ateus e anti-religiosos, não haveria o menor interesse que se provasse vida após a morte; aos cientistas religiosos (é, eles existem, viu?) isso aí é coisa do Demo e também não haveria interesse no caso. Sobrou para aqueles que foram lá para provar que tudo era fraude (e quebraram a cara) ou para algum curioso de plantão.


Não estou sonhando e agradeceria se não fizesse pressuposições sobre meu estado de vigília, já que não possui os meios ou a competência para isto.
Além do que, o material que apresentei até aqui, produto de uma rápida pesquisa, deve ser o suficiente para demonstrar que estou mais acordado do que você quanto ao quesito de apresentar evidências do que defende.

Quanto aos seus demais comentários, vou me privar de responde-los.
Procure saber com quem está falando antes de subestimar as competências intelectuais de seus interlocutores, erro que você tão repetidamente aponta nos que criticam a doutrina espírita, mas que deve ser interpretado de um outro modo quando é você quem o pratica.

O dia que resolver não seguir o caminho que diz ser errado, evite de insinuar desonestidade em quem chama de cientistas ateus e anti-religiosos, apesar de se tratar de gente que você não conhece pessoalmente e nada sabe sobre suas crenças pessoais, apenas porque eles ousaram desafiar os dogmas nos quais crê.

Se não fiz antes, então agora EU PEÇO DESCULPAS AO ACAUAN POR INSINUAÇÕES QUANTO A SEU ESTADO FÍSICO OU MENTAL. Quanto ao resto, atenho-me ao que é dito. Se George Price diz que os cientistas que se metem com essas coisas são incompetentes ou canalhas, mesmo usando de outros termos ou floreios, foi ele quem disse.

Botanico escreveu:
Acauan escreveu:
Se hoje apenas os espíritas levam tais pesquisas a sério, cabe também perguntar se não são eles que subestimam os porquês de todo o restante da humanidade, inclusive todas as instituições de conhecimento e ciência do mundo, não terem dado atenção ou relevância a tais experimentos, e não apenas um suposto e anônimo grupo de céticos preconceituosos e simplistas como foi erroneamente sugerido.


Sabe o que é? É que há ciências e ciências. As que têm aplicação no cotidiano são as mais cacifadas. Já aquelas que só produzem conhecimentos teóricos têm menos repercussão. Os pesquisadores que investigaram os ditos fenômenos tiveram apenas a preocupação de PROVAR que esses fenômenos existiam. Mas não foram muito além. Não se tirou desses fenômenos nada muito importante em termos práticos. Até porque não havia acordo quanto à causa dos fenômenos. Os espíritas diziam ser espíritos; outros diziam que era a subconsciência, outros que era o inconsciente; outros falavam em forças físicas desconhecidas. Cada metapsiquista fazia sua própria escola. Todo esse salseiro levou ao esgotamento do assunto e os cientistas se dispersaram e os institutos foram fechados.
Aproveite o gancho e pergunte ao nosso parapsicólogo aqui, o Wellington, quanta gente se interessa pelo trabalho dele. Quais as repercussões que estão ocorrendo no meio científico. Que elogios ou críticas azedas ele recebe. Talvez assim você possa entender o clima que os pesquisadores psíquicos do passado enfrentaram.
Marcos


Nenhuma, mas nenhuma mesmo, entre todas as descobertas possíveis que a ciência possa fazer seria mais relevante para os destinos da humanidade do que a comprovação inequívoca de que existe vida após a morte.

[color=#bfff00]Mas o que seria essa comprovação inequívoca? Qual o critério? Se é o critério que a comprovação deva ser algo que aconteça todo dia, toda hora, em qualquer laboratório ou estádio de futebol lotado, bem no meio do jogo entre Coríntias e Palmeiras... A coisa é o que ela é e não o que gostaríamos que fosse. Reclamam aqui que a Josefa aparece coberta de panos. Tudo bem, vamos fazê-la aparecer nua... Aí reclamam que é um espetáculo feio, pois é uma velha de mais de 70 anos. Ah! Vamos agradar aos céticos e cobri-la de panos outra vez.
Como eu tenho dito, não dá para agradar a todos.


Dizer que tais pesquisadores foram relegados ao ostracismo porque não havia interesse no assunto de que tratavam é simplesmente absurdo.[/color]


É que não consigo pensar em outra explicação depois de mais de 80 anos de pesquisa, por mais de 200 pesquisadores em diferentes países e com resultados parecidos.


Já que o bota, finge que não leu o texto do Acauan, estou repostando para relembrar! :emoticon12:
Bem, seu Gilga espero que esteja satisfeito e aguardo os seus comentário. Vou só agora complementar.

Lá no livro À margem do Espiritismo, de Carlos Imbassahy, FEB, há este texto: "Conta-se que Pedro III, rei de Castela, costumava nomear pessoalmente os juízes de seu reino. Um dia vagou no tribunal de Sevilha um lugar de juiz e três concorrentes o disputaram. Pedro III chamou-os a todos e, indicando-lhes com a mão a metade de uma laranja que boiava na água de um tanque, perguntou:
_ O que é aquilo?
O primeiro respondeu sem hesitar:
_ É uma laranja.
_ É a metade de uma laranja - disse o segundo sem refletir.
E como o terceiro não respondesse, o rei repetiu a interrogação.
Então o aspirante a juiz, servindo-se de um bastão, aproximou-se de si a metade da laranja que flutuava, voltou-a em todos os sentidos, e, depois de ter hesitado alguns instantes, disse:
_ Deve ser a metade de uma laranja.
_ És um sábio _ assegurou o rei _ e vais ser o nomeado, porque não te atreveste, como os outros concorrentes, a julgar sem haver estudado bem a questão. Mais ainda: embora estivesses quase convencido de que não te enganavas, nem mesmo assim quiseste resolvê-la definitivamente.

Seria ótimo se os que não concordam conosco examinassem muito bem a meia-laranja antes de se pronunciarem, mas não é isso que normalmente se vê por aqui e por aí.
O Gilga já logo de cara foi falando que as fotos da Josefa eram fraude, depois mudou dizendo que a fantasma era fraude, mas não prova nada do que disse.
O Márcio ficou centrado numa única foto que nem faz parte do grupo de fotos que estou me referindo (as da materializações de Uberaba) e não quer saber de mais nada.
Hammond e Encostado só ficam nas gozações.

É isso.

Eu Sou Gilghamesh!
Grande coisa!
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Botanico
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Re: Re.: Materializações

Mensagem por Botanico »

bota, vc está se fazendo de retardado ou é um? :emoticon12:

Vc não me pediu que eu prova-se que as fotos eram fraudulentas?

Pois então, postei neste tópico aqui a confirmação das fraudes:
http://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=2194

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Gilga cabeça de repolho, eu estou me fazendo de cabeça de repolho também para descer ao seu nível. Você falou em CONFIRMAÇÃO DE FRAUDES, e eu quero saber das fraudes no caso da Josefa e não vi nada no seu choroso texto a esse respeito, Portanto...

Trancado