Tamanho do cérebro altera percepção do mundo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Tamanho do cérebro altera percepção do mundo

Mensagem por Reid »

Tamanho do cérebro altera percepção do mundo

SÃO PAULO - Cientistas demonstraram, pela primeira vez, que a maneira como vemos o mundo está ligada ao tamanho de uma parte do cérebro.

Em um estudo publicado hoje na Nature Neuroscience, pesquisadores do Wellcome Trust Centre for Neuroimaging da University College London relatam como o tamanho do córtex visual primário influencia a percepção visual.

Essa região, localizada atrás do cérebro, é responsável pelo processamento de tudo aquilo que vemos e, há algum tempo, sabe-se que ela muda bastante de tamanho entre um indivíduo e outro – podendo variar de uma a três.

Para verificar se o tamanho influenciava a percepção, os Drs Samuel Schwarzkopf, Chen Song e o professor Geraint Rees mostraram uma série de ilusões de óptica a 30 voluntários saudáveis. Entre elas, a ilusão de Ebbinghaus, na qual dois círculos idênticos estão cercados por “pétalas” também circulares; um deles possui pétalas maiores, enquanto o outro está cercado por menores. A maioria das pessoas vê o primeiro círculo como “menor” do que o segundo.

Imagem

Em uma segunda ilusão, chamada Ponzo, dois círculos idênticos ficam dentro de um túnel afunilado, o que faz parecer que o circulo mais próximo do afunilamento é maior do que o perto da boca.

Imagem

Nos testes, os pesquisadores perceberam que os voluntários viam as ilusões de forma diferente. Por exemplo, algumas pessoas viam uma diferença enorme entre os dois círculos, enquanto outros mal notavam qualquer alteração aparente de tamanho.

Usando ressonância magnética, eles mediram o córtex visual primário de cada voluntário e acharam uma grande variação no tamanho de sua área. Surpreendentemente, havia uma forte relação entre o tamanho e a ilusão percebida – quanto menor a área, mais pronunciada era a ilusão visual para a pessoa.

Isso mostra que o tamanho de uma área do cérebro pode prever como alguém irá perceber seu ambiente visual. Segundo os pesquisadores, o quanto seu cérebro “te engana” com essas ilusões depende de qual porcentagem dele está sendo usada no processamento visual.


Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/cienc ... 010-47.shl

Trancado