São Paulo terá frota de carro elétrico
Enviado: 07 Dez 2010, 09:12
Nissan Leaf sai na frente e aponta o futuro do carro elétrico
6 de dezembro de 2010 | Categorias: Sem categoria
Eis alguns sinais claros de que o perfil automobilístico vai mudar num futuro próximo. Na semana passada, o Nissan Leaf ganhou o título de Car of the Year (Carro do Ano) na Europa.
Nada impressionante não fosse o fato de que o modelo é totalmente movido à energia elétrica e pontuou mais do que os concorrentes de peso (e com motor a combustão) Alfa Romeo Giulietta e Vauxhall Meriva, segundo e terceiro colocados, respectivamente.
Na mesma semana, até o papa Bento XVI disse que está pronto para utilizar um papamóvel elétrico.
_ É um sinal da preocupação ecológica do Papa _ declarou na quarta-feira o cardeal Giovanni Lajolo, da governadoria do Vaticano, encarregado do funcionamento do Estado Pontificial.
_ Se propusermos um papamóvel elétrico eficiente, seguro e com um tamanho razoável, qual interesse teria ele em preferir um papamóvel movido à gasolina? _ questionou.
O Nissan Leaf merece o prêmio. O carro esteve exposto no Salão do Automóvel de São Paulo deste ano, e este colunista teve a oportunidade de conferi-lo bem de perto. Com 20 mil reservas nos Estados Unidos antes mesmo de chegar às lojas, o carro deve revolucionar o conceito de mobilidade e sustentabilidade automotiva.
O único carro 100% elétrico no mundo produzido em grande escala o Nissan LEAF não emite CO2 ou outros gases que contribuem para o efeito estufa. Sequer possui cano de escape. O hatch médio é alimentado por uma bateria de íon-lítio de 90 quilowatts de potência e 24 quilowatts hora de energia.
A bateria pode ser recarregada durante a noite em uma tomada de 110 volts ou através de um recarregador, como um telefone celular. A autonomia é de 160 quilômetros com uma única carga. O veículo atinge até 145 quilômetros por hora.
Há especulações de que o Nissan Leaf chegará ao Brasil em 2011. Só especulações. O que há de certo é que uma frota do modelo foi encomendada pela prefeitura de São Paulo para que seja utilizado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
6 de dezembro de 2010 | Categorias: Sem categoria
Eis alguns sinais claros de que o perfil automobilístico vai mudar num futuro próximo. Na semana passada, o Nissan Leaf ganhou o título de Car of the Year (Carro do Ano) na Europa.
Nada impressionante não fosse o fato de que o modelo é totalmente movido à energia elétrica e pontuou mais do que os concorrentes de peso (e com motor a combustão) Alfa Romeo Giulietta e Vauxhall Meriva, segundo e terceiro colocados, respectivamente.
Na mesma semana, até o papa Bento XVI disse que está pronto para utilizar um papamóvel elétrico.
_ É um sinal da preocupação ecológica do Papa _ declarou na quarta-feira o cardeal Giovanni Lajolo, da governadoria do Vaticano, encarregado do funcionamento do Estado Pontificial.
_ Se propusermos um papamóvel elétrico eficiente, seguro e com um tamanho razoável, qual interesse teria ele em preferir um papamóvel movido à gasolina? _ questionou.
O Nissan Leaf merece o prêmio. O carro esteve exposto no Salão do Automóvel de São Paulo deste ano, e este colunista teve a oportunidade de conferi-lo bem de perto. Com 20 mil reservas nos Estados Unidos antes mesmo de chegar às lojas, o carro deve revolucionar o conceito de mobilidade e sustentabilidade automotiva.
O único carro 100% elétrico no mundo produzido em grande escala o Nissan LEAF não emite CO2 ou outros gases que contribuem para o efeito estufa. Sequer possui cano de escape. O hatch médio é alimentado por uma bateria de íon-lítio de 90 quilowatts de potência e 24 quilowatts hora de energia.
A bateria pode ser recarregada durante a noite em uma tomada de 110 volts ou através de um recarregador, como um telefone celular. A autonomia é de 160 quilômetros com uma única carga. O veículo atinge até 145 quilômetros por hora.
Há especulações de que o Nissan Leaf chegará ao Brasil em 2011. Só especulações. O que há de certo é que uma frota do modelo foi encomendada pela prefeitura de São Paulo para que seja utilizado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).