Luz consegue mover objeto

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Luz consegue mover objeto

Mensagem por Reid »

Luz consegue mover objeto

Imagem

SÃO PAULO - Cientistas de Nova York conseguiram fazer um objeto em escala micrométrica se mover usando apenas um laser de luz.

Já se sabia que a luz em si era capaz de empurrar objetos; este é o principio por trás das velas solares, por exemplo, usadas para empurrar veículos espaciais.

O Dr. Grover Swatzlander e seus colegas do Rochester Institute of Technology demonstraram agora que a luz também consegue criar a complexa força capaz de erguer um objeto – a mesma gerada pelos aerofólios, que faz um avião levantar vôo.

Em um trabalho publicado na Nature Photonics, eles descrevem como seu experimento com luz ergueu os chamados “aerofólios de luz”. A experiência começou quando modelos de computador sugeriram que a luz, ao incidir sobre pequenos objetos com a forma de asas de avião, cria uma força capaz de erguê-los.

Os pesquisadores então passaram aos experimentos físicos. Eles criaram varetas transparentes, em escala micrométrica, chatas de um lado e arredondadas de outro – como as asas de um avião, vistas de lado. Eles submergiram os objetos em uma câmara de água e os bombardearam com 130 mW de luz ultravioleta, com um laser colocado por baixo da própria câmara. Os objetos foram empurrados para cima pela luz, mas também se moveram lateralmente, em direção perpendicular ao raio.

Nos aviões, o fenômeno ocorre porque a forma da asa faz o ar debaixo correr mais devagar e com maior pressão do que o ar por cima. Já no fenômeno com a luz o efeito se dá porque o objeto é transparente. Assim, a luz brilha através dele e é refletida por suas superfícies internas, de forma que a parte maior da luz sai em direção perpendicular ao feixe, fazendo com que um lado tenha uma pressão de radiação maior e, assim, levante.


Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/cienc ... 010-32.shl

luz? erguer? discos voadores? :emoticon27:

:emoticon16:

Trancado