Cerâmicas greco-romanas com inscr relig. encontradas Egito

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Cerâmicas greco-romanas com inscr relig. encontradas Egito

Mensagem por Johnny »

Dom, 26 Dez, 05h11

EL CAIRO, Egito (AFP) - Uma equipe de arqueólogos italianos encontrou recipientes greco-romanos com inscrições sobre práticas religiosas da época 80 km a sudoeste do Cairo, informou o serviço de antiguidades egípcio.
PUBLICIDADE

A missão arqueológica achou 150 receptáculos de cerâmica em um encrave greco-romano a dois quilômetros ao norte do Lago Qarun, no oásis de Fayum, segundo comunicado do Conselho Supremo das Antiguidades (CSA).

Os fragmentos têm inscrições em demótico, uma forma de escritura hieroglífica utilizada durante as últimas dinastias faraônias no Egito e até o começo da época romana.

Estes vestígios são muito úteis para esclarecer as práticas religiosas e o estilo de vida dos habitantes do Egito greco-romano, segundo o comunicado.

Cada peça de cerâmica tem o nome de um sacerdote que atuava em um templo dedicado ao deus Soknopaios, divinidade da fertilidade e da potência, com aparência de um homem crocodilo.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Trancado