Ajuda com placa de video para jogos

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Johnny
Gênero: Masculino

Ajuda com placa de video para jogos

Mensagem por Johnny »

Detesto quando um moleque sabe mais que eu, mas tem certas áreas que a gente fica maluco só em buscar uma solução simples.

Seguinte: Gosto as vezes de jogar alguma coisa no PC (acho que já postei isso antes, mas sobre jogos), mas não estou interessado em comprar uma placa de video fodona pois não sou um hard user de games. Mas a minha placa está dando no saco, uma on-board da Intel chipset 965QM que é compatível com porra nenhuma (nem o Revit suporta). Daí estava jogando TombRaider (jogo leve) e quando chega numa fase, a desgraçada trava e não sai de lá.

Daí baixo um demo aqui (Call of Duty 2) e diz que o DX é incompatível.

Estava pensando em uma placa até uns 140 reais (MÁXIMO), que dê para jogar jogos novos, mesmo que em menor resolução.

Daí até achei, mas surgem algumas dúvidas.

1- DX10: Muitas PCI express vem com isso. Mas uso o XP que aceita no máximo o DX9c. Teria que trocar o SO? (e no caso do Linux que não usa DX? Acho que foi uma pergunta burra...jogos Lilnux...)

2- DDR3: As placas atuais usam DDR3. É só dela, certo? Meu OC não precisa ter suporte ao DDR3, cerrto?

3- 64 bits, 128? As de 256 sei que são as mais TOP e por isso, não me interesso ($$$)

4- 256 ou 528 M Ram?

5- Gosto de jogos tipo 1ª pessoa como Call of Duty, Halo, Tomb, e talvez algum outro.

6- Não, não quero um console. Se fosse para ter um console compraria um Wii ou XBox. É para jogar de vez em nunca, nas férias ou num domingo de manhã.

Se alguém puder ajudar com informações técnicas dizendo por que esta e não aquela, angum link de compra, agradeço.

Minha máquina:

MB: Gigabyte GA-965QM DS2
ChipSet: Intel Q965 (obvio)
Memoria: 2G DDR2 800
Core Duo Dual Core 2Ghz
SO: XP por enquanto
Editado pela última vez por Johnny em 11 Jan 2011, 06:29, em um total de 1 vez.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Rapidfire

Re: Ajuda com placade video para jogos

Mensagem por Rapidfire »

Johnny escreveu:

Estava pensando em uma placa até uns 140 reais (MÁXIMO), que dê para jogar jogos novos, mesmo que em menor resolução.

Por 140 R$ você só vai passar raiva. Até rodando os jogos no mínimo e com resolução baixa, não passava de 25 fps nos últimos jogos com a minha gt 9400.

Johnny escreveu:
Daí até achei, mas surgem algumas dúvidas.

1- DX10: Muitas PCI express vem com isso. Mas uso o XP que aceita no máximo o DX9c. Teria que trocar o SO? (e no caso do Linux que não usa DX? Acho que foi uma pergunta burra...jogos Lilnux...)

Linux só da suporte ao OpenGL que nenhuma grande produtora usa. E sim, você vai ter que atualizar o Windows para atualizar o Direct X, que agora está na versão 11.

Johnny escreveu:
2- DDR3: As placas atuais usam DDR3. É só dela, certo? Meu OC não precisa ter suporte ao DDR3, cerrto?

Sim, é da placa de vídeo. Eu uso uma GDDR5 em uma mobo DDR2
Johnny escreveu:

3- 64 bits, 128? As de 256 sei que são as mais TOP e por isso, não me interesso ($$$)

64 bits nem fabricam mais. Quanto maior a interface de memória maior o canal para transferência de dados.

Johnny escreveu:
4- 256 ou 528 M Ram?

Mais importante que a quantidade de memória é o clock. Minha falecida gt 8600 de 256 dava banho nas porcarias de 1GB da Zogis.

Johnny escreveu:
5- Gosto de jogos tipo 1ª pessoa como Call of Duty, Halo, Tomb, e talvez algum outro.

Ainda existe fã de Tomb Raider? :emoticon12:

Johnny escreveu:
6- Não, não quero um console. Se fosse para ter um console compraria um Wii ou XBox. É para jogar de vez em nunca, nas férias ou num domingo de manhã.

Vários jogos só saíram para console. E com esses novos controles (Kinect e Move) é bem possível que eu migre para eles.

Johnny escreveu:
Se alguém puder ajudar com informações técnicas dizendo por que esta e não aquela, angum link de compra, agradeço.

Tire o escorpião do bolso.

Johnny escreveu:
Minha máquina:

MB: Gigabyte GA-965QM DS2
ChipSet: Intel Q965 (obvio)
Memoria: 2G DDR2 800
Core Duo Dual Core 2Ghz
SO: XP por enquanto

Qual a potência da sua fonte? Sua memória Ram está em um pente ou dois?
"Filipenses 1:18 - Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisso me regozijo, e me regozijarei ainda."(Paulo de Tarso)

Mesmo se Deus(es) existir(em) os motivos para a crença nele(s) estão errados.

Rapidfire

Mensagem por Rapidfire »

Se puder dar uma sugestão, eu comprei neste final de ano uma low/mid com um desempenho muito bom:

http://compare.buscape.com.br/evga-gefo ... html?pos=1

Meus jogos estão rodando muito mais suaves.
"Filipenses 1:18 - Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisso me regozijo, e me regozijarei ainda."(Paulo de Tarso)

Reid

Mensagem por Reid »

Rapidfire escreveu:Se puder dar uma sugestão, eu comprei neste final de ano uma low/mid com um desempenho muito bom:

Recomendo essa tbm, o preço eh bem alto, mas vai te atender bem johnny provavelmente pelos proximos 2 anos ateh :emoticon1:

Quantidade de memoria ram n eh tao importante o mais importante eh ter 128bits ou mais e ser gddr(2 a 5) :emoticon5:

Rapidfire

Mensagem por Rapidfire »

Reid escreveu:
Rapidfire escreveu:Se puder dar uma sugestão, eu comprei neste final de ano uma low/mid com um desempenho muito bom:

Recomendo essa tbm, o preço eh bem alto, mas vai te atender bem johnny provavelmente pelos proximos 2 anos ateh :emoticon1:

Quantidade de memoria ram n eh tao importante o mais importante eh ter 128bits ou mais e ser gddr(2 a 5) :emoticon5:

Como minha placa mão suporta, estou pensando em fazer sli. Só que vou precisar de outra fonte.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Cara, até posso pensar em gastar uns 180 ou 200 pilas. Mas estas que você indicou por mais de 400, prefiro comprar um Wii.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Po, mais que saco! Vamos fazer diferente então, pois pra variar, não soube explicar o que eu quero e o que eu não quero.

Minha chipset é a Q965, certo? Ela roda algumas coisas, beleza. vi uma Sapphire 4550 que dizem ser capada, dando preferencia por uma 4770. Ok, tenho então uma placa barata e capada chamada 4550 e outra melhor que custa mais que o dobro chamada 4770.

O que dá para jogar na HD4550? Quanto melhor ela é em comparação à on-board que tenho?

Daí, já daria para eu resolver o que comprar. Ah, a memória que tenho são dois pentes de 1G. Tenho mais dois de 516M mas retirei pois andaram acontecendo alguns efeitos fantamagóricos no PC com os 800 x 660 Mhz

Imagem

Rapidfire

Mensagem por Rapidfire »

Johnny escreveu:Po, mais que saco! Vamos fazer diferente então, pois pra variar, não soube explicar o que eu quero e o que eu não quero.

Minha chipset é a Q965, certo? Ela roda algumas coisas, beleza. vi uma Sapphire 4550 que dizem ser capada, dando preferencia por uma 4770. Ok, tenho então uma placa barata e capada chamada 4550 e outra melhor que custa mais que o dobro chamada 4770.

O que dá para jogar na HD4550? Quanto melhor ela é em comparação à on-board que tenho?

Daí, já daria para eu resolver o que comprar. Ah, a memória que tenho são dois pentes de 1G. Tenho mais dois de 516M mas retirei pois andaram acontecendo alguns efeitos fantamagóricos no PC com os 800 x 660 Mhz

Dei uma olhada rápida e vi que ela concorre com a GT 9400. Com essa placa eu consegui jogar os jogos do começo deste ano, com uma resolução horrível e com gráficos no mínimo (joguei o Call of Duty 4, nela sem grandes problemas).

Não consegui jogar os últimos lançamentos como Assassin's Creed 2 ou Just Cause 2. Provavelmente essa placa não vai rodar nada do ano que vem e nem o último Call of Duty. Se quiser acompanhar os últimos lançamentos vai ter que comprar uma placa melhor, aumentar a memória ram e trocar o SO.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Rapidfire escreveu:
Johnny escreveu:Po, mais que saco! Vamos fazer diferente então, pois pra variar, não soube explicar o que eu quero e o que eu não quero.

Dei uma olhada rápida e vi que ela concorre com a GT 9400. Com essa placa eu consegui jogar os jogos do começo deste ano, com uma resolução horrível e com gráficos no mínimo (joguei o Call of Duty 4, nela sem grandes problemas).

Não consegui jogar os últimos lançamentos como Assassin's Creed 2 ou Just Cause 2. Provavelmente essa placa não vai rodar nada do ano que vem e nem o último Call of Duty. Se quiser acompanhar os últimos lançamentos vai ter que comprar uma placa melhor, aumentar a memória ram e trocar o SO.

Certo, era isso mesmo que eu queria saber. Como disse, não sou um jogador. Não acompanho jogos novos e alguns poucos que tenho curiosidade, prefiro a jogabilidade do que os gráficos.

Pretendo comprar outro PC só daqui uns 3 anos, caso ele não pife. Se não tiver escolha e tiver que trocar por problemas na máquina, daí já invisto numa coisa melhor, um i7 com 4G de Ram DDR3, Placa de video intermediária e talvez MB off-board. Mas até la, muitas águas vão rolar.

Bem, obrigado pela ajuda.

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Quase.
Fui no chopisssentis onti e botei a mão numa 9500 GT por 240 pila. Cocei, cocei...pensei...mas não deu coragem. Se o Nota Fiscal Paulista der mole com pelo menos uns 120 reaus, daí eu encaro. è que tenho que comprar uma bike para andar com minha filhota. Sacanagem ela não andar de bike por não ter compania. E por 240 reais, compro uma bike razoável. Mas novamente, valeu pela ajuda.
Ah sim, o vendedor explicou tudinho pra mim, esta placa é compatível com DX9c, roda muitos jogos modernos também e é ótima para Cad e outras coisas.

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Rapid e Reid. Achei esta aqui http://xfxforce.com/pt-br/products/grap ... ng=pt-br#2 por 100 reais. Não dá para brincar com ela?

produto.mercadolivre.com.br/MLB-162699900-nvidia-geforce-7300-gt-frete-gratis-_JM

Imagem

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Cara, manter um computador highend para jogar os lancamentos e uma especie de hobby, e se voce nao gosta de estar constantemente lendo revistas de hardware e botando uma nota preta ajustando os criterios de bandwidth da sua placa mae, memoria, alimentacao, cooling etc; e melhor voce comprar um console usado no ebay. Da pra descolar um Xbox 360 quase novo por uns 100 euros. Como voce nao gosta muito de RTS e outros jogos exclusivos de PC, e melhor mesmo investir num console. Ainda mais se voce tiver uma dessas TVs modernas, porque ai voce pode aproveitar mais ela.

Eu recentemente comprei uma placa de video NVIDIA, mas para fazer operacoes matematicas com ela, por causa da arquitetura CUDA. Entao eu tenho que agradecer aos hobbistas que ficam impulsionando o mercado de placas de video a criar chipsets massivamente paralelos para eles rodarem Crysis e coisas do genero. Ao menos a gente depois pode pensar em coisas uteis para fazer com eles.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Reid

Mensagem por Reid »

Johnny escreveu:Rapid e Reid. Achei esta aqui http://xfxforce.com/pt-br/products/grap ... ng=pt-br#2 por 100 reais. Não dá para brincar com ela?

produto.mercadolivre.com.br/MLB-162699900-nvidia-geforce-7300-gt-frete-gratis-_JM

recomendaria algo assim

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... trocas-_JM

ainda assim recomendaria você dar uma olhada no forum do clube do hardware ou ateh perguntar la mesmo :emoticon45:

Johnny

Mensagem por Johnny »

Reid escreveu:
Johnny escreveu:Rapid e Reid. Achei esta aqui http://xfxforce.com/pt-br/products/grap ... ng=pt-br#2 por 100 reais. Não dá para brincar com ela?

recomendaria algo assim

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... trocas-_JM

ainda assim recomendaria você dar uma olhada no forum do clube do hardware ou ateh perguntar la mesmo :emoticon45:

O problema é que ja tentei troca com certos produtos e, achar ( e ter) o que interessa para a pessoa é contar com a sorte. E eu não tenho nada para trocar, do que já foi oferecido.

O dono da placa que citei diz que roda os jgos até 2009/2010 na boa. Como tem trocentos jogos, achei que poderia desfrutar deles.

Ô Reid, não quero jogar em full não, só quero poder rodar sem travar ou com lag (isso?) Até pouco tempo esta placa era top para jogos da época dela, ou pelo menos mid ( o cara da CTIS disse que as GT são low). Por que agora não é? É muita desinformação.

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
Cara, manter um computador highend para jogar os lancamentos e uma especie de hobby, e se voce nao gosta de estar constantemente lendo revistas de hardware e botando uma nota preta ajustando os criterios de bandwidth da sua placa mae, memoria, alimentacao, cooling etc; e melhor voce comprar um console usado no ebay. Da pra descolar um Xbox 360 quase novo por uns 100 euros. Como voce nao gosta muito de RTS e outros jogos exclusivos de PC, e melhor mesmo investir num console. Ainda mais se voce tiver uma dessas TVs modernas, porque ai voce pode aproveitar mais ela.

Eu recentemente comprei uma placa de video NVIDIA, mas para fazer operacoes matematicas com ela, por causa da arquitetura CUDA. Entao eu tenho que agradecer aos hobbistas que ficam impulsionando o mercado de placas de video a criar chipsets massivamente paralelos para eles rodarem Crysis e coisas do genero. Ao menos a gente depois pode pensar em coisas uteis para fazer com eles.

+Pois é, concordo em genero, numero e grau contigo Cabeça. Mas como disse na resposta logo acima, tem placas que eram muito boas até um anos atrás ou até o começo deste ano. POr que agora viraram lixo? Tem jogos pra cacete no mercado que foram lançados até o começo deste ano e que rodavam nestas, mesmo que não em plena carga.

Achjo que o Reid tem uma loja de informatica e tá querendo vender uma placa pra mim. :emoticon16:

Imagem

Rapidfire

Mensagem por Rapidfire »

É realmente mais caro se manter atualizado no PC. Daqui a pouco ninguém sem DDR3 vai conseguir rodar lançamentos. No console também há maior controle de pirataria (seja dando BAN ou corrigindo as brechas nas atualizações), assim, os grandes blockbusters são exclusivos para garantir a preferência dos fan-boys.

Conclusão: Terei de compra um PS3 para jogar Metal Gear, God of War, Read Dead Redemption e Mortal Kombat.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Rapidfire escreveu:É realmente mais caro se manter atualizado no PC. Daqui a pouco ninguém sem DDR3 vai conseguir rodar lançamentos. No console também há maior controle de pirataria (seja dando BAN ou corrigindo as brechas nas atualizações), assim, os grandes blockbusters são exclusivos para garantir a preferência dos fan-boys.

Conclusão: Terei de compra um PS3 para jogar Metal Gear, God of War, Read Dead Redemption e Mortal Kombat.

É, como agora não dá mais certo ficar forçando upgrade de PC e SO, eles estão usando a tática em games e placas de video.

Imagem

Rapidfire

Mensagem por Rapidfire »

Johnny escreveu:O problema é que ja tentei troca com certos produtos e, achar ( e ter) o que interessa para a pessoa é contar com a sorte. E eu não tenho nada para trocar, do que já foi oferecido.

O dono da placa que citei diz que roda os jgos até 2009/2010 na boa. Como tem trocentos jogos, achei que poderia desfrutar deles.

Ô Reid, não quero jogar em full não, só quero poder rodar sem travar ou com lag (isso?) Até pouco tempo esta placa era top para jogos da época dela, ou pelo menos mid ( o cara da CTIS disse que as GT são low). Por que agora não é? É muita desinformação.

Esse cara tá te enganando pra vender. Conheço um cara que tinha uma gt 7200 e não conseguia jogar nada do final de 2008. Mesmo se você colocar tudo no mínimo e usar a resolução de 800x600 não vai passar de 20 fps.

Se eu fosse você, seguraria o dinheiro para aproveitar algum "saldão" no ano que vem.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Rapidfire escreveu:
Johnny escreveu:O problema é que ja tentei troca com certos produtos e, achar ( e ter) o que interessa para a pessoa é contar com a sorte. E eu não tenho nada para trocar, do que já foi oferecido.

Esse cara tá te enganando pra vender. Conheço um cara que tinha uma gt 7200 e não conseguia jogar nada do final de 2008. Mesmo se você colocar tudo no mínimo e usar a resolução de 800x600 não vai passar de 20 fps.

Se eu fosse você, seguraria o dinheiro para aproveitar algum "saldão" no ano que vem.

É, só se for. Bem, vou gravar o link deste tópico e ver o que faço no ano que vem. Uma coisa é certa: Vou comprar uma bike de qualquer jeito. Já a placa de video, quem sabe se o Nota Fiscal libera algum dindin, mas não liberam desde a derrota do Serra.

Imagem

Reid

Mensagem por Reid »

Johnny escreveu:
user f.k.a. Cabeção escreveu:

+Pois é, concordo em genero, numero e grau contigo Cabeça. Mas como disse na resposta logo acima, tem placas que eram muito boas até um anos atrás ou até o começo deste ano. POr que agora viraram lixo? Tem jogos pra cacete no mercado que foram lançados até o começo deste ano e que rodavam nestas, mesmo que não em plena carga.

Achjo que o Reid tem uma loja de informatica e tá querendo vender uma placa pra mim. :emoticon16:

:emoticon12:

Esse negócio de placa de video é um pouco complicado, o que você pode fazer então é pegar os jogos que você quer que rodem numa boa e ver a configuração minima deles para placa de video, dai você consegue ter uma idéia da placa de video que você precisa... so que no caso fazer isso daria um pouco de trabalho :emoticon33:

Johnny

Mensagem por Johnny »

Deus um trabalhinho sim, mas menos do que eu esperava afinal, o que estava complicado era determinar o "escopo" da busca e necessidade.

Descobri uma forma rápida de achar o que eu quero.
Procurei por configuração para jogos video 2009 e depois 2008

http://www.guiadohardware.net/comunidad ... os/942031/

http://www.baixaki.com.br/tecnologia/34 ... a-2010.htm

A partir daqui posso comprar uma usada e pronto.

Imagem

Rapidfire

Mensagem por Rapidfire »

Um compêndio com os requisitos de inúmeros jogos:

http://www.systemrequirementslab.com/cyri/

Johnny

Re: Ajuda com placa de video para jogos

Mensagem por Johnny »

Outra coisa que descobri é que tem muito ti-ti-ti sobre placas e é questão de gosto mesmo.

http://www.baixaki.com.br/tira-duvidas/50647

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Muito bem, depois de muito pensar e a muié intimar para eu comprar a bendita placa, acabei comprando uma 9500GT com 512MB e 128 bits. Sem aqueles vendedores chatos enchendo o saco para levar fonte e outra placa que não desse lags, adquiri a mesma no shopiscenter iguatemi, numa loja da HP :emoticon27:

Estava quase levando a da CTIS, uma sei lá o que (esqueci e já joguei o papel fora) de 256 bits, bla bla bla, etc e tal, quando passando desistidamente na frente da loja HP (não esperava que vendessem placa de video) vi lá no fundo a caixa e o logotipo Geforce. Arrisquei entrar para perguntar, com a certeza de que seria uma nota preta e, surpresa. Muito bom o preço. Fiquei meio assustado com as recomendações da caixa sobre uma fonte de 350W pois a minha é de 250W e com certeza teria problemas. Mas ao abrir a embalagem na loja, notei que a alimentação era pelo próprio PCI-E e, pela largura das trilhas, seria muito pouco provável que acorrente por ali chegasse sequer aos 10 ampéres nas trilhas de 12V. Como minha fonte diz 18A e só tenho o HD e gravador de DVD, acho que dá e sobra (nem PX consome 18 amperes, s´po se for com botina de uns 120W).

Trouxe, instalei e estou jogando legal. Claro que não tentei baixar os jogos mais atuais de mais de 3G de tamanho. Estou jogando o Halo 2 e ao que tudo indica, está muito bom pois não rodava com a n-board (nem entrava). E a Lara então, nem se fala.

Imagem

Reid

Mensagem por Reid »

Johnny escreveu:Muito bem, depois de muito pensar e a muié intimar para eu comprar a bendita placa, acabei comprando uma 9500GT com 512MB e 128 bits. Sem aqueles vendedores chatos enchendo o saco para levar fonte e outra placa que não desse lags, adquiri a mesma no shopiscenter iguatemi, numa loja da HP :emoticon27:

Estava quase levando a da CTIS, uma sei lá o que (esqueci e já joguei o papel fora) de 256 bits, bla bla bla, etc e tal, quando passando desistidamente na frente da loja HP (não esperava que vendessem placa de video) vi lá no fundo a caixa e o logotipo Geforce. Arrisquei entrar para perguntar, com a certeza de que seria uma nota preta e, surpresa. Muito bom o preço. Fiquei meio assustado com as recomendações da caixa sobre uma fonte de 350W pois a minha é de 250W e com certeza teria problemas. Mas ao abrir a embalagem na loja, notei que a alimentação era pelo próprio PCI-E e, pela largura das trilhas, seria muito pouco provável que acorrente por ali chegasse sequer aos 10 ampéres nas trilhas de 12V. Como minha fonte diz 18A e só tenho o HD e gravador de DVD, acho que dá e sobra (nem PX consome 18 amperes, s´po se for com botina de uns 120W).

Trouxe, instalei e estou jogando legal. Claro que não tentei baixar os jogos mais atuais de mais de 3G de tamanho. Estou jogando o Halo 2 e ao que tudo indica, está muito bom pois não rodava com a n-board (nem entrava). E a Lara então, nem se fala.

Que bom que deu tudo certo :emoticon16:

Mas fique atento quanto a fonte, se começar a apresentar algumas coisas estranhas no pc pode ser isso :emoticon33:

Trancado