Cuba há 50 anos - começa a cair a ficha dos estudantes

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Cuba há 50 anos - começa a cair a ficha dos estudantes

Mensagem por Fernando Silva »

Pouco depois da revolução, tudo parecia se encaminhar para uma democracia, mas logo Fidel Castro começou a dar pitaco no governo e, em pouco tempo, assumiu o poder de forma ditatorial.

Muitos de seus companheiros de revolução, que tinham lutado a seu lado, protestaram e foram presos e fuzilados.
Outros deles, inclusive em altos cargos no novo governo, buscaram abrigo nas embaixadas estrangeiras e trataram de fugir do país.

Foi aí que caiu a ficha dos estudantes, mas já era tarde demais.

"O Globo" - Há 50 anos

19/01/1961

Estudantes secundários e universitários declararam greve geral com o objetivo de forçar o governo cubano a suspender as execuções. Um dirigente estudantil, identificado peio nome de Richard, será submetido a julgamento, acusado de terrorismo, podendo, portanto ser condenado à morte.

Vários estudantes ontem foram detidos, inclusive o lider da Faculdade de Direito, José Lendian. O estudante Pedro Luis Boitel, que se apresentou como candidato à presidéncia da Federação dos Estudantes Universitários, enfrentando o companneiro de Fidel Castro, Rolando Cubela, foi condenado a doze anos de prisão por atividades contra-revolucionárias.

"Estudantes, é chegado o momento de por fim aos fuzilamentos desumanos!", diziam os volantes distribuídos na Universidade de Havana pela chamada Legião Constitucional Democrática.


Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Cuba há 50 anos - começa a cair a ficha dos estudantes

Mensagem por Botanico »

Na Folha um defensor de Batisti citou John Locke, o qual filosofou que seria justo matar um tirano e, na visão desse defensor, Batisti agiu como um político em luta contra a tirania (Mussolini ainda governava a Itália nos tempos de atuação de Batisti?). Bem, será que esse defensor concordaria que seria justo então alguém matar Castro, Stalin, Mao, Roxxa ou outro figurão socialista?

Trancado