Fotossíntese artificial faz ouro ficar roxo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Fotossíntese artificial faz ouro ficar roxo

Mensagem por Reid »

Fotossíntese artificial faz ouro ficar roxo
Imagem

SÃO PAULO - Uma nova forma de aproveitar a luz do Sol foi confirmada por cientistas americanos. A prova? Eles conseguiram deixar arroxeada uma solução de ouro.

Na Universidade Brigham Young, o professor Richard Watt e sua equipe suspeitavam que uma proteína comum pudesse reagir com a luz do sol de forma similar ao que a clorofila faz durante a fotossíntese.

Para provar que a proteína poderia captar energia solar, eles realizaram um experimento relativamente simples. Primeiro, a misturaram com ácido de laranjas e dissolveram pó de ouro na solução. Frascos da mistura de cor amarelada foram então expostos à luz natural e, após 20 minutos, ficaram roxos.

A nova cor da solução indica que a proteína usou a luz do sol para excitar o ácido cítrico da laranja, desencadeando uma transferência de energia. Os átomos de ouro receberam elétrons e usaram essa energia doada para se ligarem uns aos outros formando pequenas nanopartículas roxas.

O processo, que levou 20 minutos, poderia ser feito de forma muito mais rápida com uma lâmpada de mercúrio e tungstênio, por exemplo.

O próximo passo para desenvolver essa fonte de energia verde é conectar a proteína a um eletrodo, levando a energia até uma bateria ou célula combustível. Essa etapa será feita em parceria com o National Institute of Aerospace.


Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/tecno ... 011-13.shl

Bem interessante, pode vir a ajudar bastante na area enérgetica :emoticon1:

Trancado