Betelgeuse está entrando em supernova

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Neuromancer
Mensagens: 475
Registrado em: 25 Out 2005, 23:29
Gênero: Masculino

Betelgeuse está entrando em supernova

Mensagem por Neuromancer »

Em breve, podemos ter dois sóis
Betelgeuse está entrando em supernova


Não bastasse o calor que vem fazendo ultimamente, agora um cientista americano está afirmando que, em breve, poderemos ter dois sóis. Não, você não leu errado.

Brad Carter, professor da Universidade de Queensland do Sul, afirmou que Betelgeuse, uma das estrelas mais brilhantes do universo (100 vezes mais brilhante que o Sol), está prestes a entrar em supernova - que é quando uma estrela, basicamente, perde massa, explode e morre.

Isso significa que, quando isso acontecer, Betelgeuse irá brilhar tanto quanto o Sol.

E aí, durante algumas semanas, veremos no céu duas grandes estrelas. Além disso, em alguns locais da Terra poderá não haver noite durante esse tempo. E isso está próximo de acontecer. Segundo o professor, isso pode rolar antes de 2012.

Depois da morte, Betelgeuse pode se tornar um buraco negro a cerca de apenas 1300 anos-luz da Terra.

Fonte: Estado de Minas (http://www.estaminas.com.br)
Fideliter ad lucem per ardua tamen.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Betelgeuse está entrando em supernova

Mensagem por Fernando Silva »

Imagino o alvoroço que isto vai causar entre os religiosos....


Betelgeuse vem do árabe "Ibt al Jauzah" (o ombro do gigante)

http://www.portaldoastronomo.org/tema_p ... d=22&pag=2

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Betelgeuse está entrando em supernova

Mensagem por Reid »

Mais corda para teorias de 2012 :emoticon33:


Fernando Silva escreveu:Imagino o alvoroço que isto vai causar entre os religiosos....


Betelgeuse vem do árabe "Ibt al Jauzah" (o ombro do gigante)

http://www.portaldoastronomo.org/tema_p ... d=22&pag=2


Site interessante :emoticon1:

edit:

Betelgeuse to Explode in 2012? Create Second Sun? Nope!

In a bit of news from the, "technological innovation is not a calendar" department, reporting from news.com.au claims that scientists believe the star Betelgeuse is on the route to a fiery oblivion before 2012.
Really?
That's accurate in the sense that Betelgeuse, the tenth brightest star in terms of apparent magnitude--the brightest stars one can see from earth—is indeed going to transform from a red supergiant into a supernova.
As for when that could happen, however, don't believe everything you read: This has a high unlikelihood of happening in 2012 (the star would have had to supernova in the middle ages). There's simply no accurate way to predict when such a celestial event might occur.
"But what's all this fuss about the star exploding by 2012? That's complete garbage," writes Discovery News' Ian O'Neill. "There is absolutely no indication that the star will explode in the next year or so. Even the most advanced telescopes and sophisticated computer models cannot predict an exploding star with that precision!"
But even if it were to go boom tomorrow, don't expect that the mighty blast would be equitable to the scene in Star Wars where Luke Skywalker stares out across the dessert, framed by the planet Tatooine's two suns. Nuh-uh. Neither will the supernova affect Earth in any painful capacity—using the same Star Wars analogy, Betelgeuse's death isn't going to be akin to the shockwave one sees when the Death Star blows up. The star's distance from Earth, 640 light-years, will play a large part in its overall effect.
"At that distance, it'll get bright, about as bright as the full Moon. That's pretty bright! It'll hurt your eyes to look at it, but that's about it," says Discover's Phil Plait.
And as for claims that we could have a second sun on our hands? "That's totally wrong," he adds. "It won't even get 1/100,000th that bright. Still bright, but it's not going to cook us. Even if it were going to explode soon. Which it almost certainly isn't."
That said, it's not as if Betelgeuse isn't packing some serious stellar power: The star itself is roughly 18 to 19 times the mass of the Sun, with a brightness (or luminosity) of 100,000 times greater than the Sun itself. Were one to pick it up and plop it directly into our solar system, replacing said Sun, the width of Betelgeuse would easily extend out to around Jupiter's current orbit.


Fonte: http://www.pcmag.com/article2/0,2817,2376132,00.asp

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Betelgeuse está entrando em supernova

Mensagem por Apo »

Estava escrito.

O Segundo Sol

Composição: Nando Reis

Quando o segundo sol chegar
Para realinhar as órbitas dos planetas
Derrubando com assombro exemplar
O que os astrônomos diriam
Se tratar de um outro cometa

Quando o segundo sol chegar
Para realinhar as órbitas dos planetas
Derrubando com assombro exemplar
O que os astrônomos diriam
Se tratar de um outro cometa

Não digo que não me surpreendi
Antes que eu visse você disse
E eu não pude acreditar
Mas você pode ter certeza

Quando o segundo sol chegar
Para realinhar as órbitas dos planetas
Derrubando com assombro exemplar
O que os astrônomos diriam
Se tratar de um outro cometa

Não digo que não me surpreendi
Antes que eu visse, você disse
E eu não pude acreditar
Mas você pode ter certeza

Seu telefone irá tocar
Em sua nova casa
Que abriga agora a trilha
Incluída nessa minha conversão

Eu só queria te contar
Que eu fui lá fora
E vi dois sóis num dia
E a vida que ardia sem explicação

Explicação, não tem explicação
Explicação, não
Não tem explicação
Explicação, não tem
Não tem explicação
Explicação, não tem
Explicação, não tem
Não tem.



Agora já tem.
Imagem

Avatar do usuário
Rapidfire
Mensagens: 535
Registrado em: 25 Fev 2010, 10:33
Gênero: Masculino

Re: Betelgeuse está entrando em supernova

Mensagem por Rapidfire »

Quem aposta que o crentes nem se darão o trabalho de checar a veracidade da coisa antes de dizer que "Jesus está voltando, arrependam-se!!"
"Filipenses 1:18 - Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisso me regozijo, e me regozijarei ainda."(Paulo de Tarso)

Mesmo se Deus(es) existir(em) os motivos para a crença nele(s) estão errados.

Trancado