Qual o seu Signo?! Participem da enquete!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.

Qual é o seu signo?

Áries
1
7%
Touro
1
7%
Gêmeos
2
14%
Câncer
1
7%
Leão
1
7%
Virgem
1
7%
Libra
0
Não há votos registrados
Escorpião
3
21%
Sagitário
3
21%
Capricórnio
1
7%
Aquário
0
Não há votos registrados
Peixes
0
Não há votos registrados
 
Total de votos: 14

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Qual o seu Signo?! Participem da enquete!

Mensagem por Edson Jr »

Olá foristas!

Se vocês puderem colocar o nome/nick e ao lado o seu signo, ficaria muito agradecido.

Começando por mim: Edson Jr - Escorpião

Abraços!
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Qual o seu Signo?! Participem da enquete!

Mensagem por Reid »

cade serpente? :emoticon12:

Ariano :emoticon1:

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Qual o seu Signo?! Participem da enquete!

Mensagem por Apo »

Virge.
Imagem

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Qual o seu Signo?! Participem da enquete!

Mensagem por Edson Jr »

Reid escreveu:cade serpente? :emoticon12:


Não entendi! :emoticon28:
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Qual o seu Signo?! Participem da enquete!

Mensagem por Edson Jr »

Ah, deve estar falando do "signo novo".

É isso?!

Se for, são esses 12 que continuam válidos. É que astrônomo algumas vezes quer orientar o Astrólogo, o que não tem nada a ver. São campos de atuação distintos.
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re: Qual o seu Signo?! Participem da enquete!

Mensagem por Res Cogitans »

Edson Jr escreveu:Ah, deve estar falando do "signo novo".

É isso?!

Se for, são esses 12 que continuam válidos. É que astrônomo algumas vezes quer orientar o Astrólogo, o que não tem nada a ver. São campos de atuação distintos.


Sim, somente um dos dois é ciência.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Qual o seu Signo?! Participem da enquete!

Mensagem por Reid »

Edson Jr escreveu:Ah, deve estar falando do "signo novo".

É isso?!

Se for, são esses 12 que continuam válidos. É que astrônomo algumas vezes quer orientar o Astrólogo, o que não tem nada a ver. São campos de atuação distintos.


era isso, mas estava brincando so :emoticon16:

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Qual o seu Signo?! Participem da enquete!

Mensagem por Edson Jr »

Res Cogitans escreveu:Sim, somente um dos dois é ciência.


No sentido restrito, baseado no método científico, somente a Astronomia se encaixa como ciência. Astrologia possui um caráter mais subjetivo e simbólico, sem dúvida.

Por essas e outras que não tem nada a ver um astrônomo querer dar uma de astrólogo e vice-versa.

E qual é o seu signo, Res?! Você não precisa acreditar nisso para dizer, uai ... :emoticon4:
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Qual o seu Signo?! Participem da enquete!

Mensagem por Edson Jr »

Reid escreveu:era isso, mas estava brincando so :emoticon16:


Com a serpente?! :emoticon28:
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Qual o seu Signo?! Participem da enquete!

Mensagem por Reid »

Edson Jr escreveu:
Reid escreveu:era isso, mas estava brincando so :emoticon16:


Com a serpente?! :emoticon28:


Não neh :emoticon33:

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Qual o seu Signo?! Participem da enquete!

Mensagem por Lúcifer »

Lúcifer - Touro com ascendente em Leão
Imagem

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Qual o seu Signo?! Participem da enquete!

Mensagem por Edson Jr »

Lúcifer escreveu:Lúcifer - Touro com ascendente em Leão


Meu ascendente é Câncer. :emoticon1:
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Qual o seu Signo?! Participem da enquete!

Mensagem por Edson Jr »

Quem marcou Capricórnio?!

Foi o Fernando?!
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Qual o seu Signo?! Participem da enquete!

Mensagem por Fernando Silva »

Edson Jr escreveu:Quem marcou Capricórnio?!

Foi o Fernando?!

Sou Canceroso. Ou Cavalo, na China.

"Polícia, documentos!
Tá vindo de onde, tá indo pra onde?
Qual é seu signo, pra que time torce?"
(Blitz)

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Qual o seu Signo?! Participem da enquete!

Mensagem por Edson Jr »

Fernando Silva escreveu:
Edson Jr escreveu:Quem marcou Capricórnio?!

Foi o Fernando?!

Sou Canceroso. Ou Cavalo, na China.

"Polícia, documentos!
Tá vindo de onde, tá indo pra onde?
Qual é seu signo, pra que time torce?"
(Blitz)


Sou meio doidinho mesmo! :emoticon16:
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re: Qual o seu Signo?! Participem da enquete!

Mensagem por Res Cogitans »

Edson Jr escreveu:
Res Cogitans escreveu:Sim, somente um dos dois é ciência.


No sentido restrito, baseado no método científico, somente a Astronomia se encaixa como ciência. Astrologia possui um caráter mais subjetivo e simbólico, sem dúvida.

Por essas e outras que não tem nada a ver um astrônomo querer dar uma de astrólogo e vice-versa.

E qual é o seu signo, Res?! Você não precisa acreditar nisso para dizer, uai ... :emoticon4:


Caráter subjetivo e simbólico...Usando a noção probabilistica de causa que poderia ser definida como: "Um evento X pode ser uma causa de um evento Y, se o primeiro aumentar a probabilidade do último ocorrer.", me responda:
0 - Defina símbolo.
1 - Como símbolos causam efeitos nos traços de personalidade das pessoas e como isso foi inferido.
2 - Como símbolos causam efeitos em eventos diversos na vida de uma pessoa e como isso foi inferido.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Qual o seu Signo?! Participem da enquete!

Mensagem por Edson Jr »

Olá Res!

Qual seu signo?! :emoticon1:

Res Cogitans escreveu:Caráter subjetivo e simbólico...Usando a noção probabilistica de causa que poderia ser definida como: "Um evento X pode ser uma causa de um evento Y, se o primeiro aumentar a probabilidade do último ocorrer.", me responda:


Quando se trata de questões subjetivas, a relação de causa e efeito não é tão simples assim.

Por exemplo: Qual opção é correta?

1) Se agir "assim ou assado" serei feliz! (felicidade como efeito)

2) Faço "assim ou assado" porque sou feliz! (felicidade como causa)

Podemos considerar, inclusive, a possibilidade da não-existência de causa e efeito.

Res Cogitans escreveu:0 - Defina símbolo.
1 - Como símbolos causam efeitos nos traços de personalidade das pessoas e como isso foi inferido.
2 - Como símbolos causam efeitos em eventos diversos na vida de uma pessoa e como isso foi inferido.


Se nascemos com um reservatório de imagens latentes (ou símbolos), herdado de nossos ancestrais, tais símbolos nos influenciariam a reagir ao mundo de maneira similar aos nossos antepassados. Dessa forma, nasceríamos com certas predisposições para pensar, entender ou agir.

Levando isso em consideração, se você nasceu no dia 10 de novembro, isso equivale dizer que você nasceu no meio do outono, época onde as folhas caem (ou morrem) para nascerem novamente (regeneração). Você nasceria numa época onde o inconsciente coletivo é carregado do simbolismo de morte e regeneração. Isso o influenciaria e você tenderia aos assuntos misteriosos e tabus, onde haveria um fascínio pela idéia da morte e regeneração. No ponto de vista astrológico, essa época corresponde ao signo de Escorpião.

Claro que estou considerando apenas o signo solar, mas existe uma ampla gama de variedades de influências. Agora, se você quer que eu prove isso (que existe algo semelhante ao inconsciente coletivo) é claro que não poderei provar. É algo que pode ser intuido e captado subjetivamente. Pode ser verdadeiro ou não, mas provas físicas realmente não haverá. E, claro, não sou louco em desejar que outros acreditem em algo subjetivo ou simbólico, que dificilmente será provado de maneira objetiva, como exige a metodologia científica.

Abraços;

Edson Jr
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re: Qual o seu Signo?! Participem da enquete!

Mensagem por Res Cogitans »

Edson Jr escreveu:Quando se trata de questões subjetivas, a relação de causa e efeito não é tão simples assim.

Por exemplo: Qual opção é correta?

1) Se agir "assim ou assado" serei feliz! (felicidade como efeito)

2) Faço "assim ou assado" porque sou feliz! (felicidade como causa)

Podemos considerar, inclusive, a possibilidade da não-existência de causa e efeito.

A pergunta correta, neste caso, seria: qual a correlação entre "agir assim e assado" com a felicidade? Encontrada a correlação qual pode ser a relação de causa e efeito?
A propósito, existe bastante literatura empiricamente embasada sobre psicologia da felicidade.

Se nascemos com um reservatório de imagens latentes (ou símbolos), herdado de nossos ancestrais, tais símbolos nos influenciariam a reagir ao mundo de maneira similar aos nossos antepassados. Dessa forma, nasceríamos com certas predisposições para pensar, entender ou agir.


Explicitando sua hipótese: Existem caracteristícas geneticamente herdáveis (já que são inatas) que levam a uma predisposição de interpretar um evento de uma determinada maneira.

Levando isso em consideração, se você nasceu no dia 10 de novembro, isso equivale dizer que você nasceu no meio do outono, época onde as folhas caem (ou morrem) para nascerem novamente (regeneração).
Você nasceria numa época onde o inconsciente coletivo é carregado do simbolismo de morte e regeneração. Isso o influenciaria e você tenderia aos assuntos misteriosos e tabus, onde haveria um fascínio pela idéia da morte e regeneração. No ponto de vista astrológico, essa época corresponde ao signo de Escorpião.


Em primeiro lugar as estações do ano não ocorrem da mesma maneira em ambos os hemisférios;
Segundo, o contraste das estações é mais perceptível em clima temperado;
Terceiro, há lugares onde não há diferença significativa entre as estações levando-se em conta temperatura e índicie pluviométrico.

Levando em conta a hipótese anterior "Existem caracteristícas geneticamente herdáveis (já que são inatas) que levam a uma predisposição de interpretar um evento de uma determinada maneira"

Você está dizendo que existe uma predisposição genética a interpretar o período do meio do outono como regeneração e que isso ocorrerá mesmo em lugares onde o período de fato não seja outono ou não exista diferença entre o período em questão e os demais. Além disso, você está dizendo que tal efeito é mais relevante na data do meu nascimento. O que muito me estranha já que por questões óbvias não posso codificar este "simbolismo outonal da regeneração" logo após sair ventre de minha mãe.

Símbolos não existem per si, necessitam ser codificados em uma mente. A suástica já foi usada por budistas, celtas, hindus, dentre outros mas para maior parte do mundo ocidental atual a suástica é um símbolo do nazismo.
Daí, reitero minhas perguntas:

1 - Como símbolos causam efeitos nos traços de personalidade das pessoas e como isso foi inferido.
2 - Como símbolos causam efeitos em eventos diversos na vida de uma pessoa e como isso foi inferido.

Claro que estou considerando apenas o signo solar, mas existe uma ampla gama de variedades de influências. Agora, se você quer que eu prove isso (que existe algo semelhante ao inconsciente coletivo) é claro que não poderei provar. É algo que pode ser intuido e captado subjetivamente. Pode ser verdadeiro ou não, mas provas físicas realmente não haverá. E, claro, não sou louco em desejar que outros acreditem em algo subjetivo ou simbólico, que dificilmente será provado de maneira objetiva, como exige a metodologia científica.


Então pra que está "estudando" astrologia? Pra que está abrindo tópicos sobre o assunto?
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Qual o seu Signo?! Participem da enquete!

Mensagem por Fernando Silva »

Edson Jr escreveu:Levando isso em consideração, se você nasceu no dia 10 de novembro, isso equivale dizer que você nasceu no meio do outono, época onde as folhas caem (ou morrem) para nascerem novamente (regeneração).

Nasci em julho. Aqui era inverno, mas na Europa era verão e as pessoas estavam indo à praia.
Por outro lado, em novembro, aqui está começando a fazer calor, enquanto que na Europa está começando a cair neve.
Mas o mesmo horóscopo se aplica a todos...

Além disto, no outono não se vê nenhuma regeneração, só morte. Que dura pelo menos 3 meses.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Qual o seu Signo?! Participem da enquete!

Mensagem por Apo »

Na China sou Rato. Juntando ocidente e oriente, sou uma ratazana virgi. Coisa mais improvável...
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Qual o seu Signo?! Participem da enquete!

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:
Edson Jr escreveu:Levando isso em consideração, se você nasceu no dia 10 de novembro, isso equivale dizer que você nasceu no meio do outono, época onde as folhas caem (ou morrem) para nascerem novamente (regeneração).

Nasci em julho. Aqui era inverno, mas na Europa era verão e as pessoas estavam indo à praia.
Por outro lado, em novembro, aqui está começando a fazer calor, enquanto que na Europa está começando a cair neve.
Mas o mesmo horóscopo se aplica a todos...

Além disto, no outono não se vê nenhuma regeneração, só morte. Que dura pelo menos 3 meses.


A astrologia se adapta às estações ao redor do mundo. :emoticon1: Na Europa, você é justamente o contrário: a regeneração depois da queda das folhas. Ou antes, já que todo ano o ciclo se repete. E blablabla. :emoticon14:
Imagem

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Qual o seu Signo?! Participem da enquete!

Mensagem por Edson Jr »

Fernando Silva escreveu:Nasci em julho. Aqui era inverno, mas na Europa era verão e as pessoas estavam indo à praia.
Por outro lado, em novembro, aqui está começando a fazer calor, enquanto que na Europa está começando a cair neve.
Mas o mesmo horóscopo se aplica a todos...


Claro, mas me refiro à bagagem cultural que, no nosso caso, possui uma fortíssima influência européia. Tanto que comemoramos Natal, Páscoa e por aí vai ...

Desta forma, não importa a diferença de estações, já que a bagagem cultural (carregada de simbolismos) é a mesma (ou ao menos muito similar).
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Qual o seu Signo?! Participem da enquete!

Mensagem por Edson Jr »

Apo escreveu:Na China sou Rato. Juntando ocidente e oriente, sou uma ratazana virgi. Coisa mais improvável...


Somente se você levar em consideração que tal ratazana nunca fez sexo. De qualquer forma, o "virgem" pode ter outras interpretações, bem com "ratazana" pode indicar algo distinto de "roedor". :emoticon16:
Editado pela última vez por Edson Jr em 07 Fev 2011, 21:37, em um total de 1 vez.
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Qual o seu Signo?! Participem da enquete!

Mensagem por Edson Jr »

Res Cogitans escreveu:A pergunta correta, neste caso, seria: qual a correlação entre "agir assim e assado" com a felicidade? Encontrada a correlação qual pode ser a relação de causa e efeito?


A possibilidade de não haver essa correlação (causa e efeito) também seria possível, já que "felicidade" e "agir assim ou assado" podem ocorrer simultaneamente.

Res Cogitans escreveu:Em primeiro lugar as estações do ano não ocorrem da mesma maneira em ambos os hemisférios;
Segundo, o contraste das estações é mais perceptível em clima temperado;
Terceiro, há lugares onde não há diferença significativa entre as estações levando-se em conta temperatura e índicie pluviométrico.


Sim, mas o que está em questão é a bagagem cultural herdada. No nosso caso, de forte influência européia. Respondi essa questão ao Fernando! Claro que com o tempo muita coisa pode mudar (o que inclui as interpretações astrológicas), mas não ocorreria rapidamente. Todo esse processo de mudança seria lento e gradual.

Res Cogitans escreveu:Então pra que está "estudando" astrologia? Pra que está abrindo tópicos sobre o assunto?


Estudo Astrologia porque a considero uma arte fascinante. Não vejo porque me prender apenas ao que pode ser provado objetivamente.
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Qual o seu Signo?! Participem da enquete!

Mensagem por Edson Jr »

Apo escreveu:A astrologia se adapta às estações ao redor do mundo. :emoticon1: Na Europa, você é justamente o contrário: a regeneração depois da queda das folhas. Ou antes, já que todo ano o ciclo se repete. E blablabla. :emoticon14:


Poxa Apo!

Ontem mesmo você me disse:

"Edson, sou apaixonada por Astrologia e tenho inclusive vários livros sobre o tema na minha cabeçeira, mas não diga isso para ninguém ... pode pegar mal!"

Cagoeto logo! :emoticon147:
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Trancado