O que seria da Religião sem tradição?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Rapidfire
Mensagens: 535
Registrado em: 25 Fev 2010, 10:33
Gênero: Masculino

O que seria da Religião sem tradição?

Mensagem por Rapidfire »

Um pessoa dotada das ferramentas críticas e céticas que a filosofia produziu e sem qualquer contato prévio com alguma cultura mística seria religiosa?

Se ela examinasse os argumentos escolásticos, os livros revelados, os documentos históricos paralelos, as supostas ocorrências de fenômenos paranormais ou qualquer outro tipo de justificativa para a crença religiosa chegaria a conclusão que uma religião ou seita é real?

Pergunto isso porque nunca vi em uma escola dominical se tentar justificar ou dar evidências para a veracidade da Bíblia ou para a existência do Cristo divino. Quando era religioso nem passava pela minha cabeça questionar os dogmas sagrados ou a autoridade clerical. Acho que os religiosos começam pela conclusão (Minha noção de Deus existe) e só então buscam qualquer tipo de coisa que corrobore com suas crenças e descartam qualquer coisa que indiquem o contrário.

Afinal, o que seria da Religião sem tradição?
"Filipenses 1:18 - Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisso me regozijo, e me regozijarei ainda."(Paulo de Tarso)

Mesmo se Deus(es) existir(em) os motivos para a crença nele(s) estão errados.

Trancado