Esquizofrênico ou Xamânico

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Esquizofrênico ou Xamânico

Mensagem por Reid »



http://www.youtube.com/watch?v=3eImfhg5CIU

Não estou fazendo nenhum tipo de apologia :emoticon33:

Mas qual opinião de vocês sobre esse vídeo? :emoticon5:

acho q um pouco do que ele diz pode ser levado em consideração :emoticon16:

edit: coloquei o link, e clicar 2x no video abre ele no youtube tbm :emoticon45:
Editado pela última vez por Reid em 04 Mar 2011, 19:31, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Esquizofrênico ou Xamânico

Mensagem por Fernando Silva »

Faltou o link para o video.

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Esquizofrênico ou Xamânico

Mensagem por Edson Jr »

Acho que pode ser levado em consideração a questão de darmos espaço para o caos, a imaginação descompromissada, a espontaneidade e por aí vai ...

Na sociedade que vivemos andamos quase sempre na defensiva e desconfiança. Sei lá, mas isso acaba sempre gerando certa dose de ansiedade e deprê ...

Agora, o vídeo vacilou sobre esquizofrenia. É uma doença altamente incapacitante, onde a pessoa simplesmente não consegue saber a diferença entre o real e o imaginário. E não há como voltar ao real sem medicação.

É diferente de optarmos nos perder em devaneios passageiros, mas sem deixar de ter contato com nossa realidade concreta.
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Esquizofrênico ou Xamânico

Mensagem por Fernando Silva »

No contexto da religião, doenças mentais são vistas como sinais de santidade ou iluminação.
Dizer coisas incoerentes é sinal de loucura - a menos que aconteça numa igreja, onde vira "falar em línguas".
Estrebuchar no chão é epilepsia - mas na igreja é, conforme o contexto, possessão demoníaca ou "repouso no Espírito".

Trancado